Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


buddy guy

Sei que parece ser muito é ruim... hehehehehe

Tem um amigo meu que gosta de um drink que é misturando cerveja pilsen premium e cerveja preta... ele diz que é bom e nos primeiros goles até até, mas se deixar esquentar um pouquinho que seja fica um trem ruim que só e que fabrica mais metano que estrume de vaca hehhehehe

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Quer dizer, nem eu sei. Mas acho que malucos por essas archtops são poucos mesmo. A maioria só sabe de metal, power chords, pentatônicas... Um ou outro curte uma semi, mas já são raros.

Eu também gosto das cervejas claras, nisso minha preferência está nas loiras mesmo.

buddy guy

Não sei se funciona, mas quando já se tomou algumas e se inventa de "comparecer"... Não sei não se ajuda!

buddy guy
Veterano
# out/10
· votar


MMI
nichendrix


O jaime está longe,posso até dizer que prefiro este jaime daqui !!!

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI
buddy guy

Não sei se funciona, mas quando já se tomou algumas e se inventa de "comparecer"... Não sei não se ajuda!



Hhehehehe.........batia até com casca do ovinho de codorna e tudo...ashuahsuahsuahsus

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

fica um trem ruim que só e que fabrica mais metano que estrume de vaca hehhehehe

Pô, isso é anti-ecológico! Chama o ogner aí para fazer dinheiro disso!

MMI
Veterano
# out/10
· votar


buddy guy

Isso aí acaba com o coração do cidadão!

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Cara, sei lá, acho que por isso meu primo é anormal, eu quem ensinei a tocar, a primeira guitarra que ele quis foi uma Les Paul e uma Strato, agora quer um modelo 335, já disse pra ele que vi uma Condor legalzinha por aqui e que tá no orçamento dele.

Vejo o pessoal da idade dele (14 anos) falando de Ozielzinho, o carinha do Dragon Force, Kiko Loureiro e o piá já tá tocando B.B. King, quer começar a entrar no Gatemouth, T-Bone Walker, tá pirando com Wes e com o Jim Hall.

O foda que ao contrário de mim que tenho o ouvido sensivel para perceber detalhes, mas relativamente ruim pra tirar música, o dele é ótimo, tem coisa que eu só aprendi depois que vi a partitura que ele aos poucos está tirando de ouvido. Daqui um dia tá é me dando aula.

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI

buddy guy

Isso aí acaba com o coração do cidadão!



É,essa daí é pra arrebenta mermo !! Perfeita Limonge...essa sim,não é uma "zaganin",mas pode-se dizer que ela é verdadeiramente insuperável !! ashuahsuahsuha...


EDIT Essa não anda,ela marcha !!!

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Pois é. Por isso que eu ainda tenho esperança na música, porque aquele chines do Dragon Force é legal pela técnica, mas de música não aguento não...
Tem gente que me assombra com esse papo de tirar de ouvido...

buddy guy

Não vem tumultuar aqui! hahahahahahaha

buddy guy
Veterano
# out/10
· votar


MMI

buddy guy

Não vem tumultuar aqui! hahahahahahaha





Ashuahsduahsuhaushsushaaaaaaa....hhehe

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

É conheço um ou outro que tu pode botar o que for que tira de primeira, segunda no máximo. Isso numa improvisação é covardia... hehehehhehehehe

buddy guy
Veterano
# out/10 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI


Hehehe...tem um outro vt dela,que quando ela entra na passarela,chega ser gritante o constrangimento que ela causa nas demais colégas de desfile.Cheguei rolar de rir quando ví a primeira vez !!!

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

É... Tem cara que que tira assim, já tocando junto com a música. Animal mesmo.

buddy guy

O Sr. é um fanfarrão!!!!

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


buddy guy

Rapaz, quer acabar com a guerra no Afeganistão? É só mandar essa mina com essa calcinha pra lá... hehehehehhehe

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI
É... Tem cara que que tira assim, já tocando junto com a música. Animal mesmo.

É assim que se faz um Charlie Christian heheheheh

buddy guy
Veterano
# out/10
· votar


MMI
buddy guy

O Sr. é um fanfarrão!!!!



nichendrix
buddy guy

Rapaz, quer acabar com a guerra no Afeganistão? É só mandar essa mina com essa calcinha pra lá... hehehehehhehe




Ashushauhsuahsuahauaaaa....essa sim,top de linha...hehehee

buddy guy
Veterano
# out/10
· votar


MMI


Ashuahsuahsua...tú percebeu os olhares e o constrangimento das demais quando ela entrou? Ashuahsuahsuh....o menina que brilha aquela,viu?

