Volta de viagem dos EUA

Autor Mensagem
Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Hugo Queiroz


Volta de viagem dos EUA

Gente, como havia falado, acabei de passar 30 dias em New Jersey e obviamente resolvi trazer uma guitarra de lá.

Mas primeiramente gostaria de dizer um pouco da experiência e como cheguei a conclusão de qual guitarra comprar.

Eu tenho uma Squier California Fat e uma Condor CLP2-S e viajei com o intuíto de pegar uma U$800-rule, a típica guitarra de 800 dólares com ótimo custo/benefício.

Não tive pressa alguma, como fiquei um mês visitei cerca de 3 GuitarCenters e a Sam Ash Music, toquei no que tinha que tocar (e até no que não podia tocar).

Fotos GuitarCenter:
Foto 1
Foto 2

A primeira impressão que tive, logo após o espanto da qualidade e quantidade de guitarras é a falta de "endeusamento". No Brasil se uma loja tem uma Gibson bam-bam-bam ou uma Fender Custom Shop colocam em uma vitrine atrás de um vidro a prova de balas, contratam dois guarda-costas e antes de deixar você tocar nela tem que mostrar o contracheque provando que você é um potencial comprador.

Lá não tem isso, pode ser uma Squier, JEM mais nova ou a PRS de Carlos Santana todas estão disponíveis a qualquer pessoa, sem precisar nem ao menos pedir ao vendedor, basta pegar, sentar e plugar em um dos vários amps.

Bem, continuando, achei que iria comprar uma LTD EC-1000 Black Vintage que vem com EMG 81/60 Pickups:

LTD EC-1000 Black Vintage

Após conversar com o vendedor ele me desencorajou, disse que é uma guitarra "bacaninha" para Rock pesado, mas pouquíssimo versátil e que sinceramente não agradava ele.

Como estava procurando algo mais versátil, que pudesse caminha entre o blues e o rock sem problemas resolvi considerar uma LTD EC-1000 Amber Sunburst que possui Seymour Duncan JB/59.

LTD EC-1000 Amber Sunburst

Confesso também que fiquei apaixonado pela beleza da Epiphone Prophecy GX, mas quando a peguei para tocar o vendedor colocou uma cara de completa decepção, chegou até mim e disse: "Não perca tempo com essas porcarias asiáticas, se quer uma guitarra de verdade pegue uma boa e velha guitarra americana e pronto."

Ephiphone Prophecy GX

Fique um pouco chocado com a declaração e tentei argumentar dizendo que queria uma Les Paul, que tinha uma réplica (já que eles não conhecem a Condor CLP2-S), mas que fosse compatível com o orçamento. Ele balançava a cabeça sem parar e ficava repetindo "Gibson, Gibson, Gibson. Só existe uma Les Paul no mercado, é Gibson o resto é imitação barata."

Mesmo que não concordasse com o vendedor gostava da sua honestidade, já que não estava querendo me empurrar uma guitarra e sim dizer o que ele acha que vale a pena. Após conversar muito com ele fiquei na dúvida entre uns modelos da PRS, uma Fender American Series e o meu filhote.

Depois de cerca de duas semanas brigando comigo mesmo levei pra casa essa aqui:

Gibson Studio SilverBurst GuitarCenter Limited Edition 1
Gibson Studio SilverBurst GuitarCenter Limited Edition 2
Gibson Studio SilverBurst GuitarCenter Limited Edition 3
Gibson Studio SilverBurst GuitarCenter Limited Edition 4
Gibson Studio SilverBurst GuitarCenter Limited Edition 5

Os dados:
Gibson Les Paul Studio Electric Guitar Features:

* Style: Les Paul
* Body Back: Mahogany
* Body Top: Carved maple
* Neck: Set mahogany neck with '60s profile
* Scale length: 24-3/4"
* Fingerboard: Ebony
* Number of frets: 22
* Inlays: Trapezoid
* Bridge pickup: Gibson 498T
* Neck pickup: Gibson 490R
* Controls: Vol (push/pull coil-splitting)/Vol (push/pull coil-splitting)/Tone/Tone with 3-way toggle
* Bridge: Tune-O-Matic with stopbar tailpiece
* Tuners: Grovers
* Hardware: Chrome
* Finish: Silverburst


E devo adiantar que estou completamente satisfeito com a compra, ele tem sistema Pull-and-push que divide os captadores ficando exatamente com o mesmo som de Strato. Não estou mentindo, com um rápido ajuste no Tone consigo tirar até o som de uma Telecaster com ela.

Então pra mim fechou, acabou a busca pela minha guitarra perfeita, já encontrei. Tenho o famoso e conhecido "som Gibson" mas quando quiser uso o Split-coil e vou de Strato.

Agora só falta vender minha Squier e CLP2-S hehe.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Não to com muito tempo pra ler, afinal, qual o modelo da guitarra que você comprou?

