Um depoimento sobre o dedo polegar

Autor Mensagem
EDER R SANCHES
Veterano
# abr/10


Saudações a todos,

Hoje venho contar uma história e pedir uma ajuda aos mais experimentados no assunto. Brinco de tocar guitarra há uns dez anos, mas eu comecei a tocar mais sério há um ano, quando iniciei nas aulas de guitarra. Semana passada, durante minha aula, meu professor constatou que eu tinha algum problema de mobilidade na mão esquerda porque meu polegar ficava muito alto, posicionado no topo do braço da guitarra. E pediu para que eu começasse a tocar com o polegar mais baixo, posicionado no meio do braço. "Tudo bem" eu pensei, mas foram dez anos tocando do jeito errado e eu mal tinha idéia do que viria pela frente.
No mesmo dia (sábado passado) quando fui treinar em casa com o polegar na posição correta eu levei um susto! Eu simplesmente não conseguia executar meus padrões nas escalas de maneira correta. Estava tudo torto, saindo sujo, errando as notas, uma droga. Resultado: tive que baixar muito a velocidade do metrônomo. Hoje é quarta-feira, fazem 4 dias, portanto, que comecei a tocar com o polegar no lugar certo (e corrigir o antigo vício) e tudo que consegui até agora foi passar muita raiva! Raiva porque eu estou tocando muito mal. Tive que baixar muito (quase pela metade) a velocidade dos meus exercícios para que eu possa executá-los de maneira limpa, sem falar na dor desgraçada que sinto no meu polegar. Para ser sincero em alguns momentos eu cheguei a desanimar muito.
Então pergunto: Vale tanto a pena assim tocar com o polegar no meio do braço da guitarra? Alguém já passou por isso ou está passando por esse momento de transição em que eu me encontro?

Valeu. Espero a ajuda dos mais experientes aí, até porque não achei nada na busca.

Abraço.

DaniloReis
Veterano
# abr/10
· votar


EDER R SANCHES

MAnda seu professor pro inferno, Hendrix fazia até pestana com o dedão, então toque do jeito que for confortável!

Kyuss_Age
Veterano
# abr/10
· votar


EDER R SANCHES

10 anos tocando assim e em 4 dias você já queria corrigir isso? Claro que não vai. Nem entendi pq vc levou um susto.

E ainda diz que está passando raiva por um erro seu? Estranho hein?!

Se está com o polegar dolorido continua tocando errado.

Vale tanto a pena assim tocar com o polegar no meio do braço da guitarra?

Vale a pena tocar guitarra de um jeito confortável e prazeroso.

Konk
Veterano
# abr/10 · Editado por: Konk
· votar


EDER R SANCHES
Oi cara ! Depois de um tempinho que eu tocava, comecei a posicionar meu dedo no meio do braço também, não mudou nada, tocava do mesmo modo (ruim) de sempre.
O dedo polegar doendo acho que sei o que é ! Você deve tar forçando ele pra frente, depois de um tempo tocando doi mesmo... Ja tive isso, com o tempo foi melhorando, fui relaxando mais a mão... Hoje em dia toco 4 horas seguidas e não sinto nada de dor nos dedos/polegar.

Cara, não há um modo "certo" de tocar... Mas o dedo polegar no meio tem muitos benefícios, tais como abertura nos dedos.

Pra quem é bastante técnico vale muito a pena.

Não desanima cara ! Vale bastante a pena, tenta antes de tudo achar uma posição confortavel pro polegar, não precisa ser exatamente no meio. Pode ser um pouco pra cima.

Vai com calma e faça alongamentos !

Abração !

Deiab
Veterano
# abr/10
· votar


No meu caso tocava como você, mas em virtude de uma lesão no tendão do polegar tive que adaptar e depois de um tempo acostuma, quem toca exatamente assim é o Doug Aldridge.
Quanto a diferença, tem muitos guitarristas que tocam com o polegar mais pra cima em alguns momentos, vide Stevie Ray Vaughan, Paul Gilbert, Van Halen, não é questão de certo ou errado e sim do que é melhor pra você.
No meu caso deu merda por causa dos bends.
Abraço.

JJJ
Veterano
# abr/10
· votar


Se Jimi Hendrix ouvisse tudo o que um eventual professor de guitarra falasse pra ele, não teria feito metade do que fez.

O professor está certo em te dizer o que é mais, digamos, "correto". Tente fazer o "correto". Mas se o "errado" for melhor pra você, faça do jeito que achar melhor. O dedo é seu, você coloca onde quiser!

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


EDER R SANCHES

Se você for tocar com o polegar no meio do braço não dá pra usar a guitarra láááá em baixo também. Vai ter que subir a guitarra, senão vai doer mesmo.

