Autor |
Mensagem |
nichendrix Veterano
|
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar
Netinho Rodriguez
Não cara, pega os 70 anos de carreira desse negão que tu vai ver que ele é um mestre na arte de se reinventar. Ele já passeou por virtualmente todos os estilos da musica popular americana nesses 70 anos. Gravou de tudo, de blues a rap e influênciou direta ou indiretamente todo mundo que interessa ouvir na musica popular de lá.
Embora o peso histórico do cara seja imenso. Não dá pra tirar a musicalidade dele, o cara é um mestre na arte de tocar, como ele mesmo definiu, de fazer uma nota valer por 1000. Sem contar que ele parece ter uma criatividade quase ilimitada quando se trata de fazer variações de temas e frases. Hoje em dia, esse conceito é muito pouco usado fora do Jazz e do próprio Blues, mas em várias variantes desses estilos, uma das maneiras de medir o quanto um cara é bom, é pela capacidade dele de criar inumeras variações da mesma melodia, parece um exercício fácil, mas não é.
O B.B. King, não deve em nada para muitos gênios da geração dele nisso, e olha que estou falando duma geração que tem Charlie Parker, Charlie Christian, T-Bone Walker entre outros grandes musicos que revolocionáram a musica na época da virada do swing pro bebop no jazz e do blues rural pro blues urbano no Blues.
O pessoal fica falando é só pentatonica, mas sinceramente, eu acho muito é foda o cara se limitar a duas escala e ter a fluidez e a expressão dele em improvisos, é muito mais fácil improvisar de forma decente com mais elementos, mais notas, mais escalas, mais arpeggios do que da forma que esse velho toca, te obriga a pensar muito mais no que vai tocar.
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
Netinho Rodriguez
Exatamente! Nem por isso o cara deixa de ser gênio (tudo bem que não era gênio só por causa da lâmpada...). Com o bluesman é quase igual, mudando por um detalhe: música é arte, o gosto das pessoas é subjetivo, você pode gostar mais dos solistas que ele influenciou, outros vão dizer que preferem o jeito do B.B. King e por aí vai...
Continuando a analogia com a lâmpada, seu primeiro uso era para iluminação, hoje se usam para decoração, para sinalizar o funcionamento de uma máquina, para chocar um ovo, enfim, já deu pra entender xP... Dessa mesma forma, a linguagem do blues pode ser usada em outros estilos, misturada, pode virar algo novo e diferente, criado a partir do original!
|
Netinho Rodriguez Veterano |
# mar/10 · Editado por: Netinho Rodriguez
· votar
Loues Espero ter entendido dessa vez. Reconheço a importancia do cara apesar de ainda não gostar do estilo dele.
EDIT: Parar aproveitar o tópico vou perguntar uma outra coisa. Eu tenho curtido muito Coutry e Rockbilly; qual CD bacana vocês me recomendariam??
Uma referencia que eu acho bem legal mas não sei o nome.
Valeu.
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
Netinho Rodriguez Perfeito! Tu não tens que gostar dele, o gosto musical é uma coisa pessoal sua, e gosto não se discute (às vezes só se lamenta)...
Legal isso de tu reconhecer o cara e mesmo assim ter opinião própria; de não menosprezar porque não gosta do estilo dele, e de não vangloriar só porque ele é um nome consagrado... pra mim, isso é ouvir música sem preconceito!
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
Netinho Rodriguez Quanto ao vídeo, não conheço praticamente nada desses estilos, mas procura na busca que com certeza vais achar alguma coisa...
|
Netinho Rodriguez Veterano |
# mar/10 · Editado por: Netinho Rodriguez
· votar
Loues Valeu velho.
Agora eu vou dormir porque se não amanha acordo tarde e tenho que fazer um trabalho pro colégio.
EDIT: Se postou quase junto comigo hehe. Depois eu procuro então :D
Valeu.
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/10
· votar
A grande questão é ouvir cada nota, o timbre delas, a movimentação proporcionada pelos intervalos, bends, pausas, slides, double stops e vibratos. BB King conta histórias belíssimas utilizando a voz de sua guitarra chamada Lucille. Dentro de uma música, todos os elementos são valiosos e têm o seu lugar. BB King encaixa esses elementos com maestria. Qualquer um pode aprender uma dúzia de licks de blues e sair tocando eles freneticamente, com bends de 8 tons. Contudo, são poucos capazes de usar a guitarra para contar uma história.
