Autor |
Mensagem |
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
MMI Olha, não garanto porque nem tudo que se lê, se escreve. Mas eu me lembro disso, mas não garanto.
Cara eu não duvido não, existem figurações que são naturais da madeira e independente do corte vão aparecer, alguns vão evidenciar ou suavizar o efeito, mas sempre estarão lá, mas também existem figurações que são inerentes ao corte... o foda é lembrar qual madeira apresenta qual tipo de figuração hehehehehhehehe
Agora eu sei que muito, muito tempo atrás, as Les Paul Classic Premium Plus, tiveram uma série com um corte central que deixava à mostra a capela do Flame Maple, um dos que usaram essa guitarra por muito tempo foi o Brad Whitford, do Aerosmith... foi a figuração de Maple mais animal que eu já vi na vida.
Fiquei doido foi com esse birds eye aqui http://i34.tinypic.com/ndk08z.jpg
Tá tão louco que parece uma mistura de quilted com birds eye.
Quanto a parede, olhei, pensei, não acreditei e achei melhor não levar muito a sério aquilo...
Essa eu não entendi heheheheh
O Howard não conta (ele disse que era a preferida dele neste momento), mas de pensar que o George Petit esteve ali (passou uns dias) e tocou em todas e achou a minha a melhor, me deixa alucinado. O cara queria a minha...
O lance é... será que que vai cair o cu da bunda???
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Estava lendo no google e realmente tem capsulas virais nos birdseyes.
Aquela parede e de uma sacanagem tamanha que eu nao levo a serio nem em consideracao. Hehehe
Cara, eu ja cliquei tantas vezes no rastreio da Fedex que daqui a pouco os caras bloqueiam meu rastreio... E acho q corro serio risco de que caia sim!
|
ogner Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix MMI
Pô, se vcs acharem/conhecerem alguma material/site sobre tops, birds eye, quilted, flame e etc...Manda ae por obséquio!!! To caçando um bem explicativo com exemplos e nao estou encontrando um completo!!!
Vou nessa! Abço.
|
Fábio Seiji Luthier |
# set/10
· votar
nichendrix MMI Nossa, que inveja, se eu conseguir juntar uma grana eu vou ver se consigo fazer um estágio com esses caras.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
ogner
Aqui no notebook é difícil, mas tem uns que lembro e aí vai uma lista, espero que ajude http://www.ellisguitars.com/back_and_side_timbers_elite.html http://www.guitarbench.com/tonewood-database/ http://www.cbguitars.com/woods.htm http://www.warmoth.com/ - esse é legal, dá para escolher seu modelo
Fábio Seiji
Tem vários caras que passaram com o Benedetto e estão espalhados fazendo suas guitarras. Mas o Foster é um cara bem bacana, mas não sei se ensinaria. De qualquer forma, provavelmente me encontrarei com ele hoje. Acho que você que já tem bastante experiência, pegaria bem fácil as idéias, depois é batalhar para pegar as manhas dos detalhes. Se você quiser, posso tentar abordar o assunto com ele hoje a noite (to tentando convencer a patroa a nao faltarmos nesse jantar, até isso é difícil...) Abç
|
ogner Veterano
|
# set/10
· votar
MMI Aqui no notebook é difícil, mas tem uns que lembro e aí vai uma lista, espero que ajude http://www.ellisguitars.com/back_and_side_timbers_elite.html http://www.guitarbench.com/tonewood-database/ http://www.cbguitars.com/woods.htm http://www.warmoth.com/ - esse é legal, dá para escolher seu modelo
Obrigado, velho!
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
Fábio Seiji
O Benedetto tem um livro ensinando como fazer archtops carved, tem um livro também do James English ensinando a fazer archtops laminadas, que inclusive tem prefácio do Benedetto.
ogner
Cara, eu tenho isso em livro de materiais para movelaria e construção, embora o som não seja abordado o conhecimento se aplica da mesma forma... hehehhehe
MMI
Pede isso pra ela dizendo que amanhã vcs vão fazer umas comprar hehehehehhe
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
O cara que ia tocar no restaurante não vai poder hoje, então não poderei me encontrar com o Sr. Foster. Uma pena, ele tocaria junto. Essa é a má notícia.
A boa é que a menina chegou! PQP!!!! Estou em estado de choque! (fotos no blog)
|
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
MMI A boa é que a menina chegou! PQP!!!! Estou em estado de choque! (fotos no blog)
Pode costurar aí o negócio de volta no lugar e começar a tocar ela para o review sair com mais presteza.. hehehehhe
Puuuuuuuuuutttttttzzzzzzz grila... pra tu ver o que é um trabalho de um mestre, a guitarra só tem uma marcação e de longe dá pra ver a qualidade, refinamento e elegância da incrustação de abalone.
