Perguntas de iniciante

Autor Mensagem
pscb
Veterano
# ago/10 · Editado por: pscb
· votar


Bruno 107

Investir em instrumento musical exige paciência para juntar dinheiro. Quando eu não entendia muita coisa, eu não sabia que cabos bons eram fundamentais (paguei mais de R$180,00 só em cabos até agora), também não sabia que captadores, tarraxas e ponte poderiam ter marcas diferentes das da guitarra, não sabia diferenciar captador single de humbucker...

Por fim, pensava que com uns R$1000,00 eu compraria todo o equipamento. Hoje, vejo que com R$1000,00 eu mal consigo um amplificador pequeno pra usar em casa, que mal consigo três pedais de bom nível e só a guitarra já custa algumas vezes mais do que isso se tiver peças e madeira de qualidade.

Como falaram, com R$300,00 tu compra um violão razoável (violão de fábrica bom mesmo não existe no Brasil, segundo inúmeras opiniões de renomados violonistas, mas um Eagle DH-69 pode quebrar teu galho por um tempo).

Meu próximo violão vai custar mais do que a minha guitarra, mas ainda assim será mais barato do que a soma de guitarra, amplificador, pedais, cabos.

Enfim, guitarra sai caro. Mesmo que se formos considerar uma guitarra tipo a bem falada Condor CLP2S (R$1000,00) e um amplificador valvulado pequeno tipo o Acedo 276 com 8 polegadas (R$700,00) e um cabo bom, estamos falando de algo próximo a R$1800,00. Nesse caso, o amp já tem drive e evita pedais por um tempo.

Esse tópico pode te ajudar a entender cada parte de uma guitarra e, então, tomar uma decisão melhor:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851

jeffe rhcp
Veterano
# ago/10
· votar


olha cara , se vc começar com violão vai ser mais facil , tocar com a guitarra depois , que dai voçe vai ter mais força nos dedos e mais pegada , sobre a guitarra recomendaria pegar uma memphis ao ives da condor , a condor perde para a memphis, mais tambem com r$ 300,00 vai querer o que de mais melhor , se voce for comprar uma fender ou uma guibson voçe vai pagar uns 7 mil pra cima ..

Bruno 107
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bruno 107
· votar


Costa 85
eu sei q violão ia ser melhor agora mas kra tipo prefiro mtu 100000x a guitarra.eu sei q precisa de dinheiro mas infelizmente naci pobre e so tenho 14 anos..se pelo menos tivesse 16 conseguia um estagio ou uma coisa assim desse tipo

jeffe rhcp
olha to com um violão emprestado queria saber se tem exercicios para se prepara para a guitar kkk (o violão so peguei para aprender alguns arcodes mas ja vou devolver para ele)

o q me deixa triste e ter q adiar tocar guitarra por causa dissu "dinheiro" e so pegar uma guitar quando tiver um trampo...então se mandar meu pai compra um violão agora muito provalvem q dps ele num comra uma guitar para mim e so issu quando tiver um trampo e ter dinheiro para comprar...

Galattico
Veterano
# ago/10
· votar


cara voce treina quanto tempo? no comeco oque voce vai ver na guitarra vai ser quase a mesma coisa que voce vai ver no violao!! eu ja fiz aula de violao, ai com o tempo eu fui me interesando por guitarra e agora to na guitarra.

na nao se iluda se voce pega no violao ´para treinar 5 minutos na guitarra depois de 2 meses nao vai ser tao diferente, ainda mais no comeco! ja quando o nivel for outro, tera uma grande diferenca! mais por inquanto me parece que voce esta aprendendo a fazer acordes, escalas etc , estou certo?
nao e porque voce vai pegar uma guitarra que voce vai sair solando eruption!!

e esse negocio de strato, depois se voce quiser um som mais forte e com mais ataque voce coloca um captador humbucker em formato de single e ja era!!

Emogotic
Veterano
# ago/10 · Editado por: Emogotic
· votar


O que os colegas disseram acima tem total sentido. Mesmo assim eu só comecei primeiro no violão porque eu não tinha nenhum $$$ para comprar uma guitarra mesmo que fosse a mais baratinha, pois se na época eu tivesse condição de comprar uma guita e um amplizinho, eu iria era de guita mesmo.

Jube
Veterano
# ago/10
· votar


Derrepente com 300 pila voce compra uma guitarra nova, se nao tiver como comprar o amplificador já, um software simulador pode quebra um galho pra voce, arranja um adaptador ou um cabo p10/p2 e manda a ver!

patudodi
Veterano
# ago/10
· votar


1-Vai ter algum problema aprender a parti da guitarra?sem ter tocado violão?(sei q no violão eu ia ganhar mais resistência e outras coisas ...mas minha pergunta mesmo e q vai atrapalhar minha aprendizagem de guitarra ou não?)

