Lixando braço da SX

Autor Mensagem
derek_70
Veterano
# out/10 · Editado por: derek_70


Galera, enjoado do verniz brilhante da minha SST62 e já li algumas dicas de um pessoal que lixou com Bombril o corpo e o braço.

Estou particularmente preocupado com o headstock e na dúvida se o logo da SX está abaixo ou acima do verniz, para evitar da lixada zoar o logo.

Ainda queria saber se a lixada tira o tom abóbora e fica com um tom mais suave, característico da Fender.

Alguém já se aventurou ??

ogner
Veterano
# out/10
· votar


derek_70


Kixei coms esponja tipo scoth bright...Ficou ótimo mas da trabalha pra xuxu...com lixa mesmo a mas fina é muito aspera e fica mais dificil ficar bom....tirei o verniz do corpo todo, ficou muito bom...

Esse topico esta grande, mas descrevi com eu fiz, outros tb fizeram e tem fotos.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/225152/p1

Ian Anderson
Veterano
# out/10
· votar


derek_70

jah lixei o meu violão assim, ele elra preto, e ficou meio fosco, ficou legal, o logo não vai sair, a não saer q lixe com muita força e varias vezes em cima.

buddy guy
Veterano
# out/10
· votar


derek_70


Cara,sei lá,se fosse eu não faria.Quanto a tonalidade alaranjada que vc se referiu,a sx fez aquilo proposital,para dar um tom mais vintage a guita.Creio que se passar bombril,o que vai fazer é deixar a coisa opaca e sem brilho.Quanto a ficar mais claro como nas fenders que vc se referiu,isso só se vc eliminar todo o verniz do braço e aplicar outro mais claro(transparente no caso).Pois como disse anteriormente,esta coloração é proposital e com bombril das 2 uma,ou se retira todo verniz e aplica outro transparente ou se passar só de leve deixa opaco e sem brilho.Mas clarear mesmo,negativo !!!

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


acho que o tom de abóbora só vai sair mesmo se trocar o verniz, aí o logo tb vai embora. Pelo menos posso trocar por um decalque da Fender .. hehehe

Sei lá, acho que pelo o brilho vou tirar por enquanto. Acho que a SX exagerou no verniz brilhante ...

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


derek_70

acho que o tom de abóbora só vai sair mesmo se trocar o verniz, aí o logo tb vai embora. Pelo menos posso trocar por um decalque da Fender .. hehehe

Sei lá, acho que pelo o brilho vou tirar por enquanto. Acho que a SX exagerou no verniz brilhante ..



Ah,tá explicado agora.Vc tá mesmo é com vontade de mandar um decalque de fender aí, né? Por isso tá de idéia de raspar todo o verniz,né? Pode fala a verdade,sem problemas...hehehe.....

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


Ah,tá explicado agora.Vc tá mesmo é com vontade de mandar um decalque de fender aí, né? Por isso tá de idéia de raspar todo o verniz,né? Pode fala a verdade,sem problemas...hehehe....

Não, não... o que me incomoda é o tom abóbora e o verniz brilhante. Nem me importo com o logo SX.. Mas na pior das hipóteses, se tivesse que lixar o braço completamente e ter que refazer o logo, tacaria um da Fender, até pq não encontraria um da SX...

buddy guy
Veterano
# out/10
· votar



Não, não... o que me incomoda é o tom abóbora e o verniz brilhante. Nem me importo com o logo SX.. Mas na pior das hipóteses, se tivesse que lixar o braço completamente e ter que refazer o logo, tacaria um da Fender, até pq não encontraria um da SX...




Tranquilão,tava mesmo "sacaneando".Esse laranjão não tem jeito não,só removendo todo o verniz e aplicando outro de fundo transparente.Lógo,de todo jeito vai ter arrancar todo verniz do braço todo.Pois não basta remover somente atras do braço,né?Vai ter que remover até do headstock também !!

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


estou dando uma lida no tópico que o ogner mandou.
Vou estudar com calma, uma hora crio coragem...

