Guitarristas Virtuosos - Repetitivos ou não?

Autor Mensagem
MarcosBorba
Veterano
# mai/10
· votar


O problema é essa separação de "virtuoses" e "feelentos". Eu gosto do que é bom. Luto pra não discriminar nenhum tipo de artista por sua técnica ou por seu estilo ou gênero.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Bom, para dar minha opinião final nesse assunto, é o seguinte:

Adoro música instrumental, desde que eu ache ela boa. Ser instrumental não é sinônimo de boa. Ser cantada não é sinônimo de ruim.

Adoro a música dos guitarristas citados. Alguns utilizam técnicas de composição que pouca gente conheçe, outros são bem mais básicos, o que não os torna ruins.

Adoro metal - já toquei em banda de Thrash Metal e Prog Metal.

Adoro música pop - Não vou citar nomes porque vou ser apedrejado, mas adoro, vou fazer o que...

Adoro música erudita. Tem vários videos e dois CDs que comprovam isso.

Adoro Tango, tenho um CD e muitos shows para provar isso.

Adoro música latina, e tenho escutado alguns trabalhos do Al Di Meola quase que diariamente.

Adoro música Indiana, seja o Shakthi ou o Ravi Shankar ou até mesmo umas coisas meio estranhas de mais que volta e meia aparecem por aqui.

Rock e Blues fazem parte da minha formação, nem vou comentar...

Adoro música Flamenca, desde as misturas que o Paco De Lucia faz até os trabalhos do Bola ou do Manitas de Plata

Tem outros estilos que não estou lembrando agora, mas que aprecio também. Aliás, é dificil saber o que eu não gosto...

Meu trabalho novo tem muito Choro, Baião, Milonga e até Samba, ou seja, não dou a mínima para preconceitos musicais.

Aliás, quando alguém afirma que guitarristas tão distintos parecem ser tudo a mesma coisa, o que eu vejo é isso - preconceito musical. Basta dizer que não gosta, agora dizer que são todos iguais é até engraçado.

Alguns leigos até podem achar isso (atenção, tenho muitos amigos leigos que tem vários CDs de alguns dos guitarristas citados), mas acho estranho quando um provavel músico defende uma opinião de que são todos iguais, repetitivos e clones. Será que não está faltando ser mais aberto e receptivo a outro gênero musical?

Faz um tempo eu estava falando com um músico e quando falei que estava enlouquecido com Choro, ele me disse "que horror, acho Brasileirinho a coisa mais brega!".

Velho, o cara reduziu um dos maiores e mais incríveis movimentos musicais do Brasil, praticamente a música de câmara mais genuinamente Brasileira que pode haver a uma única música, e ainda achou ela brega.

Eu fiquei sem palavras. Isso para mim é o reflexo da ignorância que assola o Brasil.

Então é isso, eu acredito em estar aberto a diversos estilos, pois cada um tem o seu momento de ser apreciado, e pronto.

Tudo é música.

_Dio
Veterano
# mai/10
· votar


E qual é o problema em ser repetitivo?

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


o "BLUBLUBLULBLU" do Malmsteen.

é jeito dele de tocar

o jeito de alguem tocar faz parte do seu feeling. tem uma ou duas musicas lentas do malmsteen . q da pra perceber q ele tem feeling sim .
mais ele prefere se expressar com notas rapidas.

tem gente q gosta ,tem gente q n gosta .

agora ,desmerscer o trabalho do cara porque ele tem um estilo proprio,que envolve tocar rapido é sacanagem.

e isso vale pra varios virtuoses,des de eric jonhson até steve vai.

des de randy rhoads até dimebag darrel .

parem de julgar uma musica por ser rapida ou lenta.

Michel Top
Veterano
# mai/10 · Editado por: Michel Top
· votar


Olá amigos!

Confiram o vídeo abaixo até o final:



Depois se perguntem: será que ser "repetitivo" realmente é algo tão ruin assim?

De Ros
A repetição de temas é um dos segredos da boa música. Escute a 5 sinfonia de Beethoven e indentifique as repetições. Tu vai te assustar...

Bingo!!! repetição=motivo e motivo=boa música.

Um abraço à todos!

MarcosBorba
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros disse tudo.

luiztx
Veterano
# mai/10
· votar


consigo ouvir cd inteiro soh do joe satriani e do eric johnson (creio que ele seja um dos virtuosos) mas steve vai, malmsteen e outros citados no maximo umas 2 musicas (eu gosto deles, só acho um pé no saco ficar ouvindo os bululu que eles fazem na guitarra por mais de 10 minutos...)

