Autor |
Mensagem |
maspn Veterano |
# dez/10
· votar
bom, o slash brinca bastante com volumes e tons, só tocar estranged que dá pra ter uma idéia.
|
klavier Veterano |
# dez/10
· votar
Não é recomendável que o botão de volume da guitarra esteja a maior parte do tempo no máximo para melhor transmissão do sinal ?
|
Jandira Veterano |
# dez/10 · Editado por: Jandira
· votar
klavier Não é recomendável que o botão de volume da guitarra esteja a maior parte do tempo no máximo para melhor transmissão do sinal ?
Isso que você disse não faz muito sentido, a qualidade do sinal é a mesma em todos os estágios do pot de volume, a diferença entre eles é que conforme for abaixando o pot, vai baixar o volume, mas não vai 'estragar' o som.
Manter o volume no talo só vai garantir que você não vai saber usar o volume quando precisar.
EDIT: Errinhos de português
|
MauricioBahia Moderador |
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
klavier: Não é recomendável que o botão de volume da guitarra esteja a maior parte do tempo no máximo para melhor transmissão do sinal ?
O volume não precisa estar no máximo sempre, pois ele é elemento fundamental na distorção, tanto pra limpar quanto para saturar e é justamente aí que vc encontra timbres muitas vezes inexplorados e o propósito do tópico! Então, mesclando com os pedais e amps, por exemplo, vc pode obter diferentes sonoridades e dinâmicas bastante interessantes. Essa é a graça da coisa toda. Enfim, "engessar" o volume da guitarra é, no meu entender, um desperdício, assim como os controles de tonalidade, que são essencialmente equalizadores e não meros enfeites! eheheh
Abs
|
engtmir Veterano |
# dez/10
· votar
MauricioBahia hehehe
Só para citar, nesses ultimos dias andei tocando em meu amp, e ao invés de desligar a distorção, eu simplesmente abaixava o volume da guita na hora dos "cleans", é uma experiência nova o volume obviamente diminui, mas dependendo da situação é algo até interessante musicalmente falando, eu nunca havia sequer pensado nessa possibilidade até ler alguns vários posts desse tópico, vlwzão mestre MauricioBahia, nesse tópico aqui acabei descobrindos novos horizontes...
Abraços
|
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
engtmir
Mestre nada cara, eu gosto é de fuxicar os equipos e pesquisar por aí! Sou um mero curioso. :)
Seu relato é muito importante pq enriquece e dá mais credibilidade ao assunto.
Vlw!!!!!
|
# mar/11
· votar
Up (de leve) pra quem não viu. Acho legal pois tem relação com esse tópico atual:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/255371/
Abs
|
Marcelo Bico Veterano |
# mar/11
· votar
MauricioBahia Cara... só tenho a agradecer o pessoal sério aqui no FCC. Tópicos como o seu realmente ensinam - ou, no mínimo, esclarecem. Eu mesmo era um puto preguiçoso que só deixava o volume da guitarra abertão no máximo. Mas uma coisa que voce havia dito há um tempo e eu conferi na prática: " engessar o volume da guita" é realmente um desperdício, véio. De uns tempos prá cá eu passei a usar o volume lá pelo 7 e compenso no amp. Obrigado mesmo, pela dica. Nada como fazer uma presença no solo, aumentando o volume pro 10 he he he...
p.s.: o único problema são os caras da mesa, que ficam puto se a gente mexe no volume... mas aí é só no solo, já peguei a manha...
|
Will Bejar Veterano |
# mar/11
· votar
Marcelo Bico De uns tempos prá cá eu passei a usar o volume lá pelo 7 e compenso no amp. Obrigado mesmo, pela dica. Nada como fazer uma presença no solo, aumentando o volume pro 10 he he he...
p.s.: o único problema são os caras da mesa, que ficam puto se a gente mexe no volume... mas aí é só no solo, já peguei a manha... Fiz isso numa festa em que toquei...hehehehe... funciona mesmo!!!
|
Marcelo Bico Veterano |
# mar/11
· votar
Will Bejar he he he... põe o volume no 10 e dá uma pisada no Delay. Não tem quem não te olhe da platéia !!
