Gravação de Guitarra com Simuladores e Analógicos - Conselhos gerais

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


kiki
se nao, bola uma linha de baixo na guita e me passa que eu gravo proce!

Sinta-se livre para elaborá-la você mesmo! heheheh. Eu não saco nada!

Está em Gm...... é um 4/4... coisa e tal.......

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


kiki

Intro: Gm/Cm7/Dm7
Resto: Gm/Cm7/Dm7/Eb

Pretendia fazer alterações nos acordes. Acho que uma linha de contrabaixo vai me dar mais ideias.

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


Konrad
se pans eu dou uma mexida esses dias... to gravando bastante coisas pros tributos atualmente, tá facil pra parar e gravar!

ó só, outro dia eu fiz uma mais ou mesmo no mesmo clima, mais ou menos no mesmo esquema:


ez drummer + guita tele + baixo samick pb, tudo com guitar rig (so faltou a parte analogica)

boa noite!

Johnny Favorite
Veterano
# jul/10
· votar


acabei de baixar e ler "a arte da mixagem", a maioria do que ele fala ali vc sab instintivamente, mas tbém há ficas muito boas! Recomendo com ctz!

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Konrad

Essa música foi gravado com EZ Drummer, uma baixo de cada lado (com o pré em linha e VST), as guitarras foram gravadas microfonadas com SM-57 num Marshall Valvestate, o mic plugado nesse pré também. Tudo muito simples assim. É o equipamento do meu amigo, não foi com minhas coisas.
Já que você é iniciante de EZ drummer, vou te dar uma dica... Pega o MIDI (aquelas musiquinhas sintetizadas porcarias mesmo)de uma música que você acha legal, na linha do que você quer gravar. Extrai a faixa de bateria, põe o EZ Drummer, muda algum andamento, virada, ou seja, acerta alguma coisa e tá pronta sua faixa de bateria. Um prêmio para você se acertar que música saiu a bateria dessa gravação que eu te mandei!
Eu tenho um baixo sem vergonha que estou louco para me livrar dele e dar um up... GAS! Assim é a vida.


kiki

Caramba... Nem prestei muita atenção no som (que achei legal), fiquei olhando esse pinguim voador aí. Muito louco!

Konrad
Veterano
# jul/10 · Editado por: Konrad
· votar


kiki

Olha só.... muito bom teu som. To quase comprando um corpo de Teleca para montar uma... tenho caps, braço sobrandopor aqui. =)

Gravou o baixo no GR também?

Se a gente fizer isso com um pinguim aqui no Rio, fuzilam o pobre....

MMI
Já que você é iniciante de EZ drummer, vou te dar uma dica... Pega o MIDI (aquelas musiquinhas sintetizadas porcarias mesmo)de uma música que você acha legal, na linha do que você quer gravar. Extrai a faixa de bateria, põe o EZ Drummer, muda algum andamento, virada, ou seja, acerta alguma coisa e tá pronta sua faixa de bateria. Um prêmio para você se acertar que música saiu a bateria dessa gravação que eu te mandei!
Eu tenho um baixo sem vergonha que estou louco para me livrar dele e dar um up... GAS! Assim é a vida.


Poxa... eu tentei de todas as formas com os midi que extraio dos arquivos GP e não consigo de forma alguma! Onde devo colocá-los?

Eu estava me matando para criar um 12/8 no EZdrummer, acho que vai facilitar. ;)

Obrigado pelo prêmio! heheh

Essa música foi gravado com EZ Drummer, uma baixo de cada lado (com o pré em linha e VST), as guitarras foram gravadas microfonadas com SM-57 num Marshall Valvestate, o mic plugado nesse pré também. Tudo muito simples assim. É o equipamento do meu amigo, não foi com minhas coisas.

Ah.... saberia me dizer se esse drive é o do amp ou de algum pedal? Eu gostei da música, já está no Ipod, avise seu amigo.

Também queria comprar uma placa de som um pouco melhor..... alguma dica na mesma categoria dos ART?

Obrigado mais uma vez!

Johnny Favorite
acabei de baixar e ler "a arte da mixagem", a maioria do que ele fala ali vc sab instintivamente, mas tbém há ficas muito boas! Recomendo com ctz!

Pois então, um amigo já mo enviou. Já comecei a leitura!

Obrigado pela dica.

