"Paiêê, como era no seu tempo?"

    Autor Mensagem
    riccieri
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: riccieri


    Fala galera do FCC =D

    Hoje estou vindo aqui levantar uma discussão que acho que é bem interessante pra quem tá começando agora (como eu) =P

    Bom, como todos obviamente sabem, hoje em dia existem facilidades absurdas pra quem quer "tirar" uma música sozinho... Basta ir no cifraclub, 911tabs etc, que você encontra lá a tablatura, e em muitos casos até vídeo-aulas ensinando os "macetes" da música.

    Pois bem, to aqui pra perguntar pra galera mais vintage (hehehe...) o que eles acham dessa (relativa) facilidade...
    Porque bom, eu tenho 18 anos hoje, praticamente nasci com um teclado na mão, e cresci acostumado com a facilidade da internet. Mas e há um (nem tão grande) tempo atrás, em que a galera ou tirava de ouvido ou comprava revistinha de banca de jornal? Será que com a diminuição dessa "obrigatoriedade" de desenvolver o ouvido musical, a galera ficou mais preguiçosa? Será que acaba atrapalhando o crescimento guitarrístico dos novatos?
    Isso sem contar os softwares como GuitarPro que, apesar de poderem apresentar uma dinâmica de aprendizado bem diferente (eu por exemplo, estudo partitura usando o TuxGuitar), também dão facilidades a nível do cara nem precisar prestar atenção à música pra saber quanto uma nota dura, é só copiar o programa.

    Bom, é isso, dissertem =D

    edit: Adicionei a parte do GuitarPro

    bicinh
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    riccieri
    cara, concerteza..
    isso.. tenho um primo, que toca guitarra a quase 20 anos.. ele disse que na epoca dele.. ele penava pra conseguir tirar algo descente.. e musicas internacionais, ele tinha sempre que tirar de ouvido, por nao achar as revistas com as musicas por aqui...

    eu, as vezes perco até o animo por de saber um monte de musicas e nao saber tocar direito, tudo isso pela facilidade que se tem hoje em dia..

    eu axo, que naquele tempo.. eu ja tinha até desistido de tocar...

    abç.

    Guitarboy666
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    bicinh
    eu axo, que naquele tempo.. eu ja tinha até desistido de tocar...

    Ou não,isso poderia ser até um incentivo!

    wcpm
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: wcpm
    · votar


    Antes até comprar instrumentos musicais era complicado. Não tinha tantas opções como hoje. E a internet, youtube, fóruns fizeram uma revolução mudando muito a forma de aprender. Ajudando muito e também tornando muita gente cada vez mais preguiçosa. Antes você tirava música ouvindo fita k7, voltando toda hora pra pegar algumas partes que tinha dificuldade. Hoje em dia você tem infinitos programas de auxílio, backing tracks, simuladores de amplificador, e muita informação disponível. Basta saber filtrar o que é bom e se organizar.

    bicinh
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Guitarboy666
    talvez, mas acostumado com a facilidade que tens hoje..
    as vezes até com a tablatura prontinha pra eu tirar algo facil, eu fico com preguiça e paro na metade... mas é aquela..
    estou acostumado com o mundo de hoje, se tivesse nascido em outra época. seria diferente.

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    riccieri
    São dois lados da coisa.
    A facilidade que a internet proporciona tanto pode deixar um cara mais preguiçoso como pode torna-lo um virtuose. Basta ver o tanto de ótimos guitarristas que tem no YouTube.

    Entender uma técnica de guitarra hoje é muito fácil. Digite no Google e pá, aparecem milhões de resultados.

    Mas tem outro lado ruim, hoje eu não vejo mais paixão na maioria da galera que toca. Tem aquele velho ditado, "tudo que é mais difícil, é mais gostoso."

