Gibson Les Paul trastejando e desafinando

Autor Mensagem
WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10


Bom dia!

Eu comprei uma Gibson Les Paul Studio nova há uma semana, ótimo som por sinal, e ela veio com a altura das cordas bem baixa em relação ao braço. Não fiquei surpreso, realmente já tinha tocado em uma com a altura baixa, mas depois de alguns dias as cordas começaram a trastejar, sendo que as primeiras vezes que eu toquei não estavam trastejando.
Como pode?
Então subi um pouco a altura das cordas, mas não entendi porque com o tempo ela começou a trastejar mais e mais.

Outra coisa é que a guitarra está desafinando muito, realmente as gibsons desafinam assim?
Eu estava acostumado com minha JS com trava e microafinação que eu trocava as cordas, afinava e nunca mais tinha que mexer nem nas tarraxas e nem mesmo na mircroafinação.
Agora a cada bend que dou na Gibson eu preciso afinar de novo.
É óbivio que a ponte fixa não seguraria a afinação como a floyd rose, mas está muito além do que eu imaginava.



Abraço pra geral(do).

Ally_Slash
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero
vo já levou a guita pra regulagem geral?

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Ally_Slash
Então cara, nem levei ainda.

Fiz algumas regulagens sozinho, como altura de cordas e oitavas.

Você acha que um luthier faria algo significativo em relação a isso?

GarrafaSK8
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero

Cara eu não arriscaria ficar mexendo em uma guita dessas...

Leve-a para um luthier

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


WeS Guitar Hero

Velho, se a corda é nova (ou mesmo velha), é legal deixá-las justinhas nas tarrachas. Eu, SEMPRE antes de afinar, dou uma puxadinha moderada, com a mão mesmo, nas cordas (puxada contra as tarrachas) pra que elas fiquem justas logo.

Bom, se você comprou uma "Gibson" por volta de R$2.000,00, pois há uma enxurrada de falsificações, aí pode ser que as tarachas sejam zuadas...

Bom, como sempre, levar num luthier é ESSENCIAL até pra ele avaliar essa questão do trastejamento. Trastejar de repente não é normal, pelo menos pra mim pois só uso 011 e fica bem tensionada.

Abs

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


GarrafaSK8
Eu queria conhecer algum luthier bom e confiável pra fazer isso.
Porque o que eu levava a minha outra guitarra deixava um pouco a desejar.
Por isso fui fazendo alguns pequenos ajustes sozinho.

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Comprei em loja confiável, número de série, preço dentro do padrão...
Bem, vou procurar um luthier melhor. Talves as cordas que estão nelas já estejam velhas.


Alguem que tenha uma dessas já passou por algo parecido?

leonardobarcelos
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero

Joga nos peitos da loja. já que comprou há uma semana e nao se trata de qualquer guitarra acredito que eles se prontificarão a resolver o problema.

MMI
Veterano
# jul/10 · Editado por: MMI
· votar


WeS Guitar Hero

Se você não se vira bem com regulagem, deve levar a um luthier mesmo. Pode ser uma questão no tensor do braço também. É estranho perder a afinação tanto dessa maneira que você descreveu.
Abç

Obs.: Já passei por algo parecido com uma PRS muito mal regulada por um luthier de Sampa. Depois disso, essas regulagens faço eu.

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


leonardobarcelos
Não tenho certeza se a loja resolveria isso facilmente.

MMI
Eu me considero muito exigente com afinação, quando ouço um acorde desafinado me da até desanimo... =/
A guitarra não desafina por inteira, simplesmente as cordas que mais utilizo os beds, principalmente a Sol.

be5
Veterano
# jul/10 · Editado por: be5
· votar


WeS Guitar Hero


Você é de são paulo? Se sim, sempre levei minhas guitarras ao Edmar Luighi, e ele sempre tratou muito bem delas...

Inclusive deixou tinindo uma jackson de um primo meu, que estava condenada...


EDIT: E que fiquei bem claro que quem mexia nas guitarras era o PRÓPRIO Edmar, e não seus funcionários incapacitados. Pois é antigo conhecido da família...

