Discussão sobre afinações

Autor Mensagem
L.K.R
Veterano
# mar/10


Voltando pra casa de uma viagem, estava folhando a guitar player, quando me deparei com uma entrevista com Dave Mustaine...
Estranhei sua resposta à pergunta "O que você pensa de outras afinações?"
Que foi a seguinte:
Você perde a resposta e só servem para esconder que alguém não toca nada. Músicas criadas em afinações baixas soam mundanas quando tocadas em afinação padrão, porque assim é possível escutar as melodias. Onde é que está a melodia naquela bagunça toda? É só uma barulheira. (acabou aqui)

Eu particulararmente não concordo com ele, pois dependendo do estilo musical, o guitarrista irá precisar de notas mais graves e vocês? o que acham?

Guitarboy666
Veterano
# mar/10
· votar


Gosto mt de megadeth,mais dave é babaca ¬¬
No Killing is my bussiness,usaram 1/4 tom abaixo
No youthanasia usaram Eb

Iommi Young
Veterano
# mar/10
· votar


Gosto mt de megadeth,mais dave é babaca ¬¬
No Killing is my bussiness,usaram 1/4 tom abaixo
No youthanasia usaram Eb


+1

Falou mal de si mesmo, e acabou se lascando kkk

_Dio
Veterano
# mar/10
· votar


No Killing is my bussiness,usaram 1/4 tom abaixo
No youthanasia usaram Eb


Ué, não acho que meio tom abaixo e 1/4 de tom possam ser consideradas afinações baixas. Baixa pra mim é Drop C, Drop B, Bb, até A.

A menos que o cara use fio de luz no lugar das cordas, não vejo motivo pra baixar tanto a afinação

daniel_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


L.K.R
A maior besteria que já li de um guitarrista famoso

Will N Guns
Veterano
# mar/10
· votar


mas até que ele tah certo, tem nego aew que coloca afinação de 1 tom e meio abaixo e acha q tah arrasando, pra min tem q ser 1/4 de tom a baixo q tah bom caramba

Sir.Paulo
Veterano
# mar/10
· votar


O Dave Mustaine é um invejoso dos grandes que só sabe Fazer criticas negativas ao trabalho dos outros!

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Will N Guns
mas até que ele tah certo
Mesmo assim cara... eu acho que tanto certo ou não, existem milhares de guitarristas que tocam em outras afinações... e bem pra caralho!

Mesmo assim... acho que essa resposta se deve também ao ego dele que foi aumentado quando no inicio da entrevista falaram que no livro de Joel McIver(sobre 100 maiores guitarristas de metal) ele tinha ficado com o primeiro lugar

DaniloReis
Veterano
# mar/10
· votar


E o que tem a ver a afinação com a melodia da música em si? Me poupe né, só botou as mesmas notas em casas diferentes, e alcançou algumas notas mais graves.

Will N Guns
Veterano
# mar/10
· votar


aff essas listinhas de quem é o melhor guitarrista e tal são o maior saco de bosta que existe ¬¬

existem milhares de guitarristas que tocam em outras afinações... e bem pra caralho!

Jimmy Page por exemplo

Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar


L.K.R
Você perde a resposta e só servem para esconder que alguém não toca nada. Músicas criadas em afinações baixas soam mundanas quando tocadas em afinação padrão, porque assim é possível escutar as melodias. Onde é que está a melodia naquela bagunça toda? É só uma barulheira.


Mande-o dizer isso ao tio Trower ou ao véio Keith.

Edit: acho que entendi, mas se a questão é musicalidade, não há de haver restrições. No estilo de que mais gosto (blues rock), por exemplo, o Trower usa afinação um tom abaixo. E dai?

Há de se usar os recursos que se acha conveniente.

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Poizé...

Tinha outra parte "interessante" no qual ele é presunçoso, mas como não pode desvirtuar... não vo botar...

Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar


DaniloReis
E o que tem a ver a afinação com a melodia da música em si? Me poupe né, só botou as mesmas notas em casas diferentes, e alcançou algumas notas mais graves.

Não é bem assim não cara. Afine um tom abaixo com cordas mais pesadas e faça um Gm onde seria um Am, ou o Bb onde era um desenho de acorde de C que você vai ver (ouvir) que a região em que se molda os acordes faz muita diferença. Chega a chocar mesmo.

Abç

Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar


Will N Guns
existem milhares de guitarristas que tocam em outras afinações... e bem pra caralho!

Jimmy Page por exemplo


Keith
Trower
Collins
SRV (gravou só duas músicas em afinação padrão)
Jimi (amém)
Van Halen
Albert King
Jorge Ben Jor

Isso para ficar nos óbvios.

Arimoxinga
Veterano
# mar/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar


_Dio

[i], não vejo motivo pra baixar tanto a afinação[/i]

cara tudo depende do estilo que vc vai tocar se quiser por mais peso na musica lógico que vc vai precisar dos graves ou vc pretende tocar cowboys from hell ou debil metal, symphony of destruction, thunder kiss 69, uma oitava acima? Ou sem usar os graves ou até só nas cordas finas?!! Tudo depende do estilo da musica!

