Mudando de 0.10 para 0.11 e ajuste.

    Autor Mensagem
    Viics
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Viics


    Olá pessoal,
    Bom, a muito que quero levar minha guitarra a um luthier, não só para mudar de 0.10 para 0.11 como também para dar uma regulada geral nela.
    Chegando no luthier, acabo sendo surpreendido, o luthier, era amigo de infância do meu pai, eles ficaram conversando horas, antes de dar uma olhada na guitarra, achei bem legal isso, cria uma confiança maior no serviço dele.

    Ele deu uma boa olhada no instrumento, elogiou e anotou as mudanças que eu queria.
    Foram feitas as seguintes mudanças:
    -Troca de encordoamento de 0.10 para 0.11
    -Ajuste no tensor
    -Ação das cordas reguladas para média/baixa
    -Ajustes nas tarraxas
    Deixei a guitarra lá na sexta-feira (ontem) e busquei sábado (hoje). Ele me cobrou R$50,00.

    Falando das mudanças, o que deu pra sentir e principalmente foi:
    -A guitarra ficou bem melhor com 0.11, o som ganhou mais "vida", um corpo e um sustain impressionantes.
    -A pegada com esse calibre somado a regulagem, ficou muito boa também, facilitou bastante.
    -A afinação está segurando muito mais.


    Agora, o que eu gostaria de falar em principal para o pessoal:
    Realmente, encordoamento 0.11 é uma coisa difícil, se você sente qualquer dificuldade ou então, já aparecem machucados com a 0.10, nem pense em mudar pra 0.11, porque, brincando, é exatamente o que o povo fala: "0.11 é pra macho" KKKKKKKKKK.
    Ela tem um sustain muito bom, e dá um corpo ao som impressionante, parece que o som fica mais "vivo".

    É isso ai gente, levem suas guitarras para darem uma visita a um luthier o mais rápido possível, é realmente muito bom tocar com uma guitarra reguladinha.

    Abraços,

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    orque, brincando, é exatamente o que o povo fala: "0.11 é pra macho" KKKKKKKKKK.

    Eu não acho tudo isso, vai ver porque toquei com uma Les Paul. Mas toquei com uma Epi LP Standard com 0.011 e achei um tesão a pegada, não achei que é tão "dura" como falam.

    TeXuGo TuNeLoSo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Fiz EXATAMENTE essas mudanças há uma semana atrás qdo levei minha Epi LP Custom no luthier... Realmente eh outro som!

    Quanto a adaptação de 010 pra 011, em umas 2 semanas + alguns calos vc consegue de boa... O resultado sonoro compensa absurdamente, pelo menos no caso das Les Pauls. =)

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Viics
    Isso ai gora deixar que um profissional faça a regulagem é a melhor coisa para se fazer parabéns!


    Fiz esse topico faz um tempo,ele pode ser de ajuda também:

    Tutorial: Como escolher a corda certa
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/233921/

    Tomaz.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Não acho .011 dura... é questão de adaptar.

    joaum
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu tava usando .011 na minha condor CLP5, realmente tem muito mais sustain, mas eu achei o timbre clean meio abafado, e ficou difícil de palhetar (já sou ruim com cordas mais finas) nos solos. Então decidi voltar pra .010. Antes de colocar as cordas novas, vou deixar .011 só mais um pouquinho, mas tava muito ruim mesmo nas primas, então as troquei por .009 antigas sem uso aqui... agora tá assim: .011 nos bordões e .009 nas primas. Perdi bastante sustain com .009, mas acredito que quando colocar .010 vai ficar legal :D

    Viics
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    GuitarHome
    TeXuGo TuNeLoSo
    A minha também é uma Epi Standard. Eu falei, que o encordoamento é muito mais "duro" em relação ao 0.10, não é a mesma coisa que 0.9 comparado a 0.10 entende? Quis dizer, que 0.11 á 0.10 tem uma diferença enorme.

    Tomaz.
    Com certeza, juntando com uma regulagem decente.

    Sir.Paulo
    Eu li seu tópico a um tempo atrás cara, é de uma enorme utilidade!

    joaum
    É cara, acaba perdendo um pouco de sustain e etc, mas eu acho que cada um tem que tocar com o que é melhor para si viu.

