Autor |
Mensagem |
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
Não sei se eu vou conseguir explicar isso direito, mas lá vai...
Eu toco a uns dois anos e meio. Consigo tirar uns solos mais simples de ouvido, reconhecer as notas, afinar o violão/a guitarra de ouvido, perceber se alguém errou alguma nota, etc etc. Maaaaas... Não tem nada que me coloca na cabeça que, por exemplo, um "MI" na mizona solta é o mesmo som, só que mais grave, do que o da mesma corda na 12a casa ou da mizinha.
Eu lembro que quando eu comecei na aula de violão, minha professora fez uma pá de testes comigo pra ver como era o meu ouvido, e os únicos que eu não conseguia distinguir de jeito nenhum eram quando eu tinha que reconhecer a mesma nota uma oitava acima ou abaixo. Ela achou estranho pra caramba e disse que eu conseguia acertar tudo, menos o que eu devia estar acertando, e não soube muito o que fazer.
Bom, eu queria saber se isso já aconteceu com mais alguém, ou se eu sou doido mesmo, ehehe.
|
ogner Veterano
|
# mar/10
· votar
Random_Rampager
Muito estranho!!
Hehehehe.
Ela achou estranho pra caramba e disse que eu conseguia acertar tudo, Acertar tudo oq?!!? Intervalos?? Ou ela tocava as notas e vc reconhecia??
|
Matheus.Japponi__ Veterano |
# mar/10
· votar
Caro Randy ^^ Consegui te encontrar num topico util, mais interessante que a historia do cimento kkkkkkk
Olha, muita gente tem algumas dificuldades peculiares quanto a ouvido. Não vou dar uma de bonzão e tentar explicar sua dificuldade pq realmente eu nao poderia. Mas acredito que com treino específico e constante nessa área, isso mude.
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
ogner Intervalos. Ela não perguntou nada lá muito exigente, até pq isso foi nas primeiras aulas (era mais coisas do tipo "qual intervalo é maior", etc, e não lembro se ela fez mais algum teste, mas eu lembro que ela falou isso.
Pior que de lá pra cá meu ouvido melhorou MUITO pro resto todo, mas eu tenho esse mesmo "problema" do mesmo jeito até hoje.
|
Villts Veterano |
# mar/10 · Editado por: Villts
· votar
Random_Rampager É normal isso, cara.
Eu levei um booooooooooom tempo pra perceber que sim, o som da mizinha e do "mizão" são os "mesmos".
Comece a tocar melodias em oitavas pra cima e pra baixo, acho que isso ajuda.
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
Matheus.Japponi__ Hahahaa com certeza é mais útil brother. Aquele tópico foi o auge do tédio, ahaha! =)
Mas pior é que o ouvido melhora pro resto, mas não melhora com isso. Eu "sei" que é a mesma nota e que devia ser pelo menos parecido, mas eu escuto a mesma nota em oitavas diferentes como se fossem duas coisas completamente diferentes. Pior mesmo é meus colegas de banda falando que eu sou doido por causa disso.
|
Villts Veterano |
# mar/10
· votar
Random_Rampager Uma coisa que eu comecei a fazer é tocar um solo devagar com as notas em oitavas diferentes... fica bem esquisito, mas aí você começa a montar que "no fundo" as notas são as mesmas.
Pegue qualquer solo tipo
e-------5----------------------------------------------- B-----5---8^---------------------------------------------- G--7^---------------------------------------------------- D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
e troque por
e----------------------------------------------------- B-----5--------------------------------------------- G--7^---2-------------------------------------------- D----------5^---------------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
Villts Vc já me deixou feliz, só se saber que não sou a única pessoa da face da terra que já teve esse problema, ehehe! Muito obrigado pelas dicas. Eu vou fazer isso sim, pra ver se melhora um pouco. Valeu brother! =)
|
ogner Veterano
|
# mar/10 · Editado por: ogner
· votar
Random_Rampager
Saquei. Acho que com o tempo e exercícios vc arruma esse seu ouvido zoado, hehehehe!!!! A parada é fazer exercícios e existem alguns macetes, algumas musicas marcantes que podem ser usadas pra refencia de intervalos..
http://www.jazzbossa.com/intervalos/
Tem alguns programas bacanas na net.
