Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Eu achei engraçado que na página deles lá no site da Seymour Duncan não dá a saída total, dá a saída por bobina e a indutância e o ressonance frequency com ele em série, paralelo ou split e pelo esquema, a idéia parece ser semelhante a da tua 513, 2 singles com um pouco menos de saída que um single "vintage" normal que podem ser ligados em série ou paralelo.

Me impressionou que se a saída em série for a soma das saídas individuais, ele tem quase tanta saída quanto um JB, mas acredito que ele não foi feito dessa forma, por isso eles dão a saída de cada bobina e não do todo.

Eu fiquei interessado na linha S e B, dos captadores Seymour Duncan Benedetto, que são feitas para as acústicas, tanto que eles não definem os captadores como para guitarras elétricas, mas para violões acústicos eletrificados.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Legal. Na verdade, eu já tinha lido sobre esse captadores, mas não tinha dado a devida atenção. Estou aprendendo sobre ele com a experimentação. De fato, achei bastante interessante. Confesso que a primeira vez que puxei o push-pull, esperava aquela queda e mudança grande que costuma dar, o que não ocorreu e até estranhei. Mas percebi que dá uma mudança de timbre, soa como single, mas é dificil descrever o som que fica. acheo muito legal e bastante usável, gostei bastante do som splitado, quase tanto quanto o som de humbucker.
Estou pensando em usar essa guitarra á moda Foster, mesa e monitores... Vou ver como fica com meu equipamento. Não estou nem querendo comentar com a patroa da vital e urgente necessidade de um ampli, porque é capaz dela falar que não cabe mais um ampli e eu ali... Apesar que ela até me deu uns brinquedos e está querendo voltar em dezembro, com direito a mais um brinquedo, tudo na conta dela. Não dá para reclamar, né?
A 513 é tão diferente que eu mesmo não sei definir com é o captador dela. A configuração dos captadores dela é muito louca, muda muito em cada posição da chave, apesar de que na posição de singles são captadores até fortes para esse tipo. Sei lá, não entendo direito como ela faz aquilo...

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Vi que teve um evento que reuniu vários luthiers do mundo mostrando suas fantásticas criações. quem sabe, um dia a gente vê o Seiji ali mostrando suas guitarras, inclusive uma archtop. hehehe

Montreal Guitar Show 2010

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Bom, eu não entendo muito desses amps cheios de trique trique que existem hoje em dia, mas tem alguns amplificadores que me marcaram bastante em termos de timbre, sabe aqueles amplificadores que tu olha e diz... putz, não sai um som ruim desse troço???

Nessa categoria se enquadram os Matchless, eu conheço bem o Chieftain e tenho aulguma experiência com o Club 30 e o Cobra, já testei alguns dos demais, e o que posso dizer é que ainda não vi um único amp da marca soar ruim.

O que me agrada muito neles é que embora sejam baseado nos Vox, isso não tem é algo obvio neles, eles tem um Clean mais a la Fender, mas com um brilho que é muito característico da marca inglesa. A distorção é um show à parte porque também é um som diferenciado. Eu diria que o tempo todo ele soa como se um Marshall, um Vox e um Fender tivessem sido fundidos em um acelerador de particulas. São muito bons e recomendo. Eu ando doido pra ver o novo modelo da marca, o Avalon 30 que é quase um resumo do que tem de melhor em vários outros modelos da Matchless.

Outro amp que pra mim chega perto da perfeição são os Vibro-King da Fender, eles conseguiram misturar o que havia melhor e mais característico dos amps da marca em um único amplificador. Desde o canal normal e Bright dos Tweed, ao canal Vibrato dos Black Face, aliados ao Reverb da unidade de Reverb da valvulada da marca e com a adição de recursos bem interessantes, como a chave Fat e loop de efeitos, que compensam o fato de ele só tem um canal.

Agora já que tu anda impressionado com Jazz e com o som de archtops ligadas em linha, vale realmente a pena dar uma olhada no Polytone Mini Brute, ele é um amp muito linear e absurdamente limpo, foi feito justamente pra tirar o melhor proveito do som desse tipo de guitarra, não é a toa que é a escolha de gigantes como Pat Metheny, Jim Hall, Joe Pass entre tantos outros.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Tudo muito lindo, amigo nichendrix... E para entrar com um monstrinho desses em casa? A patroa quer que alguma guitarra saia de casa para esta entrar... Além daquele Taylor, que está escondido no estúdio, junto com a 513. O pior que a casa de meus pais não é uma opção no momento. Instrumento eu até consigo trazer porque quando vendo outro, acabo conseguindo algum lucrinho porque pago o preço dos EUA e vendo no preço do Brasil. Mas estou chegando a um ponto que não dá para vender mais... Amplificador no momento está fora de cogitação, por isso a opção de tocar no Foster style. hehehehehehe

