Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Olha, não garanto porque nem tudo que se lê, se escreve. Mas eu me lembro disso, mas não garanto.

Cara eu não duvido não, existem figurações que são naturais da madeira e independente do corte vão aparecer, alguns vão evidenciar ou suavizar o efeito, mas sempre estarão lá, mas também existem figurações que são inerentes ao corte... o foda é lembrar qual madeira apresenta qual tipo de figuração hehehehehhehehe

Agora eu sei que muito, muito tempo atrás, as Les Paul Classic Premium Plus, tiveram uma série com um corte central que deixava à mostra a capela do Flame Maple, um dos que usaram essa guitarra por muito tempo foi o Brad Whitford, do Aerosmith... foi a figuração de Maple mais animal que eu já vi na vida.

Fiquei doido foi com esse birds eye aqui
http://i34.tinypic.com/ndk08z.jpg

Tá tão louco que parece uma mistura de quilted com birds eye.

Quanto a parede, olhei, pensei, não acreditei e achei melhor não levar muito a sério aquilo...

Essa eu não entendi heheheheh

O Howard não conta (ele disse que era a preferida dele neste momento), mas de pensar que o George Petit esteve ali (passou uns dias) e tocou em todas e achou a minha a melhor, me deixa alucinado. O cara queria a minha...

O lance é... será que que vai cair o cu da bunda???

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Estava lendo no google e realmente tem capsulas virais nos birdseyes.

Aquela parede e de uma sacanagem tamanha que eu nao levo a serio nem em consideracao. Hehehe

Cara, eu ja cliquei tantas vezes no rastreio da Fedex que daqui a pouco os caras bloqueiam meu rastreio... E acho q corro serio risco de que caia sim!

ogner
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix
MMI

Pô, se vcs acharem/conhecerem alguma material/site sobre tops, birds eye, quilted, flame e etc...Manda ae por obséquio!!! To caçando um bem explicativo com exemplos e nao estou encontrando um completo!!!

Vou nessa!
Abço.

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


nichendrix
MMI
Nossa, que inveja, se eu conseguir juntar uma grana eu vou ver se consigo fazer um estágio com esses caras.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


ogner

Aqui no notebook é difícil, mas tem uns que lembro e aí vai uma lista, espero que ajude
http://www.ellisguitars.com/back_and_side_timbers_elite.html
http://www.guitarbench.com/tonewood-database/
http://www.cbguitars.com/woods.htm
http://www.warmoth.com/ - esse é legal, dá para escolher seu modelo

Fábio Seiji

Tem vários caras que passaram com o Benedetto e estão espalhados fazendo suas guitarras. Mas o Foster é um cara bem bacana, mas não sei se ensinaria. De qualquer forma, provavelmente me encontrarei com ele hoje. Acho que você que já tem bastante experiência, pegaria bem fácil as idéias, depois é batalhar para pegar as manhas dos detalhes. Se você quiser, posso tentar abordar o assunto com ele hoje a noite (to tentando convencer a patroa a nao faltarmos nesse jantar, até isso é difícil...)
Abç

ogner
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Aqui no notebook é difícil, mas tem uns que lembro e aí vai uma lista, espero que ajude
http://www.ellisguitars.com/back_and_side_timbers_elite.html
http://www.guitarbench.com/tonewood-database/
http://www.cbguitars.com/woods.htm
http://www.warmoth.com/ - esse é legal, dá para escolher seu modelo


Obrigado, velho!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji

O Benedetto tem um livro ensinando como fazer archtops carved, tem um livro também do James English ensinando a fazer archtops laminadas, que inclusive tem prefácio do Benedetto.

ogner

Cara, eu tenho isso em livro de materiais para movelaria e construção, embora o som não seja abordado o conhecimento se aplica da mesma forma... hehehhehe

MMI

Pede isso pra ela dizendo que amanhã vcs vão fazer umas comprar hehehehehhe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

O cara que ia tocar no restaurante não vai poder hoje, então não poderei me encontrar com o Sr. Foster. Uma pena, ele tocaria junto. Essa é a má notícia.

A boa é que a menina chegou! PQP!!!! Estou em estado de choque! (fotos no blog)

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
A boa é que a menina chegou! PQP!!!! Estou em estado de choque! (fotos no blog)

Pode costurar aí o negócio de volta no lugar e começar a tocar ela para o review sair com mais presteza.. hehehehhe

Puuuuuuuuuutttttttzzzzzzz grila... pra tu ver o que é um trabalho de um mestre, a guitarra só tem uma marcação e de longe dá pra ver a qualidade, refinamento e elegância da incrustação de abalone.

Muito linda, uma obra de arte em todos os sentidos, e o Seymour Duncan caprichou nesse gold cover.

