Guitarristas Virtuosos - Repetitivos ou não?

Autor Mensagem
elciojoe
Veterano
# mai/10


Pessoal,

eu fiz uma compilação em mp3 de trabalhos de alguns guitarristas virtuosos, dentre eles Joe Satriani, Stevie Vai, Kiko Loureiro, Malmsteen, Roger Franco, Fred Andrade e outros. Em qualquer lugar que eu chego e que coloco o CD para tocar, 90% das pessoas - menos os que tocam ou que estudam guitarra - dizem a mesma coisa "Como é que você consegue escutar durante muito tempo um som tão repetitivo?"

Eu não sou fã de virtuosismo, é extremamente técnico, porém sem sentimento (essa é a minha opinião), escuto apenas para ter informação sobre a música que eles fazem.

E vocês, o que têm a dizer?

YuriXD
Veterano
# mai/10
· votar


Tecnica é importante estudar mas viver só disso é tenso.

Prefiro os que sabem equilibrar tecnica e feeling

Codinome Jones
Veterano
# mai/10 · Editado por: Codinome Jones
· votar


Sim são todos repetitivos e chatos..

Falta de David Gilmour na cabeça

Scrutinizer
Veterano
# mai/10
· votar


É simples, tem uns que são e outros que não, não é a técnica que faz ser repetitivo ou não, o estilo pesa muito mais nisso aí. Compare John McLaughlin e B.B. King, qual é mais virtuoso e qual é mais repetitivo?

E é claro que botando Malmsteen pra alguém ouvir vai ter esse resultado...

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


elciojoe

Não... eles têm coisas boas e outras nem tanto... como qualquer outro artista.

Acho que o pessoal se cansa porque (para eles) o timbre é meio agressivo..... há muitos instrumentais... enfim, dizem que é chato por outras razões.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


elciojoe: Em qualquer lugar que eu chego e que coloco o CD para tocar, 90% das pessoas - menos os que tocam ou que estudam guitarra - dizem a mesma coisa "Como é que você consegue escutar durante muito tempo um som tão repetitivo?"

Se 90% acha isso é pq, pra eles, deve ser repetitivo! :-) heeh . A ótica dos que tocam, ou mesmo aqueles que gostam de guitarra, é diferente do ouvinte "comum". Acho que nem dá pra comparar.

Muitas vezes eu acho repetitivo também, outras muitas vezes, não.

Acho que o importante é avaliar a obra e não 1 música ou 1 álbum.

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Acho que nem dá pra comparar.

=(

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


elciojoe

Depende do lugar e das pessoas...

Se eu for numa "rave" eu vou achar tudo chato, repetitivo reduntante, monotono, enfim, enfadonho.

Tem um milhão de pessoas que curtem e o "chatão aqui" acha repetitivo.

Se eu colocar um CD de música erudita numa academia, em menos de dois minutos vou ouvir umas quinze reclamações e em três minutos, vão colocar o CD do Latino de volta.

Agora, entre os guitarristas que tu citou, tem alguns que eu não curto muito porque eu acho repetitivos. Mas isso não tira o valor deles.

Se algo for ruim porque é repetitivo, então dá para jogar fora 99% da música feita no planeta (e a que sobra acho que não vai agradar muito não...).

A repetição de temas é um dos segredos da boa música. Escute a 5 sinfonia de Beethoven e indentifique as repetições. Tu vai te assustar...

Ronalunático
Veterano
# mai/10
· votar


Scrutinizer

Compare John McLaughlin e B.B. King, qual é mais virtuoso e qual é mais repetitivo?

ótima colocação

Acho muito difícil um cara virtuoso não soar chato.E mais, cada um coloca o seu feeling então não tem essa de guitar feeling X guitar técnica. tem cara que gosa ao ouvir uma escala na velocidade da luz(bizarro) isso tmb é feeling.

Obs: sou muito mais David Gilmour do que Satriani ou Vai.

marcos.
Veterano
# mai/10
· votar


é normal as pessoas quererem cantar com a musica.
guitarra do começo ao fim é tenso

De Ros
Veterano
# mai/10 · Editado por: De Ros
· votar


marcos.

Poxa, tu com um nome bonito desses, não gosta de música instrumental?

