Sobre afinações...

Autor Mensagem
Daniel Jr
Veterano
# jul/06 · Editado por: Daniel Jr


Antes de mais nada ja usei a busca e não achei nada satisfatório.

Bom eu to querendo entender mais sobre os diferentes tipos de afinação que existem tipo:

Posso afinar em qualquer tom ou existem padrões pré estabelecidos?
Quais são os tipos de afinações mais usadas e em qual estilo são mais aplicadas?

Será que alguém podia explicar um pouco de cada uma das afinações mais usadas?

Ja ouvi falar em Ré aberto e Dó aberto o que isso quer dizer?


Valeus...

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Daniel Jr
eu nao sei mto bem

mas a afinação EADGBe é a Open E

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


Serà que afinação aberta é tipo 4ª sobre 4ª???

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


Cade os guitarristas de plantão?

Fathers of Bodom
Veterano
# jul/06
· votar


Daniel Jr
kra, q eu saiba vc tem q regular a tensão do braço pra determinada afinação (oq por sinal eu não sei fazer, logo, non sei explicar =/ )

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


Fathers of Bodom
kra, q eu saiba vc tem q regular a tensão do braço pra determinada afinação (oq por sinal eu não sei fazer, logo, non sei explicar =/ )


rsrsrsrs

Valeu mesmo assim brother

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


up

Maidenkiller
Veterano
# jul/06 · Editado por: Maidenkiller
· votar


128556

Naum, esta é a afinação padrão. A afinação Open E é aquela que soa como um acorde de Mi maior tocado com todas as cordas soltas... A Open E afina-se EBEG#Be.

O mesmo se aplica para todas as outras afinações Open...

As afinações do tipo Drop (tipo Drop D - DADGBe) são praticamente iguais ao metódo padrão de afinação, só que abaixa-se a 6ª corda 1 tom. Facilita para tocar power chords na 6ª corda onde, na afinação Drop D vc toca com 1 dedo só.

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


Como se define então uma afinaçâo aberta....

Maidenkiller
Veterano
# jul/06
· votar


Daniel Jr

As afinações abertas são as afinações Open.... são todas as afinações onde, quando tocamos as cordas soltas, soam como um acorde... são afinações muito utilizadas para tocar slide, pois em qualquer posição que o slide estiver na escala, vai soar um acorde (pestana com um dedo só também).

Li Cabral 7
Veterano
# jul/06
· votar


sim, mas e no caso das afinações Dsus4, como se define tal afinação?

Grato.[b][/b]

Maidenkiller
Veterano
# jul/06
· votar


Li Cabral 7

Esta também é uma afinação aberta, a famosa DADGAD, ou Open Dsus4... muito utilzada em Música Country das antigas...

SauloMoreira
Veterano
# jul/06
· votar


o cara explicou ai pow.... afinação aberta eh quando voce toca todas as cordas soltas e soa como um determinado agorde, explicando o exemplo que ele deu....

Open E - A formação do acorde E compreende essas notas: E, G#, B. Logo para formar a Open E soh as cordas devem estar afinadas nessas notas, de modo a soar um E (aberto por causa das cordas soltas...) E B E G# B E

O dificil nao eh isso, entender isso eh muito facil, o dificil eh saber usar essas afinaçoes alternativas... mas eh uma boa pq c consegue muitos sons novos e criativos! :D

Drifter
Veterano
# jul/06
· votar


Naum, esta é a afinação padrão. A afinação Open E é aquela que soa como um acorde de Mi maior tocado com todas as cordas soltas...

É isso mesmo. Já usei algumas vezes a afinação de G aberto.

Como se define então uma afinaçâo aberta....
????

Afinando o instrumento de outra forma...

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


E se por exemplo eu quiser uma afinação em Dó aberto como ficaria? Existe alguma fórmula pra fazer isso?
Ou a afinação aberta varia de tom para tom?