Como é o som dela desplugado?

Eu já tinha ido no primeiro barzinho de jazz e me oferecido pra tocar bossa nova lá, só pra ouvir plugada... heheheheheh

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Olha, quase fui para a Guitar Center experimentar amplis com ela.

Eu estou realmente impressionado com cara detalhe, o acabamento do ebano, o discreto vao entre a escala e o corpo, o anel de ebano ao redor do captador, o inlay que voce notou,as tarrachas de ebano, a perfeicao dos trates e do logotipo e o case. Tudo e especial.

ogner
Veterano
# set/10
· votar


MMI

hauheuhuahea!!! Vai lá menino pode abrir o presente!!!

Muito bacana, velho!!Imagino sua felicidade, achei muito bonita a menina!! Trata com carinho, ela nao é uma strato nem uma lespa, essa ae tem que ser na maciota!!! hehehe!!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Olha, quase fui para a Guitar Center experimentar amplis com ela.

Vai lá, botar o pessoal pra babar heheheheh

Engraçado que ela não vem com o PAF e sim com o A6 que é o mesmo captador das Bravo e que tem um som mais cheio que os PAF.

Agora estava ouvindo aqui o som dela, deve ficar uma loucura o som dela plugado, se bem que eu usaria ela quase como um violão archtop.

E o boa é que é pequena, não muito grande, do jeito que tu queria.

Agora fiquei imaginando como deve ser o som dela plugado em um Matchless, deve ser um som de outro mundo.

Já escolheu o nome da tetéia?

MMI
Veterano
# set/10
· votar


ogner

Cara, essa foi um sonho se realizando. De strato já me dei por satisfeito, lespa ainda falta uma na minha alça de mira... O difícil é tocar a altura dessa guitarra, tenho que estudar e praticar muito meu arsenal de sétimas, nonas, diminutas.

Tô como criança com brinquedo novo. Minha esposa perguntou se eu ia dormir com a guitarra na cama! huahuahuahua

nichendrix

Como é o som dela desplugado?

Olha, realmente não faz feio para as Foster que conheci., mesmo sendo aquelas ultra-tops. Achei que esta tem um pouco mais de sustentação das notas, não sei se é impressão, já que as Foster são de fundo e laterais de uma peça só, sem emendas. Ela tem um som bastante rico, os graves não deixam a desejar Ela veio com cordas Elixir 0,12 (de novo!), preciso me acostumar ou diminuir um pouco isso, mas elas deixam o som bem bacana. É muito bom sentir o som saindo dos "f-holes", com o corpo dela tremendo, excelente! Os harmônicos saem com muita clareza e facilidade dela.

Não vejo a hora de ouvir o som plugado. O Howard disse que este modelo é o mais resistente a microfonias da linha "carved", tanto que é o modelo escolhido por muitos famosos. Aliás, diga-se de passagem, para som amplificado e mais alto eles recomendam as de tampo laminado, por resistir mais ao feedback (para constar a informação aqui, aos que não sabem).

ogner
Veterano
# set/10
· votar


MMI
O difícil é tocar a altura dessa guitarra, tenho que estudar e praticar muito meu arsenal de sétimas, nonas, diminutas.

Vc passou batido na ideia que te dei!!!! Saca só:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/230181/p1#7032438

Hehehehe!!!

MMI
Veterano
# set/10
· votar


ogner

Pô, passei batido e nem tinha visto, desculpe!

A idéia até que seria boa, quem sabe um dia... Mas a patroa acabaria indo comigo, mesmo porque ela consegue ganhar dinheiro sem estar presente em SP, eu não valho um tostão fora dessa cidade (dentro dela já não sou grande coisa) hehehehehehe

O jeito é tentar aprender no Brasil mesmo...

Abç

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Tô como criança com brinquedo novo. Minha esposa perguntou se eu ia dormir com a guitarra na cama! huahuahuahua

Eu juro que isso parece um certo rapaz de 16 pra 17 anos quando comprou a primeira semi-acústica... hehehehhehehe

Cara, tu falou tanto das Elixir que eu ando atrás delas pra mim, o foda é que elas não tem as 011-052 que eu tanto gosto. Tem as 010-052 que é o meu segundo jogo de cordas hibridas favorito, mas foda ter que reacostumar a tocar com a mizinha mais fina.

Recomendo deixar as cordas mais grossas, no máximo tentar um jogo 010-052, porque essas full body perdem muito volume quando ficam com cordas finas.

Eu gosto de sentir a vibração do back na barriga e o ar saindo dos F-holes no braço.

