Gibson Les Paul trastejando e desafinando

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# jul/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


WeS Guitar Hero

E aí, cara resolveu teu problema?



Um aceno de longe!!!


EDIT:
WeS Guitar Hero
Comprei em loja confiável, número de série, preço dentro do padrão...

Cara... isso não quer dizer absolutamente NADA.
Uma dica: pegue o serial dela e entre em contato com a Gibson. Explique a situação e aguarde uma resposta deles.
Eu faria isso COM CERTEZA!!

Falou!!!

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Del-Rei
Então cara, vou levar a guitarra no Luighi (luthier) hoje.

Uma dica: pegue o serial dela e entre em contato com a Gibson. Explique a situação e aguarde uma resposta deles.
Eu faria isso COM CERTEZA!!


Eu procurei no site da Gibson e achei na parte de garantia (warranty) um cadastro que se faz:
http://www.gibson.com/en-us/Support/WarrantyRegistration/GibsonUSARegi strationForm/

Este cadastro me responderia caso minha guitarra fosse falsificada?

Sinceramente eu acho muito difícil ela ser falsificada. Tem um som muito bom pra não ser Gibson... haha
O comportamento dela está estranho, pois ela não está desafinando mais. Parece que está "amaciando". Mas voltou a trastejar depois que eu tinha subido a altura delas.


Abraço!

Ant--
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero
Sinceramente eu acho muito difícil ela ser falsificada. Tem um som muito bom pra não ser Gibson... haha
O comportamento dela está estranho, pois ela não está desafinando mais. Parece que está "amaciando". Mas voltou a trastejar depois que eu tinha subido a altura delas.


Amigo, ela foi encomendada ou estava na loja há algum tempo?
Se foi encomendada ela pode estar passando pelo processo de aclimatação e aí demora um certo tempo para estabilizar.
Eu aconselharia a ir apenas ajustando aos poucos a ação e entonação e ir "amaciando" a bichinha com todo carinho. Após uns 2 meses, levaria a um Luthier para trocar as cordas e dar AQUELA regulada. Pronto!
Guitarra é uma coisa tão "viva" e pessoal que demora algum tempo até se ajeitar em sua nova casa, junto ao novo dono.

Bruno Floyd
Veterano
# jul/10
· votar


muito estranho cara, tenho uma studio 2007 com tarrachas gibson deluxe de fabrica e nunca tive esses problemas! a não ser pela corda G que desafina mais facilmente na hora dos bends, mas isso é normal em les paul, ja testei standards e custom que tmabém tinham esse detalhe, mas nada muito agressivo, uma leve desafinada!

talvez seja a ponte mal regulada ou o calibre das cordas não esta de acordo com a regulagem! as pontes fixas de les paul parecem facil de regular, mas acredite, não é!!!!

quanto pagou nela??

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Ant--
Ela foi encomendada. Chegou há pouco tempo em uma das lojas e eu pedi pra trazer para outra. Não deve estar há muito tempo no Brasil.
Eu quero levá-la no luthier pois tenho receio de ter algo errado com a tensão do braço, por exemplo.
Eu tinha subido a altura das cordas e ela tinha parado de trastejar, mas desafinava frequentemente. Então, agora, ela voltou a trastejar um pouco e parece que parou de desafinar.

Abraço!

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


Bruno Floyd
ja testei standards e custom que tmabém tinham esse detalhe, mas nada muito agressivo, uma leve desafinada!
Eu fico mais aliviado lendo isso.
Conheço muita gente que não liga pra pequenas alterações na afinação, mas eu sou bem chato com isso. Qualquer mudança eu já estou afinando, faço isso até sem querer. As vezes pego o violão só pra ver se está afinado e já coloco no lugar de novo.
E quando as pessoas falam que elas não desafinam NADA eu acho que tem algo errado.

Paguei R$ 5.840,00.