As pessoas dizem que é bom aprender violão antes de aprender qualquer outra coisa porque é facil pegar a questao de ritmo, e já começa a pegar acordes, mas isso é algo que da pra fazer na guitarra, se vc tiver paciencia de ficar só nos acordes por algum tempo nao tem problema nenhum.

2Qual guitarra para começar?obs:tenho 300,00R$ para comprar

É dificil encontrar algo nessa faixa de preço.

3é necessario compra pedal de efeito?obs:eu quero tocar no estilo rock

A maioria dos Amps já vem com distorção, o básico do rock, mas se vc não puder não faz mal, eu por burrice comprei o meu amp sem distorção, eu fiquei bem mal, mas hoje eu vejo que não faz tudo isso de diferença, apenas motiva um poco mais.
4-é necesario mesmo levar para o luthier dps de compra minha guitarra?
obs:to sem dinheiro e queria levar ele dps quando tivesse..

Eu não levei e nao vejo diferença...

5-Qual melhor para compra minha 1° guitarra,Sta efigenia ou tedeodorio sampaio?

Eu realmente não entendi essa pergunta mas bastante gente já te respondeu essa

6-para começar é melhor compra uma guitarra nova ou usada?

Olha cara de preferencia uma nova, é sua primeira guitarra, se vc for pra frente vc vai querer que ela fique inteira por bastante tempo, pelo visto vc tem "apertos" com dinheiro então é melhor que ela dure bastante, e não da pra garantir isso comprando uma guitarra usada

7-Como devo saber se a guitarra ta em bom estado ou o vendedor estar me enrolando ja q num conheço q toca guitarra e como falei so iniciante... então devo ser mtu facil de ser enrolado...

Não sei isso até hoje, me deram uma facada em cima de um pedal esses dias Haha :D (350 reais numa distorção)(maldita carga tributária)
Mas uma boa dica é vc ir um dia na loja, escolher tudo, ver o que o cara diz, voltar pra casa e pesquisar sobre.Mas normalmente vc soh é capaz de dizer se algo é bom ou não com experiencia propria, mas já te dá uma guia.

8-Que dicas vcs dão para um iniciante q ta começando agora?

1- Faça muitos exercicios, eles sao muito importantes.
2- Aproveite a " motivação de iniciante", ela dura por 1 mes mais ou menos, e vc treina muito enquanto ela dura, quando ela acabar procure ver videos, achar um idolo, desbravar o mundo musical!
3- Treine de tudo um pouco, mas sempre respeitando o que voce gosta, voce nunca se dá bem com músicas que não gosta.
4- Teoria faz bem, e muito.
5- Nunca deixe uma pergunta sem resposta, isso é inadmissível em plena era da informação!

patudodi
Veterano
# ago/10
· votar


Áhh =D
Vo tomar um banho depois de toda essa faladeira, me empolguei
HAUhauahuahau

pscb
Veterano
# ago/10
· votar


Bruno 107

O que eu acho problemático em começar com guitarra muito barata é que logo dá incomodação. Uma idéia, como já sugerido, é colocar todo o dinheiro na guitarra e não comprar amplificador. Assim, pode tocar no pc ou num som com entrada pra microfone. É algo meio rústico, mas me parece melhor do que gastar com amplificador barato e se arrepender logo.

Também como já colocado, tendo um violão (emprestado, já que volta e meia um parente tem um violão sobrando em casa) já é suficiente para o início. Formação de acordes, escalas, tocar sem abafar as cordas podem ser feitos no violão. Ao menos tu já vai começar a tocar. O estudo é sempre mais importante do que o equipamento, porque uma hora tu vai ter um bom equipamento. Mas estudo, mesmo que seja no violão e tu não goste tanto de violão, é bom começar logo.

maspn
Veterano
# ago/10
· votar


a cor da guitarra influencia no som? é verdade que guitarra preta é pra metal?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... ¬¬' espero que o povo nao faça esse tipo de pergunta.

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


maspn
kkkk

patudodi
vlw pelas as dicas vou me força ao maximo para q esse 1 mes num acabe mtu rapido kk

Costa 85
eu acho q vou fazer assim
continuar a tocar o violão emprestado e continuar aprender arcodes,escala...e ajunta o dinheiro do amplificador com a guitarra ara compra uma coisa melhor e por no pc.

Bruno 107
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bruno 107
· votar


Blz,acho q vou conseguir uns 400 reais então qual é a melhor guitarra de 400?

