palhetada alternada usar ou não usar eis a questão.

Autor Mensagem
SevenTool07
Veterano
# set/10
· votar


O negócio é você arranjar um bom professor pra poder corrigir a sua palhetada. Passei anos tentando arranjar um jeito de palhetar de forma mais precisa e limpa e só aprendi depois de ver uma vídeo-aula do kiko loureiro. A forma dele palhetar é meio estranha mas depois de um tempo passa a ser natural. Dá uma olhada.

elyts
Veterano
# set/10
· votar


Cara eu curto um bocado a alternada, mas se tu não curte, então não treina...não tem para que...

FranciscoSalema
Veterano
# set/10 · Editado por: FranciscoSalema
· votar


Quando toca sai bom som?
Sentese bem tocando sem fazer alternada?

Entao para que treinar a alternada em vez de aperfeiçoar outras tecnicas?

Toca masé o que te faz sentir bem e o resto nao interessa

AB-JDR-94HI
Veterano
# set/10
· votar


FranciscoSalema
assim que penso cara... tem de estudar pq gostas e não ficar encima da guitarra a força!

StratoBlues
Veterano
# set/10 · Editado por: StratoBlues
· votar


AB-JDR-94HI

Sei não mano, acho que é uma boa desenvolver a técnica de palhetada alternada, na minha opinião, é muito confortável e simples.

Sobre o quesito dor, acho que você deveria procurar um professor que lhe passasse jeitos diferentes de segurar a palheta, ou talvez corrigir algum vício que você mesmo não esteja vendo.

Também pode ser algo relacionado a saúde, após a visita o professor ou não, talvez você devesse consultar algum médico... Não sei, só acho que é uma boa você dar uma olhada nisso aí em vez de simplesmente "desistir" da técnica.

Acho que seu desgosto pela prática da técnica é mais ocasionado pela dor e desconforto na aplicação do que própriamente má vontade.

Ah, e você também deve desenvolver seu estilo próprio, e se a palhetada alternada não se encaixa nele, que seja, mas não desista sem entender o que você vai perder musicalmente e tecnicamente, e não desista sem tentar reparar isso.

A música não é uma ciência exata no qual existe uma verdade única. Você deve encontrar o seu som, do jeito mais confortável que você puder. Que seja confortável as mãos, e o principal, aos ouvidos.

Abç

AB-JDR-94HI
Veterano
# set/10
· votar


StratoBlues
aqui não tem professor e eu já tentei quase tudo!
mais vou continuar...
mesmo que não use só é treinar menos uns 20min por dia.... as outras treino 1h ou mais...
vou começar amanham uma nova rotina...
mais ligados e menos de alternada...
questão de conforto mesmo... comprei até outrs encordoamentos mais leves pra testar se não é por isso... eu uso 010 na lp de um mano aqui com 009 eu tive mais facilidade de palhetar....

Giggs
Veterano
# set/10
· votar


Son Volt

Até certo ponto concordo com vc. Mas acho que isso também pode ser usado como uma " desculpa " pra não aprender palhetada alternada, mesmo concordando que velocidade não é nem de longe a coisa mais importante a se aprender...

Não to dizendo que VC não domina essa técnica, mas sim que outras pessoas podem de repente ver o que vc postou, ou pensar da mesma maneira que vc e tipo se acomodar com a situação de não saber a palhetada e deixar por isso mesmo.

Como eu ja tinha dito no posto anterior, eu mesmo não uso palhetada alternada, mas to treinando bastante e não vou ficar satisfeito enquanto não aprender.

Efim, acho que aprender técnicas novas nunca é demais e acho que só tem a acrescentar e deixar um guitarrista mais completo, ou seja, por que não aprender a palhetada alternada ?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


O negócio é o seguinte. Eu acho que hoje o guitarrista moderno tem que aprender a executar bem PELO MENOS as coisas básicas da guitarra:

- Entonação (bends e vibratos)
- Palhetada (Tanto sweep qt alternada, e isso inclui tb saber tocar ritmos e abafar as cordas que não estão sendo usadas, desenvolver a pegada, articulação entre mão esquerda e direita => que por sua vez te força a aprender a fazer uma boa digitação no braço)
- Ligados (além de td melhoram a digitação no braço, o que ajuda na coordenação anteriormente citada...... +>era bom rolar uns taps do EVH tb hehehe...)
- Usar os equipamentos (regulagem de som, efeitos, etc)

Qd eu disse executar bem, n quer dizer que o cara tenha que tocar semi-colcheias a 180bpm. Qd eu falo tocar bem, eu tow falando em tocar LIMPO e no TEMPO, tirando um bom som.

