Se puser captador de gibson na epipoca, a epipoca passará a soar como gibson?

Autor Mensagem
Zandor
Veterano
# out/10


Respondam a pergunta. Suponho que uma epipoca mais boazinha seja feita de mogno, certo? Então se eu puser captação de gibson ou simillar nela, ela fica com som de gibson?

DraKo
Veterano
# out/10
· votar


Infelizmente ñ ela vai ficar com um som fodastico mais ñ vai xegar as gibsons pq a diferença da primeira para a segunda linha de guitarras esta na construção e n somente na madeira.
Obs: qndo falo construção me refiro ao controle de qualidade

Grimc
Veterano
# out/10
· votar


Não. Vai ficar fodástica, mas não vai ser uma Gibson.

Del-Rei
Veterano
# out/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Zandor

Cara, não sei de qual captador da Gibson especificamente tu tá falando, mas eu tenho 2 Classic 57' na minha Epi Standard LP.

Quer sinceridade?

Discordando um pouco dos colegas acima, troquei os captadores e não senti tanta diferença não. Na verdade, já achava a os captadores da Epi "fodásticos". O timbre original dela sempre me agradou bastante.

Achei que ficou melhor depois da troca, mas só não me arrependi porque comprei pelo e-Bay e paguei 500 pratas no par.

Se tivesse comprado aqui no Brasil e pago mais de Mil Reais no par do Classic 57', teria me arrependido fortemente. A diferença de timbre não compensa gastar mil pratas! Não tem tanta diferença sonora.

Os captadores da Epi Standard são bons, cara.

Se vc for comprar por aqui (Brasil) e gastar 1k no par de captadores Gibson, não aconselho.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!


EDIT:

Não
estou falando da Epiphone Special!!
Os captadores da Special são horríveis... Foi minha primeira guitarra.

Edu Gtr
Veterano
# out/10 · Editado por: Edu Gtr
· votar


Zandor

Não sei se vc ja viu esse video, o cara compara o som da Epiphone com o da Gibson e realmente como o Del-rei ja disse não ha muita diferença:



Flw

Zandor
Veterano
# out/10
· votar


Aqui tem outro vídeo de comparação



Essa diferença por exemplo pode ser conseguida com captadores diferentes?

angus.young1991
Veterano
# out/10
· votar


É como falaram um dia num tópico: Gibson é Gibson, outra marca é outra marca. Você não conseguirá som de Gibson com uma outra guitarra de outra marca.
Flw!

steve hendrix
Veterano
# out/10
· votar


Zandor bem na minha opiniao nao vai conseguir mas vai chegar bem perto.

Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


A Gibson apenas assina a Epiphone, são fabricas diferentes, e qualidades muito distintas, é o que o amigo disse, tera um som muito bom, mas nao igual aos das Gibsons.

Iommi Young
Veterano
# out/10
· votar


Eu tenho minha dúvidas, a Epiphone é feita em Pedaços e o mogno não é o mesmo das Gibsons.

Sgt. Eddie
Veterano
# out/10
· votar


Cara, nem precisa ser Epiphone. Bota numa Tonante os captadores da Gibson que fica igualzinho.

Eu tô falando sério, não tô sendo sarcástico. Gibson é lavagem cerebral. Os caras usam mogno laminado porque acabaram as reservas deles, já Epiphone não, usa madeira pior, mas pelo menos é sólida. Portanto, a mais barata das Epiphones tá anos-luz a frente da Gibson.

Na verdade, a Epiphone dá prejuízo para a Gibson. Ela só não perde dinheiro, porque, vendendo as R9 por 10.000 dólares (que é muito pior que a Epiphone standard) ela tá lucrando a custa dos otários. É como eu te falei, no fundo, não importa as madeiras, nem a construção, nem o amplificador e suas respectivas válvulas só o que importa é a captação.

Tô falando isso de experiência própria. Ontem eu peguei 10 rolos de papel higiênico, e colei a duas caixas de lenços de papel. Pus uns elásticos como cordas, pus meus burstbuckers e cara, você tinha que ver, ficou do caralho, só quem tava lá mesmo viu!

E cara, como eu falei. Pessoal pode dizer que Gibson e Epiphone não tem diferença, porque eles ouvem em valvulados (que é uma merda). Bota no transistorizado que tu vai ver como a Epiphone soa melhor.

