É ruim começar de guitarra?

Autor Mensagem
ZoSo of Zeppelin
Veterano
# out/10


Como a tópico já diz, quero saber se eu vou ser prejudicado em algum requisito para um bom guitarrista no futuro, por começar de guitarra ao inves de começar de violão como muita gente...

Ah e só pra lembrar, fiz esse tópico pois não achei nenhum tópico na busca falando sobre isso.

Vlws aii galera.

Spect
Veterano
# out/10
· votar


Não.

Só vai ter um certo incômodo maior com a dor nos dedos nas primeiras semanas, mas é questão de costume mesmo.

Marc Snow
Veterano
# out/10
· votar


ZoSo of Zeppelin
Antes de dirigir, voce procura algum tipo de veículo? Não! Então, guitarra é a mesma coisa! :)

MaiconOX
Veterano
# out/10
· votar


ZoSo of Zeppelin
Depende da pessoa, eu mesmo comecei direto na guitarra e não tive dificuldades no começo. Aliás, até hoje mal sei tocar violão!

mendigo_desabrigado
Veterano
# out/10
· votar


eu sinceramente acho muito melhor começar com guitarra se você quer ser um bom guitarrista.

Porque pode parecer que não, mas são instrumentos bem diferentes, com possibilidades diferentes, tocabilidades diferentes, timbres diferentes, etc.

Mas no geral, qualquer pessoa pode ser tornar um bom guitarrista, começando no violão ou não. O fato de que muitos bons guitarristas começaram no violão não altera nada.

só te digo uma coisa: pratique muito que você vai ser um bom guitarrista. Só isso.

Marabá
Veterano
# out/10
· votar


Por onde você começa não faz diferença.
Mas eu te aconcelho, depois de um tempo, a começar a tocar violão também.
Abraço.

pscb
Veterano
# out/10
· votar


ZoSo of Zeppelin

Eu toco violão clássico muito melhor do que toco guitarra. Violão e guitarra são instrumentos diferentes. Se quer ser guitarrista, aprende guitarra. O que acontece é que quem sabe tocar violão, pode aprender guitarra mais facilmente. Mas se não sabe nenhum, não há por que começar com outro.

Math14
Veterano
# out/10
· votar


ZoSo of Zeppelin
Ah e só pra lembrar, fiz esse tópico pois não achei nenhum tópico na busca falando sobre isso.

tem certeza amigo?

http://forum.cifraclub.com.br/?domains=forum.cifraclub.com.br&q=come%E 7ar+no+viol%E3o+ou+na+guitarra&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&clien t=pub-7284698113143250&forid=1&action=buscagoogle&ie=ISO-8859-1&oe=ISO -8859-1&cof=GALT%3A%23008000%3BGL%3A1%3BDIV%3A%23336699%3BVLC%3A663399 %3BAH%3Acenter%3BBGC%3AFFFFFF%3BLBGC%3AFFFFCC%3BALC%3A0000FF%3BLC%3A00 00FF%3BT%3A000000%3BGFNT%3A0000FF%3BGIMP%3A0000FF%3BLH%3A50%3BLW%3A106 %3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fforum.cifraclub.com.br%2Fimg%2Flogo.gif%3BS%3Ahttp %3A%2F%2Fforum.cifraclub.com.br%3BFORID%3A11&hl=pt

Math14
Veterano
# out/10
· votar


pessoal tem como diminui o link ?

Andy TheCatSp
Veterano
# out/10
· votar


ZoSo of Zeppelin
cara, na minha opinião, é bem melhor começa do violão...

pense:
tudo o que você faz na guitarra, você depende de coisas mais usadas no violão:

- Acordes
- Harmonia
- percepção

Óbviamente dá pra voce estudar tudo isso na guitarra, mas recomendo começar do violão, pra pegar as noções básicas

kevinluis
Veterano
# out/10
· votar


eu acho que pra mim foi melhor começar na guitarra, em relação ao violão o braço é mais fino (bem mais) e confortavel, tem mais casas da pra tirar solos, é mais bonito, é mais facil de tocar ( as cordas são mais perto do braço, é mais facil dar bends e slides,) enfim eu ja toquei em muitas guitarras violoes e baixos e acho que se voce so deve comprar um violão se voce so gosta de sertanejo, porque pedaleira de violão não tem distorçoes pesadas, as distorções na verdade nem muda muita coisa no som, alem disso se voce for naquela historia de que violão é mais facil que guitarra mentira violão sempre é mais duro e voce chega ate a nao ter tanta velocidade nele do que na guitarra, violão os dedos doem mais a não ser que voce compre um de nilon, tambem não cai naquela historia de que não da pra levar guitarra na viajem porque ela é baixinha tambem outra mentira ela é baixinha mas existem micro amplificadores a pilha e a maioria das pedaleiras sao tanto por fonte como por pilha e se voce nao que gastar dinheiro com dois amplificadores compre uma guitarra semi acustica algumas são muito lindas.

