Dicas gerais sobre guitarra

    Autor Mensagem
    Fodius
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Fodius


    Opa pessoal, há quanto tempo...

    Resolvi postar umas dicas sobre guitarra, coisas que fui percebendo no aprendizado. não ta em ordem não, mas ta ai:

    Tentar fazer os exercicios, escalas, arpejos, da mesma maneira que se
    sola com naturalidade ( seguindo um "impulso" da palheta, fluência,
    jeito...)

    Colocar as notas com força acelera o aprendizado e dá firmeza.

    Fazer um menu e segui-lo é estimulador, e tb organiza e acelera o aprendizado. Coloque metas para si mesmo e tente cumprí-las em certo prazo...

    Priorize ouvido( com teoria tb claro ), não tenha limites. É possível fazer "estrago" sendo fera no ouvido...

    Exercitar saltos, tirar totalmente as mãos do braço e recolocar, melhor que estar já em posição, é bom para mudanças rápidas de posição no braço do instrumento...

    Procurar exercicios diferentes, pra coordenação motora.

    Pra velocidade, treinar com corda de bitola alta é uma boa.

    Treinar com metronomo.

    Se possível, ter bom instrumento... é altamente estimulador.

    Descansar é importante.

    Procurar tocar as notas sempre de forma cristalina.

    Não ter medo de ousar, mas fazê-lo com senso... é importantíssimo tocar sem medo.

    Ouvir bastante musica e tentar analisar até mesmo da sua própria maneira.

    Por mais difícil que pareça dominar uma técnica, insista que irá dominar... ( parece óbvio mas é bom ouvir/ler hehe)

    Tocar guitarra é usar referencias, relacionar coisas entre si. Abuse disso sem limite... com shapes, intervalos e referencias pessoais tb; até que o braço do instrumento fique como um grande "mapa" claro na sua mente.

    "Toque com o corpo não só com os dedos; você e a guitarra são um." huhua

    Sempre capriche na hora de tocar, uma hora se acostuma. Toque com "raça".

    E não pense que somente repetindo um exercício irá aprender, pode até aprender mas demorando demais. Pq? Pq repetindo naturalmente irá aos poucos perceber que precisa do "jeito" pra então aprender. Então pense logo que precisa do "jeito" de antemão. Precisa pegar o jeito da coisa... como é isso? Difícil de explicar... Nas suas repetições de exercícios, algumas vezes fará da melhor maneira, "no jeito", o que quer fazer. É prestar atenção nessas vezes e captar, memorizar bem a sensação, daí repetir. Se vc não entendeu essa, te vira huahua ( talvez seja pessoal demais ... hehe )

    Toque pra valer hehe

    Devore a guitarra huua

    Se alguém tiver mais dicas legais pode postar, tb quero aprender hehee

    Fodius
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Uma dica interessante que li em um site:

    Conhecer, ouvir todo o repertorio, de cabo
    a rabo. De Noel a Legiao Urbana (arghhh...) 2. Saber tocar tudo , de ouvido,
    sem precisar de partituras, revistinhas etc, em todos os tons, e saber
    "achar"o tom do canario que se extraviou no meio da musica, coisa que
    acontece mais do que se imagina 3. Ter excelente vocabulario de acordes e
    voicings, nao ficar limitado a 4 ou cinco posicoes de A7 por exemplo; 4. Ter
    suingue e molejo,alma, vida, requebro e todos os outros sinonimos. 5. Saber
    ler cifras eh dispensavel, se o cara possui ouvido assim tao perfeito que de
    ouvir 1 vez ja esta pronto para acompanhar QUALQUER musica, como ja
    presenciei.

    Vamo devorar a guitarra ae heheh

    _JCM_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fodius

    boas dicas cara... soh precisa organizar melhor o texto..uehauehuheu

    mas são de grande valia, principalmente para os caras que entram aqui e q estão "sem rumo"

    abraço!

    Fodius
    Veterano
    # out/07
    · votar


    _JCM_

    Pulei a parte de organizar huahua Valeu cara.

    Fodius
    Veterano
    # out/07
    · votar


    To puxando umas dicas pela memória, mais uma:

    Sempre esteja "reiniciando seu treinamento", como? Fazendo revisões e aperfeiçoando mais ainda o que já toca, e renovando a vontade de aprender, melhorar, a humildade, como se fosse o primeiro dia de aprendizado. Isso é importantíssimo pra não estagnar.

    Quem tiver umas dicas, posta ae ehhe

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aqui vai uma boa:

    "Não tente ser igual ou copiar ninguem, tente desenvolver seu proprio jeito de tocar. Assim voce se tornará único."

    Beakman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    "Saber tocar tudo , de ouvido, sem precisar de partituras, revistinhas etc"...

    Ah! isso é importante, depois que eu me libertei dos papéis comecei a tocar um monte de musica e evolui muito. Claro que às vezes sou obrigado a pegar tablaturas para ver o que falta ou que esta dando errado, afinal eu não sou profi né?! mas cada vez evoluindo mais!

    para o alto e avante!!!

