sobre trocar marca de encordoamento e sobre afinações diferentes

    Autor Mensagem
    Scalabrini1
    Membro Novato
    # 21/jan/23 16:00


    Bom, galera, eu mandei minhas guitarras pra regulagem e o luthier colocou cordas 0.10 da NIG, como eu pedi (uso NIG a um tempão e gosto da qualidade)
    Agora vamos supor que, em algum futuro distante, eu por acaso queira colocar cordas da Ernie Ball, da mesma espessura, 0.10. Isso afetaria na regulagem?
    E outra coisa também. Eu gosto bastante de tocar algumas músicas que eu coloco a afinação meio tom abaixo, um tom abaixo, drop D, drop C. Dropar a afinação da guitarra afeta na regulagem também?
    São apenas algumas dúvidas que eu sempre tive mas nunca tive coragem de perguntar.

    Drinho
    Veterano
    # 21/jan/23 18:13
    · votar


    A tensão exercida pode mudar e tracionar mais ou menos o braço ao mudar de marca mesmo sendo 0,10, agora se vai ser suficiente a ponto obrigar o reajuste do instrumento, creio que só vendo caso a caso.

    Wanton
    Veterano
    # 21/jan/23 18:59 · Editado por: Wanton
    · votar


    Scalabrini1
    Isso afetaria na regulagem?

    Acho que depende da constituição do braço, dureza da madeira, espessura etc. Mas não acho que mudança de marca de corda ou pequenas alterações na afinação façam muita diferença, pelo menos, nos instrumentos que eu tenho.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 21/jan/23 20:18
    · votar


    Scalabrini1

    Muitas pessoas tratam esse assunto de troca de cordas, afinação, oitavas e ajuste do tensor como um bicho de sete cabeças que se você erra, desencadeia a terceira guerra mundial.
    O braço é um negócio resistente, as vezes mesmo trocando o calibre das cordas, não é preciso ajustar o tensor. se sua guitarra for muito de entrada ai a história pode ser diferente kk. de qualquer forma, se empenar um pouco, ajuste o tensor e fique em paz.

    thiago.guitar.2023
    Membro Novato
    # 21/jan/23 21:25
    · votar


    Scalabrini1

    Realmente não vai alterar em nada. (Digo isso, por que as vezes a mudança pode ser tão imperceptível, que nem você, nem ninguém na prática, vai notar essa mínima “diferença”)

    Scalabrini1
    Membro Novato
    # 24/jan/23 00:30
    · votar


    realmente o pessoal só me assustou mesmo KSKAKKSKAKSKJAKSK
    uma delas é uma Giannini GGX 1HH Sonic X Series e a outra é uma Yamaha Pacifica, não sei dizer se elas são bem de entrada ou não, mas eu gosto bastante do desempenho das duas
    Enfim, valeu, galera!

    Drinho
    Veterano
    # 24/jan/23 19:23
    · votar


    Muitas pessoas tratam esse assunto de troca de cordas, afinação, oitavas e ajuste do tensor como um bicho de sete cabeças que se você erra, desencadeia a terceira guerra mundial.

    Kkkkk pode crê e isso é um erro. Piloto tem que saber um pouco de mecânica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sobre trocar marca de encordoamento e sobre afinações diferentes