O cara que quer ser artista, fazer só o próprio som pode se dar ao luxo de fazer o que ele quiser depois com a sua música (Por acaso o Van Halen tá preocupado em aprender a palhetar que nem o Morse? eu acho q não! E nem o Morse quer ser o VH...).

Mas enquanto isso n vira realidade o cara vai ter q ir tocando em bandas pra ganhar o pão, pegar trabalhos diversos, gravar e sei lá o que + tb. Nessas horas, é bom ser um músico versátil, dominar alguns estilos diferentes e técnicas. Lembrem-se que VH e Morse eram músicos versáteis tecnicamente para sua época, antes da fama. O JPage era músico de estúdio.... por aí vai).

Se o objetivo do cara é tocar por prazer somente, blz. Mas ele tem que entender que se ele quiser um dia por ex. tocar um Dream Theater da vida ele vai ter que aprender a palhetar não só limpo, como tb muito rápido. Se ele tiver vontade de tocar numa banda disso então(tocar no quarto é uma coisa, na rua é outra...).

Ou seja, dependendo do objetivo, o cara vai ter que priorizar o estudo dessas técnicas, com o objetivo de executá-las em um alto nível de performance.

Mury
Veterano
# set/10
· votar


cara, nao se usa o pulso pra palhetad alternada, por isso que dói OO

vai acabar te dando um problema nos tendões.
pra palhetada alternada vc usa a técnica do polegar, vc dobra e desdobra o ossinho.
Se vc perceber nenhum dos gutarristas como malmsteen, kiko, andy, vai e esses caras fera mexem o pulso pra alternadas. oO

Kold
Veterano
# set/10 · Editado por: Kold
· votar


Nao tenho dificuldade vai fluindo,cada um eh melhor pra uma coisa,outros para outra nao desanima nao!

AB-JDR-94HI
Veterano
# set/10
· votar


bom galera... vou continuar exercitando a danada... só que um pouco menos pra dar uma evoluida a mais nas tecnicas que tenho mais facilidade pra desenvolver!
pois ainda não me fez muita falta esses dias... tava dando pra tocar quase tudo de boa nos ligados...

SlasherFan
Veterano
# set/10 · Editado por: SlasherFan
· votar


pois é cara isso vem do seu amadurecimento e instinto

no início eu odiava palheta (sério eu não usava) eu simplesmente solava com o dedão, ficava uma merda mas fazer o que eu odiava palheta, até que chegou um dia que eu tava tocando, fui peguei minha palheta no armário e começei a usar e treinar porque no fundo eu sabia que eu precisava

ou seja não force a palhetada deixe a fluir jovem padawan, uma hora ela ira ao seu caminho

erick_guitar
Veterano
# set/10 · Editado por: erick_guitar
· votar


isso vai me tornar um guitarrista muito incompleto na opinião de vcs?

Na minha humilde opinião sim, mas não ''muito'', se está falando de guitarrista completo o mesmo é aquele que domina todas as técnicas ou pelo menos conhece e usa boa parte delas.

Portanto a minha humilde dica é que você procure treinar ela sim porque um dia eu tenho certeza que pode precisar, no começo é dificil mesmo, um exemplo é quando somos iniciantes e vamos aprender pestanas, no começo parece algo impossivel, mas com o tempo e treino se torna algo normal.

hj resolvi abadonar a malvada e me dedicar mais as outras tecnicas que tenho mais facilidade;ligados,tapping,sweep...

Eu cho que o mais importante é aprimorar e treinar aquilo que nós ainda não conseguimos do que aquilo que ja temos segurança e fazemos com facilidade, isso se chama aprender!

Iommi Young
Veterano
# set/10
· votar


Acho importante você saber um poucode tudo, pra sempre que precisar, você não ficar limitado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a palhetada alternada usar ou não usar eis a questão.