Corpo em BASSWOOD é bom?

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


É coisa de louco. tão desnecessário de relevar

Nenhum pouco desnecessário. Já tocou em uma guitarra de MDF e depois tocou em uma de madeira maciça para dizer? Parece que não, a diferença é enorme... Na de MDF você nem senti o corpo vibrar, parece guitarrinha do GuitarHero.

SpectrosGuitarman
Veterano
# ago/09
· votar


lg_bemol
Olha, quando o cara ta começando, demora um tempo pro cara sentir as diferenças entre uma guitarra e outra, uma madeira e outra etc etc. Mas a diferença é grande, ainda mais quando se começa a modificar a guitarra. As limitações de uma e de outra acabam ficando evidentes.
Algumas vezes não se trata do grosso do timbre mais sim daquele "algo mais" desse ou aquele modelo.
A basswood não é uma madeira ruim, ao contrário, tem ótimos pontos (a propósito, andei revendo meus conceitos com relação a ela, viu two). Embora eu não seja fã de basswood, é possível conseguir ótimos resulados.

jacksonfive
Veterano
# ago/09
· votar


corpo em basswoad é otimo

Gilbertinho
Veterano
# ago/12
· votar


minha guitarra é uma Stratocaster da marca Lauren...mas nem sei a madeira acho q é basswood por ela ser barata já tem uns 7 anos ela rs
se alguem conhecer e puder me informar a madeira...

to querendo compra uma guitarra mas nao tenho a mínima ideia de qual...to começando a ve q tds modelos sao bons e só tem diferentes caracteristicas e agora pra escolhe hehe

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


dalhe couveiro !!!



nunca ouvi falar dessa marca...e no caso dessa tanto faz a madeira pq ela é de baixissimo custo e provavelmente será bem ruimzinha...

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


davidevh
dalhe couveiro !!!

Couveiro é o cara que vende couve?

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


Couveiro é o cara que vende couve?
Exatamente ! um cara que trabalha no cemita e planta couve!

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Gilbertinho
o basswood é uma madeira barata, mas nao necessariamente é uma madeira ruim...pelo contrario, é uma otima madeira pra corpo, quando bem selecionada...existem diversos tipos de basswoods...normalmente guitarras de baixo custo utilizam essa madeira...é melhor q compensado, claro!
mas olha só...eu tive uma condor rx30...era de basswood, raspei ela pra fazer umas "experiencias" e vi q era compensado! ou a condor mentiu, ou era "compensado de basswood" rs...de qualquer forma, era mentira!
nao acho q isso seja uma pratica comum das marcas, mas de qualquer forma, essas mentiras existem!

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


o basswood é uma madeira barata
o que eu acho estranho no basswood é como ela tem "baixo" volume desplugada...é impressionante.

As minhas outras guitarras 1 de marupá e 1 de alder , parecem violões perto dela, qdo desplugadas...

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


davidevh
Já reparei isso também. Mas em uma guitarra sim e a outra não. Tipo, a minha Gibson tem um som até alto para uma guita desplugada. Talvez seja o chambering, sei lá...A minha Squier Tele deluxe também. Já uma condorzinha minha, soa bem baixinho . Já a Memphis Les Paul também soa bem alto é bem pesada. Acho que o basswood da MLP100 é um basswood sólido e o da Condor é laminado. Mas isso é só uma suposição.

karbono14
Veterano
# ago/12 · Editado por: karbono14
· votar


...

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Led Zé
bem lembrado...a camara acustica talvez tenha função nisso (embora eu nao consiga achar uma razão muito logica)...mas eu tenho uma les paul em mogno com tampo em maple e sem camara acustica e ela soa bem alto desplugada...é até um saco gravar com microfone pq se tiver mto baixo aparece tudo o som dela "desplugada" kkk
acho q isso tudo é caracteristica das madeiras mesmo...ja testei uma JEM em basswood e era mesmo bem baixo o som desplugada!

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Nunca fiz churrasco queimando basswood, pode ser que preste, qualquer hora experimento porque tenho um corpo de Ibanez aqui em casa dando sopa...

Brincadeira pessoal, na verdade eu não gosto dessa madeira, mais porque não combina muito com o estilo de som que eu curto, rock clássico...