Joel_ESP
Veterano
# out/10
· votar


A diferença está em tudo
Gibson=Mão de obra treinada, rigoroso controle de qualidade, sustain incrível devido a alta densidade e período se secagem do mogno, madeira selecionada, e que o pessoal quer compra uma guitarra da marca Gibson e não uma guitarra Gibson

Sgt. Eddie
Veterano
# out/10
· votar


Agora, falando sério... Tá vendo o timbre legal que o Zandor postou de uma Epiphone?

Vocês sabem de onde sai o som, não é? O som não sai das guitarras, a não ser que você considere o som acústico dela alguma coisa. O som sai do amplificador. E por mais que aquele amp custe apenas 500 dólares, ele é todo valvulado.

O segredo vem das válvulas. Bota uma Gibson num Wattson. Vai soar uma merda. Bota uma Epiphone num Wattson. Vai soar uma merda.

Bote uma Gibson num Marshall, por exemplo. Soa muito, muito bom. Bote uma Epiphone num Marshall. Soa muito bom.

Esqueçam captadores... Captadores é apenas detalhe, podem te dizer o que quiserem, mas os captadores representam apenas 2% do som.

Se eu fosse avaliar, seria assim:

70% amplificador
10% cabo
10% madeiras da guitarra
6% cordas
2% captador
2% parte elétrica

Aprendam com quem apanhou muito para aprender isso daí... Abraços!

Felipasso
Veterano
# out/10
· votar


Para descontrair: Eu vi fala... que as epipocas sao feitas das sobras de madeiras das Gibson, que sao trituradas e compactadas fazendo assim a materia prima das epipocas!!!!!!!

Spect
Veterano
# out/10 · Editado por: Spect
· votar


Iommi Young

Se você tiver dúvidas em todas as guitarras feitas com ao menos 3 peças de madeira, é melhor ir preparando o bolso. A maioria das guitarras a baixo de R$ 5,000 são feitas com 3 ou mais pedaços de madeira. As Gibson Studio são com 3 pedaços. As Fender MIM já vi gente postando fotos de corpos com mais de 5 colagens.

E não são todas as Epiphones que tão vindo com 94385039485 colagens. A minha, apesar de ser uma SG, tem 3 colagens, ou seja, 4 peças de madeira e todas na vertical, e não um monte de retalhos em várias posições como aquela do blog. Na própria matéria daquele blog o cara diz que não são todas, e conclui dizendo que a guitarra soa bem de qualquer forma.

Só para constar, não tô querendo comparar comparar marcas ou questionar qualidade.

Óbvio que a Epiphone soa diferente da Gibson. Se até mesmo guitarras da mesma marca, modelo e lote soam diferentes, como é que guitarras totalmente distintas não iriam?

O que eu acho é que, se você trocar toda a parte elétrica (obviamente incluindo os caps) e ferragens por peças que são usadas nas Gibsons, até que ponto uma guitarra vai proporcionar um timbre inferior à outra, e não apenas diferente? Claro, vão haver diferenças, uma vai soar mais "quente" que a outra, com mais ou menos graves, médios, agudos, enfim, certas características do timbre. Mas o que pode definir que uma vai soar inferior à outra a não ser o próprio gosto pessoal e a situação em que você vai usar ela?

É claro que uma Gibson vai durar muito mais tempo, provavelmente seja mais confortável e confiável em termos de construção, acabamento melhor, etc; mas acho que as pessoas se prendem demais ao que lêem sem as vezes nem saber se aquilo realmente vai fazer alguma diferença significativa ou não.

Del-Rei
Veterano
# out/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Sgt. Eddie
Cara, nem precisa ser Epiphone. Bota numa Tonante os captadores da Gibson que fica igualzinho.

a mais barata das Epiphones tá anos-luz a frente da Gibson.

porque eles ouvem em valvulados (que é uma merda)


Putz... nem tanto, né cara? Deu uma forçada aí.



70% amplificador
10% cabo
10% madeiras da guitarra
6% cordas
2% captador
2% parte elétrica



E a pegada do músico? Só a pegada já é uns 30% (ou mais).



===========================
===========================

Gente, como eu disse, a diferença é pouca (mas há).
Percebam isso em ambos os vídeos acima!!!


E posso dizer por experiência própria!!!Troquei os captadores da minha Epi Standard por Classic 57', e fiz até um tutorial.


