Alguem me explica sobre o B.B King.

Autor Mensagem
Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10


Na boa... O que ele faz de tão complicado assim??
Sempre vejo pessoal botando ele lá em cima, mas o que ele faz de tão impossivel assim??

Não consigo ver nada de "tãoo" fora dos limites nele não. Acho até meio repetitivo o som dele sei lá.

Falem ai mais sobre ele, por que as vezes tou vendo com os olhos errados; se ele tiver realmente algo de incrivel eu quero conseguir enxergar.

pscb
Veterano
# mar/10 · Editado por: pscb
· votar


Netinho Rodriguez

Não saberia dizer em termos de inovações na história da música, mas não precisa fazer nada complicado para soar agradável. É questão de gosto. Para mim, é mais incrível ver o B B King tocando do que um Steve Vai ou similar tirando milhões de notas por segundo e dando alavancadas.

Para entender a simplicidade e elegância duma música e duma guitarra, tu pode ouvir Pink Floyd. David Gilmour sempre foi guitarrista de poucas notas e é venerado como poucos.

RennanRdC
Veterano
# mar/10 · Editado por: RennanRdC
· votar


Cuidado com oque fala cara.

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


Costa 85
A vei sei lá; nem consigo ficar por muito tempo ouvindo não... Acontece o chamado efeito sertanejo, parece que ta sempre na mesma música.

pscb
Veterano
# mar/10
· votar


Netinho Rodriguez

Não tem milagre. Se tu não gosta, não gosta.

Eu também não gosto de muitos guitarristas que adoram aqui. Slash é um exemplo.

:-)

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


Costa 85
Eu curto ele pra caramba hehehe

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Netinho Rodriguez
Na boa... O que ele faz de tão complicado assim??
Sempre vejo pessoal botando ele lá em cima, mas o que ele faz de tão impossivel assim??


Acho que o fato de gente como Eric Clapton, Jimmie Vaughan, Peter Green, Mick Taylor entre tantos outros terem tentado imitar ele e dizerem que nunca chegaram lá, já diz muito sobre o que ele faz.

O Clapton chega a afirmar que está há 40 anos tentando copiar o vibrato do cara e ainda não conseguiu.

Enfim, o estilo do cara é cheio de matizes, cores, sutilezas. Não é questão de fazer muitas notas ou de fazer escalas ou acordes impossíveis, é a questão de ser um dos poucos guitarristas do mundo que desenvolveram um estilo tão pessoal e tão marcante que você reconhece na primeira nota.

Enfim o cara é o puro feeling, e muitas vezes pra isso, o mais importante não é saber o que tocar, mas o que não tocar, e nisso o velho é mestre.

leonardobarcelos
Veterano
# mar/10
· votar


Netinho Rodriguez

É um cara que sabe se expressar através da guitarra, toca firme e com muita precisão (pegada indiscutível) e com isso as pessoas se identificam com ele.

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
leonardobarcelos
=/

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


Vo dormir... Amanha vejo se tem mais respostas.

Mas ae; tou pensando aqui se não sou eu que não gosto do estilo dele mesmo =/

RennanRdC
Veterano
# mar/10
· votar


Netinho Rodriguez
É, na verdade não gosto tanto dele...

O Slash eh o primeiro



Da minha lista negra.

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


RennanRdC
heaheaoeheoa
Sacanagem

Mas ae, agora é serio vou dormir fui...

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


Pô, ninguem respondeu?

leandroantonioli
Veterano
# mar/10
· votar


Além de músico (guitarrista), tenho formação superior em História e talvez possa lhe auxiliar em sua compreensão. Então vamos lá. Primeiramente, BB King é um dos poucos "blues man" ainda vivo que fez parte da raiz introdutória do Blues na América, ou seja, por si só ele é uma lenda porque é um representante legítimo desse movimento musical - pra quem não sabe, o Blues emerge em meados do século XX nos EUA, ainda como uma forma de expressar repúdio a toda desigualdade, preconceito e segregação existente naquele país em relação aos negros no referido período. Assim, o Blues era um instrumento de manifestação do gueto diante das inúmeras injustiças que assolavam a camada negra e pobre da sociedade norte americana.
Em segundo lugar, vale ressaltar que BB King foi um dos grandes responsáveis, ao lado de outros, pela introdução desse estilo musical na grande mídia, ao mesmo tempo em que não perdeu qualquer identidade de seu estilo ou característica musical: BB King era uma "blues man" tanto ao tocar nos guetos quanto ao se apresentar para grandes multidões ou eventos da alta sociedade. Não negava suas origens e tampouco deixava se influenciar pelo que não concordava.
A própria pessoa de BB King - isso se pode verificar em qualquer biografia dele - tem um passado muito marcante que acaba por auxiliar no reconhecimento de sua figura. Teve uma infância pobre e com a ausência dos principais familiares, e o Blues acabou por se tornar seu herói, pois tanto lhe afastou do mundo do crime como lhe proporcionou uma condição financeira digna.
Dessa forma, por trás de uma figura como BB King há um conjunto de fatores que vão muito além de suas pentatônicas: é uma pessoa carismática, uma lenda viva, um excelente guitarrista dentro de seu estilo, e representa um período da História de muita relevência para a sociedade ocidental.
Em resumo, o Blues vai muito além de um estilo musical: é um movimento sócio-cultural que ainda possui um dos seus grandes difusores vivo e na tiva. BB King é uma espécie de John Lennon branco, vivo e atuante.