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


be5
Onde fica? Sou de São Caetano do Sul.

Hugo Queiroz
Veterano
# jul/10 · Editado por: Hugo Queiroz
· votar


Vou falar o que todo já falaram, leve a um Luthier. A minha Gibson Studio não desafina nem com uma sessão exaustiva de bends. Mas a minha usa taraxa Grover, não sei se isso é melhor ou pior que as taraxas Gibson normais.

Aproveite pra fazer um trabalho de trastes (geralmente as Gibsons não tem um serviço bom de trastes de fábrica) e troque as cordas. Isso deve resolver.

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Hugo Queiroz
As tarraxas da Studio não são de ótima gualidade, isso dá pra perceber. Mas ainda sim acredito que não deviam desafinar desse jeito.

Gilberto Juba
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero
Você é de são paulo? Se sim, sempre levei minhas guitarras ao Edmar Luighi, e ele sempre tratou muito bem delas...

Onde fica? Sou de São Caetano do Sul.

O Edmar Luighi tem oficinas dentro do EM&T jabaquara e morumbi e outra no ipiranga - veja o link abaixo

http://edmarluighi.com.br/blog/?page_id=780

be5
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero


Sempre levei aqui no ipiranga, do lado de casa. Rua Remo, o número eu não me lembro, mias você encontra no site que o colega aqui em cima postou.


Leve na oficina dele mesmo, pois dentro do EM&T ouvi dizer que não fazem um trabalho muito bom, a ponto de denegrir a imagem do luighi, que é um puta luthier...

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero

E que fiquei bem claro que quem mexia nas guitarras era o PRÓPRIO Edmar, e não seus funcionários incapacitados. Pois é antigo conhecido da família...

Pois é... Se você levar a um luthier mais renomado em que o próprio faz o serviço, dificilmente vai ter problemas. O difícil é ter essa garantia... Geralmente quem faz são "os funcionários incapacitados". Para esse povo fazer, faço eu.

Hugo Queiroz
Veterano
# jul/10 · Editado por: Hugo Queiroz
· votar


Não sei como ninguém pediu ainda, posta fotos!!

A minha é essa aqui:

Foto 1
Foto 2
Foto 3

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Regular altura das cordas e oitavas qualquer nerd faz. Basta o cara ter um ótimo aparelho e já era.

Quanto a regulagem mais 'bruta' digamos assim, aí é um Luthier mesmo.

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Gilberto Juba
Obrigado Gilberto.
Vou fazer o possível para levar lá.

be5
Esse é meu medo. Porque nós tratamos nossas guitarras como se fossem as únicas no mundo. E quando você vê alguem tratando elas como "apenas mais uma" dá um certo receio.

MMI
O difícil é ter essa garantia... Geralmente quem faz são "os funcionários incapacitados". Para esse povo fazer, faço eu.
É exatamente como eu penso!

Hugo Queiroz
Muito linda a sua!
Vou tirar fotos da minha também.

guilherme_90
Quanto a regulagem mais 'bruta' digamos assim, aí é um Luthier mesmo.
Então, o que você acha que pode ter de regulagem mais complexa para fazer neste caso? Por isso que estava medindo para saber se levar em um luthier resolveria de vez meu caso.

Gilberto Juba
Veterano
# jul/10 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


WeS Guitar Hero

"Por isso que estava medindo para saber se levar em um luthier resolveria de vez meu caso."

Cara você acabou de comprar a guitarra e acha que ela pode ter problemas - não pense duas vezes leve a um luthier o quanto antes, e se eventualmente o problema for além de uma simples regulagem fale com a loja para a troca ou cobre o custo.

"O difícil é ter essa garantia... Geralmente quem faz são "os funcionários incapacitados". Para esse povo fazer, faço eu.
É exatamente como eu penso!"


Se for no Edmar Luighi marque que ele te atende pessoalmente.

