Meu ouvido é zoado.

Autor Mensagem
Paulo Heineken
Veterano
# nov/10 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


amigo, o lance é treinar

quando não hover uma tensão forte e vc perceber uma boa distancia da nota (altura, não em voluma, mas em distancia mesmo, como se a nota estivesse mais longe) é risco de ser uma oitava

treine seu ouvido sempre comparando a tonica com a nota alvo, assim fica mais facil assimilar cada caso.

nota distante sem tensão, sentir aquele incomodo, alegria, tristeza, algo tenso, algo fora, tem um grande risco de ser oitava

uma boa dica que posso lhe dar é vc sempre depois de tocar os intervalos é cantar, e depois gravar algo na mente para decorar com mais força.

por exemplo:
se vc tocar uma tônica e logo depois a quinta acima da tônica, lembra bem o som de um trompete...(toque duas vezes a tônica e uma vez a quinta)
ou mais interessante ainda, lembra o tema do super homem!
descubra isso pra cada intervalo e associe de uma forma que fique fácil pra vc relembrar depois...

estude muito, pois intervalos vale muito a pena

abraços e mãos a obra(ou seria ouvidos a obra?)

guitarathouse
Veterano
# jan/11
· votar


Amigos, sou novato aqui no fórum. Tenho uma dúvida sobre tirar músicas de ouvido. Não sei se aqui é o local mais indicado para esclarecer esta minha dúvida...

Gostaria de saber como é identificar uma escala de ouvido.

Já aprendi que toda música é formada por intervalos, e é importante aprender a reconhecer os intervalos pela audição. Acredito que isto qualquer um que não tenha ouvido absoluto consiga com o tempo praticando os exercícios adequados.

Já até to conseguindo identificar alguns intervalos de segunda, terça, quarta, de ouvido.

O problema é como aplicar isso numa sequência de notas, como no caso de uma escala. Pois aprendi apenas a identificar intervalos isolados, como T + 2m | T + 2M | T + 3m... e etc. e não tudo de uma vez sequencialmente, tipo T 2M 3M 4J 5J 6M 7M como no caso da escala maior. Ai a coisa complica.

Qual o método mais eficaz para isso?

Será que a cada intervalo eu tenho que parar para perceber o próximo intervalo?

Por ex. Escala maior natural (de ouvido)

Identifiquei o primeiro intervalo (entre I e II) T + 2M.. blz... agora paro na 2M e identifico a próxima (entre II e III)... que é uma 3M... blz.. paro na 3M e tento identificar a próxima (entre III e IV) que é uma 4J... e assim vai...

Ou eu ouço a escala inteira e já de cara sei que se trata de uma escala maior natural reconhecendo todos os intervalos?

Não sei se fui claro, meio confuso de explicar isso... Será que deu pra entender?

Espero que tenham entendido...


Valeu feras!

Villts
Veterano
# jan/11
· votar


guitarathouse
Gostaria de saber como é identificar uma escala de ouvido.

Ouvido. Oras.

Sonoridade, cada escala tem uma sonoridade diferente... vc não ve diferença do frígio pro eólio? Do tom menor pro maior? Do mixolídio pro lídio?

Ou eu ouço a escala inteira e já de cara sei que se trata de uma escala maior natural reconhecendo todos os intervalos?
Então as músicas tem que ficar descendo escala pra você conseguir reconhecer qual escala que é?

O lance é ouvido, percepção musical!

P.S.: Só vi seu recado no meu perfil do FCC agora

mateusstarling
Veterano
# jan/11
· votar


Eu acho que o estudo do ouvido para o músico é essencial porque se o músico não tem bom ouvido ele nunca vai tocar bem.
O musico precisa estudar varias tecnicas de percepção, tanto as convencionais como solfejo quanto o reconhecimento dos modos por ouvido e também a de intervalos relativos (que é distância entre 2 notas).
Eu estudei com um professor chamado Mick Goodrick que é altamente paranoico com isso e ele na primeira aula me colocou sentado de costas para ele e me pediu para que eu tocasse as escalas dos acordes que ele estava tocando, e eram os acordes mais bizarros possiveis.
Depois desse encontro comecei a dar uma atenção especial ao estudo do ouvido principalmente no quesito pratico peguei alguns exercicios do Mick Goordrick e inventei os meus. Depois o nosso ouvido abre para reconhecer a qualidade dos acordes, modos e reconhecer intervalos agente percebe como isso afeta diretamente a nossa maneira de tocar.
Estudei solfejo por 4 anos, que é muito importante, mas eu acho que a maioria dos guitarristas deveriam estudar um exercicio que é basicamente ouvir um acorde e instantaneamente conseguir tocar a escala desse acorde, independente do tom ou da qualidade do acorde.
Inclusive fiz 2 video aulas sobre isso. 1 só sobre o treino do ouvido pratico de tocar a escala de qualquer acorde de ouvido, reconhecer intervalos e etc e a outro sobre como reconhecer os modos gregos de ouvido.

Paulo Heineken
Veterano
# mar/11
· votar


guitarathouse
Depois de etudar bastante sobre a escala, vc vai começar a notar ela apenas pela sonoridade, sem se preocupar muito com esses "numeros".

"Didaticamente", estudar por "shapes" é um ótimo caminho.

mas não esqueça de cantar as notas e ter elas gravadas em sua cabeça

tente pensar como um saxofonista toca as notas sem ter um braço da guitarra disponível pra pensar em "shapes".

The Laughing Madcap
Veterano
# fev/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


vi isso agora.

uma coisa que ajuda é tocar com cada voz em uma oitava.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu ouvido é zoado.