Notas de repouso, tensao, passagem

    Autor Mensagem
    PedroGtr
    Veterano
    # out/05


    O q sao notas de tensao , de repouso, de passagem ?

    alguem poderia me explicar isso?

    spacegh0st
    Veterano
    # out/05 · Editado por: spacegh0st
    · votar


    notas de repouso são as notas que, durante o solo, servem exatamente de descanso, em um intervalo entre uma frase e outra... essas notas geralmente são: tônica, terça e quinta, mas dependendo do acorde pode ser a nona, a sétima dominante, etc..

    as notas de passagem, são notas que não são boas de ficar segurando o som... por exemplo, solar em cima do acorde de dó natural, e deixar a nota Fá (4ª) soando por muito tempo... isso fica horrível, e por isso essa é uma nota de passagem, pois não deve ser usada como repouso...

    nota de tensão é uma nota que, ao executada, cria uma tensão que "pede" pra tu cair em uma outra nota..

    tou procurando bons exemplos aqui, mas não sei como te explicar esses exemplos.. vamo ver:

    se tu tiver tocando um Lá maior, e no final do compasso tu adicionar a 5ª dominante (no caso, a nota sol), tu vai criar uma tensão que, pra ser totalmente resolvida, você deve tocar o Ré maior no próximo compasso...

    tá mal explicado, mas é mais ou menos isso... sou péssimo, péssimo mesmo em explicar teoria... vamo ver se alguém explica melhor aqui, senão vc vai acbar só se confundindo mais :P

    PedroGtr
    Veterano
    # out/05
    · votar


    spacegh0st

    d qlqr forma, valeu ae por ter me mostrado o q sao afinal


    se alguem mais puder botar algo mais q tambem possa esclarecer, fala ae

    PedroGtr
    Veterano
    # out/05
    · votar


    se tu tiver tocando um Lá maior, e no final do compasso tu adicionar a 5ª dominante (no caso, a nota sol), tu vai criar uma tensão que, pra ser totalmente resolvida, você deve tocar o Ré maior no próximo compasso...

    5a dominante -> nota sol ... entao vc ta se referindo ao campo harmonico maior de Dó neh? Mas pera ae, Lá maior nao pertence ao campo harmonico de dó maior. me explica isso por favor q eu nao entendi

    spacegh0st
    Veterano
    # out/05
    · votar


    PedroGtr
    ah sim, me confundi, na verdade é a 7ª dominante...

    spacegh0st
    Veterano
    # out/05
    · votar


    e a 7ª dominante do acorde de Lá maior, mas o campo harmônico aí é o de D maior

    PedroGtr
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ahh bom, ja tava ficando desesperado aqui tentando descobrir daonde vinha aquele sol heheh

    GustavoC
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ahh bom, ja tava ficando desesperado aqui tentando descobrir daonde vinha aquele sol heheh

    ahuiahuiahhauia eu também... tava pensando... eita, e eu achava que conhecia teoria, mas o cara ta achando umas notas a mais ali! hahuiahuiaa

    lkzone
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ae galera , bele ?
    alguem me explica onde estão essas notas de tensão (os graus delas na escala) ? obrigado

    lkzone
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: lkzone
    · votar


    seria a dominante ? o V e o VII grau da escala ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas de repouso, tensao, passagem