    É a pura verdade, quem tocava guitarra antes dessas facilidades, lutava pra ser tornar bom. Funcionava meio como uma seleção: só fica quem é realmente apaixonado pela coisa.

    riccieri
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: riccieri
    · votar


    bicinh

    Eu penso a mesma coisa!
    Tem tanta coisa disponível na internet que eu fico até perdido, e a não ser que eu goste pra caramba de uma música, desisto de aprender ela bem rápido se tenho alguma dificuldade maior... Geralmente por pura preguiça mesmo XD
    Isso sem contar a teoria...Tem coisa pra caramba, de diversas fontes, nem dá pra saber por onde começar! Isso sem contar quando você acaba aprendendo algo errado porque leu um texto mal feito...

    bicinh
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    riccieri
    cara.. é exatamente isso que acontece..
    musica grande, só se eu gostar muito.. as vezes até musica que eu gosto pra kct nao aprendo.. sweet child o' mine por exemplo, gosto pra kct da musica, é facil.. mas sempre quando começo a tocar, da preguiça e eu paro..

    ja a questao de teoria, ta tranquilo pra mim.. eu aprendo por partes, quando sinto que to precisando aprender mais, eu pego e aprendo mais um pouco.. assim sempre facilita.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Bom dia!!!

    riccieri
    Eu acho que a tecnologia veio pra ser uma ferramenta como outra qualquer. O princípio de uma ferramenta é ser utilizada para auxiliar num determinado trabalho, mas nem sempre é isso que acontece.
    O que vejo é que ao invés de usar como auxiliar, em certos casos tais ferramentas acabam se tornando "próteses" ao invés de "muletas", deixando seus usuários "incompletos".
    Não se deve negar o progresso, pois se fosse assim ainda estaríamos andando de carroça, mas também não se deve correr na velocidade máxima que carros modernos podem atingir pois isso traz mais desvantagens do que vantagens.
    Valeu!!!

    riccieri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Stalingrado

    Concordo!
    O bom é que tudo isso acaba funcionando pra "deselitizar" o instrumento, sabe? Tipo, tocar guitarra deixa de se tornar luxo de quem pode pagar aulas caras (não que eu ache que fazer aulas não é importante!), e acaba abrindo portas pra novos talentos, e pra muita gente boa que já tá por aí se divulgar, usando youtube e afins.

    Mas é claro, tem seu lado ruim, como você falou. Assim como acontece na inclusão digital, em que muita gente se aproveita de incentivos fiscais do governo pra comprar computador... e fica o dia inteiro em orkut e msn. Acredito que na música é a mesma coisa, conforme vai ficando mais fácil, mais a média de qualidade (se é que dá pra quantificar algo assim) da galera vai cair... Mas aí é questão de saber filtrar o que ouvir né ;D

    riccieri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Penta_Blues

    Eu mesmo sinto um pouco dessa dependência... Às vezes mesmo com a tab na frente, eu não consigo entender bem o que acontece em passagens rápidas com muitos ligados, por exemplo. Daí, o impulso é correr e procurar um arquivo do GP, ao invés de ouvir a música com mais atenção e entender o que diabos o guitarrista tá fazendo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Quando eu comecei se você quisesse alguma cifra tinha que ir atrás de uma revistinha, xerocar caderninho de música... Hoje é bem mais fácil, mas acho que isso não prejudica, não deixa o cara preguiçoso... acho que sobra mais tempo pra poder se dedicar as outras coisas.

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    riccieri
    não precisa nem ir ate o pai, só voltar um pouco no tempo...

    eu toco há um pouco mais de 10 anos. quando eu comecei, era só revistinhas de banca e coisas com os amigos. quem fazia aula descolava umas coisas bacanas, e dá-lhe xerox.

    conseguir uma musica as vezes era um desafio. ficava no radio com uma fita k7 no rec/pause esperando tocar... pegava uma fita ou cd com amigos... gravava clipe na mtv.

    de repente tudo mudou! cifra club, mp3, copia de cd, youtube.
    facilitou pra caramba!

    por outro lado, temo que esteja diminuindo a interação com outras pessoas ao vivo.
    quase tudo que eu aprendi foi vendo outras pessoas tocando, meus amigos mais experientes. o mais perto disso no computador são as videoaulas do youtube...

