O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!

Autor Mensagem
maspn
Veterano
# dez/10
· votar


bom, o slash brinca bastante com volumes e tons, só tocar estranged que dá pra ter uma idéia.

klavier
Veterano
# dez/10
· votar


Não é recomendável que o botão de volume da guitarra esteja a maior parte do tempo no máximo para melhor transmissão do sinal ?

Jandira
Veterano
# dez/10 · Editado por: Jandira
· votar


klavier
Não é recomendável que o botão de volume da guitarra esteja a maior parte do tempo no máximo para melhor transmissão do sinal ?

Isso que você disse não faz muito sentido, a qualidade do sinal é a mesma em todos os estágios do pot de volume, a diferença entre eles é que conforme for abaixando o pot, vai baixar o volume, mas não vai 'estragar' o som.

Manter o volume no talo só vai garantir que você não vai saber usar o volume quando precisar.

EDIT: Errinhos de português

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


klavier: Não é recomendável que o botão de volume da guitarra esteja a maior parte do tempo no máximo para melhor transmissão do sinal ?

O volume não precisa estar no máximo sempre, pois ele é elemento fundamental na distorção, tanto pra limpar quanto para saturar e é justamente aí que vc encontra timbres muitas vezes inexplorados e o propósito do tópico! Então, mesclando com os pedais e amps, por exemplo, vc pode obter diferentes sonoridades e dinâmicas bastante interessantes. Essa é a graça da coisa toda. Enfim, "engessar" o volume da guitarra é, no meu entender, um desperdício, assim como os controles de tonalidade, que são essencialmente equalizadores e não meros enfeites! eheheh

Abs

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia
hehehe

Só para citar, nesses ultimos dias andei tocando em meu amp, e ao invés de desligar a distorção, eu simplesmente abaixava o volume da guita na hora dos "cleans", é uma experiência nova o volume obviamente diminui, mas dependendo da situação é algo até interessante musicalmente falando, eu nunca havia sequer pensado nessa possibilidade até ler alguns vários posts desse tópico, vlwzão mestre MauricioBahia, nesse tópico aqui acabei descobrindos novos horizontes...

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


engtmir

Mestre nada cara, eu gosto é de fuxicar os equipos e pesquisar por aí! Sou um mero curioso. :)

Seu relato é muito importante pq enriquece e dá mais credibilidade ao assunto.

Vlw!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


Up (de leve) pra quem não viu. Acho legal pois tem relação com esse tópico atual:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/255371/

Abs

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Cara... só tenho a agradecer o pessoal sério aqui no FCC. Tópicos como o seu realmente ensinam - ou, no mínimo, esclarecem.
Eu mesmo era um puto preguiçoso que só deixava o volume da guitarra abertão no máximo. Mas uma coisa que voce havia dito há um tempo e eu conferi na prática: " engessar o volume da guita" é realmente um desperdício, véio. De uns tempos prá cá eu passei a usar o volume lá pelo 7 e compenso no amp. Obrigado mesmo, pela dica. Nada como fazer uma presença no solo, aumentando o volume pro 10 he he he...

p.s.: o único problema são os caras da mesa, que ficam puto se a gente mexe no volume... mas aí é só no solo, já peguei a manha...

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
De uns tempos prá cá eu passei a usar o volume lá pelo 7 e compenso no amp. Obrigado mesmo, pela dica. Nada como fazer uma presença no solo, aumentando o volume pro 10 he he he...

p.s.: o único problema são os caras da mesa, que ficam puto se a gente mexe no volume... mas aí é só no solo, já peguei a manha...

Fiz isso numa festa em que toquei...hehehehe... funciona mesmo!!!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
he he he... põe o volume no 10 e dá uma pisada no Delay. Não tem quem não te olhe da platéia !!

Mas faz a maior diferença, sim. Agora eu preciso também explorar os pots de tons da guitarra. O ruim é ter que memorizar as posições... dois de volume e dois de tom... mas vale a pena. Essa dica foi boa.

Will Bejar
Veterano
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


Marcelo Bico
Mas faz a maior diferença, sim. Agora eu preciso também explorar os pots de tons da guitarra. O ruim é ter que memorizar as posições... dois de volume e dois de tom... mas vale a pena. Essa dica foi boa.
Cara, eu não curto muito fechar o som nos pots... no final das contas, o próprio volume já da uma abafada (tem até tópico recente sobre isso).

No meu projeto, vai ter só o volume...hehehe


he he he... põe o volume no 10 e dá uma pisada no Delay. Não tem quem não te olhe da platéia !!
Podes crer...kkkkkkkkkk

davidjnio
Veterano
# mar/11
· votar


Sinto a diferença no meu violão ligado na mesa.

PQP, volume baixinho só fica + ou - regulando mais muito bem,
agora se vc aumentar no 8 o volume o som muda drasticamente para melhor....

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Marcelo Bico

Só li seu post agora... Sorry!

Valeu :)

Abs

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Estamos ressuscitando esse tópico... é muito bom mesmo... devia ser oficial... assunto pouco abordado e de suma importância...

Valeu!

Tsgk
Veterano
# set/11
· votar


eu uso o volume mais pra dá uma diminuida no drive. eu gosto de bota o gain mais do que o necessário e abaixa o pouco o volume para na hora do solo utilizar como se fosse um booster.

o tone eu só uso pra tirar um pouco o excesso de agudos da minha guitarra qndo eu to com o som limpo ou procuro um timbre especifico. para o resto é tudo no 10.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Revivendo aqui...