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


marcos.
é normal as pessoas quererem cantar com a musica.
guitarra do começo ao fim é tenso


faz sentido.. E além do mais, A maioria das pessoas não usam de um julgamento critico pra definir se uma musica ´boa ou ruim.. a maioria prefere encarar como uma trilha sonora onde fatores como agitação,alegria,ritmo fatores decisivos, quando não são

marcioguita
Veterano
# mai/10
· votar


Com 7 notas apenas, msm com seus desdobramentos tem que haver repetiçao. Julgar o trabalho dos outros é fácil.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
A repetição de temas é um dos segredos da boa música. Escute a 5 sinfonia de Beethoven e indentifique as repetições. Tu vai te assustar...


Eu acho que no caso do tópico, quando falam que um guitarrista é repetitivo é devido a semelhança entre as várias músicas dele, que é diferente de repetir um mesmo tema várias vezes em apenas uma música.

Se algo for ruim porque é repetitivo, então dá para jogar fora 99% da música feita no planeta

Independente do critério ser repetitiva ou não, eu acho que dá pra jogar fora 99% da música do planeta sim ehehehehe

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Independente do critério ser repetitiva ou não, eu acho que dá pra jogar fora 99% da música do planeta sim ehehehehe

E é por isso que tu é um dos chatos do fórum, hehehe!!!

To brincando, óbvio!

Eu acho que no caso do tópico, quando falam que um guitarrista é repetitivo é devido a semelhança entre as várias músicas dele, que é diferente de repetir um mesmo tema várias vezes em apenas uma música.


De novo, depende do ouvido de quem escuta. Para muita gente (muita mesmo), musica erudita é uma coisa só. Não conseguem ouvir a diferença entre uma música e outra.

Tem pessoas que consideram que "música clássica" é tudo igual.
Lógico que para essas pessoas, "musica instrumental com guitarra distorcida" é tudo igual também.

ironia on /

Foi feita uma pesquisa na universidade de Oxtown, na Inglaterra, e lá constatou-se que essas pessoas tem mais facilidade para distinguir o voz da Kelly Key e do pessoal do bonde do Tigrão, por isso alguns cantores com uma voz um pouco debilitada e com algumas ligeiras imperfeições na afinação são sucesso em terras tupiniquins...

ironia off/

marcos.
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
repetitivo seria dentro de uma musica só
por exemplo Joe satriani, 5 minutos de solo de guitarra com tema apenas no começo e fim
eu não guento.

De Ros
eu gosto, mas prefiro com vocalista :]

Leo Zanon
Veterano
# mai/10
· votar


Stevie Vai

Nunca ouvi falar.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
E é por isso que tu é um dos chatos do fórum, hehehe!!!

To brincando, óbvio!


Mas é verdade ehehe
Não só do fórum, eu sou um dos caras mais chatos que eu conheço =P

De novo, depende do ouvido de quem escuta. Para muita gente (muita mesmo), musica erudita é uma coisa só. Não conseguem ouvir a diferença entre uma música e outra.

É, voce tem razão.
Outro dia eu estava ouvindo no laboratório aqui e uma das moças que trabalham aqui estava comentando:

"Por que eu tenho uma prima de 9 anos que toca flauta e um dia ela ouviu a nona sinfonia do Beethoven e reconheceu e disse: -Vou pegar minha flauta para acompanhar a música!
Eu fiquei muito impressionada, por ela ter conseguido reconhecer a música, porque você sabe né, estas músicas são todas iguais."

o.O'

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Musica ruim, independente de quem toca, ou em que estilo, é repetitiva...........

Tomaz.
Veterano
# mai/10
· votar


Sei lá, eu acho um saco esse tipo de guitarrista e música.
Pra mim, o único que se salva é o Satriani.

Mas nem acho chato por ser instrumental de guitarra, porque tenho o CD "Voice" do Neal Schon, que é todo instrumental de guitarra e eu não me canso de ouvir.

Eu acho o som chato mesmo... principalmente Malmsteen; aqueles "bululú" e arpejos a 5 milhões de km/h com escalas menores melódicas e as porra toda, soam muito chato pra mim.

Mas tem gosto pra tudo.