EDIT: Achei isso. Bacana!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/146357/#3888436 - GNU Solfeje - Ear Master Essentials
Abço
|
joaormrt Veterano |
# mar/10
· votar
Random_Rampager eai cara, beleza? vou tentar de ajudar, pega tua guita ai!
conheces os solos da clássica sweet child o'mine? Então, ai vai o 1º solinho (1º dos 3), só o inicinho.
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------14-12--11----14-12--11-----14-12----------------- D----------------------------------------14------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
pois bem, toque ele agora, toque do mesmo jeito, mas nessas casas
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D----------7-5--4------7-5--4-----7-5----------------------- A--------------------------------------7---------------- E------------------------------------------------------
consegue ver que é o mesmo som? se não consegue, tente tocar encima da musica nessa casa, e depois em outra qualquer, e perceba que essa encaixa, e outra não!
espero ter ajudado
abração
|
Will N Guns Veterano |
# mar/10
· votar
historia triste hein parcero...
tu faz um filme sobre isso q tuh ganha oscar ;)
"A Fantástica historia do maluco do ouvido fudido"
eu assistiria ;D
|
Will N Guns Veterano |
# mar/10 · Editado por: Will N Guns
· votar
RS é zoera, mas cara se isso nao for doença ou algo assim uma boa é vc baixar akeles afinadores q dão o tom e vc afina o violao pra tu treinar o ouvido q com o tempo tu fica fera
vlw abç
|
Villts Veterano |
# mar/10
· votar
Random_Rampager Haha
o segredo é não mudar a oitava de toda a melodia... muda só de metade das notas... até você achar o "sentido"
|
Vagabond Veterano |
# mar/10
· votar
Meu ouvido é zoado. ba, só comprando outro :/ brincadeira, acho que já responderam tua pergunta ^^
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
Hehehe to vendo que vou ter que treinar mais esse ouvido...
ogner Boa, cara. Baixei o GNU Solfeje aqui e vou dar uma olhada nele amanhã qdo voltar do trampo! Bacana os sites e o tópico (o que me lembra que eu tenho que estudar teoria, ehehehehe), obrigado por postar eles aqui que vai ajudar bastante tb!
joaormrt Opa, cara, ajudou sim! Bom, se eu faço os solos em sequência do jeito que vc postou, fica "menos diferente", por assim dizer, do que se eu fizer o solo começando em G14 e depois fizer ele de novo começando, por exemplo, em G7, mas ainda me parece diferente. Eu fui tocar eles ouvindo a música, e fazendo o solo na primeira sequência que você falou, fica bem parecido, na segunda fica um pouco diferente e em outras casas fica beeem diferente, ehehe! Mas eu gostei e vou brincar um pouco com exercícios desse tipo.
Will N Guns Filme? Eu ia querer colocar zumbis e demais coisas dementes, e não ia dar certo, ehehee... Eu até tenho um afinador que faz isso com ele e consigo afinar assim (mesmo que demore horrores, ahahaha!).
Villts Eu já andei brincando aqui um pouco com o violão fazendo essas coisas, velho... Vou ver se treino mais isso mesmo... Pegar uns solos mais de boa aqui e ir trocando metade do solo normal e a outra metade uma oitava acima ou abaixo.
No mais, valeu, galera! Se mais alguém tiver algum conselho, pode postar que vai ser muito bem vindo! Obrigado a todo mundo que teve a boa vontade de ajudar! Eu vou seguir os conselhos de vcs e treinar uns exercícios nesse sentido, pra ver se esse ouvido melhora! :)
|
Excelion Veterano |
# mar/10 · Editado por: Excelion
· votar
Putz, comigo foi exatamente o contrário!
Quando comecei a tocar, nem fazia aula, ia tirando música de ouvido. Sem saber as notas, era no chute, acorde não saía.
Acontece que eu descobri uma vez a magia das oitavas e descobri como podia fazer o mesmo som em várias partes do braço da minha gloriosa Phoenix ST-1. E lá se foram 2 meses só brincando de oitava.