Espero que tenha ajudado.
Abraço!!!!

SK8Boy
Veterano
# mar/10
· votar


Netinho Rodriguez
Acho q é vc q não gosta do estilo do kra...Dizer q ele é rei(esse sim, pra mim é) é uma questão de gosto. Além de tudo entra tbm a questão técnica, que aqui no forum existe um conceito extremamente distorcido sobre. O que é técnica? Pra mim técnica é vc ter o controle do seu instrumento, e fazer bem feito aquilo q vc se propõe, e nisso B.B King está a anos luz da grande maioria dos guitaristas. Existe outro lance tbm super importante: ele tem mta personalidade musical; dá pra saer q é ele tocando apenas ouvindo uns 15 s de musica...só se confunde se o kra for tentar imitar, mas o estilo é dele, e o kra tá copiando. É isso. abç

Sgt. Eddie
Veterano
# mar/10
· votar




Esse vídeo resume o quão magnífico o cara é.

Veja até o final!

pedrojob
Veterano
# mar/10
· votar


Sgt. Eddie

Deito esse finalzinho hien?

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


leandroantonioli
Então é como se ele fosse o Rei pelo peso histórico e por tudo que ele carrega nas costas certo? Não pelo olhar crítico como músico.

Foi mais ou menos isso que eu entendi.

SK8Boy
Até entendo, mas se um músico quisesse fazer o mesmo som que ele, o músico não ia conseguir?

Sir.Paulo
Veterano
# mar/10
· votar


É um dos mais reconhecidos guitarristas de Blues da atualidade, sendo por vezes referido como o Rei do Blues. É bastante apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, prefere usar poucas notas. Certa vez, B.B. King teria dito: "posso fazer uma nota valer por mil".


André Slash
Veterano
# mar/10
· votar


Copiar o B.B. King é facil! O problema é criar tudo o que ele criou, entende!?

SK8Boy
Veterano
# mar/10
· votar


Netinho Rodriguez
Sim, conseguiria em partes...pq pegada é um lance unico, vc nunca vai ser BB King, pq vc não tem o bend dele, as inflexões, o vibrato(item de extrema importancia para tocar blues), a afinação e concepção das frases...e alem de tudo vc num ia passar de uma cópia mal feita do rei.

Lukz.Guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Netinho Rodriguez

Na boa... O que ele faz de tão complicado assim??
Sempre vejo pessoal botando ele lá em cima, mas o que ele faz de tão impossivel assim??

E quem disse que fazer musica eh fazer algo complicado ?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10
· votar


Cara, ele toca desde a epoca que teu avô jogava bolinha de gude na frente no pátio do colegio...
show some respect!


Não consigo ver nada de "tãoo" fora dos limites nele não.

- ele tem um vibrato que vc nao vai conseguir fazer em toda a sua vida, nem ngm aqui do forum
- o cara é história viva (leandroantonioli já mostrou isso bem)
- Vc pode pensar que é facil tocar oq ele toca, pq tem poucas notas. Mas bota a pegada dele, o timbre unico dele e principalmente, a alma q ele bota.
- Além de tocar guitar, o cara tem uma voz destruidora.
- Ele tem o respeito de qqer bluesman ou guitarrista d rock mesmo....srv, clapton, jimmy vaughan, buddy guy, até o U2 já gravou com ele pagando o sr. pau....(enfim, qqer um)
quer uma amostra?
Esse video que o Srv toca junto com o BB e a etta. O Srv faz claramente um sinal com a cabeça pedindo permissao pra solar. (1:45 +-)




Qm sabe vc nao ouviu mta coisa dele ainda. Já ouviu o Riding with the king?

fill.zanchez
Veterano
# mar/10 · Editado por: fill.zanchez
· votar


Costa 85
Para entender a simplicidade e elegância duma música e duma guitarra, tu pode ouvir Pink Floyd. David Gilmour sempre foi guitarrista de poucas notas e é venerado como poucos.

