Mitos e verdades que comprovei com amps All Tube

Autor Mensagem
JC_Junior
Veterano
# mar/11


Uma coisa que muita gente fala que eu não achei verdadeira: "Valvulado pode te deixar surdo". Creio que isso (minha opinião) tenha virado um mito muito difundido, especialmente pelos ditos "Guitarristas de Quarto" onde tocam junto com back-tracks e que geralmente moram em apartamento, onde não se pode fazer tanto barulho.
Possuo um valvulado de 50W, alto-falante de 12", que possui a opção de desativar o Master Volume. Sem o Master Volume, consigo usá-lo de boa no volume 5, isso em ensaios. Com Master Volume, consigo com o mesmo no 6 ou 7 e o volume de Pré no 7 ou 8, dependendo do meu gosto no dia. E não o acho ensurdecedor.
Já comprovei isso com outro amp, um Peavey JSX Joe Satriani Signature, 100W ou mais (não me recordo a potência exata) ligado numa 4x12. O master estava no máximo e o volume do canal com maior ganho estava no 4,5. E também não o achei absurdamente alto, meus ouvidos sequer zumbiram (Sim, minha audição é perfeita, boa até demais). Ambos os amps foram utilizados em salas relativamente pequenas (estúdios de ensaio), mais ou menos de uns 3x4m.
Agora as verdades que eu comprovei foram: quanto mais alto, melhor o som. A dinâmica da palhetada e o uso do volume e tone da guitarra se fazem muito mais perceptíveis, a resposta do amp a drives e boosters, parece que os drives apresentam mais ganho e soam mais "redondos" em amps alltube que em SS. E o amp se destaca muito mais que um SS, mas em questão de volume, em amps de uma mesma faixa de potência, o valvulado possui uma vantagem, mas não tão grande como é pregada por muitos.

Conclusão: Valvulado é uma maravilha, timbre magnífico, estou bastante satisfeito, mas, tomem cuidado com muitas coisas que muitos falam por ae, você pode acabar se decepcionando.

Quem quiser ajudar com o tópico, postem ae o que vocês comprovaram também!


Valeu! o/

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JC_Junior: Creio que isso (minha opinião) tenha virado um mito muito difundido, especialmente pelos ditos "Guitarristas de Quarto" onde tocam junto com back-tracks e que geralmente moram em apartamento, onde não se pode fazer tanto barulho.

Cara, isso é verdadeiro pra quem quer saturar o power em certas potências pô!!! Fora isso, nem precisa colocar o volume tão alto. Saturar o pré, é mole, nem precisa de volume alto.

Olha, se eu colocar meu Blues Jr. (15w) pra saturar o power todo ensaio, não teremos mais ensaio pq é extremamente alto. Uso ele clean com pedais.

Enfim, não concordo nesse ponto com vc! hehe

[edit] Sobre volumes altos, connstatei que em amps SS também há uma melhora na dinâmica e outros aspectos sonoros.

Abs

ps. vale dar uma olhada nesse tópico: O "timbre perdido" nos pots da sua guitarra!. Tem a ver com esse assunto.

JC_Junior
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia


Pois é Bahia, foi uma constatação minha. Eu não tenho dificuldades pra saturar o power do meu amp e são 50W!!! Muita gente fala: "Ahh, 50W vão te deixar surdo em 5min, é um absurdo!". Pra falar a verdade, eu não acho tão alto assim, ao ponto de sequer me incomodar. É isso que eu queria deixar claro.

Eu uso os volumes conforme indiquei, nesse volume o power já está no ponto e conseguimos ensaiar de boa.

Já li esse seu tópico e é excelente! Sempre usei e abusei dos controles da minha guitarra. rsrs

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior
Este lance de o valvulado te deixar surdo depende muito do posicionamento dos seus ouvidos em relação a ele. Já liguei o meu valvulado de 50 W no talo no quintal de casa, ficando a dois ou três metros de distância, e deu pra sentir o drama. Num quartinho fechado ele vai soar "menos alto", pois você sempre tende a apontá-lo para as canelas.