Abraço!

jimmy vandrake
Veterano
# jul/10
· votar


Primeiro fator, leve a um luthier para uma regulagem geral.
Quanto a afinação, procure colocar as cordas sob tensão e deixe que as cordas fiquem um tom acima da afinação. Depois afine baixando até o tom correto.
Segue foto

Bruno Floyd
Veterano
# jul/10
· votar


bom cara por esse valor, comprada em loja, acho que não seja caso de falsificação, não sei qual o seu nivel de conhecimento de gibson les paul mas as chinesas são bem grosseiras, (as pinturas em nitrucelulose não tem como falsificar, fora as curvas e angulações) e além do mais não me lembro de ter visto studios falsificadas pra vender!

mas cara o certo é levar num luthier ou na loja!

abraços

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


jimmy vandrake: Segue foto

Boa! Vou usar bastante essa foto pra exemplificar o movimento da puxada antes e durante a afinação. Só aviando aos "ogros" que o puxão é com força moderada senão pode arrebentar a corda!

Eu faço isso, mas com uma leve força contra as tarraxas, tipo isso: http://img69.imageshack.us/img69/774/afinacaopuxada.jpg

Vlw!

WeS Guitar Hero
Veterano
# jul/10
· votar


jimmy vandrake
MauricioBahia
Isto seria quando trocamos de cordas, certo?
Se bem que para este caso, que a guitarra estava nova também ajudaria...
Mas não acho que seja caso de cordas, já que a altura das cordas "baixou sozinha", voltando a trastejar.

Mas levarei ela hoje no luthier e comentarei tudo aqui.


Abraço!!

Hammer
Veterano
# jul/10
· votar


WeS Guitar Hero

para afinação eu prefiro fazer o seguinte metodo...
destensione um pouco a corda .... afine apertando ate chegar na tonalidade certa.. apos chegar dê alguns bends moderados .. provavelmente vai desafinar um pouco (destensionando) aperte até chegar na afinação novamente ... de alguns bens e caso não tenha desafinado .. blz... ta pronto... se desafinar tensione até chegar no lugar... faça isso ate nao desafinar mais com os bends...

Hammer
Veterano
# jul/10
· votar


obs: se passar da tonalidade.. ai vc deve repetir todo o processo desde o inicio pois. não tente caso tenha passado corrigir o excesso de tonalidade desapertando a tarracha (destencionando) pois normalmente da folga e não vai segurar a afinação.... deu pra entender??

ChuckZambora
Veterano
# jul/10
· votar


Cara , leva num luthier e manda regular ... vc tem uma ótima guitarra na mão , se bem regulada vc pode fazer uns estragos com ela .

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/10
· votar


Postando um retorno do acontecimento:

Levei a guitarra no Edmar Luighi (luthier).

Ele fez uma regulagem geral nela. O som com as cordas novas ficou ótimo.
É impressionante a resposta de uma guitarra deste nível com cordas novas. Não parece que você trocou as cordas, parece que você trocou de guitarra.
Eles regularam o braço, abaixando a altura das cordas em relação o braço, e regularam as oitavas. Digo "eles" no plural porque não é só o Edmar que trabalha nas guitarras.
Quanto a isso a guitarra ficou muito boa.

Bem, o que não gostei é que enrrolaram as cordas de baixo para cima, então quando aperto ou afroxo as tarraxas para afinar a guitarra ela dá uns estalos e "pula" a afinação, principamente na corda G, sendo que é a que mais sai da afinação devido ao maior número de bends nessa corda.

Quanto ao resultado:
- A guitarra não trasteja mais, mesmo com as cordas bem baixas;
- Ela não desafina mais facilmente;
- O som melhorou em pelo menos 40% (não estou exagerando! é tanta diferença que parecem ter vindo uns arames pendurados na guitarra e só agora eu estou tocando com cordas de guitarra);
- As cordas colocadas erradas foi o que me tirou a satisfação plena com o trabalho, já que é algo tão simples em que eles vacilaram.


É isso, demorei mas aí está o retorno que tinha prometido.


Obrigado a todos e um abraço!

