Se você fosse se comparar com algum guitarrista, qual seria?

    Autor Mensagem
    impaciente
    Membro Novato
    # dez/17


    Qual guitarrista famoso equivale à sua técnica (seja por ter uma favorita, pela maneira de tocar, ou pela igual preferência de escalas)?

    Qual lhe equivale harmonicamente (o som que mais combina com sua personalidade musical, ou que soa similarmente na improvisação)?

    Qualquer guitarrista internacionalmente/nacionalmente conhecido conta, e vale incluir o mesmo guitarrista nas 2 respostas, desde que não seja o Seu Jorginho que toca na esquina ao lado...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Preconceito com Seu Jorginho, só porque eu ia cita-lo.

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Esse toca melhor do que eu em técnica, maneira de tocar, preferência de escalas, personalidade musical e soa similarmente a mim na improvisação




    metal_ofender
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Meu instrumento principal é acústico, mas acho que vale também.

    O guitarrista em sí faz mais coisas, além de conseguir criar bastante riffs, coisa que eu não consigo. Mas analisando só por esse video, a maneira de tocar é parecida com esses dai.





    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Acho que Alex "The Edge" Lifeson, seria a resposta certa.

    Minha linguagem, principalmente harmônica e ritmica, é muito parecida com a do The Edge. O interessante é que não fui influenciado por ele (temos praticamente a mesma idade), quando eu conheci U2, eu já tocava, já tinha meu estilo definido, já abusava dos acordes em primas e do Delay.....rs. Mas é impressionante a similaridade.

    No entanto, eu venho de uma "escola de rock progressivo" tenho um lado de riffs, solos e preocupações timbrais, que o The Edge não usa em seu trabalho, neste campo tenho uma linguagem muito semelhante a do Alex Lifeson do Rush.

    Obs: Curioso, minha maior influência, o guitarrista que mais tirei canções, que eu mais ouvi, que mais estudei, que acho o mais completo guitarrista de rock de todos os tempos é Ritchie Blackmore. Mas meu estilo não tem nada a ver com o dele.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Algo entre o Lemmy, com a vontade de tocar como o Duane Allman, e a capacidade do Jhony Ramone no começo da carreira...

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Estou longe de me comparar a qualquer guitarrista de referência ou qualquer músico profissional, mas acabei me identificando muito com o que o John Mayer faz nos sons mais blues. Já ele, puxa muito para o lado do SRV e Hendrix. Então esse é meu trio básico de influências, que andei copiando algumas técnicas, licks e construções, com umas pitadas de Mark Knopfler.
    Mas o dia em que eu conseguir tocar metade do que qualquer um desses caras tocam/tocaram, estarei realizado, guitarristicamente falando.

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    A pergunta certa pra maoiria nao seria "se fosse me comparar a um guitarrista".

    Porque quando o cara é iniciante (nao digo em tempo de guitarra) e sim na experiencia...ele nao se compara a ninguem. Falta ainda tecnica, felling, vivencia...iniciante se compara so com iniciante, tipo eu rsrs.

    Quando o cara já tem estrada, já é profissional, ou toca bem a bastante tempo, ou sei la, teve vida com o instrumento...ai ele adquire um estilo proprio, e talvez nao fica comparado a ninguem. Meio complicado.

    Pra mim a pergunta certa seria tipo assim ... "pelo jeito que voce toca, que guitarrista diria que fica no mesmo estilo?"

    Entao hoje em dia, pelo que toco e procuro chegar, fica mais proximo (proximo assim ne...tipo uns 12,5 anos-luz), em alguns momentos ao
    Mark Knopfler (porque faço uma força tremenda pra tocar com os dedos tipo ele),proximo ao
    John Frusciante (porque toco um monte de musicas do rhcp mal tocadas, mas simpatico muito com o funky dele) e proximo a
    Brent Mason (por que muito mal e porcamente estou tentando aprender o estilo Chicken dele)

    e no ambito metal, mas virado pro lado do
    Dave Mustaine (porque vomitadamente horrivel faço uns riffs mais parecidos com o jeitão dele).

    Mas de boa, nao chego perto de nenhum deles. So toco mais parecido com eles do que com o resto.

    No baixo toco mais parecido com .... comigo mesmo....nao toco parecido com ninguem, tanto porque todo mundo toca bem e eu nao toco nada kkkkk.

    JJJ
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Eu fiz um vídeo uma vez citando minhas influências. Tem os guitar heroes tradicionais da minha geração ali, mas citei um lá no meio que nunca citava antes como influência (e que poucos citam, até...): Angus Young.