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara meu avo era guitarrista de Jazz meu Pai também se interessou pela guitarra, mas pelo lado negro da força então quando olho o material de estudo dos dois eu fico pasmo o_O meu avo tinha quase uma estante de tablaturas e meu Pai uma coleção de revistas de banca isso fora o material de estudo do meu tio que também não é pouco.
    Em minha opinião hoje nos temos a tecnologia para o nosso favor só basta saber usa-la de maneira correta no caso usar para estudar guitarra a serio, no tempo o meu avo era mais difícil conseguir coisas boas para estudar e quando ele conseguiu o que queria claro que ele sempre se empenhava para aprender tudo o que comprava, da mesma forma nos hoje temos tudo em mãos só basta saber usar de maneira correta.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sir.Paulo
    hoje temos tudo em mãos só basta saber usar de maneira correta.

    EXATAMENTE!

    as vezes isso é um problema. o excesso de informação sem direcionamento acaba sendo prejudicial. mas se tiver "escola", as coisas ficam mais fáceis. pois as instruções e as ferramentas estão muito mais acessíveis hj em dia. tudo amplamente difundido pela internet.

    Tamehiro
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Conheci um guitarrista, bem velho, no auge dos seus 63 anos.
    Quando ele comprou um toca fita pra tira as músicas ele falou assim "Oba, que fácil, vai dar pra apertar pause agora".

    JJJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, a gente não sente falta do que não existe.

    Daqui a alguns anos vai haver coisas que a gente nem imagina e seus filhos vão pensar: "puxa, como é que o papai tocava sem ter o yostolkobolu?!?".

    Bom, como um dos mais "maduros" daqui (velho é a vó! rsrsrs), te digo o seguinte: quando comecei a tocar não tinha mp3, mas tinha LP e K7. Não tinha facilidade de comprar guitarras importadas, mas tinha as Gianninis e Finchs (e até que eram boas, hein...). Não tinha internet, mas tinha a VIGU (revistinha de cifras para VIolão e GUitarra) e métodos em livros e revistas. Não tinha DVD, mas tinha cinema pra ver Woodstock, Tommy, The Song Remains the Same, The Wall, etc. E por aí vai... Ou seja: dava pra se virar na boa. E sem a "preguiça" que vem da facilidade extrema, tipo: a gente tinha que correr atrás, então... corria mesmo!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O que eu mais ia sentir falta era dos VSTs e poder ouvir minhas músicas com sons de "verdade" sem depender de ninguém.

    E as músicas que eu tento tocar estão escritas ai já tem 200 ou 300 anos mesmo :P

    geniogovan
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Hoje existe muita informação mas pouca formação, é tudo tão fácil de achar que quase sempre o estudante acaba deixando pra depois pois acha que uma olhada já vai dominar aquilo ali.
    tenho muitos alunos que tem em PDF todas as músicas de Djavan, Tom Jobim, Ivan lins mas não consegue tocar 3 músicas completas.
    hoje as bandas gastam mais tempo com marketing pessoal do que estudando música de verdade.

    cristian1990
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    vc pega musica de cifra por site ou usando guitar pro qnd vc ta comecando com um certo tempo vc jah qer tenta tira de ouvido e tals eu nao acho qe hj em dia a tecnologia te deixa preguicoso se o cara tive vontade memso de toka de ser um bom musico ele vai atras vai usa essas ferramentas e vai se aprimora

    fill.zanchez
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    http://lh4.ggpht.com/_s5mLXwn-myk/S8exz6-J4VI/AAAAAAAAAAU/mNeq1AkSx3A/ s400/passei_pelo_topico.png

    riccieri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kiki

    Isso acaba acontecendo não só com a música né, mas com o cotidiano como um todo... Tá tudo mais impessoal hoje em dia =S
    Mas pelo menos com isso eu não sofro (muito)... Minha namorada, que já toca há uns bons 6 anos, me ajuda bastante, chegando até a emprestar a guitarra dela enquanto eu não consigo comprar uma.

    Sir.Paulo

    É, também tem essa...Se você compra algo, com certeza vai querer aproveitar ao máximo aquilo =P
    Interessante essa sua linhagem de guitarristas ein XD

    Gambá do Rock
    geniogovan

    Eu também acho... Quando você tem mais dificuldade pra conseguir algo (no caso, conseguir uma tab/cifra/partitura), tem muito mais graça. Como hoje é banal achar uma transcrição na internet, a gente acaba por não dar tanto valor.

    JJJ

    Acho que "na sua época" (prevendo um tabefe...hahahaha), a galera que tocava era mais true, hahahaha. Eu sou tão mão de vaca que até hoje não comprei nenhuma dessas revistinhas, meu equipamento é todo emprestado (por enquanto!), e o máximo que gastei até hoje foi em palhetas XD E imagino que equip devia ser bem mais caro do que é hoje...
    Sobre o yostolkobolu (Bateu a testa no teclado?XD), sinceramente não tenho ideia de onde tudo isso vai parar XD Daqui a pouco vamos ter guitarras que tocam sozinhas, que nem aqueles pianos mecânicos...

    The Root Of All Evil

    Em pouco tempo também terei meu "set" virtual XP Só preciso comprar uma placa de som decente, porque minha onboard não presta ~~

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    riccieri
    Em pouco tempo também terei meu "set" virtual XP Só preciso comprar uma placa de som decente, porque minha onboard não presta ~~

    Eu me expressei mal, quis dizer na verdade dos VSTis, os instrumentos virtuais...

    Contrabaixo, bateria, orquestras, synths... tudo via midi.

    riccieri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Ops, olha a gafe minha...=P
    Mas well, tem a ver também.

    Olha, já tinha ouvido falar, mas nunca pegado pra ler sobre isso...
    Dei uma olhada nesse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/187206/ e tem um resumão bem interessante =] Mais um dos planos pra quando eu tiver uma máquina melhor aqui ;P

    Deve ser bem bacana pra compor usando o PC =]

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    riccieri

    É o que há!

    Ouça os tabalhos do animarthur aqui do fórum, o cara humilha na qualidade sonora, saca só:



    Meu objetivo é chegar a esta qualidade e meter uma guitarra no meio.

    riccieri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Meu, muito bom, o cara destrói :O
    Como eu tenho que acordar pra ir pra faculdade daqui a 4 horas e meia (ouch x_x) estou indo dormir, mas depois vou ouvir melhor os trabalhos dele =]
    (off: Apesar de não gostar muito do batman, esse filme foi o melhor que eu vi no cinema em muito tempo...)


    Tá aí uma das vantagens da tecnologia... Fica tudo limitado à nossa criatividade somente ;D

    LeD_HaleN
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eu axo, que naquele tempo.. eu ja tinha até desistido de tocar... [2]

    FAP
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu concordo com o que alguns aí falaram, antes a deficiência tecnológica funcionava como um filtro, só ficava quem realmente gostava da coisa. Hoje em dia é um saco, todo mundo sabe (ou melhor, diz que sabe) tocar guitarra.

    Pra vocês terem noção, eu trabalho em uma softhouse e quase metade dela é composta por gente que toca algum instrumento (acho que mais de 10 tocam guitarra).

    Eu não estou criticando a tecnologia, só estou apontando um ponto negativo, que é a concorrência. Capaz de um cara desses que não toca grandes coisa ficar famoso ao invés do verdadeiro guitarrista que se esforça todo dia.

    Entre os pontos positivos temos muitos que todos já estão cansados de saber, mas eu considero um dos principais a acessibilidade a novos artistas. Praticamente todas as minhas influências eu conheci através do YouTube. Assistir as pessoas tocando é quase tão importante quanto ouvi-las. Dá pra aprender muita coisa assim.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Essa discussão é velha, não só na música quanto em todos os ramos do conhecimento.

    Quando eu estava no 3º ano da faculdade tivemos que fazer uma reunião com os professores de Termo e com o coordenador do curso para discutirmos a "desumanidade" das provas. Um dos professores se formou em 69, e obviamente ele veio com o clássico discurso: "no meu tempo a Poli era bem mais difícil...".

    Dias depois, numa aula com o nosso coordenador, ele comentou sobre a reunião: "Eu não concordo muito com esta história de que a Poli era mais difícil no passado. Eu me formei em 85 e meus professores já diziam isto na minha época. Se isso fosse verdade, então a Poli era uma potência nuclear em 1900".

    Esta "fábula" resume bem toda esta história. Os tempos mudam - "nem pior nem melhor, apenas diferente". Se por um lado hoje temos mais facilidade pra encontrar tabs e nos "emburrecer", temos também mais métodos e referências para estudos - ou vocês acreditam que um muleque que começava a aprender violão saia debulhando um modo jônio em um ano?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Paiêê, como era no seu tempo?"