Fathers of Bodom
Veterano
# jul/06
· votar


dó aberto fica assim
das mais grossas pras mais finas

C
G
C
G
C
E

Daniel Jr
Veterano
# jul/06 · Editado por: Daniel Jr
· votar


Vamos lá então...
Se eu quizesse uma afinação em Ré aberto então ficaria assim:

D
A
D
A
D
F#

seria assim?

No caso o modelo seria?

T

T

T


???

Ou não existe um modelo pre estabelecido?

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


Desculpem eu estar sendo meio pentelho mais é que eu quero muito aprender essa parada de afinação....

Fathers of Bodom
Veterano
# jul/06
· votar


hmmmm, non

ficaria assim oh ::

D
A
D
F# (em alguns lugares vc pode encontrar como Gb, mas dá no msm)
A
D

Fathers of Bodom
Veterano
# jul/06
· votar


Desculpem eu estar sendo meio pentelho mais é que eu quero muito aprender essa parada de afinação....

num tem erro não kra, tamos ae pra isso XD

Maidenkiller
Veterano
# jul/06 · Editado por: Maidenkiller
· votar


Ops.... respondido pelo Fathers of Bodom... heheh

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


Maidenkiller
A afinação Dó Aberto que eu conheço é assim:

d
A
F#
D
A
D


Dó aberto?

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


Daniel Jr
naum, seria, da aguda pra grave:
D, A, F#, D, A, D

um G aberto: D, B, G, D, G, D

tema famosa DAGAD (Usada em Kashimir do Led) a eh, naturalmente, DADGAD (da grave pra aguda...)

a E aberto e A aberto saum variaçoes da D e da G... em Going to California, do Led tbm, o Page fez uma qse D aberto, ele apenas transformou as duas cordas E e duas cordas D... o peter green gravou com um D#m7 aberto (pra tocar um cover de Robert Johnson), mas fora aquela muica, nunca vi alguem usar essa afinação, nada versatil, intervalos ruins de tocar (normalmente usamos essas afinações com Slide)...
bem, e por ai vai ehehehe

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


Daniel Jr
ah! isso ai eh D aberto, naum C aberto!

Maidenkiller
Veterano
# jul/06 · Editado por: Maidenkiller
· votar


Daniel Jr

Ré... hehehhe...

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


No caso pelo que eu vi na afinação aberta vc tem que afinar a guitarra de forma a obter um acorde soando com as cordas soltas. (atè ai tudo bem) Então eu vou ter que ter uma Tônica, uma quarta e uma quinta.


Mas o lance que eu não peguei ainda é o seguinte:

Como que eu sei as posições destas notas? Tipo a tônica sempre vai ser a 6 corda (E grossa) *Certo???* E quanto as demais cordas como eu sei quais tonalidades vão substitui - las????

Essa é a minha duvida;

Daniel Jr
Veterano
# jul/06
· votar


Luigi LeBeau

rsrsrsrs

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


Tipo a tônica sempre vai ser a 6 corda (E grossa) *Certo???*
nem sempre, veja la a G aberto, a 6 corda eh um D, naum um G, o G eh a qiunta...
a terça (nauma quarta) sera ou a segunda ou a terceira corda, a primeira corda dobra a sexta corda.... a posição dessas notas estaum meio pre estabelecidas da seguinte forma: vc tem q ter a possibilidade de fazer todos os intervalos do acorde usando uma pestana apenas (de T pra 5, de T pra 3 e de 5 pra 3)...

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


Daniel Jr
a sua duvida saum em afinações abertas ou alternativas em geral?

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


E quanto as demais cordas como eu sei quais tonalidades vão substitui - las????
vc vai afinar a corda o minimo possivel, assim q vc sabe... ehehe vc nucna vai descaer 4 tons e meio pra chegar no som necessario, vc vai descer (ou subir) meio tom, um tom, um tom e meio...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre afinações...