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

É... complicado... tu devia fazer o mesmo com o armário dela hehehehehehhe

Se bem que é mais fácil a gente ser dispensado do que um cabide cheio no armário delas... hehehehehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Cara... Eu fiz 3 armários para colocar equipamentos e não cabe mais, 2 cases tem que ficar na sala de TV e a mulher fica furiosa... hehehehehehe
Tá chegando um terceiro. Minha situação está preta...

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

É complicado, tem que fazer é que nem o pai de uma amiga minha que coleciona livros, o cara aluga um apzinho só pros livros, aproveita e usa um desumidificador pra deixar a umidade baixa o tempo todo e não estragar os livros.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Já pensei nessa possibilidade antes... A questão é que para ler um apartamento pequeno resolve, para tocar e fazer barulho não. Mas é o que tenho tentado com o lance do estúdio.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Já pensei nessa possibilidade antes... A questão é que para ler um apartamento pequeno resolve, para tocar e fazer barulho não. Mas é o que tenho tentado com o lance do estúdio.

Cara, dá pra fazer barulho em apartamento, revestimento acústico hoje consegue tirar de 40 a 60db tranquilo e dependendo da tecnologia usada nem é caro, o mais difícil é o piso, pois a solução que eu conheço é um tipo que tem tipo umas molas embaixo, e esses sim são bem caros.

Teve um hospital que o escritório da minha mãe fez, que o tratamento acústico da sala de maquinas dos geradores era tão bom que do lado de fora da sala o nível de ruído é similar a um carro popular como um gol, nem parecia que tinha 3 motores de 16 cilindros lá dentro.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Parede nao tem tanta dificuldade, o dificil eh o piso... Eu sei bem disso.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

É hoje em dia usar drywall e aquelas portas corta som pra tratamento acústico de ambientes está bem em conta. O problema maior mesmo é o piso, porque aquele piso com amortecimento ainda é caro pra dedéu, além de ser difícil de achar, faz mais de 5 anos que não vejo aquilo, mesmo em catalogo ele é só uma tabelinha miudinha no final... eheehehhehehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Po, o John Scofield está na cidade, não vou poder vê-lo por dois dias... Está dando aulas, apresentação só dia 25. Pena.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Scofield é um animal, um que eu nunca consegui saber se gosto ou não, porque tem coisas dele que eu adoro, outras que não aguento nem ouvir, que nem o Pat Metheny.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Pois é, são exemplos de caras que não discuto que tocam demais. Mas realmente, ás vezes passam do limite e não consigo gostar ou entender o que estão querendo dizer. Mas eu iria vê-los, sem dúvida, para tentar entender o que fazem.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Rapaz, esses caras são doidos, pra mim eles faltaram às aulas do Jim Hall de como ser complexo e ainda fazer sentido... hehhehehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Pois é, são caras que variam do brilhante ao "não entendi nada"... Mas é incrível que tem músicas deles que dá para solar qualquer coisa em cima que dá certo.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Isso daí é o que sai quando o cara vai gravar 9h da manhã hehehehe

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Caro amigo... Cheguei aqui há pouco, que viagem conturbada e demorada! Só estou escrevendo que agora só que pude sentar e plugar a bichinha com calma, acabei espetando no rack mesmo por ser mais rápido e porque eu estava me remoendo para ligar e tocar nela. Que puta som!!!! No Recto mesmo, nada a ver essa combinação, mas caiu o queixo. Deu para experimentar e sentir mais, brincar um pouco mais com os timbres dela.
Realmente, o split dela é sensacional, bem aquilo que eu já tinha notado nos EUA, com baixo ruído. O máximo é brincar com o pot de tone dela, ela varia bastante o som, de um brilho suave e gostoso até um som rouco e aveludado. Experimentei botar o volume para cima e sentar na cara do falante para ver o limite de microfonia. Posso dizer que de fato, é bastante resistente, dá para tocar alto sem problemas maiores (lógico, é uma archtop e não aguenta como uma semi ou sólida). Achei que iria dar microfonia mais fácil, bem que o Howard falou. Até ensaiei, mas não tive coragem de tirar as cordas originais ainda. É uma obra de arte (desculpe a falta de modéstia), foi regulada por Bob Benedetto em pessoa, arrancar as cordas novas dele e provavelmente mexer na regulagem assim é sacanagem. Na verdade, peguei um jogo Thomastik-Infeld 0.12 (flat) que estava quase dado na Guitar Center, o último lote que eles compraram porque pelo que disse o vendedor, não vai ter mais. Estou quase botando esse jogo mesmo...
Agora a noite, se o cansaço e a patroa deixarem, vou tentar no estilo Foster. Virei criança com brinquedo novo!