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero

Pois é, "uma regulagem mais bruta que precise ser num luthier" depende muito. Em países desenvolvidos são raras essas figuras que fazem serviços de regulagens, diferente daqui. Se você adquirir equipamento na Stewmac, por exemplo, dá para fazer quase tudo em casa mesmo. Retífica de trastes, regulagens até mais corretas que muitos luthiers e por aí vai. Muitas vezes pode valer mais a pena gastar uma grana com equipamento para fazer a regulagem do que gastar com um luthier que vai mandar um moleque fazer o trabalho na sua guitarra.

Conde_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero

Mano sua guitarra precisa de um luthier,mas um luthier bom msm! Não se dá uma Gibson na mão de pedrerões hauhauhauh

mano além do Edmar Luighi leva no Jaques Molina...esse manja mto...eh da Guitar Player,mto elogiado e um baita brother...ele vai cuidar ele msm da sua guitar.

Jaques Molina-89878247

a oficina dele fica na Pompéia

leva lah que naum vai se arrepender!

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Conde_guitar
obrigado cara.

Valeu pelas indicações e pelos conselhos.


Vou marcar e quando pegar a guita de volta dou a resposta aqui.


Abraço pra geral(do)

Hugo Queiroz
Veterano
# jul/10
· votar


Pois é, "uma regulagem mais bruta que precise ser num luthier" depende muito. Em países desenvolvidos são raras essas figuras que fazem serviços de regulagens, diferente daqui.

Em países desenvolvidos qualquer prestação de serviço é absurdamente cara, de Luthier a encanador e cabelereiro, por isso o motivo do "do it yourself".

Todo americano tem uma pequena oficina na garagem simplesmente por que é caro demais pagar alguém para realizar serviços "manuais".

Um Luthier nos EUA ganham mais de U$200 por hora, dependendo do serviço é simplesmente mais barato comprar outra guitarra. Em contapartida os Luthiers de lá não trabalham como os daqui que fazem praticamente qualquer manutenção.

Thiago_Canhoto
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero

cara,leva em um bom luthier da tua cidade e o problema se resolve...

xD

Hammer
Veterano
# jul/10
· votar


acho que o melhor é levar em um luthier... ainda que eu mesmo morreria de medo se tivesse uma dessas...

"É óbivio que a ponte fixa não seguraria a afinação como a floyd rose, mas está muito além do que eu imaginava.


Cara pelo contrario.. ponte fixa segura muito mais que floyd!

Sou um pouco leigo nesses aspectos de regulagem... mas acredito que tais problemas esteja ligado com os seguintes fatores:

1- corda mal enrolada leva a leves desafinações (ainda mais se for afinada destensionando) que podem dependendo da situação ocasionar trastejamento.

2- Creio que mudanças bruscas de temperatura resultem ao um leve deslocamento do braço tanto para frente quanto para tras podendo creio eu ocasionar neste caso trastejamento e desafina-la

3- Tensor regulado (mal regulado) em desacordo com a tensão das cordas colocadas pode levar um deslocamento do braço tanto para frente como para tras levando a um trastejamento e desafinação. OBS: neste caso recomendo leva-la a um luthier pois regulagem feita erroneamente por pessoa despreparada pode varios danos ao instrumento.

Del-Rei
Veterano
# jul/10
· votar


Hum... isso tá estranho.
Gibson não era pra fazer isso.
Mesmo a Studio.

EU devolveria e pegava o dindin de volta.
Sem a menor sombra de dúvida.

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


WeS Guitar Hero: As tarraxas da Studio não são de ótima gualidade, isso dá pra perceber.

O.o

O que te fez perceber que não são de ótima qualidade?

Comprei em loja confiável, número de série, preço dentro do padrão...

Então tá. Eu tô com trauma de falsificações pois outro dia me ofereceram uma Fender e pior é que o cara não sabia que era falsa...

flw

Hugo Queiroz
Veterano
# jul/10
· votar


Existem Studios e Studios.

Dentro da própria linha Studio existem as "default" da Gibson e as Custom, portanto os componentes podem variar muito de uma Studio para outra, mas geralmente são todos de ótima qualidade sim.

Tenho uma Studio e as tarraxas são Grover, mas o normal é tarraxas Gibson mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul trastejando e desafinando