Quanto à qualidade do timbre em volumes altos, concordo plenamente. Já dizia Eddie Van Halen: "Tone equals volume". Quando você aumenta o volume de um valvulado parece que o som "sai do armário" - hum, analogia gay.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JC_Junior: Eu não tenho dificuldades pra saturar o power do meu amp e são 50W!!!

Vc já não tá surdo não? hehehe

É cara, de fato cada um tem sua experiência. Pra mim, o seu mito é minha verdade e vice-versa. Tá tudo em paz assim né? ;) Bom é fazer um som, e de preferência bem alto!!! heeh

Abs

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


Dia desses, toquei numa festa a céu aberto, foi bacana pacas, liguei o amp (Tagima Tube 50r) num volume 50% mais alto do que de costume e achei que o som ficou lindeza total!!! O clean da Fenderzinha ficou muito mais claro e definido!!!

Agora, vou aproveitar e fazer uma consultoria:
pra tocar em casa, eu uso o volume dos canais (clean e drive) na metade e o master no 4.
Se eu aumentar os volumes ao máximo e regular o master conforme a necessidade, causaria que diferença no som???

PS. poderei ligar o amp só no sábado... :(

I.R.
Veterano
# mar/11
· votar


a sensibilidade do falante imfluencia
Se tem dois falantes de 50w cada em um head de 100w
Falante ´A´ com 95 decibeis de sensibilidade e falante ´B´ com 100
decibeis de sensibilidade
O falante ´B´ vai parecer mais volumoso
Mas os 2 tem 50w e estão ligados no mesmo amp porque a diferença de volume???

I.R.
Veterano
# mar/11
· votar


a sensibilidade do falante diz quantos decibeis ele emite com 1 watt de potencia a um metro de distacia do falante

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar: pra tocar em casa, eu uso o volume dos canais (clean e drive) na metade e o master no 4

Estes "volumes dos dos canais" não seriam os controles de ganho dos prés de cada um dos canais? E o master não seria o controle de ganho do power? Se tudo for como eu estou pensando, você deveria sim colocar o máximo de master que puder e regular os ganhos de cada canal a gosto.

I.R.
Veterano
# mar/11
· votar


por que o vox ac30 all tube fala mais que a maiorias dos valvulados que também tem 30watts ?? sensibilidade do falante

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


I.R.: sensibilidade do falante

Não sabia dessa! Vou até dar uma pesquisada aqui.

Vlw!

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


I.R.
Dizem também que os falantes da Vox trabalham mais perto do talo - ou seja, o falante aguenta uma potência máxima de uns 40 W, enquanto outros amplis desta potência empregam falantes de 50 ou 60 W, por exemplo.

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
Estes "volumes dos dos canais" não seriam os controles de ganho dos prés de cada um dos canais? E o master não seria o controle de ganho do power? Se tudo for como eu estou pensando, você deveria sim colocar o máximo de master que puder e regular os ganhos de cada canal a gosto.
Ah, tá... então acho que esse era o segredo que eu tava perdendo... valeu, cara, tentarei.

engtmir
Veterano
# mar/11
· votar


I.R.
interessante essa nova informação a respeito de sensibilidade do falante, vai entrar na minha lista de pesquisas obrigatórias, vlw!!!!!

JC_Junior
A impressão que sempre tive com valvulados é que quanto maior o volume e o ganho, mais sensíveis se tornam as valvulas, a ponto da palhetada aparecer mais, o timbre engordar, e, parafraseando o amigo erico.ascencao, parece que o som "sai do armário"

erico.ascencao
analogia realmente gay, mas muito bem colocada... poutz... aheihaiue

Abraços

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


engtmir
erico.ascencao
analogia realmente gay, mas muito bem colocada... poutz... aheihaiue
Não acho uma analogia gay... só se quem ler levar por outro lado...
hehehehe

turtlefingers
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior

O master estava no máximo e o volume do canal com maior ganho estava no 4,5. E também não o achei absurdamente alto, meus ouvidos sequer zumbiram (Sim, minha audição é perfeita, boa até demais).


