Diferença de LP com 4 knobs e de 2 knobs

    Autor Mensagem
    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: Claudio_Chapolin


    Procurei na busca e não achei nada sobre isso.
    Eu tenho uma Epiphone LP Especial II e ela tem 2 Knobs: vol. e tone e ela foi a primeira e unica Les Paul que ja toquei e ate gosto bastante da sonoridade dela, porém, vejo as Les Paul tradicionais estilo Gibson e ela tem 4 knobs, eu sei que é 2 de vol. e 2 de tone mas quero saber a diferença entre esses 2 tipos de Les Paul, pois tenho interesse em uma Shelter Nashivile
    4 knobs é melhor para tocar?
    qual vantagem e desvantagem?

    Abrç.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Claudio_Chapolin
    Então cara. É basicamente isso: se tem 4 knobs, você vai ter volume e tone separado pra cada captador. Isso tem algumas aplicações práticas. Por exemplo, você pode usar a posição do meio pra criar blends dos dois captadores (digamos, captador da ponte com o volume na metade e captador do meio com o volume cheio). Outra "manha" que eu pessoalmente uso bastante é deixar o da ponte com um volume bem alto e o do braço com volume mais baixo. Assim, num amp valvulado, você pode ter um som limpo no braço e um drive na ponte.

    Claro que isso só adianta se você tem o costume de mexer nos knobs. Se você é daqueles que deixam tudo no máximo o tempo inteiro, não tem tanta utilidade.

    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Entendi, Obrigado pela resposta. Eu curto bastante o som do Slash e vejo ele tocando Sweet Child o Mine e ele toca o riff da intro com distorção e quando ele vai arpejar os acordes a guitarra dele parece que perde um pouco da distorção (Não fica aquele zumbido que faz quando ta tocando acorde com distorção) e vejo que ele mexe nos knobs e fiquei pensando se isso tava interferindo em algo. Mas deve ser por conta do dos equipamentos bons dele que deixa o som com qualidade.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Claudio_Chapolin
    Cara, eu tenho uma Epiphone Special como essa sua.. Ela limpa surpreendentemente bem com o botão de volume. Tem um video antigo meu que ilustra bem isso:

    O video inteiro é feito sem mexer no amp nem no pedal, controlando o ganho só com o knob de volume. Você não precisa de 4 knobs pra fazer isso. Aliás, com dois é até mais fácil, se você não está acostumado.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    Outra vantagem de ter volume e tone independentes para cada captador é "brincar" com a técnica "killswitch", que consiste em vc zerar um dos caps enquanto fica movendo a chave seletora para baixo e para cima repetidamente. Tipo o exemplo do vídeo abaixo:



    Vc consegue obter um efeito característico, semelhante a um trêmolo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Claudio_Chapolin
    Outra coisa que o sistema com 4 botões proporciona é um esquema "base-solo". Você reduz o volume do (por exemplo) capt do braço para a base, e deixa o volume do agudo aberto. Na hora do solo vc apenas usa a chave para passar para o agudo e solar. Pode-se até "fechar" um pouco o botão de tonalidade do agudo para se ter timbres próximos...
    Abç

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    renatocaster
    Outra vantagem de ter volume e tone independentes para cada captador é "brincar" com a técnica "killswitch"
    É mesmo! Isso é bem bacana, eu usava pra tocar a intro de Delivering the Goods do Judas Priest!

    Mauricio Luiz Bertola
    Outra coisa que o sistema com 4 botões proporciona é um esquema "base-solo".
    É, eu já tinha comentado isso ali em cima. É bastante prático.

    Paul Jackson Neto
    Membro
    # mar/16
    · votar


    Acho que sou o único "alien" daqui ...

    Eu particularmente nunca fui muito fã de 2 Tones, e 2 volumes ... apesar de tocar a muito tempo com uma Lespaul.

    Particulamente, prefiro apenas 1 Tone e um Volume mesmo. Para mim funciona melhor, no "Ao Vivo" ... mais simples e prático, porém as dicas dos colegas acima são extremamente úteis.

    Paul Jackson Neto
    Membro
    # mar/16
    · votar


    Agora a questão do Drive, é possível controlar a intensidade do mesmo através do Controle de Volume, isso eu utilizo bastante e funciona legal.

    Se você diminuir o volume o drive tende a amenizar ... Fica ótimo para uma base com drive mais leve, e na hora de um solo você ganha com o aumento do volume e na intensidade do drive.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    BrotherCrow
    Pódiscrê!
    Abç

    adautomarttau
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Claudio_Chapolin
    pois tenho interesse em uma Shelter Nashivile
    4 knobs é melhor para tocar?

    Só lembrando que a shelter tem top de MDF e veneer de maple por cima disso.Eu não compraria uma guitarra assim,péssima construção.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    Paul Jackson Neto

    Eu quase nunca uso o tone, muito raro. O volume não tem como, esse é usado direto, o tempo todo. E ter um controle de volume para cada captador realmente é uma mão na roda.

    morais.sc
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: morais.sc
    · votar


    Acho que tudo é adaptação... Se tem um tone separado para cada captador, você acaba usando... Mas se você é acostumado com tone e volume único, não acho que justifique a compra de uma guitarra nova. Geralmente, uso tone da ponte em 50%, e no braço todo aberto 100%. Isso tanto em LP com Strato. Volume mexo bastante.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    adautomarttau
    Só lembrando que a shelter tem top de MDF e veneer de maple por cima disso.Eu não compraria uma guitarra assim,péssima construção.