Emogotic
Veterano
# ago/10
· votar


Bruno 107

Vê se você consegue mais R$ 100,00 e compra uma SX Stratocaster

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


hmm legal mas arrumar mais 100 fica dificil...

Galattico
Veterano
# ago/10
· votar


pois e cara se eu fosse voce eu comprava um sx sst57 ou sst62, porque e barata e quando voce for melhorando o nivel e tiver um dinherinho bom voce vai trocando as pecas , captacao etc... e ficara uma guitarra de nivel medio/alto.

a e quando for comprar uma guitarra tenha preferencia para as pinturas que de para ver a madeira... porque eles colcam menas pecas e madeira de melhor qualidade nessas.

da uma olhada nesse topico de um outro forum de um cara tunando uma sst 57

http://www.guitarplayer.com.br/forum/index.php?/topic/84-reformando-a- sst57/

Random_Rampager
Veterano
# ago/10
· votar


Amigo, eu vou meio na contra mão do que o povo está dizendo aqui, porque eu acho melhor mesmo comprar um violão. Por mais que vc esteja com vontade de começar a tocar agora, é melhor começar antes no violão, pelo seguinte:

Vamos supor que vc compre sua guitarra agora, de até uns 400 reais. Agora você não vai sentir tanto a diferença já que é iniciante, mas daqui a um ano já vai querer tirar um som decente e terá que ou vender, ou trocar, ou ficar com dinheiro parado ou trocar os captadores, o que numa guitarra dessas, não vale a pena.

Se vc investir num violão, além de já ir aprendendo a tocar, tem algumas vantagens, como por exemplo, com esse preço, vc consegue comprar um violão decentezinho. Fora que um violão é um instrumento mais prático, não depende de cabos, eletricidade etc e você poderá levá-lo para qualquer lugar, por isso ele vai lhe ajudar no objetivo primevo de qualquer homem, que é PEGAR MULHER.

Além do mais, com o valor que vc pode gastar agora, você ou pode ter um violão com som decente de violão ou uma guitarra com som gambiarrado. Eu até ia escrever mais, mas como tenho que sair vou fazer um rápido quadro comparativo abaixo para que você possa refletir:

Uma guitarra barata:
-Vai ter um som meia boca
-Vai te dar mão de obra depois
-Vai ser um instrumento que ficará 100% do tempo na sua casa
-Você se cansará dela
-Dificilmente vai te fazer pegar mulher

Um violão na mesma faixa de preço:
-Não vai ter um som tão ruim
-Te dá menos mão de obra\gastos
-Vai ser menos dolorido aprender
-Você pode levar pra qualquer lugar
-Você pode até querer trocá-lo depois, mas não vai PRECISAR trocar igual a guitarra
-Vai te ajudar a catar umas piriguetes
-Eu já disse que mulheres gostam de caras que tocam violão?

Então, basicamente é isso. Se você quiser se frustrar depois, compre a guitarra agora. Se você quiser já ir aprendendo, não perder dinheiro/tempo e ainda pegar umas gatinhas, compre o violão.

Lembre-se de daqui uns dois anos voltar aqui no fórum e agradecer o tio Rampager. :P

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


Random_Rampager
é kra parece q tipo se pegar um violão vai ser mtu melhor para mim no futuro mas vou falar a verdade mesmo..q tenho medo e q so tenho 14 anos dependo de pais para issu e pedir um violão so posso pegar uma guitar so quando trampa ou alguma coisa assim...mas to mtu indeciso

Random_Rampager
Veterano
# ago/10
· votar


Bruno 107
Hahaha eu te entendo fi... Eu mesmo demorei mais ou menos um ano e meio pra comprar minha guitarra. Na época que eu ficava na expectativa pra comprar logo a guitarra era meio que um saco, mas valeu bem a pena a espera.

Eu dei meio que sorte que um amigo meu tinha comprado uma guitarra nova e me emprestou uma Squier california velha que ele tinha (aquela com um humbucker na ponte) por uns meses. Aí passou a "pressa" de comprar a guitarra pra ficar tocando, e deu tempo de dar uma booooooooooooooooooa pesquisada sobre uma guitarra mais adequada pro que eu quero e gosto de tocar. Claro que nesse tempo eu mudei de idéia 3 vezes sobre a guitarra que eu queria comprar, gastei mais que o dobro do que eu planejava inicialmente, mas no final eu acabei comprando uma que eu tinha certeza que ia gostar e como eu já tinha mais prática no violão foi melhor, porque eu já sabia alguma coisa.