Isso acho que quando eu tinha uns 12~13 anos.
Hoje em dia, minha audição piorou, porque já não tenho uma capacidade de 100% como eu tinha antigamente... Meus ouvidos estão MUITO mais treinados, mas acontece que já sofri uma considerável perda de audição também nesse intervalo de tempo.
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
Excelion É, amigo, acho que é bem o contrário mesmo, hahahaha!
Engraçado que todo mundo tem uma história de coisas de novato que empolgaram, hahaha! Eu tenho duas com meu velho Di Giorgio estudante. A primeira, foi logo quando eu comecei a tocar. Eu tinha ganho o violão com uns 15 anos, ao que ele ficou 10 anos encostado até eu resolver entrar na aula e aprender a tocar. Nisso a corda Ré (sempre ela) arrebenta num sábado e eu pensei "ok, deixa eu procurar alguma coisa que dá pra treinar sem essa corda", nisso no meio de umas tablaturas que meus amigos tinham passado tinha aquele solinho do começo de The Final Countdown... Eu achei a coisa mais legal quando saiu algo parecido com o solo, ahahah!
A outra foi quando eu larguei de tentar fazer as pestanas tipo Si do jeito "normal" e aprendi a fazer só com o indicador e o anular nas outras três cordas, ehehe!
Mas enfim, voltando ao assunto, eu tb desconfio que eu tenha fudido o meu ouvido na adolescência, ouvindo Manowar e Helloween no último volume com meu discman... Hehehe "bons" tempos. :P
|
NunoMorelli Veterano |
# mar/10 · Editado por: NunoMorelli
· votar
O que entendi foi o seguinte: vc consegue distinguir bem as notas diferentes, mas não vê diferença nas oitavas por mau desenvolvimento cognitivo-sonoro.. ou seja.. dificuldade semelhante a de aprender outro idioma parecido com o nosso, como espanhol ou italiano.
Por que dessa analogia? Explico.
Tenho um parente com o mesmo problema. Ele precisou fazer espanhol, por causa do curso, mas não conseguia aprender nada, pois não entendia ligação de palavras com o som parecido em português.
Parece estranho, né? Veja como acontece:
Sabemos que a palavra "hoje" tem sons parecidos nos 3 idiomas citados acima, sendo as escritas são "hoy" para espanhol e "oggi" para italiano. Os sons, respectivamente, são "oi" e "odi", e lembram muito a palavra "hoje" quando ditas numa frase qualquer.. certo?
Ele demorou 8 anos para aprender. Não aprendia porque não conseguia perceber ou entender tal semelhança! Não vou dizer pra procurar fono, pois se vc consegue achar bem nas notas e sequências, seu problema não é auditivo, se fosse seria pior!
A solução é aula de música.. até entender! Exercícios de fixação, etc.. isso resolve, e muito treino! Uma dica é fazer aulas de piano ou teclado.. pode parecer estranho (ou loucura), mas como as sequências harmônicas são montadas em blocos iguais.. que se repetem de forma visualmente mais prática que na guitarra.. fica mais fácil acompanhar (e comparar) os resultados.
Boa sorte nos estudos!!!
|
Czr Veterano |
# mar/10
· votar
Meu ouvido é zoado.
o meu ta sujo
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
Dr Jr Opa! Beleza cara? É bem isso que vc entendeu mesmo, brother... Não tenho muita dificuldade (tirando quelas normais pro nível que eu estou) pra ouvir intervalos, diferenciar as notas... Nos ensaios da banda se alguém erra alguma coisa eu sou o primeiro a perceber (e eles tocam a beeem mais tempo que eu), etc... Uma vez um amigo meu da banda me disse algo tipo "cara, ouvindo bem você está, acho que o problema é na sua cabeça de compreender que é o mesmo som".