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Hugo Queiroz
· votar


Não to com muito tempo pra ler, afinal, qual o modelo da guitarra que você comprou?

Tinha esquecido de atualizar o tópico com as fotos hehe. Peguei uma Gibson Studio Silverburst.

É uma edição da Gibson feita exclusivamente para a GuitarCenter e Musician's Friend.

De diferente tem o braço dos anos 60, bem mas fino e confortável para solar, sistema split-coil, braço de Ebony, tarachas Groover e de resto segue as mesmas especificações de uma Standard.

Fica ai a dica de quem quiser trazer uma Gibson de fora e não se sente confortável pagando U$2.500 para uma Standard.

Leo Zanon
Veterano
# mai/10
· votar


Hugo Queiroz
Muito bacana cara!
Parabéns pela compra!

Abrçs:)

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Hugo Queiroz


Cara... essas fotos da Guitar Center....


Não faz isso comigo... o coraçãozinho do titio não aguenta............



Ai, ai, ai..........







Um aceno de longe!!!

Blizzy
Veterano
# mai/10
· votar


As fotos do imageshack t~ao abrindo tudo pela metade aqui :(

na seca pra ver as fotos certinhas uahuahua

guitar center é loka mesmo, instrumento top pra todo lado e nada das frescuras que tem aqui de não poder testar


Fez uma ótima compra, quando der, posta uns sons ae!

pscb
Veterano
# mai/10 · Editado por: pscb
· votar


Hugo Queiroz

Impressionante a quantidade de guitarras à pronta-entrega. Sem falar do preço 3,4,5 vezes menor do que aqui.

A primeira impressão que tive, logo após o espanto da qualidade e quantidade de guitarras é a falta de "endeusamento". No Brasil se uma loja tem uma Gibson bam-bam-bam ou uma Fender Custom Shop colocam em uma vitrine atrás de um vidro a prova de balas, contratam dois guarda-costas e antes de deixar você tocar nela tem que mostrar o contracheque provando que você é um potencial comprador.

Há uns dias eu fui à Made In Brazil aqui de Porto Alegre. Como o shopping fica longe de casa, raramente vou lá. Então, fiquei mais de uma hora conferindo. O vendedor me sugeriu uma Dean Hardtail para testar, que me agradou, exceto pelo captador da ponte misteriosamente não funcionava (600 dólares na GuitarCenter, 2600 reais no Brasil, meu Brasil brasileiro). Quando saí da loja, me dei conta de que não tinha visto quais Gibson eles tinham, porque elas ficam numa sala de vidro, separadas das outras.

Apesar dessa "proteção" às Gibson (e às Fender), tinha uma PRS Custom 22 por R$13.000,00 no meio de Memphis, Ibanez, Tagima, Epiphone etc.

Juneba
Veterano
# mai/10
· votar


quanto custou a gibson?

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


É ridículo isso. E não é só aqui que tem instrumento caro, uma PRS Custom Shop mesmo lá gira em torno de U$7.000 e mesmo assim vi meninos de 16-17 anos pegando ela pra tocar e ninguém se importava.

Não existe essa idolatria por instrumento musical. Sem contar que existem várias pessoas que ficam ali dias testando o mesmo instrumento apenas por testar, as vezes nem levam, e ninguém fala nada.

Se for aqui, se você passar mais de 10 minutos com uma guitarra tem que levar, senão o vendedor faz cara feia.

Além disso pude notar que apesar de existir várias guitarras boas, o povo é absolutamente patriótico ainda. Guitarra para ele é Made in USA, o resto é resto. Alguns são ainda mais absolutistas dizendo que guitarra é PRS, Fender e Gibson, o resto é lixo de segunda mão. Com algumas excessões como JEM e outras do tipo.

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


quanto custou a gibson?
U$1.399

Porém não comprei apenas ela, comprei um cabo monster, um Vox plug para tocar no hotel e picks. No final ele me deu um desconto de U$150.

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Hugo Queiroz

Cara parabéns!!!! Guitarra linda!

Esse gostei desse vendedor ai, o cara fala mesmo!!! hehehehehehehehehehe

edit:
Deixaram você tirar fotos dentro da loja de boa?
Porque aqui até as lojas fundo de quintal não deixam tirar fotos!!!

Essa loja é show tbm!!!

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


PQP!! LES PAUL BRANCA!!! \m/
[modobobooff/]

Hugo Queiroz
brother, parabéns pela linda guitarra.
Lespa silverburst e com esses caps.. show!

qual seu amp mesmo?

pscb
Veterano
# mai/10 · Editado por: pscb
· votar


Hugo Queiroz

Além disso pude notar que apesar de existir várias guitarras boas, o povo é absolutamente patriótico ainda. Guitarra para ele é Made in USA, o resto é resto.