Arimoxinga
Veterano
# abr/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar



EDER R SANCHES



cara vai depender do qual seu objetivo se for velocidade e logicamente manter o som mais limpo possivel vai com o polegar no meio do braço! eu quando começei a tocar com o polegar dessa forma percebi um aumento na agilidade e precisão dos dedos porém no inicio a munheca doida pra caramba ainda doe quando passo algum tempo sem tocar tem que erguir mais a guitarra mesmo.

Eu faço assim pra fazer licks de escalas 3 notas por corda eu uso no meio mais para pentatonica eu feicho quase a mão toda! como o hendrix usava quase sempre penta ele fazia isso direto!

Peace!!

Excelion
Veterano
# abr/10 · Editado por: Excelion
· votar


Nunca me corrigiram isso quando eu tava no IG&T, apenas me esclareceram quando eu entrei no Módulo 1 algo mais ou menos assim (tá na apostila, mas faz tempo que não a vejo): Que esta minha posição com o dedão ali em cima, mais permitiria maior força e controle sobre os bends, podendo até usar o dedão pra construir acordes, porém com o dedão atrás, eu teria mais facilidade na fluência em escalas (leia-se fritação de escalas) e arpejos (leia-se Arpeggios From Hell hehe). Tinha mais coisa, lembro que foi quase uma aula inteira quase falando sobre postura das mãos e coluna.

Como nunca me importei pra velocidade, estou até hoje com a "postura Hendrixiana" como default, mas quando surge a necessidade, eu consigo tocar com o dedão atrás sem problema, só não consigo mandar bends e vibratos legais com dedão atrás.

cristian1990
Veterano
# abr/10
· votar


nao precisa tocar com o polega no meio certinho to um pouco para cima, como dizeram muitos guitarristas bons tocavam com o polega lah em cima, toque do jeito qe achar confortavl, pelo qe eu percebi vc deve tocar guitarra e muito bem por usar metronomo e tals entao deve toka legal e 10 anos de guitarr tbm ajudam, falaria para vc se ligar mais na teoria e na pratica treinar do jeito que vc sempre toko se vc achar confortavel desse jeito e precisa apenas sabe de teoria foca mais na teoria

SK8Boy
Veterano
# abr/10
· votar


Kra, eu penso assim: as duas pegadas citadas proporcionam sons diferentes, são recursos diferentes. Pra bend eu curto fazer a do polegar mais alto e talz....pra mandar uma escala ou power chords eu curto a outra(polegar no meio). É interessante vc conseguir tocar nas duas formas, pq vai te proporcionar mais recursos sonoros.

Scrutinizer
Veterano
# abr/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Isso saiu dos caras que tocam violão erudito... Mas às vezes eles se esquecem de que o braço da guitarra é a metade do de um violão e você faz movimentos verticais com os dedos com os bends e vibratos...
Sim, você consegue uma abertura maior colocando o dedo no meio, mas existem desvantagens também, exatamente como o Excelion disse. O ideal é ficar movimentando sempre, para fazer coisas diferentes, eu mudava o tempo todo no meio da música inconscientemente e só fui perceber bem tarde.
Mas se você ouvir do professor para fazer só de um jeito, comece a duvidar dele, hein.

SevenTool07
Veterano
# abr/10 · Editado por: SevenTool07
· votar


Estou fazendo aula de guitarra há 1 ano mas já todo há uns 5 logo estava cheio de vícios. Como o seu professor falou, toque com o polegar no meio do braço. Depois de um tempo você verá que esta posição é bastante confortável para subir e descer escalas. Basta ver que os mais "virtuosos" tocam desta forma. Quando for tocar nas casas mais apertadas da guitarra você pode tocar com o dedão mostrando. Na hora dos bends vc pode usar o dedão tb. É só uma questão de saber mover a mão na hora certa.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


EDER R SANCHES
Assumindo q ele seja um Prof. competente :

Eu acho q se ele te disse isso, é pq ele acha q a tua maneira de tocar está dificultando na hora de tocar certas coisas, e pode ser uma razão pela qual vc n está conseguindo executá-las.

Tocar com o polegar muito alto limita alcance dos dedos, que poderiam alcançar aberturas maiores, com mais facilidade, sem necessidade de trocar a posição da mão no braço. O polegar em cima é bom pra bend, vibrato, eu imediatamente jogo ele lá pra cima qd vou usar essas técnicas.

Pra tentar tocar da maneira q ele falou, vc vai ter q fazer bons alongamentos, se ainda tá doendo, é pq tá fazendo errado como o cara falou aí em cima. Vc deve voltar lá com ele, e analisar uma maneira de fazer isso q seja bem confortável.

Vais ter de ter paciência, e ultimamente vai caber a vc dizer se vai ajustar seu jeito de tocar. Podes consultar uma segunda opinião com outro prof. tb.