Stargazer
Veterano
# mai/10
· votar


acho um pé no saco ficar ouvindo os bululu que eles fazem na guitarra por mais de 10 minutos...)

Isso ae é ainda pior que chamar de fritação. As passagens rápidas, assim como as lentas, tem sua importância nas músicas em que elas se encontram, não há "bululu". Como já disseram mais ou menos por aqui: "se seu aparelho auditivo não consegue acompanhar uma melodia mais veloz ou um andamento mais rápido, a culpa certamente não deve cair sobre o autor da música".

luiztx
Veterano
# mai/10
· votar


Stargazer
eu gosto bastante das musicas dele, porém acho desgastante para mim, reconheço a genialidade e o alto nivel das composições dele, mas dou preferencia a outros como eric johnson (é meu guitarrista preferido) pois o seu estilo me agrada mais, em momento algum disse que malmsteen é ruim, só disse MINHA opnião sobre a MINHA reação diante do trabalho dele (que eu acho excelente)...
desculpa se me expressei mal...
tbm detesto preconceitos musicais... ouço de tudo, reconheço musica boa mesmo que não me agrade, e esse nem é o caso, visto que ouço malmsteen e até uso passagens de suas músicas para apurar minha técnica...

Rafa-Ban
Veterano
# mai/10
· votar


acho uma imensa besteira tentar justificar o fato de não se gostar de determinado estilo musical...as pessoas pensam diferente,só porque eu fico entediado ao ouvir o gilmour eu sou ignorante?
acho que não...é igual as pessoas que me amolam pq eu sou apaixonado por formula 1 a acho futebol um saco...td mundo me pergunta que graça eu vejo,mas se vc não se identifica com a coisa,óbvio que vc não vai entender o que há de cativante naquilo

Pepe Le P
Veterano
# mai/10
· votar


Essa discussão é meio como abrir um tópico de culinária: feijão com arroz X pato selvagem no molho de mostardas e vinho (nem sei se isso existe).

Gosto é gosto e para mim é fato que é algo que se aprende e vai evoluindo (noter que evoluir não é sinônimo de melhorar). Muitas vezes uma comida pode causar uma má impressão, mas você vai se habituando a ela e eventualmente vira até fã. Quem nunca ouviu aquela história "a primeira vez que eu tomei cerveja achei amargo, ams depois..." e etc?

Provavelmente se eu escutasse um jazz instrumental a uns quinze anos atras eu ia achar um saco, mas aprendi a apreciar várias composições do gênero.

Com os tais guitarristas virtuosos é a mesma coisa. eu aprendi a apreciar os diferentes estilos, de Eric Jhonson e Pat Matheny até Vai e Paul Gilbert. Eu certamente prefiro os caras que apresentam temas e idéias que me soam mais originais e que dosam melhor (na minha opinião) os momentos de esmirilhação.

Eu acho que o Malmesteen e sua trupe tem feeling sim, e em geral muito, só que virtuosismo neo clássico é o estil dele, curta você ou não. Eu não sou fã, mas acho que ele tem muita coisa legal.

Eu canto num coro e o Maestro (que é nada menos que o coordenador da disciplina de regência coral da faculdade de música da UFRGS) disse que música é repetição, bem no estilo do discurso do De Ros e cia.

Enfim, espero ao menos botar alguém pra pensar com esse pequeno texto.

Abraço!

Andreas Miller
Veterano
# mai/10
· votar


Malmsteen é igual Corinthians: quem não gosta odeia.

obs: É o guitarrista que eu mais gosto.

Rapha_Metal
Veterano
# mai/10
· votar


pra mim isso tudo depende de costume, quanto mais você escuta a musica dos virtuosos, mais você desenvolve "ouvido" pra elas ,antes eu achava o petrucci chato e repetitivo mas hoje eu acho ele um dos melhores guitarristas do mundo. Na verdade o "feeling" é a catarse passada pela música cada musica passa um diferente sentimento com o qual você pode se identificar ou não.

elciojoe
Veterano
# mai/10 · Editado por: elciojoe
· votar


Eu não tiro a razão de nenhum de vocês. Posso ter me expressado mal - e me expressei mesmo - quando eu quis dizer REPETITIVOS, talvés ficasse melhor ou menos mal se eu tivesse digitado, ENJOATIVOS. Eu também escuto e pesquiso vários generos musicais pois não é a toa que eu conheço esses ícones citados e outros mais, mas tenho preferência pelo rock em suas várias vertentes. Quando EU menciono repetitivos, na verdade estou querendo dizer/enfatizar FIRULENTOS, e essa não é a minha praia porque eu não tenho saco para ouvir firulas "por horas e horas e horas" rsrsrsrsrs. FRISANDO, eu reconheço E MUITO BEM um músico talentoso, porém gostar da obra dele é outra história. Como já foi dito e todos sabemos, gosto cada um tem o seu. Eu gostaria de saber tocar com a mesma perfeição que esse virtuoses sabem, mas tocar o estilo deles NEVER. Uma coisa é fazer um trabalho/música firulento(a), outra coisa é ser firulento o tempo todo. Apesar de admirar o trabalho do David Gilmour eu não sou um fã dele, porém me agrada mais ouvir os feellings do Gilmour a ouvir as firulas dos virtuoses. GOSTO NÉ!!!