Mas tem guitarras boas e caras feitas com essa madeira

http://www.amazon.com/Ibanez-JS20TH-Satriani-Anniversary-Signature/dp/ B001R2HWEW/ref=sr_1_fkmr0_3?ie=UTF8&qid=1344288557&sr=8-3-fkmr0&keywor ds=ibanez+joe+satriani+silver+surfer+js20s+tribute+guitar

Mas em regra é coisa de fritador rsrsrsrs

EwertonGuilt
Veterano
# set/12
· votar


pow vejo muita gente dizendo que Basswood não presta, e discrimina só por que é facil de ser encontrada e de facil reflorestamento, so um toque pro amigo q fez a pergunta ai: Vc curte John Petrucci?? Stev Vai??? Joe Satrianni??? pois é....a guitarra Signature deles é Basswood e braço em Maple e Rosewood....agora olha o "somzão" das guitarras...
estou dizendo oque o Luthier que mexe nos meus instrumentos falou, a unica diferença de uma madeira pra outra é timbre nada alem disso, coisa q só poderá ser notado com muito tempo tocando e conhecendo os instrumentos.
- sei q tem ums q vão dizer aaa mais madeira "tal" tem mais sustain bla bla bla....nada disso amigo, meu Luthier disse q o sustain depende do temp oq a madeira foi tratada, quanto mais ressecada a madeira maior o poder de vibração, e não queira q sua guitarra de madeira "verde" tenha o mesmo sustain de uma madeira q 6 meses secando todo dia ao sol...

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


EwertonGuilt

Esquenata não, rapaz. Isso é uma discussão eterna, essa história do basswood.

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


EwertonGuilt

E o Bahia mesmo fala que não interessam os componentes da guitarra quanto aos materiais e sim o conjunto do instrumento, que ou é bom ou não.

Eu mesmo já condenei o basswood (mas era muito novato ainda), mas vou fazer uma nova experiência montando uma frankenstrat com um corpo dessa madeira que eu tenho guardado aqui...

Não sei o que vai dar, mas depois eu conto pra vocês. Já encomendei o escudo no Malagoli e a guitarra vai ter uma configuração bem diferente, corpo de basswood, braço e escala de maple, captadores P90 Gibson e um single Malagoli custom no meio. Vai ter uma ponte tremolo vintage travada com mais molas e tarrachas Fender.

Como eu disse não dá para prever o resultado, mas tenho um palpite de que ruim não vai ficar...

Quanto ao basswood, como eu já falei, tem guitarras Top com corpos dessa madeira, como as Ibanez, EVH e Godin. Se fosse ruim, os caras nem usavam. Só não sei se serve para todo estilo de guitarra, tipo, Les Paul de basswood seria o fim...

MMJr
Veterano
# set/12
· votar


EwertonGuilt

Basswood e bom sim, sem problemas....

Vc curte John Petrucci?? Stev Vai??? Joe Satrianni??? pois é....a guitarra Signature deles é Basswood e braço em Maple e Rosewood....agora olha o "somzão" das guitarras...

As guitarras "Signature" que sao vendidas em lojas nao sao as mesmas que os assinantes tocam.......Isso e apenas marketing entre o patrocinador e o patrocinado...

Valeu....

Drinho
Veterano
# set/12
· votar


Sou fã do basswood

SpectrosGuitarman
Veterano
# set/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


meu Deus do céu, alguem fecha esse tópico, nunca vi eu falar tanta merda num topico só
kkkkkkkk

[edit:]
a tele que eu fiz é de basswood, a madeira é muito facil de se trabalhar, lixar, furar, cortar, mas chupa mais seladora do que puta da paulista. Mesmo assim consegui deixar com uma camada bem fina de pintura e acabamento a base de nitrocelulose.

A guitarra ficou linda e com um som maneiro. Ainda tenho que finalizar uns detalhes.
tem um topico da construção dela ae e mais detalhes no face.

Assim que passar as datas da banda eu faço um reviewzao dela.

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


SpectrosGuitarman
puta da paulista
Foram pra lá depois que os modinhas começaram a frequentar a Augusta??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quero ver essa guita aí, mano!!!
Abç

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Tenho uma Telecaster Fender 52 reissue em swamp ash, corte da madeira em quarter swan, 1 peça (sem emenda nenhuma) e uma Squier Deluxe em basswood, gosto das duas igual !!! A primeira é um icone da Fender a segunda é feita na Indonésia, é Squier, é basswood, e saibam que é muito legal, tem um puta som e me agrada demais.