É isso aí, volume da guitarra "na cabeça" hein (mais uma vez)!! Usá-lo tem se tornado cada vez mais importante. Lá no ensaio, como uso amps SS** coloco o pedal Dirty Little Secret sempre ligado pra forrar o som e dar um leve crunch, um Fuzz ou Muff antes dele, lá pro talo nas horas que preciso "atacar" mais. Só uso o pot de voulme da guitarra (com treeble bleed, eu prefiro) pra distorcer mais ou menos. Nem desligo os pedais em muitas músicas. Bingo! No final da cadeia tem a Zoom G3 (chorus, delay, tremolo, booster e afinador) e como tem um pedal de expressão, deixo um efeito ligado direto (chorus) e controlo sua intensidade de 0 a 100 no pedal de expressão. Funciona pra as músicas do set sem eu precisar sapatear que nem um louco e ainda, me lembro de como ajustei cada pedal sem precisar anotar... Que alívio!

Vai a dica pra quem tem algo parecido no set. :)

Abs

ps. ** se fosse valvulado, talvez tentasse usar o crunch do próprio amp e evitaria mais um pedal no set.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
ps. ** se fosse valvulado, talvez tentasse usar o crunch do próprio amp e evitaria mais um pedal no set.

Ué, homi... O Brues Jr. não é varvulado??
O.o


Um aceno de longe!!!

Will Bejar
Veterano
# ago/12
· votar


Del-Rei
Lá no ensaio, como uso amps SS**
Provavelmente deve ser em estúdio.

TatoPetry
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
Fala meu caro, isso ai...
Depois que aprendi a usar os pots da guitarra me tornei outro guitarrista, você realmente conheçe seu instrumento, sabendo todos os timbres que consegue alcançar, todas as qualidades e defeitos dele.
Também uso o treeble bleed em todas minhas guitarras, ele muda um pouco o timbre da guita mas aquele brilho no clean quando vc fecha o volume da guitarra não tem preço.
Eu ja uso um Orange DT, apesar do DT ter dois canais eu prefiro usar sempre no tinny e mudo o clean e crunch no pot da guitarra, que me da a opção quando estou ao vivo de deixar uma casquinha de OD no som, assim a guita não perde presença perante os outros instrumentos, se não fosse pelo pot teria que mudar pra um canal clean do amp e lingar um OD com pouco ganho pra conseguir esse Efeito.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


Will Bejar
Provavelmente deve ser em estúdio.

Humn... Falou tudo.
Tem razão... Acho que lembro dele ter comentado sobre um Frontman 212... Put@ amp, por sinal... (quando não estão surrados... Amps de estúdios costumam ser meio mal tratados, hehe).

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Will Bejar: Provavelmente deve ser em estúdio.

Isso aí! É mais prático não levar meu ampo. hehe

TatoPetry

Isso!

___________________________________________

Legal, o ogner foi num show do Macaco Bong e descreveu bem como o guitarrista/vocalista usou seu set. Tem até foto!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/183473/#8400100

:D

Will Bejar
Veterano
# ago/12
· votar


TatoPetry
MauricioBahia
treeble bleed
Putz, preciso fazer isso nas minhas guitarras...

edalko
Veterano
# set/12
· votar


Olha só o mestre falando sobre o assunto do tópico:



MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


edalko

Boa!

Aproveitando...



Abs :)

ps. esse carinha do vídeo toca pacas!

Practus
Veterano
# set/12
· votar


Só vi esse tópico agora... Há uns 2 anos que venho usando deveras o pot de volume... Baita diferença... Os pots de tone não mecho tanto... Prefiro acertar a equalização no multiefeito, mas agora fiquei tentado a fuçar um pouco mais nisso...

Abraço...

MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


Practus

Ressuscitando aqui, é isso. Muuuuita gente, pelas minha observações, culpam pedais e/ou amps, mas na verdade, um ajuste na guitarra faz total diferença. É tão óbvio que a galera não percebe e toca com a guitarra sempre "no 10"! Se nela exite volume e equalização, não é à toa! Les Paul e Leo Fender eram doidos ao projetarem esses recursos? Duvido!

Abs

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


MauricioBahia
O loco, fico tão triste quando vejo esse tópico, minha CLP II é ótima, em termos de timbre e tocabilidade, mas os pots de volume/tom dela não funcionam direito, já pedi para arrumar mas não adiantou :/, se funcionassem eu usaria o tempo todo, sou muito influenciado por caras como Hendrix, Page, Slash, toda essa galera oldschooll e eu tinha reparado o quanto eles usam e o quanto eles são úteis, e minha guitarra tem logo essa parte "deficiente". E mesmo assim eu uso, hehehe
Decepcionante....
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


Felippe Rosa: os pots de volume/tom dela não funcionam direito

Explica melhor please!

;)

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia
Os pots de volume abaixam do 2 ou 3 pra baixo, antes disso não há nenhuma alteração no som. Os pots de tom só funcionam se os pots de volume estiverem no 10, e também apenas do 2 ou 3 para baixo.
Provavelmente se eu for aí no Rio em julho eu vou levar ela pro Bertola, se der tempo.
Abçs

raphael.rui
Veterano
# fev/13
· votar


a minha SX sst57 o pot de volume se eu nao deixar no 10 começa a xiar quando usa com drive. ai eu volto pro 10 e para, fica so aquele xiado de single coil normal.

eu mesmo fiz blindagem nela e os ruidos melhoraram muuuuuuuuito. isso começou do nada. to com mo raiva disso, porque eu tava começando a aprender a usar os knobs da guitarra --'

so uso o de tone do cap do braço, que é meu preferido pra clean.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!