Filippo14
Veterano
# mai/10
· votar


Na minha opinião, guitarristas virtuosos, na verdade a voz é a guitarra dele, os riffs principais são como o refrão, também falo isso pra vcs pensarem, imagina vc faze uma msk em certo tom, certo estilo, certo feeling... e não fazer repetição, solando por 6 minutos, eu pelo menos acho dificil

xExLucasx
Veterano
# mai/10
· votar


Esses que voce citou pra mim é tudo a mesma coisa mesmo.. E eu não conheço.. Concluindo assim que quem não conhece acha que é a mesma coisa sim....

xExLucasx
Veterano
# mai/10
· votar


Corrigindo: Conheço mas nunca baixei discografia, essas coisas sabe? Só ouvi falar ouvi uma musiquinha e é sempre aquele mesmo timbre etc...

papillon
Veterano
# mai/10 · Editado por: papillon
· votar


david gilmour eh o cara!!
a questao de ser repetitiva talvez nem seja pelo fato de "ser repetitivo" realmente e sim de nao colocar as repeticoes nas horas certas saca?
escuta essa musica do gilmour, xeia de repeticoes, sem voz so instrumenta, porem eh um feeling fdp, uma harmonia Linda porem simples!!!

http://www.youtube.com/watch?v=R2eBQ2yoEp0&feature=watch_response


cara, a musica faz sentido, a guitarra canta por si so, nao precisa de voz!

essa do andy timmons tbm, a musica eh xeia de temas, parece q eh uma conversa pow! fantastica, mas xeia de repeticoes tbm!!

http://www.youtube.com/watch?v=KaVVZYOvMFY

assim como o eric johnson tbm, esses sao guitarristas tem uma tecnica absurda mas sabem dosar, tecnica e feeling

mas por outro lado tem aqueles guitarrista q vive de tecnica (que o publico alvo deles sao exclusivamente guitarristas) como eh o caso de malmsteen, steve vai, satrianni (nao vou dizer q nao aprecio a tecnica deles, agora passar 1:30 vendo um xou deles eu nao aguento, pq dps de um tempo eles ja mostraram todas as tecnicas q tem e acaba sim ficando redundante, agora imagine quem nao toca guitarra?? escuta 2 musicas e ja nao aguenta mais
axo que eh mais ou menos por ai mesmo!
Abraço

elciojoe
Veterano
# mai/10
· votar


Leo Zanon

Stevie Vai

Nunca ouvi falar.


Erros de digitação ou esquecimento de como se escreve o nome de uma pessoa é comum, piores são os erros gramaticais que eu já presenciei aqui no fórum. Porém, fazer um comentário/análise como esse é ridículo, ainda mais quando se sabe de que e de quem está se falando.

ROo
Veterano
# mai/10
· votar


Sou guitarrista mas acho um saco 80% das musicas instrumentais de guitarrista.
não é nem porque eu deprecio técnica... longe disso, muito menos velocidade como alguns alegam. Mas porque a maioria das musicas desses guitarristas instrumentais eu acho chatas mesmo, todos os instrumentos ficam fazendo a mesma coisa, como se fosse uma BT enquanto a guitarra fica moendo por 5 minutos.
Salvo Jeff Beck, Eric Johnson, Santana e até algumas musicas desses caras citados ai.
Mas ouvir essa leva de guitarristas tipo Michael Angelo, Rust Cooley, onde fica aqueles instrumentos "travadoes" atras enquanto eles debulham a guitarra, acho um pe no saco e repetitivo.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Perai, fiz uma música:

Quem não gosta de música intrumental de guitarra,
bom sujeito não é.

Ou é ruim da cabeça,
ou doente do pé.

Tá, tenho que melhorar um pouquinho a métrica.

Raizen
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Musica ruim, independente de quem toca, ou em que estilo, é repetitiva...........

Ainda bem que você colocou dessa maneira. [música ruim>>repetitiva e não repetitiva>>música ruim]

Dentro das músicas repetitivas estão todas as valsas, como o Bolero de Ravel, Danúbio Azul de Strauss, etc.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Raizen

Não só concordo como vou além - Quase toda boa música tem algum tipo de repetição.

A genialidade é saber o que repetir, quando repetir e como repetir.

ROo
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
A genialidade é saber o que repetir, quando repetir e como repetir.
Concordo :)
é tudo uma questão de bom senso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Virtuosos - Repetitivos ou não?