Fazendo um captador soar vintage

Autor Mensagem
MAIDENMANIACO2009
Veterano
# mar/10


pessoal, alguem ja se perguntou exatamente porque o captador soa mais grave e mais quente ao passar dos anos?
pela sua desmagnetizaçao ?

pelos eletronicos , que se desgastam?

ou pelo suor que penetra em seu imas e parafina?

ou nada disso?

bom essa eh uma boa questao , pois se a mesma for resolvida pessoas poderao "relicar" seus captadores em casa .

uma boa questao a se pensar. se alguem ja tiver essa resposta em mente , poste ela para discutirmos sobre

abç

EDER R SANCHES
Veterano
# mar/10
· votar


MAIDENMANIACO2009

Eu posso estar enganado, mas tenho a impressão que já li numa cover guitarra que o som vai mudando com os anos em função da diminuição magnética dos ímãs dos captadores. Nessa ocasião, me recordo que falavam que esse desgaste magnético é na ordem de 1% ao ano para os captadores de alnico. E que esse fenômeno seria o responsável pelo som vintage like.

Mas deixemos os mais experientes nos explicar.

Tópico interessante.

Abraço.

Van_Lorien
Veterano
# mar/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
Tópico interessante.

Que paradoxal.

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# mar/10
· votar


EDER R SANCHES
pois eh mais , quando eu toquei em um de alnico ,novo, eu ja achei o som dele bem vintage

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Primeiro tópico desse cara que eu nao rio pra caralho!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10
· votar


Ei, devolvam a senha do MAIDENMANIACO2009!
sacanagem roubar pra criar topico interessante.


*zueira a parte*


creio q o q vai deixando "+ vintage" seja essa desmagnetização natural com o tempo.
E eh interessante lembrar tb, q o imã de alnico desmagnetiza mto mais rapido que o imã ceramico.
Nao lembro a proporçao certa, mas era bem alta a diferença. Alguem mais experiente deve lembrar ai


abçs

Konk
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konk
· votar




Já tava na hora...

Edit: Só dêem atenção ao Aleluia... Mais nada.
Edit²: Pesquisando sobre caps vintage... Caso ache, eu posto.

ohm777
Veterano
# mar/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Será que roubaram a senha do "manézão"?

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
PARABÉNS!!!

EDER R SANCHES
Nessa ocasião, me recordo que falavam que esse desgaste magnético é na ordem de 1% ao ano para os captadores de alnico.
Caraca, então um captador de 1960 já tá atuando com 50% de suas capacidades nominais de quando era novo???

E quanto aos captadores que já são "vintage"??? Eu comprei um jogo de GFS Vintage Alnico Stagger...como é o processo de fabricação, ou como fazem pra que ele tenha tal som???

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Will Bejar
E quanto aos captadores que já são "vintage"??? Eu comprei um jogo de GFS Vintage Alnico Stagger...como é o processo de fabricação, ou como fazem pra que ele tenha tal som???


Acho que é o enrolamento, que deixa a saída mais baixa e também o fato de usarem AlNiCo em proporções diferentes.

Will Bejar
Caraca, então um captador de 1960 já tá atuando com 50% de suas capacidades nominais de quando era novo???


Não. Faz essa conta ai. =)

60= 100 de saída (hipotético)
61= 99 (- 1%)
62= 98,1 (-1%)

E assim vai. Alguém que seja bom em matemática que faça o resto. Deve haver uma fórmula.... eu não sei.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


MAIDENMANIACO2009
pessoal, alguem ja se perguntou exatamente porque o captador soa mais grave e mais quente ao passar dos anos?
pela sua desmagnetizaçao ?


Eu acho que os captadores ditos "vintage" não soem mais graves, eu acho é que eles soam mais agudos e menos agressivos, sendo mais equilibrados.

Acho que há um pouco de lenda também, posto que o SRV por exemplo usava captadores stock e tinha um som bem diferentes do outros strateiros de plantão do anos 80. A diferença está mais no todo do que na parte.

Eu já li algo à respeito sobre isso para falantes, em que realmente pode ser que o processo seja mais efetivo, amaciando os magnetos e coisa e tal.

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Ah, entendi...ele perde no primeiro ano 1% e no segundo outro 1% só que já descontado o 1º 1% !!!
Tipo, juros composto???

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Will Bejar
Konrad
Ah, entendi...ele perde no primeiro ano 1% e no segundo outro 1% só que já descontado o 1º 1% !!!
Tipo, juros composto???


Isso ai... ehhe. Agora o problema é calcular....

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


MAIDENMANIACO2009

pessoal, alguem ja se perguntou exatamente porque o captador soa mais grave e mais quente ao passar dos anos?

quem te falou isso ?!

wppereira
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Isso ai... ehhe. Agora o problema é calcular....
Já ouviu falar em fórmula de juros compostos? É só usar ela com o sinal negativo...

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


wppereira
Konrad
Isso ai... ehhe. Agora o problema é calcular....
Já ouviu falar em fórmula de juros compostos? É só usar ela com o sinal negativo...


Cama, rapaz. Claro que eu já ouvi falar, ora. Só não domino a matemática para fazê-lo.

joabfarias
Veterano
# mar/10
· votar


Bom, não tenho o menor interessem em caps vintage, mas só por curiosidade, um cap com 50 anos teria, pela fórmula apresentada, aproximadamente 60% de sua "capacidade" original.

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# mar/10
· votar


Curly
pode ser que ocorra , mais a questao eh que ele fica com o timbre mais "macio"

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


Só pra esclarecer...
com 50 anos: 60,50060671%
com 100 anos: 36,60323413%

Pode usar seu captador sossegado...hehehehehe...por muito tempo!!!

Powerslave158
Veterano
# mar/10
· votar


bah não seiii, mas seria interessante guardar uma guitarra comprada nos dias de hoje para um neto ou sei lá quem para 2060 por aí, soaria vintage. hehe

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


Powerslave158
É mais fácil comprar só o captador, né?? rs
:P

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# mar/10
· votar


up

wppereira
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Não tava brigando com você não amigo. Tava falando de boa...para ajudar mesmo... Desculpa se soou agressivo...hehehe

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


wppereira
Konrad
Não tava brigando com você não amigo. Tava falando de boa...para ajudar mesmo... Desculpa se soou agressivo...hehehe


Beleza. De qualquer forma já aplicaram a fórmula... hehe

Abç

Tiago O.
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad

Tem uma formula sim:

An=A1.q^n-1

partindo da hipótese de q seja um cap de 1960----> agora em 2010 teriam se passado 50 anos... é soh botar na formula A50

A50=A1.0,9^59=> A50=100.(0,99^49)= 61,11 aproximadamente

Acho q hj em dia então (em 2010) ele ainda teria 61% da sua capacidade (jah q disseram q vai reduzindo 1% ao ano)

se tiver errado, me corrijam :)
espero ter ajudado

Ramsay
Veterano
# mar/10
· votar


Colegas do fórum, sem querer interromper, mas já interrompendo eu afirmo que o enfraquecimento do imã de um captador com o passar do tempo leva somente a uma diminuição na intensidade de volume do som desse captador!!

Esta equação que o Tiago O. passa relata apenas a diminuição da capacidade magnética do imã com o passar dos anos!!

Mas, não a do som do captador que é gerido pela disposição das peças polares e pelos diferentes números de espiras dos enrolamentos e que permanece constante!!

Ou seja, com o passar dos anos o som do captador permanece o mesmo, mas, com menos volume, devido a diminuição da carga magnética gerida pelo imã, entendem??

Tiago O.
Veterano
# mar/10
· votar


Ramsay

Saquei,

Jah aproveitando pra tirar uma oooutraa duvida minha:

Alguem mais jah notou um pouco de 'ferrugem' em caps single coil?

isso acontece sempre com o passar do tempo ou soh pq os caps saum vagabundos?

E isso pode 'destruir' o cap? Estragar tudo pra valer? ou é só algo q não influencia muito e se limpar sai?

Tiago O.
Veterano
# mar/10
· votar


OBS: falei dos caps single coil, pq são os q eu tenho... não sei se ocorre com hums, alguem q tenha uma guitarra com humbucking deve saber melhor

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# mar/10
· votar


up

Tiago O.
Veterano
# mar/10
· votar


up

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fazendo um captador soar vintage