ALF is back
Veterano
# mar/13
· votar


Fabio Rolim
daora cara! basswood é mto legal!
abç

vintagentleman
Veterano
# abr/13
· votar


Galera,

Em setembro do ano passado eu dizia

Eu mesmo já condenei o basswood (mas era muito novato ainda), mas vou fazer uma nova experiência montando uma frankenstrat com um corpo dessa madeira que eu tenho guardado aqui...

Não sei o que vai dar, mas depois eu conto pra vocês. Já encomendei o escudo no Malagoli e a guitarra vai ter uma configuração bem diferente, corpo de basswood, braço e escala de maple, captadores P90 Gibson e um single Malagoli custom no meio. Vai ter uma ponte tremolo vintage travada com mais molas e tarrachas Fender.

Como eu disse não dá para prever o resultado, mas tenho um palpite de que ruim não vai ficar...


Pois bem, a guitarra ficou assim

http://imageshack.us/photo/my-images/820/guitanova.jpg/

e é ótima. Mesmo. Ela tem um som clássico, sustain prolongado, som rico em médios e agudos, mas sem ser irritante. Os P-90 Gibson soam muito bem no corpo de basswood. Preciso apenas melhorar (trocar) as molinhas dos saddles. E as tarrachas são Sperzel com travas e não Fender...

O acabamento ficou razoável. Mas estou muito orgulhoso do meu trabalho. É a minha única guitarra com escala branca, e das quatro que eu tenho, é a segunda que eu mais gosto. Realmente basswood é muito boa.

Abraços

Pepe Le P
Veterano
# abr/13
· votar


Certamente muita gente já deve ter postado isso, mas não custa repetir:

Não da pra dizer se uma madeira é "boa". Além do critério subjetivo, estamos lidando com um material altamente variável, que está sujeito a influência de diversas variáveis como tempo e qualidade de secagem, tipo de corte, etc.

Sendo assim pode ter mogno "bom" e mogno "ruim" assim como pode ter basswood "excelente" ou "péssimo", e assim por diante. Tudo vai depender das variáveis citadas acima (entre outras) e do gosto da pessoa.

Isso pra nem entrar no mérito que quanto que a madeira influencia timbre e o escambau...

vintagentleman
Veterano
# abr/13
· votar


Pepe Le P

O importante é dizer seguramente que há excelentes guitarras com corpo de basswood, que provavelmente, foram bem trabalhadas em relação à secagem, corte etc.

Pepe Le P
Veterano
# abr/13
· votar


vintagentleman
Com certeza...

Eu gosto bastante dessa combinação de bassword + Guthrie Govan



be5
Veterano
# abr/13 · Editado por: be5
· votar


Nego fala mal do basswood, chega a dar nojo de gente que não conhece e fala asneira. E não to defendendo pq tenho em casa não, até pq não tenho nenhuma guitarra de basswood. Simples, fiz um curso de lutheria e aprendi que QUALQUER MADEIRA SOLIDA É BOA NA CONSTRUÇÃO DE UM CORPO, O QUE VAI DIFERENCIAR UM CORPO BOM DE UM RUIM É O CUIDADO E TRATAMENTO DA MADEIRA (claro, resguardando as devidas frequencias naturais e tonais de cada madeira. Ex: um bom corpo de cedro não vai ter o mesmo som de um bom corpo de ash, e vice e versa). Se o basswood estivesse em extinção, era a madeira dos sonhos de todo o guitarrista. Agora, como tem em abundancia, nego desmerece. Mas é assim com td, não é só com madeira não.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Já tive 3 guitarras em basswood:

- Washburn KC-630
- Ibanez RG 370DX
- Fender Strat Standard MIJ

Sinceramente, não me lembro de ter me queixado do timbre de alguma delas por conta do corpo em Basswood. Só achava meio "xoxo" o som da Washburn, mas acho que era por causa do tipo da construção que não favorecia muito. As outras duas, putz...não tenho uma vírgula pra reclamar.

Lembrando que todas elas tinham escala em Rosewood. As características tonais poderiam ser totalmente diferentes se a madeira da escala fosse outra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corpo em BASSWOOD é bom?