Black Horse Guitar
Veterano
# abr/10
· votar


EDER R SANCHES


Bom, não existe certo e errado, quero dizer, o que importa não é o produto final: O SOM?!
Desde que faça de um jeito que não traga problemas para a saúde e o som fique bom, é o que importa.

Isso de que tem que fazer de tal jeito que o correto é mania de querer regrar e criar costumes. O que importa é sentir-se confortável pra fazer tal técnica.

Já fiz IG&T mas era um saco aguentar os professores falando não é assim o dedão, a guitarra deixa mais de lado, etc, agora fazendo algumas aulas com ótimo professor (guitarrista da banda de prog metal Abstract Shadows) tem um estilo livre de ensinar, claro se uma posição que atrapalha por questões de fisiologia (tocar solo na mizinha com o dedão abaixo da metade do braço por exemplo) ele fala que de tal maneira é mais fácil e tal. Também passei mais de 10 anos fazendo meu jeito algumas coisas mudei porque realmente facilitaram a tocabilidade mas muitas é estética.

O José Cardillo (tecladista do Abstract Shadows e Eterna) uma vez me disse, que se você vai tocar clássico, o público (tradicionalista ao extremo e em certa forma garndes julgadores de casca, aparência - essa observação é minha) espera de você uma postura tanto de roupa como de postura física tão importante quanto a música a ser tocada, mas se você faz um rock and roll tocando parado, pulando, deitado, correndo, etc, não importa, o que importa é a música.

Se for levar a risca, então o Eric Clapton está totalmente errado e ainda é um babaca (claro que não é) porque quando ele faz determinado acorde o dedo do meio (é aquele mesmo) fica totalmente estendido e duro enquanto os outros dedos estão curvados fazendo o tradicional Fuc... You!

Nós sempre temos que analisar as coisas se o que estamos fazendo é pura estética ou se realmente tal mudança facilitará mais. Se for só estética, dane-se o estilo da escola, do professor, do estilo muiscal, etc, o que vale é o som feito.

Aliás Van Halen faz solos com a guitarra atrás da cabeça e sai melhor que muitos guitarristas profissionais tocando direito! (Será direito mesmo?)

Abraços

_JCM_
Veterano
# abr/10
· votar


EDER R SANCHES

Cara... meu professor de violão no Conservatório me falou da mesma coisa. Como toco guitarra, sempre deixo o polegar um pouco mais alto, por causa dos bends e tal. E tive que corrigir por causa do violão, que estou fazendo, pois ele disse que para determinadas aplicações o polegar mais baixo iria facilitar.

Sempre tento me policiar, mas as vezes fica dificil.

O negócio é tocar se sentir confortável. Se der para corrgir isto, blz. Se não, vamos seguindo.

Um exemplo é o John Mayer, que usa o polegar para fazer parte dos acordes. Muito louco.

Abraço!

marcioguita
Veterano
# abr/10
· votar


Ola, avalie o tamanho de sua mao em relacao ao tamanho do braco de sua guita.

skiva_thrash
Veterano
# abr/10
· votar


Cara mais o polegar não deve ficar ''parado'' no meio do braço tbm não. Dependendo do que vc esta executando o polegar varia de posição subindo e descendo.

Abrç.

Deiab
Veterano
# abr/10
· votar


Black Horse Guitar
Lembrei de uma situação interessante pelo seu comentário sobre traje e posição correta. Tenho um dvd do Paco de Lucia, que em um dos discos, que é um documentário, ele conta que foi extremamente criticado por cruzar as pernas durante as apresentações pelos tradicionais músicos de flamenco. Eles diziam que era uma falta de respeito a cultura flamenca, com o passar do tempo a musicalidade dele e o virtuosismo superaram qualquer crítica negativa.
Desculpe disvirtuar o tópico, mas achei interessante contar essa história.
Um abraço.

bboytx
Veterano
# abr/10
· votar


a fala sério cara
Jimmy page toca em les paul e com a metade do dedão na frente da escala
Hendrix fazia acorde usando o dedão
toca do jeito que você gostar e se sentir bem

EDER R SANCHES
Veterano
# abr/10 · Editado por: EDER R SANCHES
· votar


Opa, valeu todos os comentários.

Fiquei super satisfeito quando ví a galera comentando esse tópico.

Foram tantas as questões levantadas que fica até difícil responde-las uma a uma. De modo geral eu concordo com vocês que devemos tocar do jeito mais confortável possível, e sei bem que o Hendrix e o Clapton têm um jeito "pouco ortodoxo" de tocar, mas isso é na hora de tocar! A frase parece besta mas tem sentido, quando eu estou tocando uma música também não me preocupo com o polegar. Tão pouco acho que devemos ter essa preocupação na hora de um ensaio, de uma apresentação etc.
Mas, lembrem-se, eu estava falando da posição do polegar enquanto estamos estudando! Aí sim acho que a preocupação é válida. E aí reside minha dúvida e preocupação.Será que para o melhor desenvolvimento técnico eu devo me "readaptar" a tocar com o polegar no meio do braço? Alguém já passou por essa situação? De ter que retroceder na velocidade para se acostumar com jeito "correto"? Admito que é um pouco desanimador, espero que valha a pena.