Claro que o seu caso é bem diferente do meu, que já comecei velho, mas sei lá... Eu acho que com essas limitações de orçamento que vc tem o violão vai te satisfazer, desde que vc saiba que vai tocar violão e não guitarra, enquanto uma guitarra e equipos desse preço eu acho que sinceramente vão te deixar na mão.

pscb
Veterano
# ago/10 · Editado por: pscb
· votar


Random_Rampager
Você pode até querer trocá-lo depois, mas não vai PRECISAR trocar igual a guitarra

Eu discordo sobre não precisar trocar o violão. Quando comecei a estudar violão a fundo, vi que meu Eagle tinha muitas limitações. Depois que toquei um violão Samuel Carvalho (luthier), vi que realmente eu precisava trocar.

Apesar disso, tenho que concordar que um violão de 300 pila ainda é melhor do que uma guitarra assim.

Mas se o guri quer tocar guitarra, pode até ser desmotivador ter que estudar no violão. Mas tocar em guitarra meia boca também não é bom.

Caímos na velha coisa: guarda dinheiro. Pede de aniversário, Natal, Páscoa... faz uma vaquinha em casa.

steve hendrix
Veterano
# ago/10
· votar


Cara vc facilitou olha uma guitar boa para iniciantes é a Shelter california standard esta nessa faixa de preço que vc quer e é uma strato melhor que a mg32.

felipe adonai
Veterano
# ago/10
· votar


o negocio é o seguinte, pega o violão emprestado com alguem(alguem sempre tem um) e toca nele, guarda sua grana e qnd tiver mais, compra uma guitarra manera

eu fiz isso e hoje sou muito feliz! e com muita disposição para viver!
comercial de redux san xD

mais serião, tipo pra aprender, voce não vai reparar mesmo na qualidade do instrumento, mais logo voce vai s encher dele.

Galattico
Veterano
# ago/10
· votar


eu sou igual o cara ai de cima, comecei no violao, e o meu professor de guitarra falou para eu comprar um violao , apesar de eu ja ter um e ele saber!!!
ele falou para comprar um violao de nylon, apesar de o meu ja ser! eu mandei ele toma no @# e comprei uma guitarra! mais tambem ja faz 2 anos que toco no violao!

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


felipe adonai
como falei assima ja peguei o violão emprestado do meu amigo então acho q vou fazer o mesmo esquema q o Costa 85 vou ajuntar e compra minha guitar!
mas queria saber de uma coisa!como eu quero mesmo GUITARRA então o q eu poderia aprender (ou praticar) no violão q vai ser usado na guitar?

Andy TheCatSp
Veterano
# ago/10 · Editado por: Andy TheCatSp
· votar


Bruno 107
1 - Em minha opinião, é altamente recomendável voce aprender primeiramente violao, já que no violão que você aprenderá mais de harmonia e acordes, coisas que são fundamentais tambem na guitarra.

2 - com esse dinheiro voce consegue alguma boa para iniciar. mas vá a uma loja e teste para ver qual te agrada mais.
obs2: sim, para iniciar ela é boa


3 - como voce está iniciando, te recomendo a comprar uma pedaleira, como por exemplo Zoom g1 ou g2, V-Amp, ou Algum digitech

4 - Sim, ja que muitas vezes a guitarra vem desregulada. mas voce pode ter a sorte de pegar uma reguladinha e pans hehe

5 - Ambas são boas, mas eu fui apenas na St.Ifigênia, nunca fui na teodoro. dizem que a teodoro é melhor.

6 - melhor nova. a não ser que voce ache uma usada em EXCELENTE estado.

7 - tente ir comprar, junto com alguem que entende, para não ser enolado por vendedor.

8 - sempre estude teoria, se dedique. não ache que se tocar uma vez por semana, voce vai crescer. tem que praticar e estudar. outra coisa, é ter boas influencias musicais.
você não irá crescer musicalmente, ouvindo Lady gaga, Restart e Cine...


espero ter ajudado. abraços

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


Andy TheCatSp
kk num curto essas paradas..gosto de hardcore,Dead Fish,Raimundos e alguns j-rock...
q vc acha da codor-rx20?
na st efegenia vc achou boa variedade?(pq se tiver num vou na teodorio pq é mais longe da minha ksa)
vlw kra!

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


o q tem de ruim em aplificadores de 100 reais?http://lista.mercadolivre.com.br/amplificadores/
e ainda é novo!

RSKD
Veterano
# ago/10 · Editado por: RSKD
· votar


1-Vai ter algum problema aprender a parti da guitarra?sem ter tocado violão?(sei q no violão eu ia ganhar mais resistência e outras coisas ...mas minha pergunta mesmo e q vai atrapalhar minha aprendizagem de guitarra ou não?)