Acho que ela vai ser bem resistente porque o captador dela tem um design meio que semelhante ao Jazz da linha normal da SD. A tua veio com ligações extras ou só as normais.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Eu sei, perdem um absurdo de som... Pensei em no máximo botar flat 0,11. Vou experimentar quando chegar em casa, acho que 0,10 é assassinar o som dela. São as cordas da Lucille, tenho umas em casa e vou ter que me virar com elas porque na Guitar Center não vende! Só peguei umas Chromes para segurar enquanto não chegar.

O Bob costuma botar "push-pull" nessas guitarras, a minha não é diferente. Ele capricha nos detalhes, botões de ébano no volume e tone, nas tarrachas... Vem com instruções até para abrir a caixa e o case. Não economizaria num split. hehehehe

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Ela com sons de single deve ficar uma loucura... hehehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Nem me fale. Te conto quando souber. Rsrs

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Eu só to imaginando ela plugada em um Matchless Chieftain.

O Clean desse amp é junto com o do Vibro-King uma das coisas mais absurdamente perfeitas que já pude tocar.

Esses amps são baseados nos Vox, porém com muitos mais recursos e possíveis personalizações, um ex-professor meu, tem o Chieftain de meados dos anos 90, e é um dos poucos amps que eu realmente digo que tem uma mágica especial, porque não pode um amp ter um som limpo tão lindo usando EL34 e ainda ter uma distorção matadora como ele tem.



Fábio Seiji
Luthier
# set/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


MMI
Valeu pela força mas minha idéia é para futuro, espero que não muito distante.
Ah, parabéns pelo "Maledetto"!


nichendrix
Já conheço o material e já vi assisti aos DVD's (algumas vezes) mas o aprendizado prático é insubstituível nesses casos; tô ensaiando de fazer uma archtop já faz uns anos, mesmo que seja pra fazer com madeiras alternativas e 3/4 (sem ser fullsize).
O problema é tomar coragem pra começar...

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji

Espero poder ver sua archtop um dia, nem que seja por fotos. É certo que dá um trabalho dos diabos e o mercado para uma dessas no Brasil é reduzidíssimo. Mas tem meu apoio e incentivo! Não duvido de sua capacidade para fazer uma grande guitarra dessas.

nichendrix

Você deve estar de sacanagem estimulando minha GAS desse jeito. Tá se vingando, né? Minha cota para esta viagem acabou, meu espaço em casa para instrumentos e amplificadores também. Vai ser um problema arrumar mais lugar agora... Mas tudo tem um jeito, mesmo porque já inicei planos e negociações para a próxima viagem aos EUA. hehehehehehe

nichendrix
Veterano
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Fábio Seiji
O problema é tomar coragem pra começar...

Bom, vale a pena, eu só fiz 3 guitarras na vida, uma eu nunca terminei, que foi justamente uma tentativa de fazer uma Rickembacker, dá muito trabalho, especialmente para quem estava aprendendo na tentativa e erro, mas acredito que valha a pena, especialmente para um profissional.

Agora uma dica que sempre vejo esses caras darem é aprender um pouco de luthieria de violinos, a maioria deles em algum ponto estudou como fazer violinos para melhorar as archtops, o Benedetto inclusive tem uma linha de violinos.

MMI
Você deve estar de sacanagem estimulando minha GAS desse jeito. Tá se vingando, né?

Nada disso, só que o mesmo dono do Chieftain tem uma L5, uma 175 e 2 George Benson... então, me acostumei com a combinação archtop + Matchless e aprendi a gostar muito, é um pouco diferente de usar um Fender ou um Polytone ou Jazz Chorus, que são mais tradicionais.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Não aguentei e tive que ouvir os captadores... hehehehe
Estou indo no restaurante ouvir o cara tocar de Foster. Depois te conto as aventuras todas.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Ainda bem que vou pro show do Peter Framptom, assim nem fico pensando no que virá... hehehhehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Espero que o seu show tenha sido bom seu show, o meu foi muito legal. O cara realmente toca muito, tive a oportunidade de conversar com ele e depois ele mandou algumas músicas brasileiras. A guitarra era outra das top de linha, lindíssima. E ele também, mandou o cabo para uma mesinha de som e dali para um pequeno ampli (não deu nem para ver que ampli era, nunca tinha visto, bem pequeno, mas o som que saia estava maravilhoso.
Coloquei umas imagens roubadas bem toscas para você.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

O show foi realmente show. O cara não só toca um absurdo de bem, mas também é muito carismático, levou a platéia a loucura. Sem contar nas guitarras, pareciam que sairam da loja ontem hehehehheeh... tinha uma Lespa R60 que quase me fez gozar só de olhar o top... e a meninada do analógico x digital ia ficar de queixo caido com o tanto de rack digital que o cabra usa, faz muito tempo que não vejo tantos botõezinhos brilhantes no rack de um guitarrista só.

