Meu ouvido está desafinando?

    Autor Mensagem
    Paul_Jefferson17
    Veterano
    # jan/13


    Obs: Não achei um tópico relacionado ao mesmo.
    Oi pessoal, queria tirar uma dúvida, tipo, eu já toco uns 3 anos, e tirava música de ouvido de boa (na hora mesmo, improvisação também), mas agora como busco fazer mais exercícios de velocidade (cromatismo, palhetada alternada, escalas, arpejos, etc.) parece que meu ouvido está "enferrujado" , e ficou mas difícil de tirar música de ouvido, as vezes troco o tom da música por sua relativa ou a quinta. Queria saber se tem haver por falta de pratica na harmonia e como melhorar-la, com o tempo praticando?
    Desde já agradeço. :)

    GuitarristaGuitarreiro
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não , só tá desregulado , manda pro luthier .

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Paul_Jefferson17

    Cara, seu ouvido apenas capta o deslocamento do ar. Seu tímpano, martelo e bigorna transformam em impulso elétrico e seu cérebro transforma em som.

    O que quero dizer é que estes sons, são memorizados, assim como imagens, ou seja, você só identifica o que reconhece em sua memória.

    Chama-se memória musical ou sonora, ou seja, precisa treinar, porque senão vai perdendo a sensibilidade comparativa e de identificação.

    Na pior das hipóteses, se você faz parte dessa geração que ouve MP3 no talo o dia inteiro com fones, você esta deixando de ouvir algumas frequências e caminha para a surdez.

    wilvaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    ...e afinar pelo ouvido? É o mesmo processo? Não consigo afinar só ouvindo nem a pau...

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Gui Tsuu
    · votar


    GuitarristaGuitarreiro
    suahsuahsaushau que brexa

    wilvaz
    exatamente, vc memoriza o som e faz comparações, requer apenas treino e repetição, depois de fazer o processo de afinação diversas vezes vc acaba gravando na memoria, e também começa a adquirir pratica e metodos, eu por exemplo não consigo distinguir o som de todas as cordas, mas da corda lá por tocar muitos riffs com ela acabei memorizando, entao sempre começo a afinação por ela e o resto acaba sendo por comparação

    OldBlues
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Troque por um bom par de orelhas Gotoh.

    Paul_Jefferson17
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Poxa, rir bastante de uns comentários. huahsuhashas
    Mas valew, deu pra tirar muitas dúvidas que eu precisava. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu ouvido está desafinando?