2-Qual guitarra para começar?
obs:tenho 300,00R$ para comp

obs2:alguns fala q a Guitarra Tagima Memphis Mg32 é boa mas no forum falaram q tem um som terrivel...sei q ela pode ser ruim no futuro mas para 1° guitarra ela e boa ara essa faixa de preço?

Obs3:provavelmente vão falar q num usei a busca..mas eu pesquisei achei mas olha a datas do tópicos ,2003 e 2005 e por ai...ja estamos em 2010 então queria as coisas atualizada pq provalvelmente já deve ter mtus outras guitar nessa faixa de preço....(teve ate um nesse ano mas ninguém respondeu pq a pessoa falou para usar a busca..)

3-é necessario compra pedal de efeito?
obs:eu quero tocar no estilo rock

4-é necesario mesmo levar para o luthier dps de compra minha guitarra?
obs:to sem dinheiro e queria levar ele dps quando tivesse..

5-Qual melhor para compra minha 1° guitarra,Sta efigenia ou tedeodorio sampaio?

6-para começar é melhor compra uma guitarra nova ou usada?

7-Como devo saber se a guitarra ta em bom estado ou o vendedor estar me enrolando ja q num conheço q toca guitarra e como falei so iniciante... então devo ser mtu facil de ser enrolado...
8-Que dicas vcs dão para um iniciante q ta começando agora?


Respostas:

1.Não,só tera menos tecnica com dedilhado²,pois guitarra é totalmente diferente de violão.

2.É dificil cara,eu pegaria uma Strato da Dolphin só pra começar, e nova,mas vc só pode gastar 300 reais,ela está 250,o problema é que você terá que comprar um amplificador,pedaleira(no minimo,pedais separados são muito melhores,porque são analogicos,porém muito caros,digitais não são muito bons,só pra iniciantes,porém baratos),e cabos.

3.Sim,no começo é melhor comprar,porque assim você aprende o que são cada efeito e pra que servem,se você quer aquele som da distorção(ou como vocês falam "som de guitarra")vc precisa sim,a menos que só toque no clean(ou pra vocês "Som de Violão"),uma boa pedaleira está uns 350 reais que é a Zoom G1,mas como disse,também precisa de amplificador e cabos(sim isto influencia no timbre).

4.Bem recomendado,não muito necessario pra iniciantes,mas é sempre bom uma guitarra reguladinha :D

5.Teodoro Sampaio com certeza,la você tem muito mais variedade de equipamentos,são mais baratos e um melhor atendimento!Uma dica é visitar a Reference ou Hendrix World Music(meio carinho,mas se você quer bom atendimento,mas recomendo a Reference).

6.Nova é sempre muito bom,mas se achar uma usada em belo estado,baratinha,com um ótimo som,vale muito a pena.

7.A guitarra em bom estado não pode ter muitas falhas de acabamento(pintura e etc) ter os trastes(aquelas linhas de metal no braço da guitarra,que é onde você aperta as casas) não saindo pra fora e nem muito pra dentro,estar na linha do braço,certinho,segurar a guitarra de frente pra vc, e olhar por um olho nessa posição:
http://www.esp.ac.jp/club_esp/maintenance/img/02/img01.jpg
e ver se o braço não está fazendo uma curva(tem que estar reto),ou estar mais caído para um lado do que para outro(ou seja,torcido),ver se não tem nenhuma rachadura no headstock(aquela parte onde você afina a guitarra),de preferencia leve um amigo mais experiente la para descobrir se o vendedor está te enrolando,pois você não tem conhecimento da guitarra.

8.Bom um iniciante que esteve começando antes vai ser meio dificil[risos],desculpe a brincadeira,assim,seria muito bom procurar um professor,mas se você não tem condições,a internet ta aí pra isso,procure por um aquecimento antes de tocar para não adquirir uma tendinite,que pode acabar com sua carreira,depois procure videos no www.youtube.com sobre exercícios de guitarra,Pentatonicas,Modos Gregos,Tecnicas de Guitarra(Como Tapping,Harmonicos Naturais,Harmonicos Artificiais e etc),Licks,Teoria e essas coisas que você pode encontrar na busca do site do Forum Cifraclub.

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


RSKD
vlw kra ajudou mtu,principalmente na pergunta 8!
vlw!

nvm95
Veterano
# ago/10
· votar


olha cara e utenho uma menphis mg32, sim ela eh boa se o que voce quer é ''ESTUDO'' mas voce pode comprar um bom violao para aprender, comece com as musiquinhas depois vá aumententado e procure um bom professor

Bruno 107
Veterano
# ago/10
· votar


nvm95
entendo..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perguntas de iniciante