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


MMI
huashuahsuasa... como voce deve ter percebido, não era pra ele voar, foi uma tentativa de fuga...

Konrad
Gravou o baixo no GR também?
que eu me lembre sim, depois eu verifico, o projeto tá em outro comp.
ou usei guitar rig, ou bass amp room...

Olha só.... muito bom teu som. To quase comprando um corpo de Teleca para montar uma... tenho caps, braço sobrandopor aqui. =)

eu sou a favor!
esse som tá no cap do braço, que é o mais esquisitão da tele, dá uma estalada que é peculiar! pra sons limpos fica dumau!

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


kiki

Pois é.... o que procuro é aquele som braço ponte.... é legal.

Eu tenho uma strato que tem a chave que liga um e outro, mas ela tem noiseless é e muito grave, só lembra uma Teleca.

Além disso, sou fá do Albert Collins e do Danny Gatton. =)

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Konrad

No GP você precisa exportar o arquivo em MIDI. Aproveita o GP e já tira as faixas de guitarra, baixo, teclado etc. Eu faço direto no programa de gravação, pego arquivos MIDI direto. Mas funciona em GP também.
Quanto ao drive, não tenho muita certeza... Acho que foi um GT2. Só que posso estar errado e ter sido gravado em linha com o pré+Guitar Rig. Agora você me pegou, andamos gravando muita coisa. Eu tenho a impressão que foi com GT2 e a base com um Fulltone Fulldrive 2, com ampli no limpo. Ah, o ampli costuma ser gravado com o velho truque colocar no armário, microfonar, jogar um cobertor por cima e mandar ver.
Legal que você gostou, estamos juntando bastante material e esse meu amigo tem proposta para lançar um CD. Quem sabe, em breve, você encontre isso aí nas lojas.

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


MMI
No GP você precisa exportar o arquivo em MIDI.

Mas é o que eu faço. Exportar como MIDI! faixa por faixa! Eu nãoconsigo é abrir no EZdrummer..... estranho....

Ah, o ampli costuma ser gravado com o velho truque colocar no armário, microfonar, jogar um cobertor por cima e mandar ver.

O Valvestate tem uns bons 60 watts, não?

Já tentei gravar assim.... não ficou legal. Mas também tentei pouco.

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Konrad

Exportar como MIDI! faixa por faixa! Eu nãoconsigo é abrir no EZdrummer..... estranho....

Eu faço assim... Exporto, abro no programa de gravação (para isso eu uso o Live), abro o EZ Drummer ou o BFD2 e sai tocando.

tomcykman
Veterano
# jul/10
· votar


Eu conseguiria ficar escutando isso por duas horas!

kiki
Moderador
# jul/10 · Editado por: kiki
· votar


Konrad
lá vai minha gravassaum, ouve aí!

baixo samick pb com caps sound malagoli
em linha na placa de som do pc, passando por um TS de latinha em bypass
reaper + guitar rig 4 (simulador de amp de baixo e só)
http://www.4shared.com/audio/h_n3O7E1/konradbaixo.html

gravei em uns 3 takes, misturei umas partes de um e outro
tentei não firular demais (só no fim fui zoando mais) pra manter a simplicidade.

eu acho que com pedaleira zoom fica melhor, to testando ainda, mas com o pedal o som ficou meio pompom

ah, outra coisa: tem um chiado da guitarra antes de começar a bateria. é legal sumir com as partes das tracks nas horas que tá em silencio, principalmente começo e fim das músicas.

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


MMI
Konrad

Exportar como MIDI! faixa por faixa! Eu não consigo é abrir no EZdrummer..... estranho....

Eu faço assim... Exporto, abro no programa de gravação (para isso eu uso o Live), abro o EZ Drummer ou o BFD2 e sai tocando.


Opa... vou tweak mais por aqui.... deve ser algo que está na minha cara e não estou vendo.

tomcykman
Eu conseguiria ficar escutando isso por duas horas!