    Abraços,

    Sub_Zero
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu tenho muita curiosidade de colocar 0.11 na minha guitarra, mas no momento não rola. Só tenho tempo pra pegar a guitarra no fim de semana, ia ser difícil se adaptar. Acho que 0.11 numa Les Paul é o ideal e tb creio que não deve ficar tão pesado, mas no meu caso é strato, aí o buraco é mais embaixo...hehehe

    Viics
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sub_Zero
    Vixi, em strator e complicado cara, acho que o limite é 0.10 mesmo.
    A 0.11, é sim bem mais dura que a 0.10, mas é uma questão de adaptação.. eu estou curtindo, por enquanto não me deu trabalho.

    Abraços,

    bicinh
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu também fiz exatamente essa mudança, mas tem uns 2 meses... não senti muita diferença entre o 010 e o 011, tanto que ja estou querendo colocar 011 híbrida.. e realmente a tocar com a guitarra reguladinha, sem trastejamentos e com cordinhas novas, da um TESÃO do kct... enfim, o pessoal que ainda nao levou a guitarra pra dar uma geral, é bom que levem..

    marcos.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    tava querendo colocar .11 agora vem e falam que tem uma diferença tremenda *-*

    aff, ja to vendo o sofrimento

    André Perucci
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    acho bom aumentar o calibre pra dar uma forçada na pegada, dai tu volta pro calibre normal, sai bem melhor

    bicinh
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    André Perucci
    Sim ! é igual quando se fica muito tempo tocando violao e dps pega a guitarra... parece que fica com mais pegada..

    joaum
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Vixi, em strator e complicado cara, acho que o limite é 0.10 mesmo.

    Eu tô usando .011 híbrida (bordões de .012) na strato! Eu tava com .011 normal, mas a D e A partiram. Na Les paul ainda tô com .010, mas é porque tinha colocado um jogo de d'addario exp, aí ainda tá brilhando, e também tô usando mais a strato do que a les paul. Quando for trocar, colocarei .011.
    Minha strato deve ser mais macia do que o normal, ela é mais macia do que a fender mexicana do meu professor, mas ele colocou floyd. A minha é uma squier california!

    TeXuGo TuNeLoSo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Eu respondi em maio q tinha acabado de por 011...

    Vish to achando 011 mto mole ja.... Capaz de partir pra 012 em breve! hauauhau!

    Son Volt
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Eu já usei .011 em Les Paul e hoje voltei a usar .010. Esse negócio de "pra macho" é uma balela. Cada um deve usar o que é confortável e se adapta ao som que gosta de tocar. Jimmy Page tocava com cordas mais finas que a maioria dos iniciantes. Colocar uma corda grossa pra tirar onda de macho é atestado de burrice! O cara tem que colocar quando for algo que se adapta ao seu estilo, pegada, som que toca. Muita gente bota pra dar peso no som, mas por mais que ele tenha calos de anos e mãos de pedreiro, vai pagar um preço por isso. Qualquer pessoa que usa uma corda mais grossa que o normal, quando pega numa .009 ou .010 sente mais facilidade pra tocar várias coisas, sinal de que estava pagando um preço alto pelo timbre das cordas grossas.

    Um MONTE de guitarristas copiados por muitos mal usavam cordas .010, nunca precisaram disso pra ter um timbre invejável. Na minha opinião é mais uma das lendas do meio guitarrístico.

    Aumentar as cordas também pode causar um prejuízo pra quem quer voltar atrás, pois dependendo do modelo da guitarra, pode acabar desgastando o nut e a ponte de uma forma que quando quiser voltar pras cordas mais finas, algo terá que ser reparado.

    Eu recomendaria alguém aumentar a espessura das cordas quando achasse que gostaria de mais tensão para bends e coisas assim, ou escurecer o som da guitarra para ser guitarrista base, ou por achar que cordas mais finas "cortam" mais os dedos ou deslizam mais. Se for só pra quebrar menos a corda, se tiver no .008 passa pra .009, de 0.009 pra 0.010, se continuar quebrando instale uma ponte que presta na guitarra!

    Lexplorer
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Lexplorer
    · votar


    Diz a lenda que Stevie Ray Vaughan usava cordas 0.13 .-.
    Essa sim deve dar calo rsrsrs..
    Preciso por 0.11 na minha guita tambem, toquei ne uma com, e achei bem melhor que 0.10 : )

    -Dan
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sempre usei 0.11. Porem outro dia manusiei uma 0.9, eu acho, nossa, bem mais facil de solar.

    joaum
    Veterano
    # out/10
    · votar


    .010 na minha strato fica frouxa demais na hora de fazer bases e atrapalha também na hora de solar.

