Corpo em BASSWOOD é bom?

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/09
· votar


two
mas isto é obvio. Eu só falei assim pois muita gente compara ela com o mogno como se fosse uma cópia exata.

two
Veterano
# fev/09
· votar


SpectrosGuitarman
Ok, colega......

Praxis
Veterano
# fev/09
· votar


Tava vendo acho que a maioria das prestigie da Ibanez serie S são em mogno, por isso achava que a do Satch era em mogno, mas não é. Vale resaltar que geralmente o corpo dessas Serie S nao sao na maioria uma peça unica em mogno, muita gente nao sabe disso.
Eu particularmente gosto de guitarras em mogno, um exemplo é o proprio Satriani, nunca gostei do timbre da guitarra dele, e ja toquei em uma e tb nao curti(só recentemente descobri que nao é em mogno). A propria jem do Vai tb não me atrai, gosto mais do timbre de uma Gibson. Isso é totalmente pessoal. Alias neste caso não só a madeira influencia, pq estamos falando de guitarra com Floyd e outra sem... a primeira vez que toquei em uma Gibson foi num dueto que fiz numa aula de guitarra, eu com uma Gibson e meu prof com uma Kramer da decada de 80... e a Gibson engoliu o som dele sem eu fazer o menor esforço, desde então virei fan de Gibson, melhor guitarra do mundo, junto é claro com as prs. Viajei no topico! LOL! Mas resumidamente, é questão pessoal, uma basswood pode ser melhor que qualquer outra madeira, desde que seu ouvido GOSTE de sua sonoridade.

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/09
· votar


Kramer da decada de 80

eu quero!!! me da, me dá!!!!

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


Galera...
Lendo um site gringo sobre madeiras usadas em guitarras...
Tinha 2 ou 3 "experts" que denominaram o timbre produzido pela Basswood entre o do Alder e do Mogno....E apontando como uma vantagem a levesa(kg)....Outra coisa que eu achei interessante foi a classificacao da madeira que tem TOM...Resumindo.. voce pode pegar madeira de dois pinheiros da mesma especie, por exemplo, que cresceram um do lado do outro e um deles pode nao "ter Tom"....e, do pinheiro que tiver TOM, partes diferentes do tronco vao produzir Tons diferentes.... E logico para perceber as diferencas a pessoa tem que ter um ouvido agucadissimo...

Valeu...

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


é a madeira mais popular que tem, usada tanto nas guitarras de 200 reais como em algumas ibanez. Baixo custo

ignacho
Veterano
# mar/09
· votar


MMJr

Galera...
Lendo um site gringo sobre madeiras usadas em guitarras...
Tinha 2 ou 3 "experts" que denominaram o timbre produzido pela Basswood entre o do Alder e do Mogno....E apontando como uma vantagem a levesa(kg)....Outra coisa que eu achei interessante foi a classificacao da madeira que tem TOM...Resumindo.. voce pode pegar madeira de dois pinheiros da mesma especie, por exemplo, que cresceram um do lado do outro e um deles pode nao "ter Tom"....e, do pinheiro que tiver TOM, partes diferentes do tronco vao produzir Tons diferentes.... E logico para perceber as diferencas a pessoa tem que ter um ouvido agucadissimo...


O que é TOM?

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# mar/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
· votar



O que é TOM?



Tune-o-Matic hehehe

MMJr
Veterano
# mar/09 · Editado por: MMJr
· votar


Em Ingles as madeiras usadas em instrumentos musicais sao chamadas the "Tonewood".. Eu traduzi tone como tom - grau de abaixamento ou elevação de voz; som quanto à sua gravidade ou acuidade...
A madeira nao canta...a madeira ressoa...E o ressoar da madeira pode ter diferentes toms.....


Que viajem essa parada.. nao???

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


MMJr
muita erva pra cabeça brow

MMJr
Veterano
# mar/09
· votar


SpectrosGuitarman...