Mas faz a maior diferença, sim. Agora eu preciso também explorar os pots de tons da guitarra. O ruim é ter que memorizar as posições... dois de volume e dois de tom... mas vale a pena. Essa dica foi boa.
|
Will Bejar Veterano |
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar
Marcelo Bico Mas faz a maior diferença, sim. Agora eu preciso também explorar os pots de tons da guitarra. O ruim é ter que memorizar as posições... dois de volume e dois de tom... mas vale a pena. Essa dica foi boa. Cara, eu não curto muito fechar o som nos pots... no final das contas, o próprio volume já da uma abafada (tem até tópico recente sobre isso).
No meu projeto, vai ter só o volume...hehehe
he he he... põe o volume no 10 e dá uma pisada no Delay. Não tem quem não te olhe da platéia !! Podes crer...kkkkkkkkkk
|
davidjnio Veterano |
# mar/11
· votar
Sinto a diferença no meu violão ligado na mesa.
PQP, volume baixinho só fica + ou - regulando mais muito bem, agora se vc aumentar no 8 o volume o som muda drasticamente para melhor....
|
# set/11
· votar
Marcelo Bico
Só li seu post agora... Sorry!
Valeu :)
Abs
|
Leomju Veterano |
# set/11
· votar
MauricioBahia Estamos ressuscitando esse tópico... é muito bom mesmo... devia ser oficial... assunto pouco abordado e de suma importância...
Valeu!
|
Tsgk Veterano |
# set/11
· votar
eu uso o volume mais pra dá uma diminuida no drive. eu gosto de bota o gain mais do que o necessário e abaixa o pouco o volume para na hora do solo utilizar como se fosse um booster.
o tone eu só uso pra tirar um pouco o excesso de agudos da minha guitarra qndo eu to com o som limpo ou procuro um timbre especifico. para o resto é tudo no 10.
|
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Revivendo aqui...
É isso aí, volume da guitarra "na cabeça" hein (mais uma vez)!! Usá-lo tem se tornado cada vez mais importante. Lá no ensaio, como uso amps SS** coloco o pedal Dirty Little Secret sempre ligado pra forrar o som e dar um leve crunch, um Fuzz ou Muff antes dele, lá pro talo nas horas que preciso "atacar" mais. Só uso o pot de voulme da guitarra (com treeble bleed, eu prefiro) pra distorcer mais ou menos. Nem desligo os pedais em muitas músicas. Bingo! No final da cadeia tem a Zoom G3 (chorus, delay, tremolo, booster e afinador) e como tem um pedal de expressão, deixo um efeito ligado direto (chorus) e controlo sua intensidade de 0 a 100 no pedal de expressão. Funciona pra as músicas do set sem eu precisar sapatear que nem um louco e ainda, me lembro de como ajustei cada pedal sem precisar anotar... Que alívio!
Vai a dica pra quem tem algo parecido no set. :)
Abs
ps. ** se fosse valvulado, talvez tentasse usar o crunch do próprio amp e evitaria mais um pedal no set.
|
Del-Rei Veterano |
# ago/12
· votar
MauricioBahia ps. ** se fosse valvulado, talvez tentasse usar o crunch do próprio amp e evitaria mais um pedal no set.
Ué, homi... O Brues Jr. não é varvulado?? O.o
Um aceno de longe!!!
|
Will Bejar Veterano |
# ago/12
· votar
Del-Rei Lá no ensaio, como uso amps SS** Provavelmente deve ser em estúdio.
