O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
É meio complicado mesmo, cara..Eu mesmo, guitarrista de quarto, me embolo bastante quando toco uma musica inteira aqui em casa, por exemplo Jimi ou Jonh Mayer somente usando esse artifício...Controlando Clean, Crunch e Drive no pot de volume e eventuais mexidas no pot de tone....Não é fácil...

Cara, eu acho que a maneira mais fácil ainda é usar pra quem precisa de "precisão" em palco, é o pedal de volume, querendo ou não é bem mais prático pra palco.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


nichendrix

Velho, como que o Clapton tira aquele Woman Tone mesmo?

Abs

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

O boost é algo mais recente. O "woman tone" era com SG + Marshall no talo

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


MMI: O boost é algo mais recente. O "woman tone" era com SG + Marshall no talo

Caramba, não consigo visualizar o Clapton com uma SG! ehhe

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
O boost é algo mais recente.

É mas nem tanto, é de 83-84 em diante, é até engraçado a Blackie ser tão falada já que é uma guitarra que ele usou por menos de 10 anos... hehehehhee

De qualquer forma o Boost sobe os médios-graves na frequencia de 400hz, pra imitar o Woman Tone em uma Fender.

O "woman tone" era com SG + Marshall no talo

Esqueceu que é com a posição do meio do seletor de caps e os pots de tone no 0 ou 1 e as vezes com um wahwah (dependendo da guitarra).

MauricioBahia
Caramba, não consigo visualizar o Clapton com uma SG!

Cara, eu já não consigo visualizar é ele sem ela... hehehehhehehehe

A The Fool além de ser uma puta guitarra ainda era uma obra de arte.

sidguitar1
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
bom topico,dei uma lida noq o pessoal escreveu,li uma entrevista antiga do faisca q ele disia q troca o resistro e o capacitor de todas as strato dele,pra poder controlar a distroçao so no knob de volume,sem perder brilho,diminuindo so o drive mesmo,uma epoca pirei nisso,mas hj nao modifico minhas guitarras,to preguiçosao hehehe,mas quando fiz a modificaçao ,vi q dava resultados otimos,principalmente pra sons mais vintage,abraço

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

É, o "woman tone" era com o tone lá embaixo. Mas era uma SG.
Quer em inglês ou pode ser em português mesmo? Rs

Heaffy
Veterano
# nov/10
· votar


po eu toco a alguns anos e só vim usar o tone no final desse ano... shaushauhsuas

mas o volume eu só uso no máximo, ou zerar qndo qero q pare de chiar.
é absurdamente raro eu ter um amp decente em mãos pra testar possibilidades =/
só uso um maldito de 15 rms com volume no 3 pra não encomodar a familia hauahua

Maximun-EGS 216
Veterano
# nov/10
· votar


EU sou iniciante, e sempre experimento mudar as chaves de tone e volume :D

Queria saber pq guitarra strato SSS tem só dois tones?

É tipo, um controla SS e o outro S ?

Heaffy
Veterano
# nov/10
· votar


/\
tbm tenho essa duvida, sobre quais captadores os pots d tone da strato funcionam?

Gasparzim
Veterano
# nov/10
· votar


Heaffy
Maximun-EGS 216

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/175712/

Heaffy
Veterano
# nov/10
· votar


humm saquei...
mas então qr dizer q na Strato o cap da ponte não varia o tom a menos q vc mecha no resto do equipamento?

salton
Veterano
# nov/10
· votar




taí uma vídeo que mostra exemplos da gama de timbres possíveis com "simples" ajustes (claro que a Black Beauty ajuda e muito).

Detalhe para a "manobra rápida" aos 6:00 do vídeo...

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Heaffy
mas então qr dizer q na Strato o cap da ponte não varia o tom a menos q vc mecha no resto do equipamento

Isso, mas existem diversas MOD ( modifcaçoes na parte eletrica) das stratos....Uma delas é fazer um tone atenuar tb o cap da ponte, e é bem simples.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


E ja desvirtuando, ja que falei de MOds....Fiquei maluco com essa:




O cara ate exagerou, eu nem queria todas, mas algumas como
Ponte/Braço - os 3 Juntos - Medio e Ponte em serie ( humbs).
Seria ÓTEMO....

Jandira
Veterano
# nov/10 · Editado por: Jandira
· votar


ogner
Isso, mas existem diversas MOD ( modifcaçoes na parte eletrica) das stratos....Uma delas é fazer um tone atenuar tb o cap da ponte, e é bem simples.

Essa é uma que eu tô precisando fazer... Você conhece um link que ensine a fazer?


O cara ate exagerou, eu nem queria todas, mas algumas como
Ponte/Braço - os 3 Juntos - Medio e Ponte em serie ( humbs).
Seria ÓTEMO....


Na minha SX SST 57 eu tenho uma chavinha que liga o captador do braço, assim eu consigo ligar o captador ponte + captador braço e os 3 captadores juntos, todos em paralelo. Destaque para Ponte + Braço, gosto muito nessa mistura...

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Jandira

O cara desse video ate me mandou o esquema dele..mas é bem complicado, falei com uns amigos, inclusive o Curly e me recomendaram fazer outras..Ate pq 14 sons é meio exagero, hehe!!

To vendo ainda oq fazer....

Stratocaster wiring mod no Google e seja feliz!!!

Tem muita coisa...
Nao estou bem certo ainda de qual fazer...Sei que nao quero ter que furar o escudo....Devo colocar 1 ou 2 Push Pulls ou ainda colocar um 3 step rotative switch....Nao sei ainda!! To lendo e pesquisando...