    Haha, se for por aí, já é uma melhoria: a Epiphone Special é INTEIRA de compensado. Gosto bastante da minha e não ligo tanto pra essa questão, mas é algo pra se ter em conta. Na verdade, não considero a Epi Special uma Les Paul de verdade, já que além de ser de compensado ainda é com braço parafusado.

    Agora, um esquema que eu acho muito legal é o da minha Epi SG Custom, que tem 3 humbuckers. Aí são 3 knobs de volume e um de tone. Possibilidades quase infinitas!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    BrotherCrow
    adautomarttau
    Concordo com o BrotherCrow.
    Já trabalhei com ambas e, apesar da Shelter Nashville ter o tampo em MDF, ela é bem melhor no geral que a Epi Special II, que é mais cara! Outrossim obtive bons resultados em "up grades" e regulagem geral nas Shelters.
    Abçs

    renatocaster
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    BrotherCrow

    Agora, um esquema que eu acho muito legal é o da minha Epi SG Custom, que tem 3 humbuckers. Aí são 3 knobs de volume e um de tone. Possibilidades quase infinitas!

    Legal, essa era uma curiosidade que eu também tinha. De como funcionava esse esquema de 3 humbuckers.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    renatocaster
    https://www.google.com.br/search?q=3+pick+ups+gibson+wiring+diagram&rl z=1C1AVNC_enBR670BR670&espv=2&biw=1280&bih=923&source=lnms&tbm=isch&sa =X&ved=0ahUKEwi8-f-CgeTLAhWLn4MKHb13Cw4Q_AUIBigB#imgrc=NtwzFyx5q6ODEM% 3A

    https://www.google.com.br/search?q=3+pick+ups+gibson+wiring+diagram&rl z=1C1AVNC_enBR670BR670&espv=2&biw=1280&bih=923&source=lnms&tbm=isch&sa =X&ved=0ahUKEwi8-f-CgeTLAhWLn4MKHb13Cw4Q_AUIBigB#imgrc=vLznCM1zCUmejM% 3A

    adautomarttau
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    BrotherCrow
    Mauricio Luiz Bertola
    Sim concordo que pode ser melhor , mas eu não compraria e nem recomendaria...

    renatocaster
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Achei bem legal esse esquema aí com o coil tap.

    Wade
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Paul Jackson Neto
    Acho que sou o único "alien" daqui ...

    Eu prefiro nenhum tone e nenhum volume. Sou de outra galáxia já hehe.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    renatocaster
    Pódiscrê!
    Abç

    vintagentleman
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Não é que LP com um tone e um volume seja ruim. Qualquer guitarra com essa configuração é ruim (menos LP JR, obviamente).
    Já tive superestrato assim, dois humbucker, tone e volume com chave de três posições. É horrível para diversidade de timbre. Coloquei um push pull e virou outra guitarra.
    Guitarras com essa configuração, dois humbucker, 1 tone e 1 volume só servem para uma sonoridade mais pesada, sem muitos detalhes e nuances. Pior que é uma configuração existente em guitarras bem caras, ou seja, não é só para economizar que fazem isso.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    vintagentleman
    som pesado sem muitos detalhes e nuances

    Nem sempre. O Kerry King (Slayer) usa praticamente guitarra e amp, usando os controles do instrumento. É sútil, mas tá lá.
    4 knobs é melhor para tocar?

    Tocabilidade não muda, mudam os recursos diponíveis no instrumento.

    qual vantagem e desvantagem?

    Mais recursos de ajuste rápido:

    - 2 volumes e 2 agudos para cada cap
    - 1 volume e equalizador de 3 vias
    - 4 volumes separados um para cada bobina
    - 2 volumes e controles de HPF e LPF...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    vintagentleman
    Não é que LP com um tone e um volume seja ruim. Qualquer guitarra com essa configuração é ruim (menos LP JR, obviamente).

    Até entendo sua posição e concordo que volume e tone separado pra cada captador dá mais flexibilidade. Mas veja por exemplo as telecasters. Sempre foi só um tone e só um volume, e eu não vejo muita gente reclamando disso. Ok, nesse caso são singles e não humbuckers, mas o raciocínio é o mesmo.

    Por que será que nas telecasters ninguém reclama? E digo mais, se mudassem o esquema pra botar dois volumes e dois tones, muita gente ia chiar dizendo que "mexeram em um clássico" ou que "a beleza do projeto estava na simplicidade".

    Acho que, no fim das contas, é questão de costume e tradição. Todo mundo está acostumado a ver Les Paul com quatro knobs. Todo mundo está acostumado a ver Telecaster com dois knobs. Pô, todo mundo está acostumado até com o esquema esdrúxulo da Stratocaster com só um volume e dois tones pra três captadores! To each his own, I say.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença de LP com 4 knobs e de 2 knobs