Já pensou em fazer uma audiometria?

Vinícius Iron
Veterano
# mar/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Com Master Volume, consigo com o mesmo no 6 ou 7 e o volume de Pré no 7 ou 8, dependendo do meu gosto no dia. E não o acho ensurdecedor.

Já comprovei isso com outro amp, um Peavey JSX Joe Satriani Signature, 100W ou mais (não me recordo a potência exata) ligado numa 4x12. O master estava no máximo e o volume do canal com maior ganho estava no 4,5. E também não o achei absurdamente alto, meus ouvidos sequer zumbiram

Cara, tem certeza de que tu não tá ficando surdo? Não me entenda mal, só tô perguntando...

Ah, sim, e o JSX é 120w. É de se preocupar, hein... Recomendo fazer, urgentemente, uma audiometria. Se continuar assim, tu pode acabar completamente surdo antes dos 40 anos.

janick
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, tem certeza de que tu não tá ficando surdo?(2)

JC_Junior
Veterano
# mar/11
· votar


Sim, já fiz uma audiometria. Não deu problema algum. Minha audição está normal.


erico.ascencao

Estes "volumes dos dos canais" não seriam os controles de ganho dos prés de cada um dos canais? E o master não seria o controle de ganho do power? Se tudo for como eu estou pensando, você deveria sim colocar o máximo de master que puder e regular os ganhos de cada canal a gosto.


Esse volume do canal não creio que seja só do pré, porque cada canal do JSX possui um controle de ganho, esse sim seria do pré. Acho que seria assim: Cada canal possui o se "Master Volume" e o amp possui o Master "Master Volume" que regula o geral, era esse último que estava no máximo. Espero que eu tenha sido claro.

MauricioBahia

Com toda certeza, o importante é fazer o som, não importa o volume! rsrs



A respeito do "som sair do armário". Achei a colocação, apesar de gay rsrs, perfeita pra situação. Com um bom volume (entenda-se power relativamente saturado) o timbre realmente mostra a cara, percebe-se nuances que em baixo volume não se consegue perceber, o timbre fica mais claro, aberto e definido.


Eu sabia que o pessoal iria estranhar essa minha situação, mas é o que eu realmente percebo. Não acho ensurdecedor.

É alto? Sim. Mas não ao ponto de me incomodar.

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior
Entendi o lance do master de cada canal. É como se cada canal fosse um pedalzinho com se controle de ganho e de volume, e além disso tem o volume master geral.

Quanto a sua surdez (ou não), pode ser que você não esteja escutando tudo o que o seu ampli está gritando. Como eu te falei, se você colocar o seu ampli num estúdio um pouco maior ou num lugar mais aberto e se posicionar um pouco mais distante dele, vai escutar bem mais tudo o que ele grita. Dentro de um quarto pequeno, mesmo num volume bem alto, o som embola todo e você acaba não escutando direto.

JC_Junior
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao


Entendi. Tipo, o amp realmente fala bastante, já o testei em um estúdio maior também, ao lado de um meteoro Wector (vulcano cabeçote) com caixa 4x12. O meu valvulado somente com 1 falante de 12" deu uma surra no meteoro.

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior
Mas aí entra toda aquela história de "Meteoro, mimimi...".

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior
erico.ascencao
Quando surgiu a palavra GAIN eu imaginei o nível de drive... pq no meu amp, o canal limpo só tem o volume (level) e no drive tem GAIN e Level (ou são dois level... não lembro) mas num deles quanto mais pra direita vc gira, aumenta o drive.

Então, como faria aquele papo de "válvulas fritando"??? Aumento no talo o MASTER do amp ou os level de cada canal???