Alguns me acusaram de ser preconceituoso e até de ignorante, mas isso eu sei que não sou, apesar de não suportar certos generos musicais dos quais a maioria de vocês também não suportam. Acho que demonstraram até serem mais preconceituosos do que eu porque não suportaram saber de que eu não aprecio virtuoses.

Tanto no tópico MÚSICOS E PRECONCEITOS quanto neste, o que eu mais percebo é que a maior parte dos membros são preconceituosos, e se não são demonstraram ser, assim como demonstram também falta de humildade. Acho que estamos aqui para trocarmos idéias, conhecimentos, etc., e não apedrejarmos uns aos outros por termos gostos diferentes.

"Por que será que os virtuoses gostam de ter uma aparência semelhante a dos bárbaros da época do Império Romano?" rsrsrsrsrs. Ui!!! Lá vem cacete novamente!!!

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original". (Albert Einstein)

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


A galera geralmente n estuda com calma as coisas antes de falar. Muita gente q comenta besteira, o faz sem conhecimento de causa. Muitos dos guitarristas citados são é influência para outros, e não clones. Eles tocam o estilo deles, assim como Clapton toca só o q cabe dentro do estilo dele e ninguém reclama.

Mas parece q a galera segue umas tendências de turma, de revista, etc... e daí sinto muito, o pessoal só tem a perder.

É isso aí, "galinha que segue pato morre afogada" (Tio bêbado do bar).

Homem Cueca
Veterano
# mai/10
· votar


Não briguem meninas.

É uma puta falta de sacanagem, vou chingar no Twitter. Muito, sério!

FiReFhOx
Veterano
# mai/10
· votar


Se compilasse um cd só com bases e solos do chimbinha tambem iam achar repetitivo...

elciojoe
Veterano
# mai/10 · Editado por: elciojoe
· votar


FiReFhOx


Se compilasse um cd só com bases e solos do chimbinha tambem iam achar repetitivo...

Chimbinha é o cara... de pau!!! - hehehehe

Brincadeira, não curto mas não tenho nada contra ele. Ele está é cheio da grana, comendo uma mulher gostosa, viajando pra kralho, tem um equipamento para shows que pesa toneladas, guitarras Fender, uma mecha no cabelo, rsrsrsrs. Além de estar depositando feses na cabeça de quem o malha, é claro.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


elciojoe

Se o pessoal não gostou da tua opinião, que foi exatamente essa:

Os CDs de Satriani, Stevie Vai, Kiko Loureiro, Malmsteen, Roger Franco, Fred Andrade parecem o mesmo álbum, por isso soam "repetitivos, iguais, clones". Até parecem que tiveram o mesmo professor.


É porque, para qualquer músico com o ouvido um pouco mais desenvolvido, isso é uma falsa premissa!

Agora, se tu tivesse falado que simplesmente não gosta de nenhum dos guitarristas citados, eu iria achar a coisa mais normal do mundo, e ninguém iria discordar de ti.

O problema é que a tua premissa - que os guitarristas supra-citados soam todos iguais, não pode jamais ser aceita como verdadeira. A não ser por pessoas com um ouvido pouco desenvolvido.

Olha bem, não estou dizendo que as pessoas que gostam desse tipo de música tem um ouvido melhor que as outras.

Não estou dizendo que quem não gosta desses músicos tem um ouvido ruim.

Estou dizendo que só pessoas com o ouvido pouco desenvolvido acham que esses caras fazem CDs que soam iguais.

Por favor, assista o video do Fred Andrade que eu postei na página 2. Assita até o fim, são só uns 2 ou 3 minutos.

Se depois de assitir, tu ainda achar que é tudo igual, eu dou o braço a torcer e vou espalhar por aí que não aguento mais os frevos do Malmsteen, combinado?


"Por que será que os virtuoses gostam de ter uma aparência semelhante a dos bárbaros da época do Império Romano?"

To achando que tu tem um problema pessoal comigo...