Abço

ogner
Veterano
# nov/10 · Editado por: ogner
· votar


Jandira

Só soldar uma perninha de fio ali no ADD...Vc vai controlar o Mid e Bridge pelo mesmo tone...

Vai focar um tone pro braço e um pro meio e ponte.

Jandira
Veterano
# nov/10
· votar


ogner
Não sei se vai funcionar só que parece meio lógico, mas se ao invés de fazer essa 'perninha' que liga o ponto roxo e depois vai para o ponto verde, se eu ligar direto no ponto verde, eu pararia de ter o controle de tone no captador do meio e passaria a ter o controle no captador da ponte? Me parece mais interessante dessa forma...

Posteriormente um push pull pra controlar os tones de todos os captadores independentes...

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: E ja desvirtuando, ja que falei de MOds....Fiquei maluco com essa:

Ihhh... Mas Made in México não é boa! Não é isso que dizem por aqui? heheh

Abs

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Ihhh... Mas Made in México não é boa! Não é isso que dizem por aqui? heheh
Mas ele colocou caps americans pô..Ta explicado!!!
hehe..

Jandira
cara, vc pode fazer isso sim...Eu na verdade estou estudando os polos da chave pra ver se comsigo fazer uma mod a meu gosto...Nao tenho certeza se oq vc disse esta correto mas tem como jogar o tone só pra ponte sim...

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

hhh... Mas Made in México não é boa!

quem disse ?!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Curly: quem disse ?!!

A Selma não rolou... hehe

Abs

guitarg3
Veterano
# dez/10
· votar


belo tópico!.. alguém tem dicas de um melhor uso dos captadores? tipo.. numa guitarra single no braço.. single no meio e humbucker na ponte.. ql seria a melhor utilizaçao de cada captador?

RoLP
Veterano
# dez/10
· votar


ogner
Verdade...
Eu to usando mto os volumes agora...mto mais que antes.
Mas tenho uma dúvida..

Tentei regular o jcm no máximo...mas ele perde mto ganho qdo abaixa o volume da guitarra...e eu gosto de fazer as bases com ganho legal.
E se abro mto o volume fica mto alto ( pra vc ter uma idéia no volume 4/10) ele já dá pra tocar para publico de 500 pessoas.
É impossível regular um amp deste no talo....

Esta regra de regulagem só serve para amps pequenos né?

Ou tem alguma manha?

ogner
Veterano
# dez/10 · Editado por: ogner
· votar


RoLP
Esta regra de regulagem só serve para amps pequenos né?

Cara, os timbres que gostamos, dos velhos guitar heroes de outrora, nao tem essa de volume, as caras atochavam volume nos marshalls e controlavam nos pots sim...
mas ele perde mto ganho qdo abaixa o volume da guitarra
Da uma revisada na eletrica da sua guitarra se os pots são lineares ou logaritimicos, se compensa fazer um treble bleed...

Mas um JCM no talo é algo bem, bem...alto. hauehuahue!!!

Mas aqui, nem meu SE de 6w, ou o outro pushpull de 20w eu deixo no talo ( ele não tem uma distorção final que me agrade também, com tudo no talo ele não fica muito musical) deixo ele sempre com um drive quase TS, que já é um pouco alto ( nao se comprara ao JCM, hehe) e coloco pedais de drive pra empurrar...somando drive crunch do amp + TS ( ou outro drive a sua escolha) com o pot da guitarra aberto fica alto pra dedéu e tenho um drive legal...TS aditivado...e daí vou encontrando os timbres reduzindo no volume da guitarra...Eu não tenho nunhum amp valvulado que o drive do amp seja "imperdível", por isso essa regulagem que faço aqui me atende muito bem....E ae tenho alguns pedais de drive aqui que somados as crunch do amp ( empurrar as valvulas) dão sabores diferentes...Uso Fuzz tb...

Mas resumindo, quem quer usar o drive de amp potente de 50W pra cima, nao tem segredo...aumentar os volumes, hehehe!!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


RoLP
ogner

Lembrando da dinâmica da palhetada! Tem horas que é bom descer a lenha, noutras, ser bem suave... Isso é fundamental e interfere na zona "clean/crunch" . O som da madeira muda, os captadores se comportam totalmente diferente.

guitarg3: tipo.. numa guitarra single no braço.. single no meio e humbucker na ponte.. ql seria a melhor utilizaçao de cada captador?

Cara, isso é muito relativo pois o uso depende da sonoridade da música ou da sua "vibe" .

O que posso dizer é que "colar" os captadores nas cordas, no meu modo de ver, ferra o som pq o imã dos polos acaba interferindo no movimento da corda ao tocar. Eu afasto de forma que ao pressionar a última casa, fique um espaço de uns 3mm maio o menos entre o cap e a corda. Bom, isso é o que eu faço.

Abs

klavier
Veterano
# dez/10
· votar


Lendo as postagens fiquei com uma dúvida, sempre ouvi falar que o volume da guitarra no máximo se consegue mais sinal passando pros pedais e pro amp, vcs concordam ? Há realmente muita perda de sinal dependendo da regulagem do volume da guitarra ?

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


klavier

" Há realmente muita perda de sinal dependendo da regulagem do volume da guitarra ?"

Dependendo da regulagem do botão de volume na guitarra, chega a ter perda total do sinal.

tomcykman
Veterano
# dez/10
· votar


Dêem uma sacada nesse vídeo, onde o Steve Morse abusa dos pots no solo.. fenômenal.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O "Timbre Perdido" nos pots / knobs da sua guitarra!