|
TatoPetry Veterano |
# ago/12
· votar
MauricioBahia Fala meu caro, isso ai... Depois que aprendi a usar os pots da guitarra me tornei outro guitarrista, você realmente conheçe seu instrumento, sabendo todos os timbres que consegue alcançar, todas as qualidades e defeitos dele. Também uso o treeble bleed em todas minhas guitarras, ele muda um pouco o timbre da guita mas aquele brilho no clean quando vc fecha o volume da guitarra não tem preço. Eu ja uso um Orange DT, apesar do DT ter dois canais eu prefiro usar sempre no tinny e mudo o clean e crunch no pot da guitarra, que me da a opção quando estou ao vivo de deixar uma casquinha de OD no som, assim a guita não perde presença perante os outros instrumentos, se não fosse pelo pot teria que mudar pra um canal clean do amp e lingar um OD com pouco ganho pra conseguir esse Efeito.
|
Del-Rei Veterano |
# ago/12
· votar
Will Bejar Provavelmente deve ser em estúdio.
Humn... Falou tudo. Tem razão... Acho que lembro dele ter comentado sobre um Frontman 212... Put@ amp, por sinal... (quando não estão surrados... Amps de estúdios costumam ser meio mal tratados, hehe).
Um aceno de longe!!!
|
# ago/12
· votar
Will Bejar: Provavelmente deve ser em estúdio.
Isso aí! É mais prático não levar meu ampo. hehe
TatoPetry
Isso!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/183473/#8400100
:D
|
Will Bejar Veterano |
# ago/12
· votar
TatoPetry MauricioBahia treeble bleed Putz, preciso fazer isso nas minhas guitarras...
|
edalko Veterano |
# set/12
· votar
Olha só o mestre falando sobre o assunto do tópico:
|
# set/12
· votar
edalko
Boa!
Aproveitando...
Abs :)
ps. esse carinha do vídeo toca pacas!
|
Practus Veterano |
# set/12
· votar
Só vi esse tópico agora... Há uns 2 anos que venho usando deveras o pot de volume... Baita diferença... Os pots de tone não mecho tanto... Prefiro acertar a equalização no multiefeito, mas agora fiquei tentado a fuçar um pouco mais nisso...
Abraço...
|
# fev/13
· votar
Practus
Ressuscitando aqui, é isso. Muuuuita gente, pelas minha observações, culpam pedais e/ou amps, mas na verdade, um ajuste na guitarra faz total diferença. É tão óbvio que a galera não percebe e toca com a guitarra sempre "no 10"! Se nela exite volume e equalização, não é à toa! Les Paul e Leo Fender eram doidos ao projetarem esses recursos? Duvido!
Abs
|
Felippe Rosa Veterano |
# fev/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar
MauricioBahia O loco, fico tão triste quando vejo esse tópico, minha CLP II é ótima, em termos de timbre e tocabilidade, mas os pots de volume/tom dela não funcionam direito, já pedi para arrumar mas não adiantou :/, se funcionassem eu usaria o tempo todo, sou muito influenciado por caras como Hendrix, Page, Slash, toda essa galera oldschooll e eu tinha reparado o quanto eles usam e o quanto eles são úteis, e minha guitarra tem logo essa parte "deficiente". E mesmo assim eu uso, hehehe Decepcionante.... Abçs
|
# fev/13
· votar
Felippe Rosa: os pots de volume/tom dela não funcionam direito
Explica melhor please!
;)
|
Felippe Rosa Veterano |
# fev/13
· votar
MauricioBahia Os pots de volume abaixam do 2 ou 3 pra baixo, antes disso não há nenhuma alteração no som. Os pots de tom só funcionam se os pots de volume estiverem no 10, e também apenas do 2 ou 3 para baixo. Provavelmente se eu for aí no Rio em julho eu vou levar ela pro Bertola, se der tempo. Abçs
|
raphael.rui Veterano |
# fev/13
· votar
a minha SX sst57 o pot de volume se eu nao deixar no 10 começa a xiar quando usa com drive. ai eu volto pro 10 e para, fica so aquele xiado de single coil normal.
eu mesmo fiz blindagem nela e os ruidos melhoraram muuuuuuuuito. isso começou do nada. to com mo raiva disso, porque eu tava começando a aprender a usar os knobs da guitarra --'
so uso o de tone do cap do braço, que é meu preferido pra clean.
|