Muito linda, uma obra de arte em todos os sentidos, e o Seymour Duncan caprichou nesse gold cover.
Como é o som dela desplugado?
Eu já tinha ido no primeiro barzinho de jazz e me oferecido pra tocar bossa nova lá, só pra ouvir plugada... heheheheheh
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Olha, quase fui para a Guitar Center experimentar amplis com ela.
Eu estou realmente impressionado com cara detalhe, o acabamento do ebano, o discreto vao entre a escala e o corpo, o anel de ebano ao redor do captador, o inlay que voce notou,as tarrachas de ebano, a perfeicao dos trates e do logotipo e o case. Tudo e especial.
|
ogner Veterano
|
# set/10
· votar
MMI
hauheuhuahea!!! Vai lá menino pode abrir o presente!!!
Muito bacana, velho!!Imagino sua felicidade, achei muito bonita a menina!! Trata com carinho, ela nao é uma strato nem uma lespa, essa ae tem que ser na maciota!!! hehehe!!
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI Olha, quase fui para a Guitar Center experimentar amplis com ela.
Vai lá, botar o pessoal pra babar heheheheh
Engraçado que ela não vem com o PAF e sim com o A6 que é o mesmo captador das Bravo e que tem um som mais cheio que os PAF.
Agora estava ouvindo aqui o som dela, deve ficar uma loucura o som dela plugado, se bem que eu usaria ela quase como um violão archtop.
E o boa é que é pequena, não muito grande, do jeito que tu queria.
Agora fiquei imaginando como deve ser o som dela plugado em um Matchless, deve ser um som de outro mundo.
Já escolheu o nome da tetéia?
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
ogner
Cara, essa foi um sonho se realizando. De strato já me dei por satisfeito, lespa ainda falta uma na minha alça de mira... O difícil é tocar a altura dessa guitarra, tenho que estudar e praticar muito meu arsenal de sétimas, nonas, diminutas.
Tô como criança com brinquedo novo. Minha esposa perguntou se eu ia dormir com a guitarra na cama! huahuahuahua
nichendrix
Como é o som dela desplugado?
Olha, realmente não faz feio para as Foster que conheci., mesmo sendo aquelas ultra-tops. Achei que esta tem um pouco mais de sustentação das notas, não sei se é impressão, já que as Foster são de fundo e laterais de uma peça só, sem emendas. Ela tem um som bastante rico, os graves não deixam a desejar Ela veio com cordas Elixir 0,12 (de novo!), preciso me acostumar ou diminuir um pouco isso, mas elas deixam o som bem bacana. É muito bom sentir o som saindo dos "f-holes", com o corpo dela tremendo, excelente! Os harmônicos saem com muita clareza e facilidade dela.
Não vejo a hora de ouvir o som plugado. O Howard disse que este modelo é o mais resistente a microfonias da linha "carved", tanto que é o modelo escolhido por muitos famosos. Aliás, diga-se de passagem, para som amplificado e mais alto eles recomendam as de tampo laminado, por resistir mais ao feedback (para constar a informação aqui, aos que não sabem).
|
ogner Veterano
|
# set/10
· votar
MMI O difícil é tocar a altura dessa guitarra, tenho que estudar e praticar muito meu arsenal de sétimas, nonas, diminutas.
Vc passou batido na ideia que te dei!!!! Saca só: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/230181/p1#7032438
Hehehehe!!!
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
ogner
Pô, passei batido e nem tinha visto, desculpe!
A idéia até que seria boa, quem sabe um dia... Mas a patroa acabaria indo comigo, mesmo porque ela consegue ganhar dinheiro sem estar presente em SP, eu não valho um tostão fora dessa cidade (dentro dela já não sou grande coisa) hehehehehehe
O jeito é tentar aprender no Brasil mesmo...
Abç
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI Tô como criança com brinquedo novo. Minha esposa perguntou se eu ia dormir com a guitarra na cama! huahuahuahua
Eu juro que isso parece um certo rapaz de 16 pra 17 anos quando comprou a primeira semi-acústica... hehehehhehehe
Cara, tu falou tanto das Elixir que eu ando atrás delas pra mim, o foda é que elas não tem as 011-052 que eu tanto gosto. Tem as 010-052 que é o meu segundo jogo de cordas hibridas favorito, mas foda ter que reacostumar a tocar com a mizinha mais fina.
Recomendo deixar as cordas mais grossas, no máximo tentar um jogo 010-052, porque essas full body perdem muito volume quando ficam com cordas finas.
Eu gosto de sentir a vibração do back na barriga e o ar saindo dos F-holes no braço.
