Algum guitarrista seria capaz de tocar?

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jun/10


Uma música notavelmente difícil é concerto numero 3 do Rachmaninoff.

Para quem não conhece segue abaixo:



Na atualidade teria algum guitarrista bom o suficiente para reproduzí-la na guitarra? Quem?

Haja two hands.

blues_on_rocks
Veterano
# jun/10
· votar


De Ros kd vc!!

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


muita gente
de ros
brunoepronto
broderick
guitarhome
the root of all evil...

luquinhas12
Veterano
# jun/10
· votar


Marc Snow

muita gente
eu
eu
eu de novo


Exibido,humpf!

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


luquinhas12
nananinanão...eu não

Tem mais gente:
Marcio andre, que toca pracas e tá sumido.

Cavaleiro
Veterano
# jun/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Marc Snow

Não duvido nem um pouco da competência dos guitarristas que você citou, o De Ros principalmente, já vi os vídeos pela Akashic e algumas peripécias bem criativas que ele faz com a guitarra em alguns tópicos, e ele é um monstro.

brunoepronto e o The Root eu já ouvi em algumas Jams daqui e os caras são muito fera também.

Mas tenha em mente que esta provavelmente é uma das músicas mais difíceis de ser executada em uma guitarra, será que eles conseguiriam?

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


Mas tenha em mente que esta provavelmente é uma das músicas mais difíceis de ser executada em uma guitarra, será que eles conseguiriam?
Por que não? Nunca substime os outros.

ThiagoGasb
Veterano
# jun/10
· votar


aqui no forum tem muita gente q conseguiria de boa,
e acredito q tenha muitos aqui q superam malmsteen,vai e cia

blues_on_rocks
Veterano
# jun/10
· votar


ThiagoGasb
e acredito q tenha muitos aqui q superam malmsteen,vai e cia

Exageros a parte né amigo!

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


AugustoDamned

É uma pergunta, não estou subestimando eles, se um dia eu tocar metade do que alguns caras daqui tocam já posso morrer em paz.

A questão é que essa música é executada por poucas pessoas mesmo no piano, onde ela originalmente foi criada.

Transportá-la para a guitarra seria uma dificuldade a mais, mas talvez eu esteja superesimando a música.

De Ros
Veterano
# jun/10
· votar


Eu tô fora!

Não quero nem tentar, senão certamente vou acabar maluco e tocando o "Vôo do Besouro" num bar cheio de bebados...

Arimoxinga
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro

Na boa tem muitos guitarristas famos e não famosos que executariam essa música ai! mais só vou citar um Yngwie J. Malmesteen citei ele pois gosto de ver-lo tocando e adimiro sua tecnica, pegada e estilo de tocar.

Peace!

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


No caso seria pra executar o que?
As melodias mais evidentes, né?

Porque o pianista toca com as duas mãos, no piano costuma ter várias linhas diferentes ao mesmo tempo, além dos próprios acordes, o teclado tem 88 teclas, tessitura muito maior que da guitarra, dinâmica comprovadamente maior ("A" maior, pra ser mais preciso)...

Pra uma adaptação pra guitarra, teriam que abrir mão de algumas coisas ou então transpor as oitavas de algumas partes.

Eu acho que é possível fazer adaptações, mas se for pra tocar na íntegra (ou o mais próximo disso), seria preciso uns 4 ou 5 guitarristas tocando juntos, tipo isso daqui:



Original:



The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Ah, eu eu não acho que aqui no fórum tenham vários que conseguiriam de boa tocar essa música não, hein.
Tem muitos detalhes ai, de expressividade, como as variações naturais no tempo (rubatos, ritardandos), por exemplo, que não fazem parte do vocabulário dos guitarristas (acostumados ao preciso tic tac do metrônomo), mesmo que sejam muito feras na guitarra.

Se eu fosse fazer um time pra tocar esta música, seria:

Jabijirous, Dogs2, Blackus, makumbator e De Ros.

Notem que não me baseei apenas no domínio técnico sobre o instrumento, senão com certeza eu citaria Alan Domingues, Marc Snow, e outros ETs da guitarra que tem por aqui.

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


fui a faísca do fogaréu hehe

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Arimoxinga
mais só vou citar um Yngwie J. Malmesteen

Ehehehehe com todo respeito, e sem duvidar da capacidade técnica do Malmsteen, ele tocando isso ai, baseado nas interpretações que ele faz pra outras músicas Eruditas, ia ficar uma coisa...
Cheia de blublublu no meio...

Pepe Le P
Veterano
# jun/10
· votar


Cara, como o The Root Of All Evil disse, rola de fazer uma versão. Tocar nota por nota dessa peça na guitarra acho bem utópico.

Não querendo menosprezar o pessoal aqui do fórum (muita gente toca muito), mas acho difícil alguém fazer uma versão que não seja algo bem simplificado, e isso vale pros guitarristas famosos também.

Mas vai saber, tem cada maluco por aí...

Arimoxinga
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

hehehehe concerteza é que ele sempre quer colocar o toque dele no meio mas, acho que se ele tocasse na boa mesmo sem pensar em velocidade ele mandaria muito bem ele me parece ser um cara que estudou muito ainda mais música erudita. assim como vc tbm parece está seguindo o mesmo caminho hehehe. mesmo como vc disse que um só não consegue fazer tudo

Peace!

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

Foi isso que eu pensei cara, para tocar isso na guitarra, o cara tem que ter além de muita técnica, feeling, tido experiências com música clássica, de preferência piano com conhecimentos sólidos dos estilos como alegretto e uns 4 braços.

Eu não acho que algum guitarrista solo faça isso na atualidade, não subestimei ninguém como alguns falaram.

s.r.v 767
Veterano
# jun/10
· votar


malmsteen! é a cara dele.

Codinome Jones
Veterano
# jun/10
· votar


David Gilmour reproduz isso ae em 4/4 com muito bend e arranca lagrimas ainda..

nicida
Veterano
# jun/10
· votar


Codinome Jones
não cara, ia ficar uma bosta

Excelion
Veterano
# jun/10 · Editado por: Excelion
· votar


Certas obras de arte é melhor não transcrever pra guitarra, eu acho que ia estragar a obra de arte.

O Malmsteen ainda não aprendeu isso...

makumbator
Moderador
# jun/10 · Editado por: makumbator
· votar


The Root Of All Evil

Bondade sua citar meu nome!


Mas concordo com tudo que falou sobre as limitações da guitarra frente a um concerto escrito para piano.São problemas de adaptação quase intransponíveis. Pode-se até fazer um arranjo, mas MUITO será perdido, e isso vale até para uma versão do Stanley Jordan(caso ele desejasse tocá-la), que é um dos mestres supremos de two hands.

Esse concerto, como boa parte do repertório a partir do classicismo tardio e romatismo, são muito idiomáticos para o instrumento a que foram planejados. No Rococó, Barroco e início do período clássico, as obras são mais "abstratas" e menos ligadas às características do instrumento alvo , e se prestam mais a transcrições de um instrumento a outro(coisa extremamente comum no barroco, por exemplo).

A última obra de Bach, por exemplo,(A Arte da Fuga), é música em estado puro, tanto que ele nem indicou os instrumentos. Pode-se tocá-la com qualquer um que tenha a extensão de cada linha. Esse procedimento é impensável em eras posteriores, pois o compositor passou a explorar as caractrísticas intrínsecas de cada instrumento.

É por isso que é mais fácil transcrever para a guitarra material de música erudita criada para instrumentos melódicos,principalmente do barroco e rococó. E mesmo assim há muitos problemas.

De Ros
Veterano
# jun/10
· votar


makumbator

Assino embaixo. Belo texto!

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


De Ros
Assino embaixo. Belo texto!

Assino embaixo sua assinatura embaixo!

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


Para quem quiser analisar a encrenca que seria transcrever esse concerto para guitarra, aqui a partitura com a grade completa.

Observem o que o solista tem que fazer. Alguns trechos podem ser transcritos na guitarra em two hands sem muitos problemas(o início por exemplo), mas a maioria é pianístico demais para se transpor para qualquer coisa(não só a guitarra).

http://imslp.info/files/imglnks/usimg/4/4e/IMSLP03632-Rachmaninov-Op30 fs.pdf

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


makumbator

Só de ver o tamanho do arquivo nem preciso ver mais nada ehehehehe

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

hashsah! Apesar que também é a partitura completa, então tem página com uns 3 ou 4 compassos apenas. Mas mesmo a parte só do solo de piano dá umas boas dezenas de páginas!

ThiagoGasb
Veterano
# jun/10
· votar


blues_on_rocks
nao to exagerando,com certeza existe muitos caras q superam eles, mas nao passam de desconhecidos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algum guitarrista seria capaz de tocar?