Deve ser algum problema similar ao desse seu parente mesmo. Mas me diga uma coisa, amigo... Ele hoje consegue "ouvir" que os sons são parecidos, ou teve que aprender "na marra"? Pergunto isso pq eu tenho que aprender algumas coisas da teoria meio na marra: Por exemplo, mesmo achando que um Mi é mais parecido com um Mi Bemol do que com o mesmo Mi uma oitava acima, eu tenho que "presumir" que é o mesmo som, senão avacalha tudo. :P
Aliás, é até meio engraçado pensar nisso... Se na minha época de uns 18 anos alguém me falasse que eu ia demorar 8 anos pra aprender alguma coisa, eu ia largar daquilo e dizer que não é pra mim. Hoje, eu prefiro aprender a paradinha daqui a 8 anos que não aprender nunca. :)
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
Czr No mais puro mineirês: Nóis é surdo mas é limpim. :P
|
axleWs Veterano |
# mar/10
· votar
Felizes os que reconhecem as notas de ouvido. o/
Eu não reconheço NADA, euiheiue.
Random_Rampager Não sei se estou maluco, mas tentei utilizar um programa desses e eu não consegui evoluir =/ (culpa minha, claro)
|
Czr Veterano |
# mar/10
· votar
Random_Rampager
bão tamém
|
Random_Rampager Veterano |
# mar/10
· votar
Putz... Fui abrir esse tópico aqui no trampo, e agora me deu vontade de ouvir Guns...
|
FAP Veterano |
# mar/10 · Editado por: FAP
· votar
Amigo, também não sou nenhum especialista no assunto, mas posso te dar algumas dicas que ajudaram a melhorar meu ouvido musical, e talvez possa te ajudar também a resolver esse seu pequeno problema.
1) Conheça bem uma música que utilize o intervalo de oitava. Eu conheço uma música que logo no início tem esse tipo de intervalo, e toda vez que ouço o intervalo de uma oitava eu lembro dela.
2) Tente perceber os harmônicos que saem quando você toca cada uma das notas. Com um pouco de atenção é possível sentir a mesma frequência saindo do Mizinho e do Mizão, por exemplo.
Espero ter ajudado :)
|
riccieri Veterano |
# mar/10 · Editado por: riccieri
· votar
Quando você toca a mesma nota em duas oitavas diferentes ao mesmo tempo, você consegue perceber como elas se "encaixam"? Tipo, tocar:
D|--2-- A|------ E|--0--
Tenta perceber como elas meio que se misturam, como é muito mais difícil distinguir elas soando ao mesmo tempo do que distinguir as notas de uma 5ª por exemplo:
A|--2-- E|--0--
Bom, sei lá, você toca há muito mais tempo do que eu XD Mas pelo menos eu consigo perceber melhor assim, comparando intervalos
|
papillon Veterano |
# mar/10
· votar
cara nao sei se isso vai te ajudar, mas tenta afinar a mizinha pela mizona!! saca como eh? tipo teu violao ta afinado normal... ai tu aperta ou folga a mizinha para desafina-la e toca ela junto com a mizona e tenta afinar ela... apertando ou folgando ate ficar um som uniforme sem dissonacia! testa fazer isso!! abraço
|
NunoMorelli Veterano |
# mar/10
· votar
Bother.. ele distigue bem hoje, e sim, aprendeu na marra. Ele se regrou muito, foram ao todo 6 anos de lutas e vitórias!
Tudo o que vc tem a fazer é seguir essas dicas postadas aqui, de todo mundo.. no fim todas elas irão perpetrar uma nova forma de escutar, basta que você ponha em prática!
Abç, e muito sucesso, man!
|
Zedosal Veterano |
# mar/10
· votar
Puts, conheço um cara que afina o baixo de 6 cordas dele só de ouvido, o loco conhece as notas de cabeça, pode estar de qualquer jeito as cordas e ele afina direitim (até conferi depois dele ter afinado uma vez com o meu pedal, e tava tudo certo)
esse cara tambem sabe que tom está a musica e se tiver alguem cantando mesmo sem acompanhamento ele sabe o tom que a pessoa canta e acompanha ela na musica certim....
pra mim ele é o Cara do ouvido...
já eu sou um reliz mortal normal
|
NunoMorelli Veterano |
# out/10
· votar
Zedosal Vc também pode.. eu tbm afino de cabeça. Alguns tem a nota La na memória.. eu tenho Do na memória.. o tecladista da minha banda tem o Bb e E na cuca.. a gente tbm é tudo doido de pedra! :D
|