Por Gibson, Fender e PRS serem americanas, creio que essa idéia de serem as melhores é algo mundial. Assim como melhor café do mundo é o brasileiro de exportação e o colombiano (o de exportação é o mesmo consumido localmente), ao menos na teoria.

As guitarras brasileiras, por sua vez, são alvos de ataques com alguma freqüência. Não vou nem dizer que comprei uma brasileira e custou mais de R$2000,00.

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


Costa 85
Por Gibson, Fender e PRS serem americanas, creio que essa idéia de serem as melhores é algo mundial. Assim como melhor café do mundo é o brasileiro de exportação e o colombiano (o de exportação é o mesmo consumido localmente), ao menos na teoria.

Se eu levar uma stratinho tagima pra esse vendedor, ele detona a coitada no chão.

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


Ajeitei o tópico para as fotos abirem direto.

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


Deixaram você tirar fotos dentro da loja de boa?

Sem o menor problema. Pelo contrário, saia tirando foto das JEM e das demais e pedia pro vendedor bater hehehe

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


Por sinal a JEM é uma guitarra linda. Pode falar o que for, mas pelo menos em beleza a guitarra é show.

carnisa1
Veterano
# mai/10
· votar


Falando nisso...

Eu comprei uma Gibson Dark Fire.

Achei o visual legal e pra um iniciante como eu que gosta de trocar de afinações pra toca musicas do Guns.

Chega agora no começo do mês que vem.

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


PQP!! LES PAUL BRANCA!!! \m/
Eu peguei nessa branca, ia levar ela a princípio, custava U$1.200.

Linda demais a guitarra, agora ela é uma Gibson estilo antigo, o braço é absurdamente grosso e super pesada.

Achei a Silverburst bem mais confortável, e por ser chambered tem praticamente o mesmo peso da CLP2-S. Sem contar que o braço dos anos 60 facilita um absurdo.

A branca é sensacional de tocar, mas com esse braço, escala em Ebony e uma calibragem de corda alta o cara precisa de muita força e pegada pra tirar som dela (o que ainda não tenho).

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


qual seu amp mesmo?

Uso um Orange Crunch 15R e estou absolutamente satisfeito com ele. Como não tenho banda e toco no meu pequeno APT ele segura a onda muito bem.

Hehehe.

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


Eu comprei uma Gibson Dark Fire.

Essa é uma guitarra que gostaria muito de ter testado, mas não consegui encontrar em lugar algum.

carnisa1
Veterano
# mai/10
· votar


Hugo Queiroz

O que me chamou atenção nela foi o visual e o Escudo um pouco transparente.

Não pude testala pois quem comprou ela não fui eu, meu pai deu o dinheiro.

Se ela não me agradar, eu vendo pra alguma loja de intrumentos musicais por o preço usada.

Acho que vai dar uns R$ 9.500,00.

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


Não pude testala pois quem comprou ela não fui eu, meu pai deu o dinheiro.
R$ 9.500,00
seu papai é legal. =)

turtlefingers
Veterano
# mai/10
· votar


Hugo Queiroz

Passou batido ou pagou imposto?

d.m
Veterano
# mai/10
· votar


Hugo Queiroz
grava alguma coisa com ela ai!!!

carnisa1
Veterano
# mai/10
· votar


Vo postar um video com ela...

No improviso...

Só tenho web cam mas é uma droga.

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


Passou batido ou pagou imposto?

Paguei R$1.500 de imposto nela.

Ainda estou sem Microfone, assim que conseguir gravo, pode deixar.

É absurdo o som, os captadores tem uma saída altíssima e o split-coil realmente faz uma diferença absurda.

Meu equipamente é só ela e um Orange Crunch 15R, não tenho nenhum pedal ou outro efeito, só esses dois me atendem perfeitamente. E olhe que o Orange é apenas um Amp razoável.

carnisa1
Veterano
# mai/10
· votar


Hugo Queiroz

Agora.

Realmente, acho que as guitarras "Made in USA" tem muito mais qualidade que as do brasil.

Mas não tanta qualidade assim.

Tem muitas marcas brasileiras que são feras em questão de qualidade e preço.

Hugo Queiroz
Veterano
# mai/10
· votar


Tem muitas marcas brasileiras que são feras em questão de qualidade e preço.

Eu concordo plenamente, na verdade nem marcas, mas Luthiers em si.

Existem Luthiers sensacionais no Brasil, capazes de fazer instrumento de qualidade acima a muitas marcas internacionais. Estava apenas citando qual a visão do povo de lá fora.

Iommi Young
Veterano
# mai/10
· votar


É uma ótima guitarra, mas nao gostei da cor, parece cor de vaca O_o'.

Mas o que importa é que voce gostou!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Volta de viagem dos EUA