So madeira....

faski
Veterano
# mar/09
· votar


eu acho muito bom basswood

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


MMJr
sóóóóóóóóóóóóó

Zero Zen
Veterano
# mar/09
· votar


Se o Basswood não é bom, o Eddie Van Halen é um imbecil, que não entende nada de guitarra e de bons timbres, pois a EVH Wolfgang tem o corpo de Basswood com top de Maple.

Vejam:

http://guitars.musiciansfriend.com/product/EVH-Wolfgang-Electric-Guita r?sku=527909

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


Zero Zen
isso se chama merchandising meu amigo. Vc sinceramente acha que o mestre Eddie Van Halen, que poderia ter a guitarra que quisesse, inclusive as strato do Hendrix, e o cara cujo a réplica de sua frankstein custa 25mil doletas vai usar uma guitarra barata feita de basswood?
Ele precisa vender né?!
E até onde sei, guitarras autorizadas pelo próprio Van Halen e que o projeto foi inclusive boa parte desenvolvido por ele são as fender custom shop feitas pelo Chip Ellis (que são essas de US$ 25mil).

A eagle também lançou um modelo de basswood com a pintura da frankstein, não sei se foi autorizado nem se ainda estão a venda, mas tem uns videos no youtube de teste dela

Zero Zen
Veterano
# mar/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


SpectrosGuitarman

Vc sinceramente acha que o mestre Eddie Van Halen, que poderia ter a guitarra que quisesse, inclusive as strato do Hendrix, e o cara cujo a réplica de sua frankstein custa 25mil doletas vai usar uma guitarra barata feita de basswood?

Claro que ele vai usar as suas Wolfgangs!

Guitarra barata ?

Não diga isso ! Te informa melhor, pois uma EVH Wolfgang custa cerca de U$ 3.000,00

Claro que o Ed pode usar a guitarra que ele quiser, mas não compare nenhuma com as réplicas da Frankenstein, que são instrumentos para colecionadores. E só !

Aproveite o teu tempo livre e leia sobre o desenvolvimento da Wolfgang neste site:

http://www.evhgear.com/wolfgang/timeline.php

Você vai ler entre outras coisas...ISSO:

5.27.06
Eddie says the guitar feels great but doesn't sound right. He specifies a basswood body with a maple top.

6.7.06
Ellis completes Wolfgang number two, sans paint and binding at Eddie's request to save time.


Mais. Você vai descobrir que o Chip Ellis estava envolvido no desenvolvimento da Wolfgang, desde sempre. (Segundo seus critérios, este competentíssimo profissional agora trabalha em guitarras baratas. hehehehe)

E até onde sei, guitarras autorizadas pelo próprio Van Halen e que o projeto foi inclusive boa parte desenvolvido por ele são as fender custom shop feitas pelo Chip Ellis (que são essas de US$ 25mil).

Você tá desinformado ! Dá uma olhada no link aí de cima, que compreende só gear usado pelo Ed Van Halen. Todos os projetos, guitarras, amps e pedais são autorizados e construídos conforme as especificações dele. Claro que é comércio, mas uma réplica da Frankestein por 25k também é. Difere apenas no público alvo. As mais "baratas" são para usar e as mais caras, para guardar ! (www.evhgear.com)

T+

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


Zero Zen
Você tá desinformado !
não nego isso, vou dar uma pesquisada, valeu

two
Veterano
# mar/09
· votar


SpectrosGuitarman
Claro que ele usa a guitarra em Basswood, pois se o cara vai desenvolver um modelo signature ele pode fazer como ele quizer inclusive pode opinar se os modelos que sairam para venda ao publico serão iguais aos modelos usados por ele mesmo. e no caso das EVH ele poderia muito bem escolher o corpo em mogno, mas não, ele preferiu o Basswood pelas caracteristicas tonais da madeira e pelo peso da mesma.