    Mesa_Lucas_Boogie
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pra não criar um tópico vou perguntar aqui mesmo...
    Tenho uma Strato Tagima das antigas, Skymaster 67 Special Series...eu tava usando cordas 010 afinadas em E, e queria colocar cordas 011 afinadas em D*, mas um luthier me cobrou incríveis R$170 só pra ajustar. Tem algum problema de colocar as cordas sem mexer no tensor nessas circunstâncias ? e acho que vou trocar de luthier, o cara ai cobrou R$50 pelo serviço.

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mesa_Lucas_Boogie
    Coloca as cordas e afina, se o braço "sair do lugar" é porque ele precisa de ajuste. É meio que mito isso de que sempre que se troca a espessura das cordas tem que mexer no tensor, só se faz necessário esse ajuste se o braço ficar côncavo ou convexo, caso o contrário, deixa como tá.

    o cara ai cobrou R$50 pelo serviço

    Tem que ver se ele é um luthier competente ou só um cara aí que mexe em guitarra.

    Abs

    Rafiusk
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Minha guitarra tem corda 0.11, no começo tive que fazer um esforço maior, pra fazer bends principalmente, mas depois de acostumar vale a pena o esforço despreendido. E depois o som muda completamente, eu curto tocar com pouco drive, bastante agudo, fica um som seco mas bem encorpado por causa da corda, bem legal.

    fel123
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eu sempre tive uma duvida, eu sempre usei cordas 0.10 se eu colocar o.11 na minha guitarra, o braço vai empenar ou nao?
    tem tanta diferença assim em largura?

    Vlw

    Rafiusk
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    É bom fazer uma regulagem sim, pode acontecer esse tipo de problema, eu acho... A largura mais ou menos, eu acho que pelo menos a mizona fica bem gorda hahaha.

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aproveitando pra tirar uma duvida.

    Estou para comprar uma Lespaul, Condor CLP2 ou Vintage V100, minha vontade é usar 011 nela. Porém ja tenho uma SX SST57 e uso 010, ai pra não ficar comprando 2 jogos 010 e mais 2 de 011, quero por tudo 011 para afinação padrão E.

    Será que não vai ficar pesadão demais a Strato para os Bends?

    Ouvi dizer que 011 em LP é igual 010 em Strato. é verdade?

    OBS: Já não sinto dificuldade alguma em dar Bend com cordas 010.

    Obrigado.

    NoIdeaS
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara desde sempre eu usei corda 0.11 e é tudo questao de costume.
    Mas assim, pelo menos comigo, quando vc for aprender um solo diferente dos "padroes" q vc toca ai o bicho pega esfola tudo os dedo xD

    nicida
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    é fato que as LP e SG deixam a corda mais mole.
    tem a ver com o comprimento da escala, ou algo assim...

    eu uso 0.011 pelo timbre, é bem mais encorpado, principalmente nos bordões. Essa é a única vantagem.

    Van_Lorien
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fel123
    Isso é relativo, vai depender da resistência do braço. Pode ser que seja necessário um leve aperto no tensor. Se surgirem mais dúvidas, leva ela a um luthier.

    Como assim diferença de largura? A .011 é mais grossa, tu sente isso nos dedos, eu acho que dá mais firmeza ao tocar.

    LipeGuitarrero
    Basicamente é isso, .011 em escala 24,75" é similar a .010 em escala 25.5" (na mesma afinação). Eu usava .011 na minha SX SST 57 e gostava, hoje uso na minha SX SG e acho mais tranquilo que na strato.

    Eu não vejo problema algum em comprar jogos de .010 e .011 separados. Mas, se tu quiser comprar só .011, faz o teste na tua strato.

    Abs

    AndersonMatos
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Será que não vai ficar pesadão demais a Strato para os Bends?

    Tinha um maluco que tocava strato com 0.13 e dava uns bends massa.
    Ele morreu =)

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Van_Lorien

    Entendi acho que vou dexar 011 nas duas mesmo, só comprar a lespa para testar e ver se gosto.

    AndersonMatos

    Tinha um maluco que tocava strato com 0.13 e dava uns bends massa.
    Ele morreu =)


    É mais esse maluco era o SRV né KKK.

    SRV > Abismo > Oceano > Monte Everest > LipeGuitarrero

    Quer comparar? ushahushsuahus

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudando de 0.10 para 0.11 e ajuste.