    Beakman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aqui outra dica:

    1. Saiba que influência é uma coisa importante. Procure ótimas influências para seu desenvolvimento. Mas não confunda "ter forte influencia" com "copiar".

    2. Procure fundir as suas influências e acresencte sua personalidade no seu jeito de tocar.

    3. procure tocar sempre com sentimento. isso vem com o tempo.

    Gi_Fo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Tablatura não adianta em nada mesmo, mas eu aconselho sim a estudar partitura.

    sugesto
    Veterano
    # out/07
    · votar


    gostei do tópico!
    bem util pra quem tá se virando em casa sozinho!

    Fodius
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Outra:

    Nem sempre precisa palhetar da mesma maneira, as vezes pode variar a maneira de palhetar para conseguir novos timbres, sons... Fuce bastante...

    Fodius
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Fodius
    · votar


    Dica importantíssima realmente a de procurar fazer seu próprio estilo e não simplesmente copiar. Acho que era tão óbvia que me escapou escrever hehehe valeu quem lembrou.

    Outra dica é solar a melodia cantada das músicas, vc aprende bastante com isso...

    Outra :
    Vc pode treinar mesmo enquanto assiste tv, só manda brasa. Porém só como extra, pq legal é treinar com metronomo sempre... pra não ficar ruim de ritmo ....

    Outra:
    Seja de ação e não só de teoria ou papo... não fique hesitando...não tenha medo de "bicho-papão" huahua ta perdendo tempo enquanto não mete a mão na guitarra pra domá-la, o tempo ta correndo huahua

    Se eu lembrar de mais, posto...

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Fodius
    Bom tópico, cara! =)

    As dicas podem até serem meio manjadas (não que elas sejam) e podem até não valerem nada (não é o meu caso), mas dão uma bela de uma força/motivação pra quem está se virando sozinho!

    luckseven
    Veterano
    # out/07
    · votar


    duvida

    faz um ano e meio q eu toco violão e faz dois meses q eu comprei guitarra...


    eu num estudo muito, mas queria saber se realmente demora pra pegar velocidade em arpejos...

    tenho professor e to començando a estudar função harmonica...

    eu toco muito poko em pé...

    q altura a guitarra tem q estar...(eu quebrei meu braço esquerdo e as vezes sinto dor, pq não recuperei totalmente os movimentos...)
    não tenho q mesma agilidade q tenho quando toco em pé...o q eu faço?

    luckseven
    Veterano
    # out/07
    · votar


    outra coisa...


    vcs acham q eh possivel conseguir tonar seu ouvido absoluto com o tempo?

    tenho dificuldade com isso...

    mal consigo tirar uma melodia barata...

    harmonia então nem se fala

    tenho problemas com o tom da música

    as vezes soh tiro o intervalo das notas, mas nunca acerto o tom

    Phedoo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luckseven
    A guitarra deve ficar numa altura confortavel quando se toca em pé. Eu deixo a minha mais alta q o Angus Young, pq acho q toco melhor assim.

    Claro q com o tempo vc vai acabar tonando seu ouvido. Mas é bom ja ir treinando, pra progredir mais rapido.

    Quanto a melodias e etc, treina improvisos. Eu num uso quase teoria nenhuma pra improvisar, só q uso uma certa escala em um certo tom. Só. Sua percepçao de melodia, intervalos, e tons melhora bastante.

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luckseven
    Existem métodos pra "desenvolver" ouvido absoluto, dá uma fuçada no fórum.

    Fodius
    Veterano
    # out/07
    · votar


    TG Aoshi
    mas dão uma bela de uma força/motivação pra quem está se virando sozinho!

    Essa é a intenção. Valeu :P

    diego gr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fodius
    nick engraçado
    vo seguir essas dicas, mas minha influencia maxima eh paul gilbert e as 500 video aulas q tenho dele, sempre falando a mesma coisa: não importa o que for tocar, mas divirta-se tocando

    Fodius
    Veterano
    # out/07
    · votar


    diego gr
    não importa o que for tocar, mas divirta-se tocando

    Excelente dica do Paul Gilbert, tb curto muito o estilo dele, tenho umas video-aulas tb hehe . Valeu

    BurnTKD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    outra...

    deixe a guitarra sempre a disposição...perto de vc, no suporte...
    se o acesso for difícil bate a preguiça.
    sempre q puder pegue-a e toque alguma coisa qualquer...nem q seja 10 segundos...
    isso te transforma num pistoleiro da guitarra..q saca sua arma e atira rapida e precisamente...
    nossa me puxei agora ein auehuahe

    abç

    marciopr10
    Veterano
    # out/07
    · votar


    fala galera!

    gostei muito das dicas, são ótimas principalmente pra quem ta
    começando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas gerais sobre guitarra