Corda Elixir tem maior calibre q as outras?

Autor Mensagem
FLO7v
Veterano
# jul/10


iai pessoal?

então, a umas 2 semanas atrás, arrebentou minha mizinha da elixir 0.10 (que durou 5 meses) e resolvi trocar o resto das cordas..
fui na loja em comprei cordas d'addario 0.10 tb..
fiz a mesma regulagem que estava no jogo de corda anterior e tudo mais..

mas eis a dúvida..
desde quando eu comprei as minhas elixir´s eu percebi q ela era mais "dura" pros bends i tal, achei ela mais firme tb..
nessas elixir, custava pra dar um bend de 1 tom e meio, e nessas d'addario eu percebi que posso dar bend de 2 tons com facilidade..
percebi tb, que as cordas G B E são um pouco mais grossas que as d´addario
oq será q pode ser?

será q deve ser por causa da pelicula, anti-ferrugem que vem nas elixir, q deixa ela mais "pesada"?


antes que alguém fale..
eu já confiri as embalagem de ambas, e as 2 são 0.10 mesmo..

abraços

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


Eu tenho a impressão inversa, as D'Addario me parecem mais duras.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


FLO7v

Fazendo uma analogia. Em termos de espessura, 1mm cabo de aço = 1mm cabo de borracha. Qual deles é mais fácil de dobrar?

Enfim, depende do material ser mais maleável ou não.

Abs

FLO7v
Veterano
# jul/10 · Editado por: FLO7v
· votar


MauricioBahia

certo cara..
mais..
da uma puta diferença..
e msm assim so mais as elixir
=)

tem mto mais timbre, na minha opinião pelo menos..

Symptom
Veterano
# jul/10
· votar


Eu noto isso de maleabilidade nas cordas também, mesmo sendo da mesma espessura. Das que já usei, as mais maleáveis na minha opinião são as GHS Boomers (do saquinho vermelho).

FLO7v
Veterano
# jul/10
· votar


Symptom

detalhe
minhas d'addario ja começo a enferruja --'

Arc
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v
Trocou elixir por d'addario ?
traiu o movimento veio =/

mas hein, o que poderia fazer o teste, seria botar a elixir numa guitarra com Floyd Rose, e regular a ponte.... depois trocar pra d'addario e ver se a ponte fica inclinada.

Copos De Agua
Veterano
# jul/10
· votar


Supostamente não era para ser, cara. Os valores de tensão das elixirs são exatamente iguais os da d'addario. A verdade é que corda nova costuma ser muito mais maleável que as velhas

Arc
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v
Ah, esqueci de dizer tambem...
Quando passei a usar Elixir, tambem achei esquisitas as cordas, até conferi na caixa se eram do diametro que eu pedi mesmo (.010, como de costume), e realmente eram...
Mas bem, até sendo mais duras, prefiro elas do que as minhas antigas NIG =P

jonas.hetfield
Veterano
# jul/10
· votar


Segundo os fabricantes tem a mesma espessura, porém também achei a elixir mais "firme".

Marcosrcf
Veterano
# jul/10
· votar


Arc
mas hein, o que poderia fazer o teste, seria botar a elixir numa guitarra com Floyd Rose, e regular a ponte.... depois trocar pra d'addario e ver se a ponte fica inclinada.

Minha guitarra com Floyd sempre teve Elixir, apenas uma vez coloquei um jogo D'Addario, mas não reparei diferença não...

Dudu Filho
Veterano
# jul/10
· votar


Eu uso Elixir, antes usava D'addario, ambas 010. Elixir é BEEEEEEEEM superior a d'addario, sem dúvidas. Ja estou com o encordamento da Elixir a 5 meses e as cordas ainda estão clarinhas!! Eu nem sei mais o que é ferrugem nas cordas!! E olhe que eu toco quse todo dia em casa!! São muito boas mesmo. Nunca mais compro outra. Ja tenho aqui 2 jogos Elixir pra quando for trocar esse... Em relação a tensão eu acho realmente elas um pouco mais firme que as demais...

Excelion
Veterano
# jul/10 · Editado por: Excelion
· votar


Calibre é coisa de cano!

Corda tem diametro!

Vai do material a diferença, mas nem se liga nisso cara, a diferença é muito pouca.

Lembre-se que guitarristas como Hendrix e BB King provavelmente passaram anos tocando em violões vagabundos encordoados com cordas mais vagabundas ainda e mesmo assim chegaram no topo...

Arc
Veterano
# jul/10
· votar


Marcosrcf
Então vai ver, que o que acontece mesmo é o que o MauricioBahia falou....
Apesar disso não troco minhas elixir por outras :)

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v: será q deve ser por causa da pelicula, anti-ferrugem que vem nas elixir, q deixa ela mais "pesada"?

Rígida seria um termo melhor.

detalhe
minhas d'addario ja começo a enferruja --'


Tô fudido pela minha GAS pela double neck china. Provavelmente ficarei dependente dos encordamentos D'Addario de 12 cordas...

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


D'Addario é ruim, dura pra cacete.
Não vale a pena comprar não.