A grosso modo, não existe madeira ruim, existe madeira usada de modo errado. Eu particularmente não gosto dos corpos em mogno, prefiro os em Ash ou em basswood, mas é gosto, quer dizer que o mogno e ruim, de forma alguma, só não me satisfaz em questão do timbre que eu procuro.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


two

modelos que sairam para venda ao publico serão iguais aos modelos usados por ele mesmo

Eu não teria tanta certeza disso. A unica guitarra signature realmente fiel é a Fender Eric Johnson, porque o cara é tao rigoroso que se torna um chato. Ele testa todas, não é só uma assinatura no headstock. Sou incondicionalmente fã do EVH mas quanto suas guitarras de basswood? Pra mim é como se fosse as Ephiphone Slash.
Agora não é diminuindo o basswood (até porque a frankstein é feita do que chamamos de compensado aqui no Brasil, só que um compensado bem feito), ele utilizado em núcleos com top em alder, ash ou mesmo maple, pode dar uma mistura bem interessante.

two
Veterano
# mar/09
· votar


até porque a frankstein é feita do que chamamos de compensado aqui no Brasil, só que um compensado bem feito),
Onde vc viu isso????
A Frank era feita em Ash, pelo menos é o que a história diz

two
Veterano
# mar/09
· votar


SpectrosGuitarman
Que preconceito. Quando ele começou, te garanto que tinha muita gente que se olhasse para a guitarra dele, não dava nada para ela, no entanto o timbre dele era fenomenal.

E quando o Satriani, guitarras em Basswood.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


two
exatamente por isso que eu acho o cara um genio. a guitarra dele é o que nós brasileiros chamariamos de lixo. E a frank original é de plywood, um compensado turbinado, todas as pranchas de madeira são coladas com os veios na mesma direção, e vc turbina o timbre porque pode colocar uma prancha de cada madeira, algumas Krammer, Charvel e Dean são assim. Da uma olhada, não sei se tem traduzido

Materia sobre plywood no wikipedia

você esta me interpretando mal, eu não estou em momento nenhum criticando o mestre EVH, nem suas guitarras e nem o basswood. Mas esse lance de endorsers e equipamentos signature é bem complicado.

two
Veterano
# mar/09 · Editado por: two
· votar


SpectrosGuitarman
Então veja esta matéria tb do Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eddie_Van_Halen
Olhe o material usado nas guitarras.

em lugar nenhum diz que ele usou um corpo de plywood

Dê uma olhada no que o próprio Eddie fala sobre as novas guitarras.
http://halen.com/evh/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


SpectrosGuitarman
Cara, não existe "compensado turbinado". Existe compensado, material ruim per se, nada mais.
Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
oloco, se você colocar uma prancha de mogno, uma de maple, uma de cedro e ir mesclando, o resultado final vai ser uma madeira turbinada. Plywood é uma solução bem bacana, só que compensado brasileiro não presta, não estou considerando o que vendem por aqui. Apenas colagem bem feita, bem prensada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


SpectrosGuitarman
Cara, isso que vc se referiu NÃO é compensado (ou Plywood ou Laminated, em inglês), mas colagens simplesmente, e há um limite para isso, geralmente 3 peças na horizontal (usam-se comumente 2).
Entendeu?
Abç

two
Veterano
# mar/09
· votar


mogno, uma de maple, uma de cedro e ir mesclando
Então vou fazer um aglomerado de mogno, maple, cedro, ash, alder e vou ficar com a guitarra com um timbre dos sonhos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


two
Pois é... Isso não existe!
Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/09
· votar


E o bambu?

[/$ilvio $antos]

lg_bemol
Veterano
# ago/09
· votar


pow mas eu concordo com o blue jazz q só um ouvido treinadíssimo distinguiria a diferença de timbre de madeira na hora do bleim bleim bleim. É coisa de louco. tão desnecessário de relevar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corpo em BASSWOOD é bom?