Esse vídeo, para mim, é perfeito.
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/10
· votar
PS: influenciar grandes guitarristas é sem dúvidas um mérito do BB King, porém, não é isso que faz dele um guitarrista tão importante. Ele é importante porque ele é FODA. Influenciar grandes guitarristas é uma mera consequencia disso.
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/10
· votar
Outra coisa, ele não toca bem pra sua época. Grandes músicos como ele são atemporais. Ele toca pra caralho e ponto final.
|
Johnny Favorite Veterano |
# mar/10
· votar
MarcosBorba powtz cara, nota 100 mesmo esse video ae!!!
|
maspn Veterano |
# mar/10
· votar
Netinho Rodriguez orra, eric clapton, slash, zakk wylde, etc... pqp... parabéns, até os caras reconhecem o talento do b.b. king e tu nao. parabéns... sabe o que tu faz, vai ouvir nx zero vai...
|
Adrianodevil Veterano |
# mar/10
· votar
maspn
orra, eric clapton, slash, zakk wylde, etc... pqp... parabéns, até os caras reconhecem o talento do b.b. king e tu nao. parabéns... sabe o que tu faz, vai ouvir nx zero vai...
Na verdade, parabéns pra você... Estávamos precisando de um imbecil para acabar com a discussão saudável que estavamos tendo até agora... Todos defenderam os seus pontos de vista de prós e contras de forma decente e você vem defecando pelos dedos com seu post contra o autor do tópico...
Prêmio joinha pra você, Champz! (Y)
|
T-Rodman Veterano |
# mar/10 · Editado por: T-Rodman
· votar
Loues Por fim, veja num contexto histórico - numa analogia, dizer que o B.B. King é ruim porque é simples, é o mesmo que dizer que Thomas Edisson (não sei se é assim que escreve) não fez nada demais ao contruir uma simples lâmpada incandescente! Esse era um Bill Gates da época. Patenteou muita coisa de muita gente e ganhou dinheiro com isso. Procure no google por Thomas Edison Vs. Nicola Tesla, que você vai ler um bocado sobre, rs. mas whatever. Vamos falar de BB King.
Eu escutei BB King quando tinha 15 anos. Por quê? - porque eu adorava o disco U2 - Rattle and Hum, lançado naquela época. Existia locadora de CD na época, e eu aluguei uns 6 discos dele. Curtia o feeling dele. Nada de técnica, improvisação, etc. O negócio que realmente me chamava atenção do BB King era o feeling, que depois me fez a escutar um bocado de blues. E depois veio o Jazz. Cheguei a comprar aquelas coleções de Jazz e Blues que eram vendidas semanalmente no revisteiro. Tenho os 60 CDs de cada uma dessas coleções.
E eu escuto um monte disso hoje? -não. Eu adoro escutar coisas diferentes, do mundo inteiro. Som bom, que tenha feeling.
E o feeling veio deles, do Blues, do Jazz, e não via isso antes em nenhuma baladinha de rock band.
Eu sempre gostei de cantar. E toda boa música eu escuto e acabo cantando. A exceção são músicas de Jazz e Blues.
Só um exemplo: eu já me peguei cantando "When love comes to town' do U2 com o BB, mas quando escuto 'the thrill is gone' eu sento e escuto. Admiro. Não canto, porque eu acho que não tenho o feeling desses caras. Eu admiro. E se tem uma coisa que me irrita, são bandinhas tocando aquela versão desfigurada do "I'm a man" do Bo Didley, outro figuraça do blues, que usa aquela guitarra quadrada. E falando em Bo Didley, esse nem solava, rs. Mas olha cada música que ele deixou para a posteridade: T.
Mas no overall, no blues eu gostei mais do Albert King. E no Jazz, a voz da Billie Holliday mearrepia até hoje. E ela também era outra unanimidade (enquanto a representante do jazz viva até há pouco tempo, muito cultuada era a Nina Simone)
amplexos
|
MarcosBorba Veterano |
# mar/10
· votar
Johnny Favorite
powtz cara, nota 100 mesmo esse video ae!!!
falar o que ne, eh o rei do bllues....
|