Agora moço... esse velho toca pra cacilda... eu to besta porque tem umas inversões que eu adoro e que peno mais do que sandálias de árabe em Meca pra fazer e que ele faz parecer a coisa mais fácil do mundo.

Bom, e aí como foi o desempenho da tetéia plugada?

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Cara, esse cara toca muito sim! Para você ter uma idéia, ele perguntou se o Jimmy Foster tinha tocado para mim porque o Foster toca muito. Entendeu porque eu fiquei miudinho lá com o Foster? Ainda mais numa 7 cordas...
Eu nunca fui num show do Frampton, mas pelos CDs que tenho dele sei que ele vai muito além daquilo que se tornou famoso com ele. É muito bom...
Esqueci de falar... Acabei levando a guitarra para tocar num amp, mas isso de tocar em loja é bem ruim. Acabei comprando um "gadget" (como eles falam aqui), um iRig para ligar produtos da Apple e tocar no Amplitube. Para explorar sons, tá razoável, mesmo porque não é caro. O som dela é muito legal, legal que dá a sensação de tocar em estéreo porque sai bastante som dela, que se mistura com o som do ampli. O som é muito cheio, harmônicos ricos... Só não consigo fazer bends nessas cordas grossas que não tive coragem de tirar. É muito legal splitar, achei interessante que não fica aquele som magrinho de humbucker splitado, não dá aquela queda enorme que normalmente se percebe. Simplesmente fica com som de single, menos cheio, mas preserva muito do som. Achei muito legal. Experimentei com um pouquinho de drive, fica muito bom também.
Abç

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Entendeu porque eu fiquei miudinho lá com o Foster? Ainda mais numa 7 cordas...

Pelos samples do site da Foster Guitars, dá pra perceber o quanto o cabra é bom e acredito que deve ter 1001 truques escondidos na manga. No canal dele no Youtube tem umas aulas sobre tocar com 7 cordas.

Eu nunca fui num show do Frampton, mas pelos CDs que tenho dele sei que ele vai muito além daquilo que se tornou famoso com ele. É muito bom...

Cara, o velho toca muito, foi de jazz à hard rock e de Wes Montgomery à Jimi Hendrix num zás trás... uma das coisas que mais achei legal era que ele sempre botava uns instrumentais que incluiam improvisos em cima de músicas dos outros, como no caso de The Wind Cries Mary/Little Wing, Bumping on Sunset do Wesde, Garota Ipanema/Desafinao e por aí vai, não era que ele tocava a música, ele simplesmente fazia um improvisso instrumental e ela ia aparecendo no meio e feito com maestria. Agora pra mim o mais show foi o Cover de While My Guitar Gently Weeps com direito ao solo do Clapton inteiro antes do improviso.

Enfim, fora o carisma e a música dele, ainda teve esses Pluses.

Esqueci de falar... Acabei levando a guitarra para tocar num amp, mas isso de tocar em loja é bem ruim. Acabei comprando um "gadget" (como eles falam aqui), um iRig para ligar produtos da Apple e tocar no Amplitube. Para explorar sons, tá razoável, mesmo porque não é caro. O som dela é muito legal, legal que dá a sensação de tocar em estéreo porque sai bastante som dela, que se mistura com o som do ampli. O som é muito cheio, harmônicos ricos... Só não consigo fazer bends nessas cordas grossas que não tive coragem de tirar. É muito legal splitar, achei interessante que não fica aquele som magrinho de humbucker splitado, não dá aquela queda enorme que normalmente se percebe. Simplesmente fica com som de single, menos cheio, mas preserva muito do som. Achei muito legal. Experimentei com um pouquinho de drive, fica muito bom também.
Abç



Carta, acredito que em grande parte isso se deva ao fato de eles terem sido construidos como 2 singles ligados como um humbucker, a saída e a indutância das duas bobinas não é pequena o que faz como que elas possam ser usadas splitadas numa boa, inclusive a saída dele me paralelo é um pouco menor que a de uma única bobina, o mesmo vale pra frequência de ressonancia.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

(sem acentos - desculpe)
Nao sabia as especificacoes e detalhes desse captador. De fato, me chamou a atencao que nao da uma queda de ganho, comum quando se splita um humbucker. Simplesmente entra um som de single ou de humbucker, mas o ganho fica parecido. Quase nao chia. Alias, falando nisso, que grande som o dos Kent Armstrong do Foster, cheguei a comentar com ele.
Hoje toquei um pouco mais com ela, mas na base de fone e simulador. Realmente se trata de uma guitarra de outro nivel, vale o preco. Mesmo assim, ela mostra um som muito interessante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar