Troquei as cordas por outras do mesmo calibre, e mesmo assim desregulou

    Autor Mensagem
    WendellGnR
    Veterano
    # dez/12


    Bom dia gente, é o seguinte.

    Levei minha guitarra ( Ibanez RG 370 DXZ ) no luthier pra dar uma regulada já tem alguns meses , e tinha levado as cordas D'addario 0.10 pra ele colocar. As cordas estavam ficando enferrujadas, e resolvi gastar um pouco mais e comprar Elixir 0.10. Troquei todas as cordas direitinho, 1 por 1, afinando, mas depois que terminei as cordas ficaram meio altas e a ponte ficou um pouco pra fora do corpo da guitarra, só ficando boa pra tocar quando está meio tom abaixo.
    É normal acontecer isso? Foi porque eu troquei de marca? Ela vai voltar ao normal ou eu vou ter que regular mesmo? Caso tenha que regular, vou precisar mexer no tensor ou só na ponte mesmo?

    Desculpe por tantas perguntas, sou leigo no assunto.
    Desde já, obrigado.

    Spect
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Foi porque eu troquei de marca?

    Pode ser.

    Ela vai voltar ao normal ou eu vou ter que regular mesmo?

    Faz quanto tempo que você trocou? Se foram apenas algumas horas, é normal, pois o braço muda quando fica sem cordas, já que o tensor fica agindo sozinho sem ter a ação das cordas para balancear.

    Caso tenha que regular, vou precisar mexer no tensor ou só na ponte mesmo?

    Se o braço estiver torto, vai. Caso contrário, só na ponte.

    JJJ
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Spect
    Faz quanto tempo que você trocou? Se foram apenas algumas horas, é normal, pois o braço muda quando fica sem cordas, já que o tensor fica agindo sozinho sem ter a ação das cordas para balancear.

    Mas o problema é que ficou alto... Duvido muito que vá abaixar sozinho.

    Spect
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JJJ
    Mas o problema é que ficou alto... Duvido muito que vá abaixar sozinho.

    Verdade, não prestei atenção nesse detalhe.

    Nesse caso, mexa apenas na ponte. Se trastejar ou ficar ruim de alguma forma, aí sim mexa no tensor.

    123nove
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    "Corda nao tem calibre. Corda não é arma!" - M. L. Bertola

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    WendellGnR
    O que aconteceu contigo é o seguinte cara...

    já ouvi alguns relatos de que as Elixir tem tensão um pouco maior do que as de outras marcas, apesar da mesma espessura...

    Nesse caso então, como vc trocou D'Addario 0.10 por Elixir 0.10, pode ser que vc só precise dar uma apertadinha nas molas da ponte, pra equlibrar essa tensão a mais das cordas...

    fla3d
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    As vezes muda até quando se usa a mesma corda, da uma apertada nas molas atrás pra acertar a altura da ponte.

    vangushalen
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    cara tenta trocar uma de cada vez sem tirar todas, e em uma superfície plana.

    WendellGnR
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Obrigado a pelas respostas rápidas. Só vou ter tempo de mexer na guitarra no fim de semana, aí posto aqui os resultados.
    Tenho mais uma dúvida. Quando comprei a guitarra, eu podia afinar ela tanto meio tom abaixo quanto normal que ela ficava boa de se tocar, daí certo dia fui mexer nas molas atrás por curiosidade ( primeira guita com floyd, sacumé né? haha )., e aí ferrou tudo. Cada vez que eu fosse mudar a afinação, tinha que regular de novo, se não as cordas ficavam desafinando sozinhas. Depois que levei para o luthier ela voltou como antigamente, podendo mudar normalmente a afinação sem ter que regular de novo. Então a minha pergunta e o meu medo é: Se eu mexer, mesmo que seja um pouco na regulagem da ponte, ela provavelmente vai ficar com esse problema, certo? Qual é o segredo pra fazer com que isso não aconteça? Posso conseguir, ou só um Luthier mesmo?
    Por enquanto preciso saber disso antes de mexer na ponte, não quero ter que desembolsar mais R$ 120,00 pra levar no Luthier de novo.

    Shapu
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Shapu
    · votar


    WendellGnR

    brother em floyd rose sempre que vc trocar todas as cordas de uma vez, vai precisar regular novamente a floyd, nao importa se é a mesma espessura ou não.

    Procure videos e os tuturais sobre regulagem de floydrose, é isso que ta faltando pra você.

    Se ela ficar fora do corpo, tem que apertar as molas ate ficar plana na afinação correta, se ficar pra dentro é so folgar e afinar. Isso vai levar um tempo, pois sempre que vc apertar ou folgar as molas a afinação muda.

    Veja os tutorias e boa sorte. Eu não tenho problemas com floyd pq ja tenho certa experiencia com sua regulagem. Regulo rapidamente.

    WendellGnR
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Shapu

    Não cara, não troquei todas de uma vez, foi uma por uma mesmo, por isso que eu achei estranho ter desregulado. Mas como já disseram, parece que as elixir mesmo com a mesma espessura, tem mais tensão, o que eu não sabia.
    E assim cara, eu já "regulei" a guitarra uma vez. Na verdade várias, como disse aí em cima no meu último post, só que tinha aquele problema que eu citei, de ter que regular sempre que afinava em outro tom, o que foi resolvido quando levei no luthier. Então é por isso que estou com um pouco de receio de mexer, é chato pra caramba ter que ficar regulando toda hora que mudo a afinação, e só tenho essa guitarra que presta, então eu tenho que usar ela pra tocar tudo mesmo, haha.
    Enfim, você que tem experiência, sabe o que eu preciso fazer pra não precisar regular toda vez que mudar a afinação?
    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troquei as cordas por outras do mesmo calibre, e mesmo assim desregulou