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Sinceramente: nunca pensei em que lugar coloco meu dedão enquanto eu toco. No brioco eu tenho certeza que não coloco.

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


Eu tocava com o polegar alto tb, ou meio que deitado no meio do braço, tocar com o polegar certo no começo parece pior, mas depois que vc se acostuma facilita para tocar escalas, aumenta o alcance dos dedos no braço da guitarra, meu professor quando fiz aula pegou muito no meu pé por isso e depois que me acostumei pude ver o qto era melhor, eu diria que para algumas pestanas por sei lá amadorismo meu, levantar o polegar ainda facilita, mas a posição + acadêmica é adequada para o todo resto.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


EDER R SANCHES
Já passei pela tua situação, e por várias outras. Sou auto-didat, e primeiro aprendi a palhetar, ligar, posicionar o polegar, td errado primeiro pra depois me corrigir vendo os outros. Até hj, ainda tento consertar algumas coisas. É frustrante, porém necessário. A recompensa no final vale, então é pra se pensar. Agora se vais precisar fazer isso mesmo, vai depender do que vc quer fazer na guitarra. Se certas coisas q vc quer vão exigir otimização da técnica, tipo coisas de difícil execução, aí vc vai ter q encontrar um jeito q te possibilite tocar essas coisas.

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


EDER R SANCHES

Fala para seu professor assistir este cara aqui:


Este outro aqui também serve. Aproveita e pergunta para ele,se tocar com a guitarra de "ponta cabeça",com a mizinha voltada para cima,do jeito que o Albert King tocava,se ele também estava errado?


slipknotyco
Veterano
# abr/10
· votar


buddy guy
ué c não tinha ido embora do fórum?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/231936/

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


slipknotyco
buddy guy
ué c não tinha ido embora do fórum?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/231936/



Saí mas não de vez,só de vez enquando passo por cá e tento ajudar no que posso. Abração !!!

ogner
Veterano
# abr/10
· votar


EDER R SANCHES

Vou copiar minha opinião, que postei num topico parecido, sobre vicios guitarristicos:

"...Dependendo do vicio vc pode se f#der bonito mais pra frente...impossibilitando de aprender bem uma tecnica mais avançada.

Principais são, posicionamento das maos, palhetada, eu acho..

Por exemplo, hoje eu toco com o dedão acima do braço, hendrix staile, mas no começo estudei bastante o "correto", dedão no meio do braço...Hoje domino as 2 tecnicas sem problema....Faço a "errada" mas sei a "correta" tb.....E isso vale pra outras tecnicas...

Quer fazer do seu modo?? Faça!!...Mas aprenda a "correta" primeiro..."


Sou auto didata tb, fiz poucas aulas, tenho(tinha) um vicio tosquissimo...Pra descer uma escala de 3 notas eu faço alternada sempre começando na corda seguinte alternando....Pra subir a mesma escala eu subo alternando mas quando mudo de corda a palhetada vai sweep...Hehehe...Resultado: Subo mais rapido porem menos limpo....Mas já consertei isso...faço das dua maneiras agora...uso a que me convém..

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Só toco com o polegar no meio do braço e consigo fazer um bend de 3 tons e meio com cordas 0.11 numa Les Paul sem mudar o dedão de lugar (lógico que isto não é muito saudável de se fazer toda hora, a cabeça do meu dedo fica toda ferrada quando faço isso, e este sintoma é independente da posição do dedão)

Meu vibrato não é dos melhores mas isto tem mais a ver com eu não ter treinado muito a velocidade das oscilações, pois mesmo com o polegar no meio do braço consigo fazer ele com a amplitude que eu quiser.
A posição do dedo não influencia na frequencia.

E ainda estou treinando um outro tipo de vibrato totalmente baseado nos dedos (ao invés do pulso), que aprendi numa vídeo aula de violino e estou adaptado pra guitarra (onde o vibrato é majoritariamente vertical e não horizontal)

Resumindo:

Estou comprando Eu x Eu, logo espero que ninguém venha falar que estou me achando ou vir citar exemplos do tipo "O Hendrix não fazia isso e conseguia fazer blablablalba." antes de tudo entendam.

EU consigo fazer todas estas coisas com muito mais conforto, facilidade e menor esforço com o polegar sempre no meio do braço do que quando EU faço estas mesmas coisas com o polegar acima do braço. Isso pra não falar em digitação.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# abr/10
· votar


ogner
Caralho, q liga esse teu vício! ehhehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um depoimento sobre o dedo polegar