Hhehe. Legal, esse é o melhor elogio que alguém pode ouvir. =)

Valeu!

kiki
Konrad
lá vai minha gravassaum, ouve aí!

baixo samick pb com caps sound malagoli
em linha na placa de som do pc, passando por um TS de latinha em bypass
reaper + guitar rig 4 (simulador de amp de baixo e só)
http://www.4shared.com/audio/h_n3O7E1/konradbaixo.html

gravei em uns 3 takes, misturei umas partes de um e outro
tentei não firular demais (só no fim fui zoando mais) pra manter a simplicidade.

eu acho que com pedaleira zoom fica melhor, to testando ainda, mas com o pedal o som ficou meio pompom



PQP mano. Ficou bom demais.... Que diferença fez.

Não tenho nem palavras para te agradecer. Não mesmo. =)

Fico muito feliz por essa interação que acontece aqui no fórum....

ah, outra coisa: tem um chiado da guitarra antes de começar a bateria. é legal sumir com as partes das tracks nas horas que tá em silencio, principalmente começo e fim das músicas.

Eu sei.....

É porque gravei uma faixa sobreposta a outra.... não tenho nenhuma separada..... heheheh

Konrad
Veterano
# jul/10 · Editado por: Konrad
· votar


Gravação kiki e Konrad com contrabaixo:

http://www.4shared.com/audio/h_n3O7E1/konradbaixo.html

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


Konrad
É porque gravei uma faixa sobreposta a outra.... não tenho nenhuma separada..... heheheh
po mano, usa multipista!!!!
isso aí é tecnica do tempo da fita k7!

=p

Fico muito feliz por essa interação que acontece aqui no fórum....
po, eu acho que isso é o que tem de melhor aqui!
meu vicio atual (e é por isso que eu to aprendendo a gravar melhor) são os Tributos. Sem contar as JAMs...

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


kiki
po mano, usa multipista!!!!
isso aí é tecnica do tempo da fita k7!


Vou descobrir como faz.....

po, eu acho que isso é o que tem de melhor aqui!
meu vicio atual (e é por isso que eu to aprendendo a gravar melhor) são os Tributos. Sem contar as JAMs...


Se eu aprender a usar o EZdrummer decentemente, participarei também.

PS: ouvi no mp3 e o baixo está muito legal.

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Konrad

Eu também achei bem legal o baixo, parabéns ao kiki pela gravação e pela boa vontade aqui no fórum.
Conversei com meu amigo, aquela minha gravação realmente foi feita com o pré e Guitar Rig, ou seja, tudo em linha mesmo.
Abç

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


MMI
Conversei com meu amigo, aquela minha gravação realmente foi feita com o pré e Guitar Rig, ou seja, tudo em linha mesmo.
Abç


Isso me deixa de queixo caído..... jamais saberia apontar qualquer indício que era digital. Impressionante.

MMI
Eu também achei bem legal o baixo, parabéns ao kiki pela gravação e pela boa vontade aqui no fórum.

Pois é..... ficou bom mesmo. Somos colaboradores agora. ehhe

Valeu por toda a incomensurável ajuda! é por isso que não desisti de fazer barulhos com a guitarra ainda. Haha

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


Konrad
MMI
valeu!!!

=]

Konrad
Vou descobrir como faz.....
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

REAPER + GuitarRig (ou analogico mesmo, como voce fez) + EzDrummer

=]

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


kiki
Konrad
Vou descobrir como faz.....
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

REAPER + GuitarRig (ou analogico mesmo, como voce fez) + EzDrummer


Eu usei ambos, caro moderador. =)

O que tenho de descobrir é como usar o multipistas!

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Konrad

jamais saberia apontar qualquer indício que era digital. Impressionante.

Não é bem assim, dá para desconfiar, mas é dificil alguém diferenciar mesmo. Um dos grandes segredos que eu descobri em relação a isso é usar um pré valvulado antes para "esquentar" o som. Como já te disse antes, já vi caras bons e com disponibilidade de equipamentos abrirem mão de microfonar um bom amp e usar um pré com um Guitar Rig da vida. Outra, o Guitar Rig foi com preset mesmo, nada muito estudado ou mexido.

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


MMI
Não é bem assim, dá para desconfiar

Como?

Um dos grandes segredos que eu descobri em relação a isso é usar um pré valvulado antes para "esquentar" o som. Como já te disse antes, já vi caras bons e com disponibilidade de equipamentos abrirem mão de microfonar um bom amp e usar um pré com um Guitar Rig da vida.

Mas eu não tenho dúvidas... se for um som mais low gain então...... é difícil ou impossível diferenciar, pelo menos para mim.