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


MMI

Espata ela num TS e um valvuladão ae pô!!!!

hehehehe!!

Brincadeira, nao sei nem como proceder com uma guita dessa não mão....Provavelmente ficaria tocando Wave sem parar! Hehehehe!
EDIT: Ou entao tocando a penta com o máximo de cromatismos possíveis fingindo que é jazz!! o/

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MMI
ogner

Deem os parabéns ao gajo, foi aniversário dele ontem. Nichepedia envelheceu. Aliás, o faz todo dia, mas ontem.... enfim, vocês entenderam. heheh

Abçs

ogner
Provavelmente ficaria tocando Wave sem parar! Hehehehe!

PQP.

Descreveu-me. Desde que comprei uma semi... é o que toco. Hauhahuhauhuahua. (assim como Águas de Março.... Garota de Ipanema, Girl from Ipanema e suas variações... ) ehhe

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MMI
foi regulada por Bob Benedetto em pessoa, arrancar as cordas novas dele e provavelmente mexer na regulagem assim é sacanagem. Na verdade, peguei um jogo Thomastik-Infeld 0.12 (flat) que estava quase dado na Guitar Center, o último lote que eles compraram porque pelo que disse o vendedor, não vai ter mais. Estou quase botando esse jogo mesmo...
Agora a noite, se o cansaço e a patroa deixarem, vou tentar no estilo Foster. Virei criança com brinquedo novo!


Caraca.

Vídeo!

ogner
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Rá! Parabéns!!! Desde que comecei a namorar uma garota PhD em Astrologia ele me fez acreditar que os Librianos são fodas!!
É eu sou foda!! Vc deve ser tb, mas por muito pouco. ahuehuahuehuahuhea!!!

ogner
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
Hehehehe!! Caça uns standards de jazz no youtube pra dar uma variada!!! hehehe!

MMI
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Konrad

Tá com uma semi, Konrad?

Eu tenho estudado um pouco de jazz, até sai Autumn Leaves! hehehehe (essa é manjada!). Mas o tal do jazz é embaçado... Tem que ser muito rato para dominar! Outro dia estava estudando um lance de escala de tons inteiros, é coisa de maluco...

Caramba, ogner, espetei a archtop num Rectifier e você vem me falar que faltou um TS? O pior é que eu acho o som limpo do recto muito legal, gosto mais que os do triaxis, sei lá porque, acho que pelos graves. Talvez eu faça alguma gravaçãozinha neste fim de semana, mostro para vocês depois se rolar.

Ontem até testei tocar em linha, como o Foster faz (por isso que disse "estilo Foster"). É até legal para tocar a noite, mais baixo, mas o som acústico dela concorre com o som amplificado e mistura tudo. A patroa me deu uma Zoom R16 para usar de gravador (portátil), mas é interface e controladora também. Vou ter que destrinchar o brinquedo para ver se sai alguma coisa.

Engraçado esse lance das cordas grossas, 0,12. Fiquei esses dias tocando na archtop, que é uma guitarra grande, com essas cordas fica bem complicada de tocar (dar bends é de quebrar o dedo!). De curiosidade, peguei a Les Paul Dark Fire, simulando L-5, para comparar o som. Lógico que é covardia, a Gibson não tem esse som acústico que vibra a mão da gente. A Dark Fire, que é uma das minhas guitarras mais duras, porque a ação dela é um pouco mais alta devido às afinações que ela muda, pareceu pequena e muito macia, depois de tanto tocar na Benedetto. A opinião da gente muda conforme o ponto de vista... hehehehe

nichendrix

Parabéns!!! Que se repita muitas vezes essa data, com muita felicidade!

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Obrigado, e o detto num recto foi deveras inspirador.

Ao contrário da crença popular, eu acho o som limpo dos Mesa bem interessante e e dá pra tocar jazz que é uma beleza, mas talvez eu não seja padrão, o melhor som de jazz que tiro é de um Marshall JTM... hehehhehehe

De qualquer forma, eu acho legal alguns sons de guitarristas mais antigos de jazz que tinha aquele drive bem levinho, já que tocavam com amps pequenos.