Ou tudo ao mesmo tempo???

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


Engraçada essa questão de volume:

No meu cubiculo em casa, os 5W do Picovalve no talo já me incomodam.

No estudio (4x4m) meu mesa em 60W uso ele com master no 3 e ganho no 7... e já incomoda. Usar com master no 5 é acabar com a brincadeira de todo mundo.

O vox ac30 é impossivel usa-lo no estudio com volumes acima do 4(master).

Portanto, acho que usar um amp de 120W no talo e não sentir que está alto demais, é porque alguma coisa já deu errada... uma consulta médica aí acho prudente!

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar
Então, como faria aquele papo de "válvulas fritando"??? Aumento no talo o MASTER do amp ou os level de cada canal???

Geralmente o canal limpo só tem o knob volume.
Mas se vc colocar ele no talo, verá que ja surge uma distorção. Ou seja, sao as valvulas do power que estão saturando.

No canal de drive, geralemnte tem ganho e volume separados. O knob ganho aumenta a saturação das valvulas do preamp, ou seja, mesmo em volumes minimos vc pode ter distorção.
Agora se vc arregaça o volume, vc tera a saturação das valvulas do power.
Então vc pode saturar o power e ir dosando a saturação das valvulas do pre, para ter um som diferenciado e bacana.

Por isso muitos usam em estudio amps de baixa potencia (1W, 2W, 5W) para obter a saturação do power sem ficarem surdos

Will Bejar
Veterano
# mar/11
· votar


edalko
Geralmente o canal limpo só tem o knob volume.
Mas se vc colocar ele no talo, verá que ja surge uma distorção. Ou seja, sao as valvulas do power que estão saturando.

No canal de drive, geralemnte tem ganho e volume separados. O knob ganho aumenta a saturação das valvulas do preamp, ou seja, mesmo em volumes minimos vc pode ter distorção.
Agora se vc arregaça o volume, vc tera a saturação das valvulas do power.
Então vc pode saturar o power e ir dosando a saturação das valvulas do pre, para ter um som diferenciado e bacana.

Apesar de muitos anos de guitarra, não tenho muita experiência com valvulados, esse Tagima é o meu primeiro (já toquei num JCM no estúdio, mas aí nao vale, né??? rs), e ainda me confundo um pouco com essa parada de pré e power... mas agora já ficou mais claro. (tudo bem que largar a preguiça e usar a busca ajuda, né??? rs...).

Valeu, mano!!!

marcelotzh
Veterano
# mar/11
· votar


JC_Junior

Rapaz, socar volume num valvulado de 50 watts é osso hein!
Você deve estar surdo já. hahahah!

Que amp é? Valvulados tem uma curva logaritmica no pot de volume. Tipo, se voce estiver com o pot na posicao do meio, nao estará em 50% do volume do amp e sim nuns 20%. Se estiver umas 15hrs, estará usando cerca de 70% e no talo mesmo 100%. Colocar no talo até valvulados menores, 20watts é tarefa herculea. Até pq já teria se for em gig, estudio ou show pequeno, já teria encoberto a bateria faz é tempo...

valeuiuuu

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


edalko
Portanto, acho que usar um amp de 120W no talo e não sentir que está alto demais, é porque alguma coisa já deu errada... uma consulta médica aí acho prudente!

Ou consulta do tecnico, pq o amp não esta rendendo!!

JC_Junior

Qual seu amp?

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Will Bejar

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/228120/

Tem ate videozinho!!!! hehe

Will Bejar
Veterano
# mar/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


ogner
Valeu, cara!!! Eu não tinha visto na época em que foi criado o tópico, mas logo que o edalko respondeu, eu busquei e li o tópico todo!!! No meu trampo novo não dá pra ver vídeos no youtube, mas quando chegar em casa e a nenê botar a patroa pra dormir (a tentativa é que a patroa faça a nenê dormir...rs) vou assistir!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mitos e verdades que comprovei com amps All Tube