Acho que ela vai ser bem resistente porque o captador dela tem um design meio que semelhante ao Jazz da linha normal da SD. A tua veio com ligações extras ou só as normais.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Eu sei, perdem um absurdo de som... Pensei em no máximo botar flat 0,11. Vou experimentar quando chegar em casa, acho que 0,10 é assassinar o som dela. São as cordas da Lucille, tenho umas em casa e vou ter que me virar com elas porque na Guitar Center não vende! Só peguei umas Chromes para segurar enquanto não chegar.
O Bob costuma botar "push-pull" nessas guitarras, a minha não é diferente. Ele capricha nos detalhes, botões de ébano no volume e tone, nas tarrachas... Vem com instruções até para abrir a caixa e o case. Não economizaria num split. hehehehe
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI
Ela com sons de single deve ficar uma loucura... hehehehe
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Nem me fale. Te conto quando souber. Rsrs
|
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
MMI
Eu só to imaginando ela plugada em um Matchless Chieftain.
O Clean desse amp é junto com o do Vibro-King uma das coisas mais absurdamente perfeitas que já pude tocar.
Esses amps são baseados nos Vox, porém com muitos mais recursos e possíveis personalizações, um ex-professor meu, tem o Chieftain de meados dos anos 90, e é um dos poucos amps que eu realmente digo que tem uma mágica especial, porque não pode um amp ter um som limpo tão lindo usando EL34 e ainda ter uma distorção matadora como ele tem.
|
Fábio Seiji Luthier |
# set/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar
MMI Valeu pela força mas minha idéia é para futuro, espero que não muito distante. Ah, parabéns pelo "Maledetto"!
nichendrix Já conheço o material e já vi assisti aos DVD's (algumas vezes) mas o aprendizado prático é insubstituível nesses casos; tô ensaiando de fazer uma archtop já faz uns anos, mesmo que seja pra fazer com madeiras alternativas e 3/4 (sem ser fullsize). O problema é tomar coragem pra começar...
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
Fábio Seiji
Espero poder ver sua archtop um dia, nem que seja por fotos. É certo que dá um trabalho dos diabos e o mercado para uma dessas no Brasil é reduzidíssimo. Mas tem meu apoio e incentivo! Não duvido de sua capacidade para fazer uma grande guitarra dessas.
nichendrix
Você deve estar de sacanagem estimulando minha GAS desse jeito. Tá se vingando, né? Minha cota para esta viagem acabou, meu espaço em casa para instrumentos e amplificadores também. Vai ser um problema arrumar mais lugar agora... Mas tudo tem um jeito, mesmo porque já inicei planos e negociações para a próxima viagem aos EUA. hehehehehehe
|
nichendrix Veterano
|
# set/10 · Editado por: nichendrix
· votar
Fábio Seiji O problema é tomar coragem pra começar...
Bom, vale a pena, eu só fiz 3 guitarras na vida, uma eu nunca terminei, que foi justamente uma tentativa de fazer uma Rickembacker, dá muito trabalho, especialmente para quem estava aprendendo na tentativa e erro, mas acredito que valha a pena, especialmente para um profissional.
Agora uma dica que sempre vejo esses caras darem é aprender um pouco de luthieria de violinos, a maioria deles em algum ponto estudou como fazer violinos para melhorar as archtops, o Benedetto inclusive tem uma linha de violinos.
MMI Você deve estar de sacanagem estimulando minha GAS desse jeito. Tá se vingando, né?
Nada disso, só que o mesmo dono do Chieftain tem uma L5, uma 175 e 2 George Benson... então, me acostumei com a combinação archtop + Matchless e aprendi a gostar muito, é um pouco diferente de usar um Fender ou um Polytone ou Jazz Chorus, que são mais tradicionais.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Não aguentei e tive que ouvir os captadores... hehehehe Estou indo no restaurante ouvir o cara tocar de Foster. Depois te conto as aventuras todas.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI
Ainda bem que vou pro show do Peter Framptom, assim nem fico pensando no que virá... hehehhehehe
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Espero que o seu show tenha sido bom seu show, o meu foi muito legal. O cara realmente toca muito, tive a oportunidade de conversar com ele e depois ele mandou algumas músicas brasileiras. A guitarra era outra das top de linha, lindíssima. E ele também, mandou o cabo para uma mesinha de som e dali para um pequeno ampli (não deu nem para ver que ampli era, nunca tinha visto, bem pequeno, mas o som que saia estava maravilhoso. Coloquei umas imagens roubadas bem toscas para você.
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI
O show foi realmente show. O cara não só toca um absurdo de bem, mas também é muito carismático, levou a platéia a loucura. Sem contar nas guitarras, pareciam que sairam da loja ontem hehehehheeh... tinha uma Lespa R60 que quase me fez gozar só de olhar o top... e a meninada do analógico x digital ia ficar de queixo caido com o tanto de rack digital que o cabra usa, faz muito tempo que não vejo tantos botõezinhos brilhantes no rack de um guitarrista só.