Acreditem no que digo: A diferença NÃO compensa gastar 1k no par de captadores da Gibson.



Um aceno de longe!!!


EDIT:

Lembrando mais uma vez: Não estou falando dos captadores que vêm na Epi Special. Estes são umas merdas!

Sgt. Eddie
Veterano
# out/10
· votar


Del-Rei
Porra cara, eu tava sendo sarcástico. O segundo post que foi sério..

Del-Rei
Veterano
# out/10
· votar


Sgt. Eddie

Ah, tá... putz, fique até preocupado... hehehe... sério mesmo!!
Vou até positivar esse teu post agora... haha



Um aceno de longe!!!

iRock
Veterano
# out/10 · Editado por: iRock
· votar


Grande parte disso é marketing e uma certa ignorância das pessoas. A maioria dos músicos que conheço pensa dessa forma, de que se algo tem nome, quer dizer que vai soar melhor do que a que não tem. Muita gente reclama das coisas muitas vezes sem saber o que está dizendo. Exemplo como: "Minha guitarra é feita em 5 partes, então o som não presta, instrumento bom é só instrumento de nome."

NÃO CARALHO!!!

Tá certo que produtos com nome tem mais chances de agradar as pessoas do que instrumentos baratos, mas se você tira um timbre que VOCÊ curte de seu Wattson e da sua Tonante, QUAL O PROBLEMA?!?!? Não é porque a guitarra tem nome que tem que soar melhor. Pra mim uma Epiphone pode soar muito melhor que uma Gibson, assim como pra você pode ser o contrário. É tudo uma questão de gosto, ja cansei de dizer isso. O pessoal leva mais em consideração madeira, como é construida e etc do que o som em si.

Hoje em dia existe um complexo em grande parte dos músicos que diz que POR MAIS QUE EU GOSTE DO SOM O INSTRUMENTO TEM QUE SER DE MARCA E FEITO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL COM OS MELHORES MATERIAIS POSSÍVEIS, SE NÃO, NÃO PRESTA. Claro que ajuda, mas não quer dizer qu você vá gostar do resultado. O meu professor é a prova viva disso, ele tinha uma Strato que era feita em várias "lâminas" de madeira, e depois que ele descobriu isso pegou e trocou de guitarra porque não aceitava que a guitarra fosse assim. Hoje ele admite que com aquela guitarra, digamos "deplorada" pelo modo como foi construída, proporcionou a ele o melhor timbre que ele já teve.

E não para por ai não, os captadores sozinhos não fazem mágica, o som vem do conjunto todo de equipamentos, cada um com seu "nível" de influência. E o mais importante, o MÚSICO em si, os dedos, a pegada, o mode de tocar, tudo isso influência, e muito.

Esse é um exemplo que já casei de repetir:

De uma Gibson Custom e um Marshall Valvuládo a um guitarrista de merda, e soara uma merda.

De uma Gibson Custom e um Marshall Valvuládo a Randy Rhoads, e soara como Randy Rhoads.

Neste tópico eu indaguei essa mesma questão.

Enfim, esse é um assunto que pode ser discutido durante dias, sem chegarmos a uma conclusão. Gosto é gosto, e isso não se discute, mas pelo amor de deus, USEM OS OUVIDOS, eles foram a dados a você por algum motivo. E não tentem soar como fulano ou beltrano, CRIEM SUA PRÓPRIA IDENTIDADE, se você gosto do som, maravilha, quem não gosta QUE SE FODA, mas nunca deixe de aceitar conselhos, porém tenha sempre em mente que o que pode soar excelente pra mim pode soar uma merda pra você.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


Zandor: Se puser captador de gibson na epipoca, a epipoca passará a soar como gibson?

Vai soar diferente. Só isso. O que pode ser algo muito interessante inclusive.

Abs

ArturFelipeT
Veterano
# out/10
· votar


Bem, se eu pegar o motor de um honda civic e colocar em um Celta, o Celta vai ser um Civic certo ??? ;)

Greggio
Veterano
# out/10
· votar


ArturFelipeT

praticamente...

hehe

Zandor

Na boa amigo, troque a capitação da sua Epi , vc vai ver como vai dar um upgrade bom, e vc ja vai ficar feliz, com certeza...a não ser que tenha muito preciosismo nas veias...

RoLP
Veterano
# out/10 · Editado por: RoLP
· votar


Zandor

Depende da epiphone...mas dificilmente soará igual.

Por experiencia própria, somente as epiphones signatures soam como Gibson, incluindo a JOe Perry (Que vem com captação gibson burstbucker de fábrica)e slash (que vem com seymour alnico pro 2).
Mas o preço de ambas é o mesmo que de uma gibson, entre 3000 à 4500 em loja.
Pois até a madeira é igual. Já testei lado a lado uma gibson standard com a joe perry e o resultado é praticamente o mesmo.

Mas todas as outras epiphones, mesmo com ótima captação, não são como gibson.
Elas chegam a se tornar uma excelente guitarra, mas não acho que soará como gibson.

Mas estou falando de estrutura de guitarra, claro.
Depende basicamente da pegada e tb do amplificador que vc usa para tirar um som bacana da guitarra.

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


Del-Rei

Como você já fez algo parecido, gostaria da sua opinião sincera:

Tenho uma Epi Les Paul Standard também. Fim do mês vou ao Paraguai e achei um kit Seymour Duncan Vintage Blues Set SH-1 59 Model por US$ 145,00.

O preço eu sei que está bom. Mas quanto ao som... você acha que vai valer a pena?

Del-Rei
Veterano
# out/10
· votar


JJJ
Fala!!!

Cara, esses captadores que vc citou, não testei.
Como falei, coloquei os Classic 57' da Gibson.

Acho que pelo preço vale à pena sim.

O que eu acredito que não valha à pena é pagar 1k (aqui no Brasil) nos captadores Classic 57' da Gibson e trocar pelos originais da Epi Standard.

U$ 145.00 dá uns 270 Reais... Acho que vale, cara!!!

Eu compraria.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

The Man Who Sold The World
Veterano
# out/10
· votar


iRock
um dia alguem ira fazer uma gravaçao com uma gibson e dizer que é tonante e ai será a hora da verdade ( todos provavelmente irao dizer que o timbre tá ruim)
shuahsuashaushaush

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/10
· votar


Zandor
Se for das linhas melhores da Epi, acho que vai chegar bem próximo. De modo a não justificar a diferença de preço entre ambas.

The Man Who Sold The World
um dia alguem ira fazer uma gravaçao com uma gibson e dizer que é tonante e ai será a hora da verdade ( todos provavelmente irao dizer que o timbre tá ruim)
shuahsuashaushaush



Huahuahau!!! 100% verdade.

JJJ
Veterano
# out/10
· votar


Del-Rei

Valeu, camarada!

Ant--
Veterano
# out/10
· votar


A maior diferença entre uma guitarra inferior (digamos de uma linha mediana) turbinada para uma top stock não é exatamente no som produzido. São vários outros pequenos detalhes. Detalhes como a seleção da madeira, tempo de secagem, acabamento no geral, qualidade de peças consideradas secundárias, etc. falam mais alto.
Uma Epi com caps Gibson vai soar como uma Epi com caps Gibson. Para quem só ouve, pode até ficar bem próximo. Mas para quem toca a diferença será bem evidente.

Spect
Veterano
# out/10
· votar


Por sinal, aproveitando o tópico, hoje testei uma Gibson SG Special plugada num Fender Blues Junior na Made in Brazil.

O que notei logo de cara é que a guitarra é MUITO leve, até mesmo mais leve que a minha epipoca que já é bem leve. O braço é ligeiramente mais gordo que o da minha.

Uma coisa que não gostei foi o acabamento dos trastes. Em alguns dava para sentir algumas rebarbas de leve.

Sobre a tocabilidade, as cordas estavam bem baixas, coisa que não gosto muito. Junto com as cordas velhas, prefiro não dizer mais do que isso para não falar besteira.

O timbre também não dá para falar muita coisa, não tive coragem de aumentar o volume (que por sinal, todos os knobs estavam BEM duros) para deixar as válvulas fritarem. Pelo o que deu para perceber no clean, também não achei toda essa coisa de outro mundo como várias pessoas falam.

O que achei no final? Ótima guitarra que pode durar sua vida inteira, mas nem fodendo que deve ser colocada num pedestal como muita gente faz sem nem mesmo nunca ter testado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se puser captador de gibson na epipoca, a epipoca passará a soar como gibson?