Notas Cromáticas de Passagem Em Escalas

    Autor Mensagem
    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05


    meu professor falou q em certas situacoes pode se fugir das escalas e usar notas cromaticas de passagem sem causar dissonancia, alguem sabe como?

    Deji
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Deji
    · votar


    Sim, como ele disse seria uma Nota de passagem. Por exemplo:

    C7
    <pre>
    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G----5---3-----------------------------------------------
    D-----------5-4-3-2---------------------------------------
    A---------------------3---------------------------------
    E------------------------------------------------------

    </pre>
    ou

    D
    <pre>
    e---2-3-4-5-2-----------------------------------------------
    B--------------3----------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    </pre>

    Deji
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Deji
    · votar


    .

    John Johns
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    na verdade a dissonancia vai existir,

    o q pode ser evitado eh uma dissonancia desagradável

    MPB nao usa as escalas convencionais, se vc ver ta cheio de cromatismo

    o cromatismo ate pelo sentido etimologico eh colocar cor na musica, e dar algo a mais q nao se pode conseguir com calculos

    deathmeister
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pergunta pro Petrucci hehe.

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pergunta pro Pat Metheny hehe.

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    deathmeister
    verdade ele usa uns cromatismos massas

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mais nao existe nenhuma regra para isso, posso sair usando essas notas de boa?

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sim, soou legal, pode mandar bala.

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mais cuidado com o soou legal

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ricardo metallica
    Você mesmo já respondeu a pergunta: notas de passagem. Ou seja, use as em meio à frases, mas termine sempre em nota da escala (também é possível terminar nas notas cromáticas e soar bem, arrisque... experimente...).

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    só isso mesmo? entao ok

    obrigado

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ricardo metallica

    Se seu professor fala outra coisa, posta ae...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Escolhendo a nota alvo (nota que pretende resolver a frase) e dividir o cromatismo no tempo.

    Exemplo em Dó maior, onde cromatizo a terça maior (nota E) com a quinta justa (G). Este é um dos tipos mais comuns de cromatização.


    e------------------------------------------------------
    B-----------------5-6-7-8------------------------------
    G---------------5---------9----------------------------
    D-----2-3-4-5------------------------------------------
    A---3--------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    C


    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Deji
    foda q so vou conversar com ele segunda, mais se ele falar algo interessante eu posto ae ok

    LeandroPanucci
    mais parar nas notas cromatizadas nao da certo mesmo então ?

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ricardo metallica
    respondendo o q perguntasse pro panucci... nao!!!
    q dizer, claro, a "regra" diz q nao é bom, mas e seu ouvido??? ele sim pode te dar a resposta dessa pergunta

    musica é experimentaçao, é alma

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    ricardo metallica

    Sobre acordes dominantes (acorde maiores com sétima menor) é legal fazer experiências com tensões além da escala. Acordes dominantes são os mais abertos pra este tipo de experiência. Por que não tenta repousar numa #5 sobre um acorde X7, ou um b9 sobre um acorde X7 e tente notar o que estas tensões provocam.

    X7 = qualquer acorde maior com sétima menor, ex.: G7, E7, F#7, etc...

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci
    fica um tanto estranho, diferente

    por q os dominantes sao mais abertos a esse tipo de esperiencia?

    Deji
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ricardo metallica

    Pq é acorde de tensão...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas Cromáticas de Passagem Em Escalas