Agora moço... esse velho toca pra cacilda... eu to besta porque tem umas inversões que eu adoro e que peno mais do que sandálias de árabe em Meca pra fazer e que ele faz parecer a coisa mais fácil do mundo.
Bom, e aí como foi o desempenho da tetéia plugada?
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
Cara, esse cara toca muito sim! Para você ter uma idéia, ele perguntou se o Jimmy Foster tinha tocado para mim porque o Foster toca muito. Entendeu porque eu fiquei miudinho lá com o Foster? Ainda mais numa 7 cordas... Eu nunca fui num show do Frampton, mas pelos CDs que tenho dele sei que ele vai muito além daquilo que se tornou famoso com ele. É muito bom... Esqueci de falar... Acabei levando a guitarra para tocar num amp, mas isso de tocar em loja é bem ruim. Acabei comprando um "gadget" (como eles falam aqui), um iRig para ligar produtos da Apple e tocar no Amplitube. Para explorar sons, tá razoável, mesmo porque não é caro. O som dela é muito legal, legal que dá a sensação de tocar em estéreo porque sai bastante som dela, que se mistura com o som do ampli. O som é muito cheio, harmônicos ricos... Só não consigo fazer bends nessas cordas grossas que não tive coragem de tirar. É muito legal splitar, achei interessante que não fica aquele som magrinho de humbucker splitado, não dá aquela queda enorme que normalmente se percebe. Simplesmente fica com som de single, menos cheio, mas preserva muito do som. Achei muito legal. Experimentei com um pouquinho de drive, fica muito bom também. Abç
|
nichendrix Veterano
|
# set/10
· votar
MMI Entendeu porque eu fiquei miudinho lá com o Foster? Ainda mais numa 7 cordas...
Pelos samples do site da Foster Guitars, dá pra perceber o quanto o cabra é bom e acredito que deve ter 1001 truques escondidos na manga. No canal dele no Youtube tem umas aulas sobre tocar com 7 cordas.
Eu nunca fui num show do Frampton, mas pelos CDs que tenho dele sei que ele vai muito além daquilo que se tornou famoso com ele. É muito bom...
Cara, o velho toca muito, foi de jazz à hard rock e de Wes Montgomery à Jimi Hendrix num zás trás... uma das coisas que mais achei legal era que ele sempre botava uns instrumentais que incluiam improvisos em cima de músicas dos outros, como no caso de The Wind Cries Mary/Little Wing, Bumping on Sunset do Wesde, Garota Ipanema/Desafinao e por aí vai, não era que ele tocava a música, ele simplesmente fazia um improvisso instrumental e ela ia aparecendo no meio e feito com maestria. Agora pra mim o mais show foi o Cover de While My Guitar Gently Weeps com direito ao solo do Clapton inteiro antes do improviso.
Enfim, fora o carisma e a música dele, ainda teve esses Pluses.
Esqueci de falar... Acabei levando a guitarra para tocar num amp, mas isso de tocar em loja é bem ruim. Acabei comprando um "gadget" (como eles falam aqui), um iRig para ligar produtos da Apple e tocar no Amplitube. Para explorar sons, tá razoável, mesmo porque não é caro. O som dela é muito legal, legal que dá a sensação de tocar em estéreo porque sai bastante som dela, que se mistura com o som do ampli. O som é muito cheio, harmônicos ricos... Só não consigo fazer bends nessas cordas grossas que não tive coragem de tirar. É muito legal splitar, achei interessante que não fica aquele som magrinho de humbucker splitado, não dá aquela queda enorme que normalmente se percebe. Simplesmente fica com som de single, menos cheio, mas preserva muito do som. Achei muito legal. Experimentei com um pouquinho de drive, fica muito bom também. Abç
Carta, acredito que em grande parte isso se deva ao fato de eles terem sido construidos como 2 singles ligados como um humbucker, a saída e a indutância das duas bobinas não é pequena o que faz como que elas possam ser usadas splitadas numa boa, inclusive a saída dele me paralelo é um pouco menor que a de uma única bobina, o mesmo vale pra frequência de ressonancia.
|
MMI Veterano
|
# set/10
· votar
nichendrix
(sem acentos - desculpe) Nao sabia as especificacoes e detalhes desse captador. De fato, me chamou a atencao que nao da uma queda de ganho, comum quando se splita um humbucker. Simplesmente entra um som de single ou de humbucker, mas o ganho fica parecido. Quase nao chia. Alias, falando nisso, que grande som o dos Kent Armstrong do Foster, cheguei a comentar com ele. Hoje toquei um pouco mais com ela, mas na base de fone e simulador. Realmente se trata de uma guitarra de outro nivel, vale o preco. Mesmo assim, ela mostra um som muito interessante.
|