Sobre mudança de afinações

    Autor Mensagem
    Igor Beltrão
    Veterano
    # mar/11


    Galera eu toco guitarra e faço aulas de canto também. Sei que mudar a afinação da guitarra é para se adequar a voz do vocalista, e acho que no futuro terei que usar este recurso pois minha voz é meio grossa. Gostaria somente de saber se se eu mudo a afinação de todas as cordas por exemplo de E para Eb os shapes das escalas são os mesmos? Tipo, posso usar o mesmo shape das pentâtonicas nos mesmos lugares nas duas afinações?

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
    · votar


    Igor Beltrão

    Os Shapes sempre serão os mesmos
    Porém em uma afinação meio tom abaixo se você tocar a Pentatônica de G na 3º Casa você vai estar tocando um F# ao inves de G. Só isso.

    GuiMolusco
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Igor Beltrão

    só muda c vc afinar em drop in D por exemplo!

    c tds as cordas descerem 1/2 tom, ou um naum muda. mas c uma mudar mais q as outras, ou naum mudar, vc muda o shape (compliquei neh)

    Igor Beltrão
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Dexa eu perguntar de um jeito diferente então. Se eu afinar minha guitarra em Eb e tocar a pentatônica de Dó nas mesmas casas que eu toco na afinação em E eu posso chama-la ainda de pentatoônica de Dó? Ou seja, posso criar uma música com bases e solos na afinação normal e depois baixar meio tom sem ter que alterar nada em questões de qual casa devo tocar qual nota?

    Filippo14
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    assim vc vai diminuir o tom de tudo, mas vai toca tudo igual, só o som q vai muda, ficando mais grave

    ViniciusChargel
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se você diminuir a afinação, as notas não serão as mesmas. Se você fizer uma escala em G com a afinação normal, ao fazê-la meio tom abaixo, nas mesmas casas, irá ficar com som de F#. Se sua voz for grossa, não é necessário afinar a guitarra meio tom abaixo, se preferir, pode optar por notas e acordes mais graves. Os shapes das escalas serão os mesmos, mas a tonalidade será diferente.

    daniel_guitar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Igor Beltrão
    no caso em Eb a penta de dó começa na 4° casa da 5° corda vc vai fazer o mesmo shape só que uma casa a frente como se fosse na afinação normal C#

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre mudança de afinações