acho que deu para entender compre uma guitarra, caso voce compre um violao e leu esse post entao depois de um mes apos ter pegado o violao toque em uma guitarra e veja a diferença voce vai me entender.

kevinluis
Veterano
# out/10
· votar


so esqueci de dizer tambem é uma puta mentira essa historia de que pra tocar guitarra precisa começar no violao, é como eu disse antes que so toca sertanejo compra violão e aprende violão, voce vai aprender mais musicas com notas e vai aprender ritmo enquanto na guitarra voce vai aprender mais escalas dedilhados e palhetada alternada que é pra ganhar velocidade e fazer solos.

angus.young1991
Veterano
# out/10
· votar


e acho que se voce so deve comprar um violão se voce so gosta de sertanejo

Sério cara, isso não tem nada a ver.
Eu toco Rock (Led Zeppelin) no violão e odeio sertanejo, e agora?

leticia123
Veterano
# out/10
· votar


eu fui obrigada a começar pelo violão, meu pai falava que TINHA que começar pelo violão ¬¬

não tem nada a ver isso, ao invés de comprar um violão guarda o dinheiro e compra a guitarra

Abs

mendigo_desabrigado
Veterano
# out/10
· votar


em resumo:

RUIM MESMO é não começar :D

qew
Veterano
# out/10 · Editado por: qew
· votar


Já cansei de repetir a mesma coisa aqui.

Quer aprender violão? Compra um violão. Quer aprender guitarra? Compra uma guitarra caralho.

Porque vai comprar um violão ser quer aprender a tocar guitarra? E vice versa.

Não tem nexo isso.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/10
· votar


kevinluis
nossa, você não falou nada com nada kara...desculpa, mas seu post não teve nada de construtivo

violão é apenas para sertanejo ?
e onde entra rocks mais leves como stairway to heaven ?e Tears in heaven ?
fora reggae, levadas de pop rock, arranjos eruditos...nossa kara, voce falou merda, sem maldade...

e aqui não estamos falando em estudo de tecnica, e sim em estudo geral.
você começar da guitarra,pode te deixar mal acostumado. Isso não é geral, é apenas para algumas pessoas..
mas pode acontecer de voce tocar em uma guitarra com cordas 0.9,e quando for pegar uma com cordas 0,10, ou algum violao, voce tocar como uma moça, por não te costume...

Mr. Joe
Veterano
# out/10
· votar


Para começar, eu compraria um violão de aço.
Você pode levar para a escola e "brincar" um pouco lá no intervalo e etc.

Fazer rodinha de violão com os amigos...

Mas enfim, como já disseram, se quiseres guitarra, pegue a guitarra.

Lukz.Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Math14
pessoal tem como diminui o link ?
http://migre.me/

pscb
Veterano
# out/10
· votar


kevinluis
acho que se voce so deve comprar um violão se voce so gosta de sertanejo

De onde tu tirou isso? -_-

Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


ZoSo of Zeppelin

Eu acho melhor começar pelo violão. Estudar a teoria básica com esse instrumento e interagir com ele nos primeiros ensinamentos. Meu professor sempre dizia: - ''O violão é a base dos instrumentos de cordas''. Comece com o violão popular, estude acordes e suas formações e, depois de um tempo, vá para a guitarra, que é o que tu quer. Quando iniciar a guitarra já vai ter base o suficiente para voltar o teu estudo estritamente para a guitarra, e não ficar estudando teorias que tu faria num curso de violão.

Pra finalizar, se quer saber a MINHA OPINIÃO sobre aqueles que começam a tocar direto com guitarra, então eu digo: - Estão fazendo errado.

Pus em negrito e sublinhado de propósito para o pessoal não vir me atacar.

carnisa1
Veterano
# out/10
· votar


tipo, meu amigo disse que sou ruim no violão pois bato as cordas com pouca força, logo na guitarra o som é amplificado então não precisa mesmo "golpear" as cordas, mas na guitarra e começa a palhetar muito forte...

mendigo_desabrigado
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron

antes de tudo, não estou te atacando e nem dizendo por mal, mas é até que interessante discutir isso. :)

Certamente é possível estudar a mesma "teoria" e quase a mesma "pratica" de violão em uma guitarra. O que me impede de tocar os mesmos acordes que eu tocaria em um violão?

o que eu acho simplesmente inutil é se comprar um violão se você quer tocar guitarra...

não é meio que *ah, quero morar em rio grande da serra mas vou morar em salvador pra acostumar com o calor*

entende o que eu quero dizer?