[i]Ué, não acho que meio tom abaixo e 1/4 de tom possam ser consideradas afinações baixas[/i]
Olha pra mim toda afinação que fique abaixo da tradicional "A" é baixa horas! E todas que fiquem acima são altas! mas tem seu grau de baixo ou alto somente!

Guitarboy666
Veterano
# mar/10 · Editado por: Guitarboy666
· votar


"Olha pra mim toda afinação que fique abaixo da tradicional "A" é baixa horas! E todas que fiquem acima são altas! mas tem seu grau de baixo ou alto somente!"

Só corrigindo,
Afinação tradicional = E :D

EDIT: Vix,é A mesmo!


Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


L.K.R

srv
iommi
keith
van halen
zakk
hendrix
george harrison

sao alguns exemplos de guitarristas que tocam com afinaçoes fora do "padrao", e tocam MTO mais ou fizeram músicas MTO mais importantes q qqer musica do Mustaine.

Pato Donald, cale-se.

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Pato Donald=eu?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10
· votar


L.K.R

naao!
o mustaine!

pato donald é apelido "carinhoso" pela voz dele

hahahaha

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
pra falar a verdade nunca escutei megadeth.. pra mim alguem que é expulso do metallica(por motivo que nao sei) não deve ser muito agradavel... como só ouvi falar do cara... nem vi a banda ainda... vo até dar uma olhada

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


L.K.R

eh legal, falei zoando o negocio do pato donald. qndo eu era moleque eu ouvia, hj em dia nao tenho + paciencia pra esse tipo d som.
Se ele fosse quieto na dele, seria um musico mais respeitado. Mas como só abre a boca pra falar merda e pra falar mal dos outros, sempre com tom d inveja, ai fica foda.
Ele pode ateh tocar bem, mas fala como se ele fosse o Marty Friedman.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


Também não concordo com o Mustaine, mas acho que ele estava se referindo a afinações muito baixas, e não aquelas próximas da padrão(como meio tom abaixo, tom abaixo, drop D, por exemplo).

Acho que ele se refere a afinações como nas guitarras de bandas como Meshuggah e afins.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


L.K.R
pra falar a verdade nunca escutei megadeth.. pra mim alguem que é expulso do metallica(por motivo que nao sei) não deve ser muito agradavel...

Ele foi expluso por estar totalmente viciado em drogas naquela época. Não foi por nenhuma limitação musical.

L.K.R
Veterano
# mar/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
A única que gostei(e nem gostei tanto assim) é symphony of destruction

Arimoxinga
Veterano
# mar/10
· votar


Guitarboy666
[b]
[/b]

Não cara todos afinadores tem como nota principal o "A" tipo aquele diapasão de metal que o cara bate ele na perna e escuta a vibração dele de perto então essa é a nota "A"!
não só pq visto de cima pra baixo é o mizão que vai ser ele a maioria começa afinar pela corda "A" mais isso tudo é relativo depende de quem afina!

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Concordo que afinações são um recurso de composição, mas hoje em dia eu entendo o que o Minow sempre me disse quando criticava sobre os caras que apelam pra afinações baixas.

Muitos deles não usam isto como um recurso de composição e sim como um disfarce pra composições pobres e falta de idéias convincentes, é sobre isto que o Mustaine está criticando provavelmente, não sobre uma mera mudança de afinação pra meio tom abaixo ou até Drop D, como o makumbator disse ali acima. Isto provavelmente foi feito para conforto em digitações e/ou adequar à voz dele.

Leandro X
Veterano
# mar/10
· votar


Ta explicado o pq Slash toca em Eb. :P

falando serio, eu tenho uma leve impressão que consigo solar melhor em Eb. pode ser pelas minhas influencias talvez... não sei.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Leandro X
pode ser pelas minhas influencias talvez... não sei.

Ou porque as cordas ficam menos tensas e você acha assim mais confortável.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


Não li a discussão mas uso uma afinação diferente que acho legal (principalmente pra slide)....... é só afinar a mizinha em ré e deixar o resto normal...... da primeira a quinta corda vc fica com a afinação aberta em G que soa legal pro slide e da segunda a sexta a afinação fica standard pra tocar a harmonia sem maiores problemas.....

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Em breve eu pretendo testar uma afinação diferente na guitarra:
Com um jogo de cordas 009 e uma mizinha 008.
Colocarei as 5 cordas mais finas do encordoamento 009 e afinarei na afinação padrão, só que vou colocar cada corda uma tarracha acima (assim sendo a mizinha será a segunda corda e assim por diante, o mizão será descartado).
No lugar da mizinha colocarei a corda 008 e afinarei em A mais agudo.

Assim a extensão da guitarra ficará maior nos agudos, permitindo tocar um número maior de músicas de violino sem precisar transpor oitavas.

Obviamente faço isto pensando em usar o instrumento apenas com seu caráter melódico e deixando o acompanhamento harmônico por conta dos demais instrumentos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Discussão sobre afinações