FLO7v
Veterano
# jul/10
· votar


certo galera ..
deve ser o material mesmo como vaários disseram aí..
e outra dúvida:

não sei se foi somente a minha elixir mas, depois de uns 2 meses, ao invés de enferrujar as cordas, elas ficam marcadas no lugar do traste.

acontecem com vcs tbm?

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


FLO7v: não sei se foi somente a minha elixir mas, depois de uns 2 meses, ao invés de enferrujar as cordas, elas ficam marcadas no lugar do traste. acontecem com vcs tbm?

Acontece com qualquer corda. Afinal, as cordas encostam nos trastes quando você toca e este atrito com os trastes acaba fazendo marcas tanto nos trastes quanto nas cordas.

FLO7v
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

nos trastes eu nao percebi não..

mas nas cordas eu percebi..

mas mesmo assim, agora só vou de elixir msm :D

gostei de mais do timbre delas, e percebi que tem uma ótima sustentação..

Brns
Veterano
# jul/10
· votar


Eu tive essa dúvida também quando comprei Elixir. Mas acho que é por causa da película mesmo que ela fica mais rígida.

eu to com meu jogo de elixir faz 6 meses, e não tem nenhuma marca nos trastes. Mas a corda Ré ja está com uns pequenos fiapos na região dos caps.

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Brns: Mas a corda Ré ja está com uns pequenos fiapos na região dos caps.

Normal, é o revestimento que está saindo devido às palhetadas.

FLO7v
Veterano
# jul/10
· votar


Brns

isso é normal mesmo..

a minha elixir começou sair os fiapos com 1 semana cara..
e durou 5 meses
=)

msp1909
Veterano
# jul/10
· votar


Arc

mas hein, o que poderia fazer o teste, seria botar a elixir numa guitarra com Floyd Rose, e regular a ponte.... depois trocar pra d'addario e ver se a ponte fica inclinada.

Eu sei que D'addario é mais leve que Ernie Ball. A ponte da minha guita inclinou pra baixo quando eu mudei de Ernie para D'addario.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


msp1909
Eu sei que D'addario é mais leve que Ernie Ball. A ponte da minha guita inclinou pra baixo quando eu mudei de Ernie para D'addario.

Eu acho totalmente ao contrário.

aleguedes
Veterano
# jan/11
· votar



mas hein, o que poderia fazer o teste, seria botar a elixir numa guitarra com Floyd Rose, e regular a ponte.... depois trocar pra d'addario e ver se a ponte fica inclinada.


Eu acabo de trocar umas d'addarios beeeem antigas por elixir e a ponte inclinou um pouquinho.

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, na minha guitara (que tem floyd e veio com D'Addario) troquei por elixir do mesmo calibre (009 - 042) e a ponte "afundou".

Elas não têm maior calibre, acho, pode ser alguma coisa (É COISA DO CAPETA ISSO AÍ!!1! Não.) "à mais", quem sabe aquelas Nanowebs da Elixir deixam a corda menos elástica?

Se é que alguém me entendeu rs

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11
· votar


Doggy

Não tem essa... A diferença é no material da alma/envólucro da corda, cada firma usa o seu, e por conseqüência, a tensão que cada um exerce pode ser diferente. Além disso, cada material tem coeficiente de dilatação diferente também, e reage de formas diferentes ao calor e tensão. A Elixir tem muita qualidade e é fabricada em uma liga resistente, que dilata muito pouco e sofre poucas desafinações. Daí creio que venha essa dureza.

troquei por elixir do mesmo calibre (009 - 042) e a ponte "afundou".

Isso se deve ao fato de que você não deve ter regulado corretamente. Floyd não é só tirar e colocar as cordas, tem muitos aspectos a se levar em consideração, como a barra de tensão do headstock e o ajuste das molas.

Forneria
Veterano
# jan/11
· votar


Estou com o autor do tópico. Coloquei um jogo 0.10 Elixir na strato, e ficou tudo mais difícil, hehehe!

Pesa mesmo, não sei se a linha "coated" da Daddario é mais maleável, fica a dúvida.

Doggy
Veterano
# jan/11 · Editado por: Doggy
· votar


Paul.Gilbert
Não tem essa... A diferença é no material da alma/envólucro da corda

Tão óbvio... Que vergonha nem ter passado isso pela minha cabeça rs

Isso se deve ao fato de que você não deve ter regulado corretamente. Floyd não é só tirar e colocar as cordas, tem muitos aspectos a se levar em consideração, como a barra de tensão do headstock e o ajuste das molas.

A ponte afundou quando eu recém coloquei e afinei as cordas, depois eu regulei corretamente.
Disse que ela tinha afundado pra ilustrar a diferença da força exercida entre as marcas


Abç!

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


aleguedes
Doggy
Lembrem-se que existem encordamentos 0,010-0,046 e 0,010-0,052, por exemplo. Comecei a prestar atenção neste detalhe na última troca de cordas que eu fiz. não sabia que usava o primeiro tipo e acabei comprando o segundo. Resultado: algumas cordas não couberam direito nos sulcos da pestana e a ponte da guitara (é uma strato) deu uma levantadinha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corda Elixir tem maior calibre q as outras?