    E só citei porque parei pra pensar... senão não entrava na lista. Na verdade, ele entrou não por me "influenciar" no sentido filosófico da coisa, mas porque, quando toco rock, eu toco basicamente do mesmo jeito dele. Só percebi isso quando fui parar pra pensar, para aquele vídeo.

    Mas não posso deixar de citar, PELO MENOS, mais 5 caras: Jimmy Page, Toni Iommi, Ritchie Blackmore, David Gilmour e Alex Lifeson. Tem uma pitada de cada um aqui.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Certa vez vi/li uma entrevista com o Paul Stanley e ele disse que os solos das músicas são para ele um trabalho árduo e tão cansativo quanto um trabalho realmente...
    Não me comparo a ele, jamais, mas eu sinto muito isso, gosto de fazer dedilhados, arranjos e idéias rítmicas, mas quando chego no solo, aí eu peno bastante.

    impaciente
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: impaciente
    · votar


    Buja
    Verdade que quase todo guitarrista iniciante, em meios de técnica normalmente não se equipara a nenhum guitarrista com uma longa carreira e grande imagem, mas uma vez ou outra aparecem uns ''iniciantes'' que tocam mais do que um cara que treina a 7 anos.

    Por isso fiz 2 perguntas, uma sobre técnica, cujo foco não é tocar tão bem quanto o cara, mas tocar do mesmo jeito (tipo ter vício em usar tapping, como o Van Hallen, ou fazer aquele sobe desce maroto do Malmsteen), e outra sobre a identificação pessoal, como se seus solos, improvisações ou feeling seguissem uma linha paralela a de algum outro guitarrista, mesmo sem estuda-lo antes de tocar.

    pedropohren
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: pedropohren
    · votar


    Se fosse realmente pra eu tentar me comparar a alguém, eu diria que eu estou em uma encruzilhada de 3 caminhos entre David Gilmour, John Mayer e Ed Sheeran. Eu me inspiro no Gilmour sob todos os aspectos, toco bem semelhante ao John Mayer na prática (Com aqueles scoops e dedilhados bluesy que ele faz (amo blues, btw)), mas assim como o Ed Sheeran, meu foco é muito mais na composição dos meus riffs e bases com acordes cheios e/ou quebrados/menores do que na virtuosidade do meu som.

    Fabio Oliver
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Entendi a colocação...sem duvida quando você toca a muito tempo voce tende a criar um estilo próprio, mas querendo ou não..considerando o tanto que ja foi feito pela guitarra ... sempre você vai estar com a sonoridade parecida com algum outro guitarrista conhecido, querendo ou não. O dificil é sacar isso.

    Vou citar um exemplo alguns dias atras o GG - Gustavo Guerra fez uma LIVE no Youtube e a galera começou a perguntar sobre qual guitarrista ele curtia...o assunto era FALSO RAPIDO...

    Ele citou por exemplo não curtir Zakk Wylde...talvez pelo estilo sujo de tocar rapido que o cara tem...entre outros...

    Foi então que um cara comentou se ele achava o som dele parecido com o do VINNIE MOORE no periodo do CD MELTDOWN....Ele falou NÃO..bem firme..não acho meu som parecido não...O som dele de fato é mais grovado...influencias de Greg Howe...Govan e etc...

    Porem intrigado...no outro dia ouvi tanto o CD dele e o Meltdown do Vinnie Moore e de fato...tem muitos riffs, levadas, licks...até efeitos...bem similares...

    A questão que estou levantando é...as vezes voce pode achar que esta fazendo um som...que esta soando da forma X...e pra gente aqui ta chegando Y...e voce nem percebe...

    Quando voce é iniciante total..voce vai sempre achar que esta tocando igual ao cara que voce ADORA...que é Fã...

    Quando toca a muito tempo...pode até achar que ja tem seu estilo..mas possivelmente vai estar soando com aquele guitarrista que te influenciou muito.

    Gabriel Santos Lacan
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Gosto do estilo do Kiko Loureiro. Ele quando toca rápido pouco ou não usa modulações que por vezes mascaram erros. Falo dele enquanto trabalhos solos.
    Wes Montgomery : Gosto das suas harmonias e os seus blocos de oitava
    Hendrix: HENDRIX
    Greenwood do Radiohead. Ele não é um virtuose, mas suas linhas de guitarra são excepcionais.
    Page: PAGE

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Se você fosse se comparar com algum guitarrista, qual seria?