Outra, o Guitar Rig foi com preset mesmo, nada muito estudado ou mexido.

Isso só corrobora com o que eu disse. =)

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Konrad

Cara, quando você se acostuma, convive com as válvulas... Se você pega uma gravação, ouve em um fone profissional ou em monitores, ouve várias vezes, acaba notando som de transistor em algum momento. Mas é caçar pêlo em ovo, bobagem. O que vale é se o som tá legal, não importa se veio de um Wattsom, de um Mesa Boogie ou de um Guitar Rig. Importa é se está legal.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Se você pega uma gravação, ouve em um fone profissional ou em monitores, ouve várias vezes,

Aí não está ouvindo, mas investigando! ;-)

Abs

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


MMI

Entendo..... confesso que não tenho essa experiência... apesar do convívio com meu Champion e com meu Voxzinho. Aliás, é mais fácil usar simulaçãodo que achar uma microfonação decente com eles.....

Konrad
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
MMI: Se você pega uma gravação, ouve em um fone profissional ou em monitores, ouve várias vezes,

Aí não está ouvindo, mas investigando! ;-)

Abs


Pensei nisso também... a audição é sempre mais passiva.....

MMI
Veterano
# jul/10 · Editado por: MMI
· votar


MauricioBahia
Konrad

Sim, de certa forma voc~es tem sua razão. Por outro lado, quando eu curto um som realmente, ele acaba sendo gravado para tocar em casa, no carro, no Ipod, ou seja, ouço um monte de vezes. Nisso, também acabo ouvindo num "esquema Hi-Fi", ou seja, num bom fone e em monitores, muito para sacar timbres, nuances, detalhes de mixagem... Nesse ponto que acontece sentir algo diferente, geralmente na distorção. Não é exatamente uma investigação se é valvulado ou SS, é uma busca por timbres, mixagens, em resumo, paixão por música. Acaba sendo uma curiosidade seguir o som de guitarristas, tipo achar os caminhos do Malcom e do Angus Young (no exemplo que dei), ou do John Lennon/George Harrison, do Hetfield/Hammet, da loucura que é o Iron Maiden e por aí vai. Isso depois acaba facilitando achar timbres para base e para solo. Para te dar um exemplo bem fácil, pegue um bom fone e ouça Master of Puppets, por exemplo, um timbre distorcido de válvula que muitos tomam como referência. A seguir, ouça Cowboys from Hell do Pantera. Ruim não tem nenhum, mas tem algo diferente, e muito, no som do Dimebag. Na minha opinião, são dois exemplos de timbres hi-gain diferentes, que mesmo quando é menos distorcido, se um timbre tem algo "meio Pantera", desconfio que pode ser SS.
No final, é como eu disse, importa é se ficou legal e se chamou minha atenção. Talvez seja mesmo uma investigação, mas não é com essa intenção.
Abç

Obs.: Não entendi isso de audição mais passiva...

Konrad
Veterano
# jul/10 · Editado por: Konrad
· votar


MMI
Obs.: Não entendi isso de audição mais passiva...

Me expressei mal... era o álcool...

Eu quis dizer, que minha audição é sempre mais focada em outras coisas; no meu caso por exemplo, eu sempre faço atenção às frases e curiosamente à aplicação de dissonâncias... e blá... blá... bla´....

Acabo nem prestando atenção tanto ao timbre em si, não investigo nesse aspecto... descobri algumas coisas sim, mas foi pela repetição, mais do que pela investigação. (a diferença entre meu TS e meu Bluesbreaker... por exemplo.... =)... agora é tão evidente... antes....)

Mas isso é questão de maturidade, quando chegar na idade dos senhores, eu vou ter essa bagagem toda ai.... hehehe

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Konrad

Chamou de velho, né? hahahahaha
Eu gosto muito de sacar esses caminhos de dissonâncias também, isso que enriquece uma música na minha opinião. Vou te mostrar uns vídeos que gravamos na minha casa numa brincadeira de dissonâncias, não sou eu que estou tocando, mas é na minha casa, minha guitarra, meu equipo.
Yesterday
Smoke on the Water
Roxanne
Isso é uma brincadeira com dissonâncias que fizemos aqui, para enfiar dissonâncias nas músicas, ou seja, tocar "errado".
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação de Guitarra com Simuladores e Analógicos - Conselhos gerais