HamsterGuitar
Veterano
# out/10
· votar


Faz guitarra, se você quer ser guitarrista.

kevinluis
Veterano
# out/10
· votar


acho que umas pessoas não entenderao muito o que eu quis dizer com se voce gosta de sertanejo compre um violão, é claro que da pra tocar rock em um violão blues jazz qualquer coisa, mas assim faça um solo em um violão de 18 casas que é a maioria voce consegue faze californication mas nunca seek and destroy, e como voce tera uma boa distorçao pesada em um violão, quando eu disse isso eu ja estava me refirindo mais a distorção e nao so em rock mas sim mais no metal, por isso eu disse do sertanjo ele não usa distorção pesada pra começa voce nem vai precisa de uma pedaleira eu so quis dizer que o violão te da bem menos versatilidade do que uma guitarra.

outro motivo em cordas eu disse isso não bem por esperiencia propria mas pelo que eu percebi pelos amigos depois que eu começei a toca guitarra quase todos os meu amigos começaram a tocar violão e quando foram tocar na minha guitarra tiverão um puta arrependimento do tempo que ficaram sofrendo com os dedos, e as cordas da minha guitarra são 0.10 e senti a diferença com a de violão mas em umas 5 vezes que eu toquei ja me acustumei e foi muito menos dolorido do que começar no violão.

angus.young1991

Eu toco Rock (Led Zeppelin) no violão e odeio sertanejo, e agora?

agora você não pode tocar com um som pesado em musicas do black sabbath, metallica, iron maiden ou seja você não pode tocar metal com distorção o que na minha opniao da uma puta raiva quando alguem que não entende nada de instrumento ve você tocando sem distorção as musicas dessas bandas extremamente bem e diz que você não toca so faz barulho.

Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


mendigo_desabrigado

Pode até ser, cara... mas eu acho que o cara que começa a tocar violão, tem base para tocar qualquer outro instrumento de cordas. Começando por guitarra, tu fica especializado apenas naquele naquilo, ou seja, não tem um conhecimento de instrumentos de uma forma mais abrangente.

Tudo bem querer começar a tocar com guitarra, mas também é só isso que tu vai tocar. Com uma base de, no mínimo, 2 dois anos de violão, estudando o popular e pelo menos uma introdução ao Erudito, tu já tem capacidade técnica, motora e de postura à tocabilidade para tocar tanto guitarra quanto baixo. Só o que restará é tu estudar o instrumento em específico que tu desejas (no caso, a guitarra) para aprender aprender exclusivamente suas técnicas.

Vinícius Iron
Veterano
# out/10
· votar


CORRIGINDO

* ''...tu fica especializado apenas naquilo...''

* Estou ficando gago.

mendigo_desabrigado
Veterano
# out/10
· votar


Vinícius Iron
certamente a base é o que se estuda no violão, porém acho extremamente desmotivante pra um cara que quer tocar guitarra ser meio que "auto-obrigado" a tocar violão. Além do mais, que a base do que se estuda em guitarra é praticamente a mesma da base do que se estuda em violão, com a alteração de algumas técnicas e talvez a maneira de se segurar o instrumento (apoio na perna esquerda e assim vai indo), além da força aplicada para se tocar.

porém repito, apesar das possibilidades diferentes, ainda existe a possibilidade do indivíduo estudar "violão na guitarra".

e de certo modo, o cara que estuda violão erudito também pode vir a ficar "preso" naquilo... mas vai da opinião de cada um, xD

May BA
Veterano
# out/10
· votar


Vou te dar meu exemplo: Todo mundo me falou pra começar no violão, comprei e não tirei uma música pra violão, só tirava riffs de guitarra pq na época só pensava em guitarra, só curtia metal e muito dificilmente gostava daquelas músicas pop, sertaneja ou rock que usavam aquelas bases de violão. Depois de um ano vendí e comprei uma guita que só posso pensar que era uma tonante usada velha e arregaçada mas que me permitiu caminhar por onde eu tinha mais afinidade no início. Hoje até tenho vontade de comprar um violão mas no início pra mim teve que ser uma guita!

Pense primeiro nos sons que você gosta ao comprar seu instrumento!

kevinluis
Veterano
# out/10
· votar


May BA

é bem isso que eu quis dizer so que quase ninguem entendeu concordo totalmente com voce.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a É ruim começar de guitarra?