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


buddy guy

Minha irmã achou defeito nela em menos de 2min hehehhehehe

Ela mal olhou e disse que a mulher tinha culotes, e eu perguntei o que ela, quando ela explicou, eu falei, o que tu chama de culotes eu chamo de apoio de mão traseiro... hehehehehhehe

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Tô para ver mulher que não acha defeito em outra mulher... Mas, como disse o buddy guy, algumas geram certos olhares invejosos... hehehehehe

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Rapaz, outro dia cheguei do trabalho e enquanto jantava, eu tava assistindo aquele programa Trato Feito, do History Channel, um que mostra o dia a dia da única loja de penhores de Las Vegas a Gold and Silver Pawn Shop. Eu acho legal porque sempre tem alguma coisa interessante, em geral guitarras, carros e outras antiguidades.

No da semana passada mostrou um cara vendendo para a loja um violão Gibson L7 dos anos 30, que segundo o dono foi usado para tocar pro Al Capone. O Violão estava todo original e havia algumas décadas que não saia do case, então estava bem judiado pelo tempo, mas em relativamente perfeito estado.

O dono da loja levou para um restaurador, que tirou o verniz do tampo e refez, deixando a pintura original, trocou trastes, fez retifica na escala e no braço e todos os reparos necessário para um instrumento de 70 anos de idade que estava encostado num canto. Ficou perfeito o resultado final, porque ele não fez pra ficar 100% novo, só refez as partes do acabamento que precisavam ser refeitas para ficar em bom estado.

Fora o trabalho de restauração, uma coisa me impressionou, o luthier mostrou a binding que no ponto onde fechava um lado com o outro estava levemente separada. O Luthier explica que isso se deve ao clima seco do deserto de Mojave, que secava tanto a madeira que ela encolhia e que se o violão passasse algumas semanas em um clima muito úmido, voltaria ao normal.

Em linhas gerais o clima de Teresina é mais quente que o de Vegas (as minimas são bem maiores e as máximas são similares), nos meses mais secos do ano, chega a ser mais quente que e seco que lá. A única grande diferença é que em mais ou menos 3 meses do ano, a umidade em Teresina é muito maior que lá (coisa de 10x maior hehehe).

Entretanto já vi alguns instrumentos antigos lá em THE que sofrem do mesmo problema, a binding encolhe, as vezes tanto que descola, no caso de violões, já vi alguns descolarem o cavalete e saxofones descolarem as almofadas que também sofrem de rachaduras no couro delas.

Engraçado isso, pena que dificilmente tu vai achar um L7 dos anos 30 dando sopa em Teresina, por míseros 1750 dólares.

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix
Quem não gosta duma carne mijada???

PQP.

O que significa isso?

MMI
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix

Interessante isso da umidade...

Eu não conheço Teresina, mas quando meus pais foram (meu irmão foi uma vez também), disseram que estava muito calor. Já Las Vegas eu conheço, junto com algumas partes dos EUA. A minha impressão é que nos EUA de um modo geral, mesmo em locais frios de uns -20 graus, não se sofre tanto com a temperatura quanto aqui em SP, por exemplo. Como tudo é climatizado, especialmente os locais onde ficam as guitarras (locais abrigados, geralmente), acho que não influi tanto, desconfio que aqui a gente sofre muito mais com o clima do que lá. A questão é que o climatizador costuma ressecar bastante o ar.
Meus instrumentos sólidos eu nunca dei muita importância para a umidade e temperatura. Já os outros, eu tento usar umidificadores tupiniquins handmades (ou melhor, que eu mesmo fiz, pegando em sites da internet, pode chamar de Tabajara), quando a umidade aqui em sampa chega a 10% ou menos. O pior é que funciona, não tem muito segredo. Já a Benedetto, por conta do valor agregado, comprei um umidificador Planet Waves mas confesso que ainda nem abri o saquinho do umidificador nem precisei mexer no compartimento que regula a umidade que veio no case. Ela veio com um monte de instruções a esse respeito, o que me assustou um pouco. Você tem algum cuidado especial?

Essa Gibson "L" antigas é comum achar no Ebay por preços como esses ou até mais baixos. Uma vez faltou pouco para eu comprar um L-7 dessas lá, por uns 1200 dólares, se não me engano. Mas acabei desistindo.

