Vst, Vsti, Dx, Dxi, Au, Soundfonts, Samples - Explicações e Dúvidas

    Autor Mensagem
    dannyelviana
    Veterano
    # mai/08


    Eu sei que devem ter outros tópicos falando disto, mas queria reunir todos em um só e tirar não só as minhas dúvidas como também as de muitos outros.
    Se alguem puder contribuir gostaria de saber:
    O que significa? - Para que serve? - Como se utiliza? - Em que programas? - E qual a diferença entre eles?

    E depois virão as dúvidas!!! rsrsrs

    Obrigado a todos pela colaboração

    Bog
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Uma vez, num outro tópico, eu havia dito que...


    VSTi's são plugins contendo "instrumentos virtuais". Por exemplo, o EZDrummer é um plugin contendo samples de bateria, e o Broomstick Bass tem baixos virtuais.

    Já que você está brincando com isso, vale a pena entender um pouco melhor como que a mágica acontece. A idéia é a seguinte: normalmente, aqueles arquivos MIDI que você escreve (por ex, no GP) contêm sinais que são processados em algum lugar no seu computador. Esses sinais vão ser substituídos por algum som, variando de acordo com os comandos presentes no arquivo, que definem a nota, duração, força (velocity), pitch bend e assim por diante.

    Antigamente, usava-se muito placas de som como a Sound Blaster (a original) ou a Ad-Lib, que faziam um "som de videogame". Os sinais MIDI eram substituídos por sons FM gerados na hora, via hardware mesmo! Depois, foi inventada uma coisa chamada "wave table", que nada mais era que uma tabela de samples que eram tocados de acordo com os sinais MIDI, e que ficavam na própria placa de som. Com as coisas evoluindo, esse processamento passou a ser feito por software, pelo próprio sistema operacional. Esse é o "som de MIDI do Windows" que todo mundo conhece. Soundfonts foram o próximo passo na evolução: eles ainda funcionam como wave tables, mas os samples seguem um formato padrão, e você pode usar várias soundfonts ao invés de uma única. Ao invés de enviar os comandos do MIDI para o sistema operacional, o próprio programa faz o processamento. Com isso, muita gente passou a criar suas próprias soundfonts, com seus próprios samples. O problema é que a imensa maioria das soundfonts não é lá essas coisas.

    Aí entram em cena os VSTi's. O programa que está lendo o arquivo MIDI envia os comandos para um plugin. A maior parte dos VSTi's, ao invés de simplesmente substituir cada nota tocada por um sample, é capaz de realizar processamentos adicionais sobre os comandos recebidos. O que esses processamentos fazem? Tentam deixar o som mais natural. Na prática, qualquer idéia maluca que os desenvolvedores do VSTi tiverem pode ser implementada. Alguns VSTi's são simplesmente bibliotecas pesadonas contendo samples que o próprio usuário define como devem ser usados (ex: Hardcore Bass). Outros são cheios de samples em camadas que são usados para simular coisas como posicionamento de microfones, ou que tocam de maneira semi-aleatória, para produzir variações (o famoso "humanize"), ou sons como transições entre uma nota e outra, ou o ruído dos dedos nas cordas de um baixo. O resultado é um som menos mecânico e muito mais natural do que os soundfonts, que basicamente só substituem cada nota por um sample!

    Claro, como nem tudo é perfeito, os VSTi's tendem a ser muito mais pesados que os soundfonts. Soundfonts cabem em alguns poucos MB, e consomem pouco processador. Já os VSTi's costumam ter muitos MB (ou GB!) de samples, e todo o "processamento adicional" deles precisa ser feito pelo computador. Isso é importante, porque muitas vezes um computador mais fraco não consegue trabalhar com VSTi's facilmente. Por isso, minhas dicas são: Broomstick Bass para o baixo e EZDrummer para a bateria. Ambos são fáceis de usar, bem automatizados, e leves. :-)



    (note que copiei isso de uma resposta de outro tópico, então pode ter alguma coisa esquisita aí no meio)

    dannyelviana
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bom vou dar a minha contribuição ( Ctrl+C , Ctrl+V ) rsrsrs


    Plug-ins de efeitos e instrumentos

    Um plug-in é um software que adiciona funcionalidade a um programa maior. Pode ser da mesma marca ou até de um concorrente. Uma vez instalado, passa a fazer parte do menu de funções do programa que o acolhe. Existem plug-ins para artes gráficas, navegação na internet, áudio e outros. Na área da produção musical temos duas categorias: efeitos sonoros (eco, equalizador, compressor, redutor de ruídos) e instrumentos virtuais (baterias, samplers e sintetizadores). Eles podem funcionar "ao vivo" ou na edição do áudio.