Esse gravadorzinho parece ser bem legal.. a patroa estava bem feliz hehehehhehe

PS: Autumn Leaves é perfeita, foi a primeira música que aprendi a tocar na vida e até hoje uma das minhas preferidas.

E escala de tons inteiros é um saco, que nem DomDim.

Konrad

Cara, mas se tu tocar Águas de Março o original com trocentas trocas de acorde por compasso, tocar jazz é brincadeira a não ser que tu queira cair direto nos Giant Steps da vida... ehehheheheh

Se quer boas dicas pra tocar além de Autumn Leaves, procura For Sentimental Reasons, Nature Boy, Mona Lisa, Tenderly, Route 66 (que os Rolling Stones também gravaram no primeiro disco), My Way, enfim pega alguns dos grandes cantores, como Nat King Cole, Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Billie Hollyday... tem muitas versões jazzisticas de músicas dos Beatles também.

Daí já dá pra brincar de tentar um bebop, um swing mais complicado e por aí vai... hehehhehe

ogner

PhD em astrologia?? hehehehehehhe

É minha mãe também diz que os librianos são fodas, e pelo que dizem, são bem criativos, artisticos e ótimos amantes... então realmente nós somos fodas... heheheheheh

Bom, Penta com cromatismo é uma coisa bem jazzistica também... hoje em dia não é muito comum... mas vai ouvir os Charlie Christias e alguns dos guitars de jazz da velha guarda que tu vai ver o potencial da coisa.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

E escala de tons inteiros é um saco, que nem DomDim

Aí já são dois sacos!

O Foster escreveu hoje. Disse que da próxima vez que eu for, ele quer ir lá no restaurante tocar junto com o Hank Mackie ( o cara que vi) e bater um papo. Tô falando que o cara é gente boa...

Nesse fim de semana vou tentar tirar um tempo para o brinquedo novo, ver como essa guitarra se sai com um drivezinho, como o Patrick Metheny manda ás vezes.

Tem muita coisa legal para se tocar com pegada jazz. Recomendo ao Konrad dar uma olhada num Cd John Pizzarelli Meets the Beatles . Pelo menos para mim, que curto o quarteto de Liverpool, acho duca. E Sinatra, Nat King Cole, mesmo Diana Krall, tem muita coisa legal e idéias para se tirar.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Fab4 é foda... com certeza a banda das bandas.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


Konrad

Para você...
Route 66

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Konrad
Hehehehe!! Caça uns standards de jazz no youtube pra dar uma variada!!! hehehe!


É o jeito.... hahha... mas do jeito que eu sou lerdo... em três anos aprendo alguma coisa...

nichendrix
Konrad

Cara, mas se tu tocar Águas de Março o original com trocentas trocas de acorde por compasso, tocar jazz é brincadeira a não ser que tu queira cair direto nos Giant Steps da vida... ehehheheheh

Se quer boas dicas pra tocar além de Autumn Leaves, procura For Sentimental Reasons, Nature Boy, Mona Lisa, Tenderly, Route 66 (que os Rolling Stones também gravaram no primeiro disco), My Way, enfim pega alguns dos grandes cantores, como Nat King Cole, Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Billie Hollyday... tem muitas versões jazzisticas de músicas dos Beatles também.

Daí já dá pra brincar de tentar um bebop, um swing mais complicado e por aí vai... hehehhehe


Mas ai é que está....a mão direita é um parto. Eu sou um canhoto invertido, então o swing é um problema crônico.

A questão da formação de acordes e tudo qua vai junto nem é problema, aqueles compassos estrahso também não, eu abstraio e nem conto. Esses dias achei um songbook que me dizia que Wave está em 3/2... se eu visse isso antes de tentar aprender, jamais aprenderia. Hahha

Perdoe a ignorância, mas o que seriam Giant Steps?

MMI
Recomendo ao Konrad dar uma olhada num Cd John Pizzarelli Meets the Beatles . Pelo menos para mim, que curto o quarteto de Liverpool, acho duca. E Sinatra, Nat King Cole, mesmo Diana Krall, tem muita coisa legal e idéias para se tirar.

Já o tenho aqui! haha. valeu pela dica! (excelente blog....)

Sinatra e Cole... tenho quase tudo que saiu até hoje.... a questão é arranjar tempo e motivação para estudar. hahha

Quanto à semi, é uma Condor JC-502.... qualquer dia em que eu estiver de excelente humor eu farei um review aquii no FCC.

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Documentário - Jimmy Foster - Making an Archtop Guitar