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


Galera, será que consigo passar o bombril no headstock sem zoar o logo da SX ??? Coisa leve, só pra tirar o brilho ...

_deep_
Veterano
# out/10
· votar


o logo esta debaixo do verniz, tirei o verniz completamente da minha SX pois travava demais.

fui mais radical, desmontei a guitarra e usei striptizi para remover o verniz, ficou 10....na cor natural do maple e sem prejudicar o braço e trastes, mas faz uma sujeira danada...

ogner
Veterano
# out/10
· votar


_deep_
fui mais radical, desmontei a guitarra e usei striptizi para remover o verniz, ficou 10

Interessante! Fala mais ae, velho! como vc fez? consegue colocar umas fotos!?

Abço

_deep_
Veterano
# out/10 · Editado por: _deep_
· votar


cara, nao tenho fotos agora dos detalhes, mas se vc baixar essa foto de todas minhas meninas conseguira ver o resultado final com zoom...

http://www.4shared.com/photo/c-H7hBKS/rockstand.html

a sx é sunbusrt

to fazendo um upgrade geral na minha SX, removi todo verniz amarelo mijo do braço e lixei o corpo levemente, ficou lindo na minha opiniao, meio fosco...
troquei os caps por um set sergio rosar true vintage e o nut, agora to trocando toda a parte eletrica.
se quiser depois tiro algumas fotos detalhadas

o produto q usei p tirar o verniz é encontrado em lojas de tintas, chamado striptizi, é um gel q amolece o verniz basta entao limpar com um pano, faz mta sujeira mas funciona, alem disso é mto forte queima a pele, cuidado. tambem pode ser usado p remover a tinta do corpo.


abraço

Ant--
Veterano
# out/10
· votar


Eu não tiraria o brilho da parte da frente do headstock e nem da escala. Se for para dar conforto, fosqueie apenas a traseira do braço (e do headstock para o acabamento ficar melhor). Inclusive a nova Fender American Standard ta vindo assim e é uma delícia de tocar.
Quanto à cor meio alaranjada, a Fender também usa. E tem uma tal de Black Strat de um tal de Gilmour que tem o braço assim. Veja a Fender Signature:
http://www.cranesmusicstore.com/images/Gilmour_1_small_medium_1.jpg

http://www.gbase.com/files/store_images/gear/2233453/p4_uuihiguvh_so.j pg

ogner
Veterano
# out/10
· votar


_deep_

Sauquei...A minha é uma SX62 tb..Tirei todo o verniz do corpo..na minha opinião ficou muito mais bonita...com uma lixa fina, nas partes classicas de maior desgaste, lixei pra dedéu ate chegar na madeira, bem pouco ainda...POis uso a lixa mais fina e da trabalho ..Light relic...ta ficando bem legal...

Agora oq sera que aconteceria se colocar esse produto pra "desbastar" no corpo!??! tem ideia?!?!

Tirei o verniza na parte de tras do pbraço tb, ficou muito bom....Tenho usano a parte mais grossa da espomja..tipo scoth bright...

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


_deep_ eu não deixaria o braço 'pelado' sem verniz.
O verniz protege a madeira da ação do tempo (humidade, tempo seco, mudanças bruscas). No seu lugar eu aplicaria um verniz neutro e fosco.

O strato black na foto é um SX Vintage?


Ant-- apesar de eu admirar o Gilmour como guitarrista acho o gosto dele nesta strato duvidoso. Nada ali combina pro meu gosto. Escudo preto com caps brancos e braço abóbora...


ogner já tive um baixo Gianini que tirei a pintura do corpo completamente com um produto chamado Pintoff. Nem sei se ainda existe, isso já faz quase 15 anos... Ficou lindo, vou resgatar a foto aqui.. Nem precisou de lixa, foi só aplicar o produto, uma espécie de gelatina e a tinta saiu como mágica...

ogner
Veterano
# out/10
· votar


derek_70

Nao quero tirar a tinta toda..Aquero apenas "desbastar" em algumas partes...um relic srtificial....Com alixa pelo que ja tirei ate agora, vai funcionar, mas é MUITO trabalho....o grande lançe de relic em potly é que a camada é muito grossa, e a impressão que passa é que foram "arrancadoas"lascas de tintas e não um desgaste uniforme...com a lixa bemmm fina estou conseguindo um desgaste uniforme mas como eu disse a evolução é lenta...muito esforço pra tirar alguns milimetros das camadas ate chegar na madeira....se esse produto retirasse por igual e pudesse ser "controlado" seria uma boa...

mano_gibson
Veterano
# out/10
· votar


Pintoff
que nome estranho!

Ian Anderson
Veterano
# out/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar


o produto q usei p tirar o verniz é encontrado em lojas de tintas, chamado striptizi, é um gel q amolece o verniz basta entao limpar com um pano, faz mta sujeira mas funciona, alem disso é mto forte queima a pele, cuidado. tambem pode ser usado p remover a tinta do corpo.

interessante, vai ajudar muito, quando for repintar de novo o violão



ogner
Usa um toco de madeira pra acomodar a lixa, ai vc não sofre tanto

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


ogner posta umas fotos do andamento do seu projeto relic.


mano_gibson o nome é este mesmo. Acabei de ver que o danado ainda existe:
http://www.ypiranga.com.br/international/Produtos/pintoffgel.htm

Ian Anderson
Veterano
# out/10
· votar


derek_70

Mas q o nome eh meio duvidoso, é.
uashasuahsa

=P

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


Ian Anderson vai lavar esta mente com sabão.. huahhsss

_deep_
Veterano
# out/10 · Editado por: _deep_
· votar


derek_70
depois vou aplicar alguma produto p o acabamento, seladora provavelmente.

aquela strato preta é uma fender standard 1996

o striptizi é exatamente a mesma coisa

ogner
a minha é uma sst57.

Ian Anderson
Veterano
# out/10
· votar


derek_70

Pintura eh algo meio obsceno

striptizi
pintoff
brocha
picasso
davinci

=P

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


A princípio vou só dar um lustro com palha de aço (bombril/assolan).
Já fiz um teste na pasrte de trás do braço e é exatamente o que quero.

Futuramente, ou vou 'relicar' o corpo ou então vou tirar completamente a pintura (com pintoff ou striptizzi) e colocar um escudo tortoise com knobs e caps pretos !!

ogner
Veterano
# out/10
· votar


derek_70
lustro com palha de aço (bombril

Cara tentei Bombril no inicio e ficou MUITO RUIM!!! CUIDADO....

Ela fica toda "riscada"... Vê lá, hein!!!

derek_70
Veterano
# out/10
· votar


ogner vc usou esponja scoth bright ? Ou lixa ?

ogner
Veterano
# out/10
· votar


derek_70

A BUCHA pra tirar verniz....ea LIXA só em ALGUMAS POUCAs PARTES pra tirar toda a tinta....vou tentar tirar uma foto pra vc ver onde tirei a tinta...

ogner
Veterano
# out/10
· votar


http://img838.imageshack.us/img838/5056/tuitui.jpg

Tirei onde da pra ver que esta sem tinta ( 2 pontos) e na curva que toca nosso corpo tirei bastante tb da pra ver que esta bem "desbotada" mas nao cheguei na madeira....é dificil chegar uniformemente, na mão...Só nessas parte lixei muito controladamente inclusive os movimentos, sempre circulares, o resto "desbastei" só com a scoth bright...ja foram 2 pacotinhos, nada sustentavel isso!! Mas tem muito tempo que nao mexo nela...

Xucrute
Veterano
# out/10
· votar


ogner
Cara não sei se eu não li isso, mas so pra comenta mesmo, sem veriz a madeira fica digamos exposta e estaria sujeito a maiores danos "climaticos" ou seja iria desafinar mais não é?! o certo n seria fazer um acabamento depois que se tira o verniz? em nitro alguma coisa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lixando braço da SX