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/10
· votar


Ah, só para constar...

Chegamos a cogitar da guitarra ser falsificada, mas depois dos ajustes e das cordas novas não há como ter dúvidas, este som monstro jamais seria de uma guitarra falsificada. :P

Obrigado a todos que ajudaram.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/10
· votar


WeS Guitar Hero

Um ponto por ter retornado o assunto.

leticia123
Veterano
# nov/10
· votar


cara, essa guita deve ser muito boa mesmo
quem bom que conseguiu consertar
posta algumas musicas ai pra gente?
Abs

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/10
· votar


leticia123
Eu não tenho nada pra gravar a não ser a camera digital.
Pode ser?
Na verdade eu estou começando a pesquisar sobre equipamentos pra poder fazer gravações só agora (entendo muito pouco do assunto em relação à marcas e tal).
Bom, fotos eu posso postar ainda hoje.

Abraço!

jimmy vandrake
Veterano
# nov/10
· votar


WeS Guitar Hero
Bem, o que não gostei é que enrrolaram as cordas de baixo para cima, então quando aperto ou afroxo as tarraxas para afinar a guitarra ela dá uns estalos e "pula" a afinação, principamente na corda G

Bem vindo ao mundo Gibson !

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


WeS Guitar Hero
Um ponto por ter retornado o assunto. (2)

Isso é louvável aqui no FCC, geralmente a galera suga infos, nem agradece e some!!!!!

Boa!!!

Btardelli
Veterano
# nov/10
· votar


WeS Guitar Hero
no meu ponto de vista esse lance das cordas cada um tem sua forma de enrolar...basta vc pedir pra ele enrolar do teu geito q ele enrola de boua afinal vc ta pagando...
ps.: quanto ele ta cobrando por uma regulagem dessas?

gibsonjc
Veterano
# nov/10
· votar


Tenho uma Studio. Por incrível que pareça, é muito comum não só as Studios, mas todas as LP's e SG's desafinarem bastante no começo qdo novas, a minha não foi diferente. Uma Gibson nova deve ser levada a um luthier, isso é imprescindível. Eu diria q pelo que já li e conversei por aí 90% dos problemas estão no Nut e nos saddles. Se alguma corda ainda está estalando, dando aquele "tic" ao girar a tarraxa, o serviço do luthier nao foi feito 100%, isso nao pode acontecer esse tic é sinonimo de cordas que vão desafinar. Uma guitarra desta nao pode ficar desafinando em hipótese alguma. Minha sugestão é, leve-a novamente a este ou a outro luthier. VC já ouviu falar no Big Bends Nut Sauce? se não, acho q vale a pena dar uma olhada, eu comprei e gostei muito, link abaixo. No mercado livre acho q tem pra vender, olha uns vídeos no Youtube tb... abraço! e fique tranquilo, sua Gibson vai ficar perfeita, é uma puta de uma guitarra...

http://www.bigbends.com/nutsauce/agora.cgi?product=Nut%20Sauce

Valeu!

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/10
· votar


jimmy vandrake
Bem vindo ao mundo Gibson !
O louco cara... vai dizer que a sua faz isso sempre?
Porque a minha começou só depois do cara trocar as cordas.
E isso nunca aconteceu em nenhuma outra guitarra minha, logo, deduzi que seria a posição errada das cordas.
Não?

ogner
Percebi isso mesmo.
Quando eu comecei a entrar no forum (há muuuuuuuito tempo) eu muito mais lia do que postava, porque sabia muito pouco.
Depois parei de frequentar porque o pessoal que eu mais conversava parou de entrar e ficou um pouco repetitivo.
E hoje faço questão de postar minhas experiências e o pouco de conhecimento que tenho porque o fórum já me ajudou muito.

Btardelli
Ele me deu garantia mesmo. Só não voltei porque estou enrrolado esses tempos.
Não lembro o valor de cabeça agora se você esperar eu pego a notinha quando estiver em casa.

gibsonjc
Não conhecia este produto não.
Você usa e realmente funciona?