    De acordo com os programas e computadores que usamos, temos diversas tecnologias:

    DirectX e DXi (PC). O formato de plug-ins DirectX de áudio é um subconjunto da tecnologia DirectX desenvolvida pela Microsoft para aplicações de multimídia no Windows. Os efeitos podem ser aplicados em tempo real ou durante a edição do áudio. Já o DXi, que significa "DirectX instrument", é um plug-in que representa um instrumento musical, como um sampler ou sintetizador, que pode ser anexado a um programa seqüenciador/gravador como o Cubase ou o Sonar para ser tocado e seqüenciado como se fosse um teclado de verdade.

    Audio Units (Mac). Formato de plug-ins de efeitos e de instrumentos do Mac OS X. Assim como no caso do Core Áudio, a Apple deseja tornar o formato Audio Units um padrão para o Macintosh. Entretanto, alguns fabricantes relutam em adotá-lo e preferem desenvolver os seus próprios formatos.

    MAS (Mac). Ao mesmo tempo um formato de plug-ins e um tipo de driver, o MAS (MOTU Audio System) só trabalha com os programas Digital Performer e Audio Desk da MOTU.

    RTAS (Mac, PC). Real Time Audio Suíte é um formato de plug-in da Digidesign usado no ProTools. Diferentemente do TDM (abaixo), o plug-in RTAS opera dependendo do poder de processamento da CPU, não de processadores extras.

    TDM (Mac, PC) ou Time Division Multiplexing é a tecnologia que permite que o áudio do ProTools HD seja processado através dos processadores DSP adicionados ao computador através de placas de expansão PCI. Os plug-ins TDM, ao contrário dos demais, são processados por esses chips DSP, e não pela CPU, o que alivia o processamento do áudio e torna o ProTools HD mais robusto que os concorrentes.

    VST e VSTi (Mac, PC). Virtual Studio Technology foi o termo cunhado pela Steinberg para descrever seu formato de plug-ins, instrumentos e seqüenciador de áudio. VST são os efeitos e VSTi, os instrumentos. Existe uma grande quantidade desses plug-ins e eles são aceitos, além dos programas da Steinberg (Cubase e Nuendo), por concorrentes como Sonar e Logic. Os VSTi 2.0 têm inovações como sincronização por BPM e troca de timbres (patch change).

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Muito util, valeu... 4 anos depois mas valeu

    Chines da Padaria
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Up!!
    Pessoal não consigo abrir o Cakewalk Studio Instruments no SoundForge..
    Ja colei as dlls na pasta e fiz como esse video:
    http://www.youtube.com/watch?v=4bC34F4ERck
    A tela de inicialização do Soundforge mostra que os Plugins/Vsts estao sendo carregados mas n consigo encontra-los...
    Baixei o VST Bridge e o Cakewalk Vst Adapter mas nada....

    Consigo abrir todos no Fruit Loops....Entao existe alguma possibilidade de serem Incompativeis com o SoundForge??? ( o Ezdrummer tbm n abre...somete o amplitube e o guitar rig no Sound Forge)

    Estou Fazendo confusão quanto ao fato de serem VSTis???
    Sonar X1 resolveria meu problema????

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Chines da Padaria
    O Sound Forge não aceita instrumentos virtuais, apenas plugins de efeitos, ele reconhece o CSI pois acha que é um plugin, então fica sem utilidade

    Fruit Loops é uma DAW, multi track, com recursos midi e host de VSTs, um programa completamente diferente

    Sonar X1 resolveria sim seu problema, é uma DAW completa, o Reaper que é bem barato tambem, Cubase entre outros...

    recomendo tentar pegar uma versão autorizada, para ficar com direito a suporte e atualizações, o Reaper por exemplo custa 60doletas, algo em torno de 110 reais, uma verdadeira pechincha devido aos seus inumeros recursos, incluindo ser host de VSTs como quer

    Recomendo ler o fórum, tem muita coisa util por aqui, vai te ajudar muiiito

    Chines da Padaria
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edson Caetano

    Obrigado por responder! tenho o reaper mas nunca mexi com ele, vou ter que aprender agora...
    valew!!!!!!!!

    Mofado
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Olá, eu por engano deletei o plugin dxi cakewalk tts-1. O plugin esta instalado no sonar X1, mas não entra na lista dos plugins. Alguém pode me ajudar???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vst, Vsti, Dx, Dxi, Au, Soundfonts, Samples - Explicações e Dúvidas