Hehehehe, brincadeira!

Mas eu tenho esse visual porque eu gosto. Não sigo nenhuma moda ou tendência. Ninguém me impôs, não faço parte de uma "tribo" que me leve a isso, não dou a minima para a opinião dos outros no que se refere a cabelo, barba ou tatuagem.
Bem simples.

Abraço!

elciojoe
Veterano
# mai/10 · Editado por: elciojoe
· votar


De Ros

Gostei do que você falou, fostes mais coerente.

Eu até falei que os caras soam todos iguais só para ver a reação dos membros, pois eu sei que não são iguais - clones como eu mencionei, mas para quem não saca nada música - o povo em geral - soam sim. Eu conheço muito bem o som do Fred Andrade, inclusive eu tenho amigos que têm aulas com ele, e ele é um cara simples.

Quanto ao visual bárbaro, rsrssrs, tou certo ou tou errado???!!!
Brincadeirinha. Há quem gosta do visual emo, gótico, country, brega, new wave... Gosto é como C, cada um tem o seu. hehehe

Mas... E se uma banda de emocore te pagasse R$ 100.000,00 por mês para tocar com eles, você cortaria o cabelo e deixaria uma franginha? hehehe

Valeu.
Abraços

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


elciojoe


Mas... E se uma banda de emocore te pagasse R$ 100.000,00 por mês para tocar com eles, você cortaria o cabelo e deixaria uma franginha? hehehe

Sim.

Se uma banda de pagode, axé, sertanejo, qualquer estilo que for, me pagasse isso, também.

Como eu disse antes, eu não tenho (ou procuro não ter)preconceito musical. Tem coisas que eu não gosto, mas isso não é preconceito, é conhecer, avaliar e não gostar. Simples.

Gostei do que você falou, fostes mais coerente.

Antes eu não tinha sido coerente? Onde? Não é para te provocar, mas para que eu veja minhas incongruências e reveja meus conceitos. Estou aqui para aprender, e não para ter razão.

Abraço.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


elciojoe

Eu até falei que os caras soam todos iguais só para ver a reação dos membros, pois eu sei que não são iguais

Ou seja, uma provocação...

E eu caí nessa provocação.

Como eu sou burro. Não cairei mais!

Valeu por me ensinar uma boa lição!!

ROo
Veterano
# mai/10
· votar


"Por que será que os virtuoses gostam de ter uma aparência semelhante a dos bárbaros da época do Império Romano?"

To achando que tu tem um problema pessoal comigo...

Hehehehe, brincadeira!

AEHAEUHAEHAE
ri muito

Raizen
Veterano
# mai/10
· votar


...E assim termina mais um tópico "pointless" que vai para o arquivo eterno do FCC.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Raizen

Droga... tem toda a razão. Mea culpa, mea maxima culpa.

Mas também agora acho que aprendi! Abração!!!

-Dedo Duro-
Veterano
# mai/10
· votar


Sinceramente, e na minha humilde opinião, acho que toda essa "prosa" é só para chegar na conclusão de que, repetição ou não, tem que cair no gosto pessoal de cada um. Se agrada mais de um, indo para os mil ou milhões de apreciadores, vão para o gosto "popular", fazendo-se assim, uma legião de pessoas que dizem que "aquilo" ou "aquele" é bom, simplesmente por partilharem do mesmo gosto/opinião sobre.

Ou seja, se agradar, com repetição ou não é bom.
Se não, não presta, é ruim, é cheio de técnica ou "blublublu" (que eu acho o máximo quando bem aplicado e bem feito), é chato, REPETITIVO, e etc. ...
Abçs.

Raizen
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
...que nada, a gente tentou tirar alguma coisa desse suco de pedra. Um caldinho saiu.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/10
· votar


Raizen
...E assim termina mais um tópico "pointless" que vai para o arquivo eterno do FCC.

Ou até alguém ter a infeliz ideia de ressuscitar....

Acho q seria mais útil n dar atenção a este tipo de assunto, nunca dá em nada. Fico cansado de tentar explanar algo, mas sempre os caras continuam de cabeça dura, muitas vezes chegando a se ofender por causa de besteira, e n querem aprender nada mesmo.

elciojoe
Veterano
# mai/10
· votar


A todos

Gostei de participar dessa doideira toda com vocês, assim aprendemos a identificar um pouco a personalidade de cada um. É bom saber que todos aqui têm um excelente gosto musical e que se prosseguirem nos estudos poderão contribuir para que um dia a mídia possa levar música de melhor qualidade aos ouvintes menos favorecidos.

Sucesso a todos.
Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Virtuosos - Repetitivos ou não?