David Gilmour é simples no tocar mas soa agradável... B.B. King nunca vi e até hoje não vejo nada de mais. Não sinto nada, nada memso ao ouvir o cara, é repetitivo e chato assim como Steve Vai, mas sem um milhão de notas por segundo...

edit: Nas músicas ele manda bem, como em Thrill is Gone, mas no improviso... Parece que só conhece um desenho da penta.

/podem me crucificar

Adrianodevil
Veterano
# mar/10
· votar


fill.zanchez

nada memso ao ouvir o cara, é repetitivo e chato

O cara já caminhou pelo mississippi blues (sua raiz), Texas Blues, rock and blues, jazz, pop, funk, soul e por vezes uma pitada de country...

Respeito você não gostar do estilo do cara, mas dizer que ele é repetitivo é uma profunda falta de conhecimento do trabalho do cara... Uma pergunta: Quantos álbuns do BB. King você já ouviu para escrever com notoriedade a sua afirmação?

http://pt.wikipedia.org/wiki/B._B._King

Se você quiser, pode contar o número de álbuns dele porque confesso que não tenho toda essa paciência haha.

Com tantos álbuns lançados e mais de 60 anos de sucesso, eu só posso levar a duas considerações:

I) A variação, sempre com qualidade, entre os mais variados estilos (o que não o torna de maneira alguma repetitivo) faz com que ele seja um dos mais notórios guitarristas da história

II) Se ele for repetitivo, como você disse, gostaria de saber essa receita para ser repetitivo por mais de 60 anos e ainda ser considerado um dos mais importantes nomes da guitarra no mundo...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10
· votar


Adrianodevil

Uma pergunta: Quantos álbuns do BB. King você já ouviu para escrever com notoriedade a sua afirmação?


me pergunto o mesmo tb do dono do topico

Netinho Rodriguez
Veterano
# mar/10
· votar


André Slash
Entendo; o que eu quis dizer foi se um músico não criaria algo do mesmo nivel se quisesse. Me expressei mal.

SK8Boy
Entendo.

Lukz.Guitar
A velho, coisas muito virtuosas não são simples de se fazer, que pelo que dizem é bem o caso do B.B King.

janick
Veterano
# mar/10
· votar


Eu acho ele EXTREMAMENTE over-rated, pois existem outros blueseiros que dão um banho em comparação ao que ele faz, que são muito menos enaltecidos.

Exemplos?

SRV e Johnny Winter, por exemplo. Isso que é blues de verdade pra mim.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Adrianodevil
Quantos álbuns do BB. King você já ouviu para escrever com notoriedade a sua afirmação?

Dois, não lembro quais, um de Blues e outro de Jazz que ele participa.

I) A variação, sempre com qualidade, entre os mais variados estilos (o que não o torna de maneira alguma repetitivo) faz com que ele seja um dos mais notórios guitarristas da história

Variação de gênero não significa criatividade... Em ambos estilos ele pode ser chato ao solar com poucas notas... Pelo menos nos CDs de BLues e Jazz que ouvi achei chato as frases só presas a penta.

II) Se ele for repetitivo, como você disse, gostaria de saber essa receita para ser repetitivo por mais de 60 anos e ainda ser considerado um dos mais importantes nomes da guitarra no mundo...

Mídia e fãns tá bom? O que o Roberto Carlos tem de tão especial? Nada. Mas mesmo assim é venerado por aqui... Não tô falando que o B.B. King é um guitarrista ruim em técnica ou feeling, mas realmente não me agrada ouvir o som dele... Pra mim ele é chato.

Adrianodevil
Veterano
# mar/10
· votar


fill.zanchez

Dois, não lembro quais, um de Blues e outro de Jazz que ele participa.

Você ouviu dois álbuns de um cara que deve ter no mínimo 30 discos lançados (não faço idéia de quantos sejam) e já tira essas conclusões. Eu acho isso no mínimo precipitado...

Variação de gênero não significa criatividade... Em ambos estilos ele pode ser chato ao solar com poucas notas... Pelo menos nos CDs de BLues e Jazz que ouvi achei chato as frases só presas a penta.


Pura questão de gosto. E mais uma vez precipitação ao analisar um trabalho gigantesco a partir de apenas dois álbuns...

Mídia e fãns tá bom? O que o Roberto Carlos tem de tão especial? Nada. Mas mesmo assim é venerado por aqui... Não tô falando que o B.B. King é um guitarrista ruim em técnica ou feeling, mas realmente não me agrada ouvir o som dele... Pra mim ele é chato.


Você dizer que o Roberto Carlos não tem nada de tão especial é negar o fado histórico que certos nomes carregam. Uma coisa é você não gostar dos estilos, mas negar a importância história já é bem diferente. E é isso que se torna um diferencial em nomes como Roberto Carlos e BB King. A qualidade vem com o gosto do cliente...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem me explica sobre o B.B King.