Abraço a todos!

jimmy vandrake
Veterano
# nov/10
· votar


WeS Guitar Hero

Se vc colocar as cordas sobre tensão como as fotos que postei isto dificilmente acontecerá. É comum acontecer somente na corda G, porém se bem colocada a corda a chance é quase nula.
Por isto que te falei Bem vindo ao Mundo Gibson.

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/10
· votar


jimmy vandrake
Entendi, cara!
Eu sempre coloquei as cordas desse jeito que você comentou, e realmente nunca tive esse problema.
Por isso fiquei um pouco chateado de ver que algo tão simples não foi feito direito.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


WeS Guitar Hero

Cara, que serviço porco fizeram... Esse é o problema da maioria dos luthiers, como você disse o serviço "são eles" que fazem, no plural. É difícil acontecer esse tipo de problema com guitarras Gibson, já tive um montão delas, mesmo porque nos EUA praticamente não existe esse serviço de "regulador" de guitarra. Essa regulagem é bastante fácil e simples, por conta de problemas como o seu ("eles" fizeram cagada), aprendi a fazer esse trabalho que as fábricas recomendam que seja feito pelo guitarrista. Até porque nenhum luthier acerta a guitarra para a minha pegada, e cada um toca de um jeito. Até onde eu sei o Brasil é o único país do mundo em que se recomenda "levar a um luthier" uma guitarra nova. Luthier na verdade significa um profissional que constrói guitarras ou outros instrumentos, aqui a maioria nem pode ser chamado assim, na verdade é um mero "regulador de guitarras". Por outro lado, é verdade que toda guitarra ao ser comprada, merece um regulagem para sua maneira de tocar e cordas novas.
Pode ter certeza que se está desafinando, tem coisa errada. Especialmente a corda G, que sempre é a mais sensível pois a corda sol é a que mais sofre tensão num instrumento de corda (seja baixo, guitarra ou violão) na afinação padrão EADGBe.

gibsonjc
Veterano
# nov/10 · Editado por: gibsonjc
· votar


WeS Guitar Hero

Cara o Nut Sauce funciona sim, é muito bom mesmo (pelo menos pra mim funcionou). Na minha opinião vale a pena. Veja todos os vídeos que puder e aplique na sua guitarra, é muito legal. Lógico que não faz milagres mas é um produto muito bom.

Segue link dos videos.

http://www.bigbends.com/trainingvideos/index.html

Dino_Guitarra
Veterano
# dez/10
· votar


Olá pessoal, eu sou novo aqui, na verdade eu acompanhava, mas não era cadastrado, e nunca tinha nada para postar. E pelo menos há uma semana no processo lento de cadastramento afff. Mas lendo este tópico, me identifiquei com o caso, e principalmente, vi que o pessoal ajuda mesmo.

Bom, não sei se deveria estar fazendo isto (ressucitando o tópico) mas eu também tenho uma gibson com este problema. Não trasteja, só desafina. Eu comprei ela em maio deste ano, já levei para regular, trocar as cordas e tudo. E o que está acontecendo é que as cordas desafinam com poucos toques. E atrás do braço, já está descascando aquela cobertura invernizada que tem. Em uma pequena parte, entre a 3ª e a 6ª casa. Alguém sabe me dizer algo a respeito ?
Obrigado.
Dino.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/10
· votar


É preciso desmistificar algumas coisas... o fato da guita ser Gibson não a transforma em um instrumento perfeito. Aquelas tarrachas originais, por exemplo, não são grandes coisas mesmo. Muita gente acaba trocando. Às vezes, o nut também.

Dino_Guitarra
Veterano
# dez/10
· votar


É.. estou agora mesmo trocando as tarraxas por uma gibson deluxe com as tulipas vintages para não descaracterizá-la.
Valeu a dica. Estava só esperando esta resposta para fazê-lo.
Obrigado.

Dino.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul trastejando e desafinando