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Cara, lá se sofre menos dentro de casa, mas isso varia muito, uma coisa engraçada lá é que como porão é semi-enterrado, costuma ter muita umidade e são mais frios, e como os tetos são mais altos e tem sótão, em geral acumulam muito calor no ar, especialmente com as telhas escuras.

A convexão da temperatura baixa do porão e da temperatura alta do sótão ocorre na are útil da casa, então funciona como um regulador de clima natural no verão, e mesmo no inverno. Já que é comum o sistema de aquecimento do encanamento da casa ficar no porão, então a situação inverte, isso faz com que mesmo em temperaturas extremas se consiga esse equilíbrio.

Em prédio é mais fácil já que sofre bem menos influência do clima externo e tem o clima mais controlado.

Mas no caso de um instrumento guardado numa garagem, sótão ou porão é literalmente exposto aos "elementos".

Em Teresina eu não me preocupo tanto, climas secos tendem a ser ótimos para instrumentos, e como meu quarto tem uma parede que faz divisa com meu banheiro (o da minha suite) e a outra é a do banheiro da minha mãe, há uma boa quantidade de umidade passando pro quarto, compensando o clima seco. Tanto que eu sofro muito pouco com variações de temperatura e umidade, já afinei a guitarra e 6 meses depois tirei do case e tanto a regulagem quanto a afinação estavam boas.

Só é necessário mudar mesmo nas mudanças de uma estação pra outra, porque nesse período um dia é seco e outro não, então até estabilizar fica estranho, quando estabiliza, pode regular que tem pelo menos 4 meses sem precisar regular novamente.

Agora aqui em BH eu não sei o que fazer, 1 semana e minhas cordas foram pro brejo, acho que vou ter que entrar no time da Elixir... hehhehehehehe

Sobre controle de umidade e temperatura, acho que o mais critico é a temperatura porque a madeira é bem sensível a esse tipo de variação. Umidade só afeta muito quando é uma variação brusca, Outro fator que é bastante afetado pela umidade é o verniz. Esse sofre bastante, tanto com o excesso, quanto com a falta dela. Se não me engano o ideal é entre 40 e 60% de umidade para nitro, PU aguenta um pouco mais pra cada lado.

Se falta umidade por muito tempo, a tendência é o verniz craquelar, se tiver muita umidade, ele pode ir descolando como uma parede com infiltração, vai fofando e soltando da madeira.

Já a madeira se ficar muito tempo com baixa umidade, pode rachar (embora não seja tão comum em instrumentos, pq a madeira já foi seca e já rachou algumas vezes antes de virar guitarra). Se tiver muita umidade, a madeira incha, vai ficando esponjosa e macia, e vai meio que ficando mole e desmanchando. Mas obvio estamos falando de climas extremos, coisa como Manaus e Alaska ou Belém e Deserto de Mojave.

nichendrix
Veterano
# out/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Konrad
O que significa isso?

Qual parte da do ser humano é carnudinha, molhadinha e é usada pra mijar entre outras coisas?

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Konrad

O que significa isso?

É a melhor carne que há, na minha opinião. Também conhecida como "Entremeada com Pêlo".

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Essa é nova até pra mim... hehehehhee

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


putz, rolou um desvirtuamento master nesse tópico hein?

nichendrix
Se eu colocasse como titulo, Malmsteen faz arppegios a 208bmp com os cabelos da bunda em 5min tinha 20 replies hehehehehehehehehe

mas não teria interesse pra posteridade! já esses videos tem, e sempre terão!

muito legal, acho muito louco essas archtops!
só não gostei que o video queima muitas etapas. justamente o top arqueado ele nao mostra!

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

Mas esse é o segredo da coisa, dificil pra caramba. Tem um do Monteleone que ele fala algo sobre isso.

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


MMI
pois é, por isso eu queria ver.
mas pelo visto é difcil tudo. até o frisinho tem que limpar depois de pintar, trabalheira do cao.
por isso que as mais baratas custam 2.000... acho que nunca terei uma +_+

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

Olha, a forma que eu imagino para ter uma bem bacana a preços mais módicos é mais ou menos assim. Mesmo assim, passa de 2000 reais a não ser que você vá buscar.

Acho que você pode ter uma ainda, é novo... Talento não lhe falta, se quiser um dia você pega a sua.

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar