Seymour Duncan Seth Lover - SH-55

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nichendrix
Veterano
# mar/10
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Soul Fine

Está bem servidissimo, esse som é altamente Albert King e Otis Reeding nos tempos que o Booker T and the MGs acompanhavam eles, lá por idos dos anos 60, tempos da Stax Records, uma outras duas bandas que eram conhecidas por usar humbuckers eram o Funkadelic e o Jackson 5.

Symptom
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Eu sei disso sim. Eu também gosto de um nervosismo a parte na ponte, tanto que coloquei um custom 5 aqui. Gosto desses captadores que tem uma sonoridade puxada pro PAF mais agressiva, tipo o Pearly Gates que você gosta muito pelo visto e o Classic 57+

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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Symptom

Cara, o Custom 5 é bem modernoso, eu acho ele scooped demais pra comparar com o Pearly Gates ou o Classic 57 Plus, já que ambos os caps tem mais médios que um PAF padrão como o Classic '57 ou o Seth Lover. Outro fator é que o Custom 5 tem quase o dobro da saída desses captadores padrão PAF, e mesmo comparado com o 57 Plus e o Pearly Gates, o Custom 5 termina sendo quase 73% mais potente que a versão para ponte dos dois.

Comparando com a Lindy Fralin (que pra mim faz as recriações mais precisas junto coma Lollar e a Van Zandt). O Custom 5 tem a saída mais de 44% maior que o PAF mais potente da Lindy Fralin e 53% mais potente que o humbucker mais potente da Lollar que é o High Wind Imperial Humbucker.

Enfim, acho a praia do Custom 5 mais moderna, pra mim é mais um '59 modernoso de alta saída do que pra um True PAF.

Mas no fim minha opinião sobre ele é meio tendenciosa, já que eu tenho uma tendência a não gostar muito de humbuckers de Alnico V, gosto menos ainda de captadores de alta saída, sendo algumas das raras excessões o JB (que é tanto de alta saída e com imã de Alnico V) e o Lollar Imperial Humbucker de Alnico V.

De resto eu sempre acho que captadores de Alnico 5 tem ou médios de menos ou médios demais em relação aos de Alnico II e Alnico IV.

Agora não dá pra negar que numa parada meio AC/DC, Aerosmith e afins, um Custom 5 desses manda bem pra caralho.

Symptom
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Tu tá certo em tudo, tanto que ele nem entra na área vintage da Seymour Duncan, mas a voz dele puxa pro 59.

Foi justamente pra essa praia que eu comprei ele mesmo, como ele fará dupla com um 59 ficará legal.

Quando eu comprar uma Les Paul vou partir pra uma linha alnico II nela. Tenho planos pra todas as guitarras que terei, só não tenho dinheiro. hehehe. (pra falar a verdade ainda estou bem em dúvida se pego uma les paul ou um strato esse ano. enquanto isso me concentro em tentar melhorar minha técnica porca).

Enfim, com certeza esse tópico tá muito bom com informações precisas e gente grande conversando.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/10
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nichendrix

E ae cara, na verdade acho que não é nem pra compensar a distancia entre corda e captador, por que isso da pra fazer com o ajuste dos parafusos que tem nos caps. Mas eu li em algum lugar que é pra compensar a oscilação das cordas na região do braço que é bem maior que na região da ponte quando a gente bate na corda. Ja que a saída é proporcional a oscilação da corda no campo magnetico do captador, se os captadores foram exatamente iguais, o do braço com oscilação maior das cordas teria maior sinal.

MMI
Veterano
# mar/10
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Mauricio Luiz Bertola
nichendrix

Interessante, sempre achei que a diferença de captadores parafinados e faziam de fato alguma diferença bem notável em relação ao feedback. Já cheguei a fazer testes, mas sabendo de antemão a gente fica um pouco sugestionado a achar que realmente rola a diferença. Mas tinha a convicção que era notável a microfonia sem a parafina.
Li por aí que os BurstBucker não são parafinados, exatamente para copiar os PAFs. Confere isso, amigos? Porque se for, pensando bem, não afirmo mais nada, não sei se dá mesmo uma diferença notável. Minha Gibson Les Paul Dark Fire tem um BurstBucker 3 na ponte e mesmo no setup para Metal, com ganho no talo, nunca notei feedback que me chamasse atenção, mesmo colocando lado a lado com outras Les Paul com captadores parafinados. Já não sei mais de nada.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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PEMAMETAL

Não duvido que seja dependente de vários fatores não, é até provável que existam vários fatores, mas a variação de altura das cordas é bem maior na ponte que no Braço, o que nem sempre fica legal compensando apenas na altura do captador, pois acarretaria em perda significativa de sustain.

Algumas guitarras mais antigas eram notórias por ter captadores de saída igual ou pelo menos bem parecidas, como as ES-335 ou as primeiras Les Paul Goldtop com Humbuckers.

MMI

Cara, faz diferença, mas em geral é em ajustes extremos, outra é que a parafina não é o único fator que pode minimizar o feedback.

O que acontece é que a parafina visa diminuir o feedback descontrolado, aquela microfonia que tu não consegue controlar de jeito nenhum, seja tocando, seja ponto as mãos nas cordas, seja se distanciando um pouco mais do amp (quando tá descontrolado vc tem que tomar uma boa distância pra reverter, o que em geral não é possível).

Isso só acontece em ajustes extremos, e dependendo da acústica e da distância pro amp, da potência do mesmo e por aí vai. Enfim, vc só vai ter feedback descontrolado com ajustes extremos, nos meus amps de 60W com a minha ES, o limite é entre 7 e 8 e dentro de casa entre 4 e 6 dependendo de em qual sala/quarto eu uso. A partir daí não sai nota, só apito.

Existe outro tipo de microfonia que é o feedback controlado, que é aquele que muitos musicos usam como elemento musical ou para prolongar o sustain das notas, este chega a ser desejável em algumas situações.

O feedback descontrolado não é exclusividade de semi-acusticas e semi-solidas, toda guitarra é passível a ter, já que é uma interação de campos magnéticos, que tende a ser intensificada pelas ressonância acustica dos instrumentos (seguindo o mesmo princípio que a Gibson e a PRS usam chambering pra almentar o sustain).

Pela minha experiência, a parafina faz diferença sim, eu pude fazer esse teste uma vez num Hot Rod Deville (aque apesar os 60W é bem cavalo em termos de distorção tanto no canal limpo quanto no sujo), com uma Gibson ES-335 com captadores Classic 57 e uma Epiphone Noel Gallager Union Jack Supernova com Seth Lovers, enquanto a 335 a microfonia perdia o controle com o volume a 85% no canal limpo e 70% no sujo (50% de drive), a Union Jack começava a microfonar descontroladamente com o volume em torno de 75% no canal limpo e 60% no canal sujo.

Nas duas situações a microfonia voltou ao controle quando me afastei mais alguns passos do amp (1,5 a 2m a mais de distância). Como isso era em uma varanda, com o amp no fundo da varanda e eu a uns 6 a 7m de distância, era possível subir bastante esses níveis e manter a microfonia sob controle, com a 335 deu pra topar o volume do canal limpo sem perder o controle da microfonia.

Essa é uma experiência empirica, eu não medi nada, só fui na tentativa e erro, mas pra mim sempre serviu como uma referência para a diferença entre captadores parafinados e não parafinados.

Li por aí que os BurstBucker não são parafinados, exatamente para copiar os PAFs. Confere isso, amigos?

Confere, apenas o Burstbucker Pro é parafinado, os BB1, 2 e 3 não tem parafina sengundo o site da Gibson.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/10
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MMI

Ja a minha Gibson Les Paul Standard que veio com captadores parafinados ( Burstbucker Pro) sempre tive problema com microfonia quando uso com muito ganho, chega a ser irritante. Tirei os nickel cover e melhorou bastante, mas ainda continuou, dai troquei o da ponte por um JB e tive um aumento de ganho, mas a microfonia permanece.
Ja deu pra peceber que o problema não é somente nos captadores mas alguma outra coisa na guitarra, mas ainda não consegui descobrir o que, pois a minha Jackson KV3 com captadores duncan design tem um som cavalo e não apita nem fodendo com o mesmo set e mesmas configurações, só mudando a guitarra.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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PEMAMETAL

Isso daí é um mistério, não seria nenhum outro componente da parte elétrica não? Alguma falta de blindagem ou algo do tipo?

PEMAMETAL
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Bixo! Eu juro pra voce, a elétrica da minha jackson é até porca, eu mesmo ja mexi nela, agora a da Gibson vc como conhecedor da marca sabe como a elétrica e aterragem deles é bem feita!

Eu juro, vou gravar um video hoje mesmo mostrando a diferença no punch do som e da microfonia. O JB como mostra no site da seymour duncan tem alta resistencia, mas parece que ele não se comporta como um captador de alta saída se comparado com o da minha jackson. Não sei se é pelo fato de um ser ceramico e o outro alnico, mas voce vai ver a diferença.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/10 · Editado por: PEMAMETAL
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nichendrix

Não duvido que seja dependente de vários fatores não, é até provável que existam vários fatores, mas a variação de altura das cordas é bem maior na ponte que no Braço, o que nem sempre fica legal compensando apenas na altura do captador, pois acarretaria em perda significativa de sustain.

Agora quanto a esse seu comentario, eu não sei. Pode ser que em alguns modelos isso até interfira, mas olha a Lespa, a altura das cordas já é compensada na ponte pela capinha que segura o captadores. Ainda acho que o maior motivo seja a a diferença de oscilação da corda, bate na corda e olha o tanto que se mexe a mais no braço do que na ponte. Isso gera uma interferencia muito maior no campo magnetico no braço, se os captadores forem identicos.

http://fotos.luthier.com.br/Luthieria/Graphite-Nut-Installation/568500 4_HdUqf#350386681_uifeV

Caralho, to apanhando pra postar esse foto aqui sem abrir outra pagina.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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PEMAMETAL

Isso é realmente muito estranho, com certeza tem alguma coisa errada em algum ponto, e acredito que seja na parte elétrica, porque mesmo que houvesse algum problema no chambering, não era pra dar microfonia tão fácil quanto você descreveu.

E o JB também é Alnico, o imã dele é de Alnico V.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Sim, o que não é alnico é o da Jackson. Captadores ceramicos tendem a ser mais porrada que os alnico 5

nichendrix
Veterano
# mar/10
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PEMAMETAL

Cara eu creio que existam realmente vários fatores, a distância de uma corda pra outra, diferença de altura pro captador, amplitude do movimento e por aí vai.

nichendrix
Veterano
# mar/10
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PEMAMETAL

Com certeza, os 500T que o digam hehehehhe

MMI
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Pois é, já fiz teste parecido com o seu. Mas seu teste foi com guitarras diferentes, construções e madeiras diferentes. Assim como eu tenho essa guitarra com Burstbucker mais 2 Les Pauls, uma PRS e outra Gibson, mas não vejo grande diferença em microfonia. E claro, falo da microfonia incontrolável, não daquela que pode ser até desejável eventualmente.

Symptom
Veterano
# mar/10
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PEMAMETAL

Sua Les Paul não é chambered? Não sei se isso pode fazer diferença...

nichendrix
Veterano
# mar/10
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MMI

É eu fiz o teste com guitarras diferentes, embora a Union Jack Supernova seja praticamente uma cópia da 335, então embora diferentes eram bem próximas em construção, ferragens etc, etc.

A diferença em geral não é significativa pra maioria dos casos, agora se tu tem um full stack marshall atrás de ti... o bicho começa a pegar hehehehehe

PEMAMETAL

Nossa essa ação é muito baixa, acho que nem na ES-135 que é toda escalopada eu não uso tão baixo assim... hehehhehe

Symptom

Cara, teoricamente, pelo que ele diz, mesmo que fosse o chambering não era pra estar do jeito que está. Pelo que ele fala, a Les Paul dele com configurações minimas apita mais que minha Semi-sólida com o amp no talo.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/10 · Editado por: PEMAMETAL
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Symptom

Pois é, eu acho que o chambered body pode ser uma das causas da minha microfonia. Por isso que eu estou atras de uma Les Paul solid body ou weight relieved.

nichendrix

Voce quis dizer ação das cordas mesmo? Ou esta se referindo a altura dos captadores?

Bom, a comparação com sua semi solida eu não posso fazer, o que eu posso dizer, é que em mesmas condições minha les Paul apita muito mais que minha Jackson. Mas eu uso bastante ganho e toco alto, master na metade, bom vc ja sabe... se sua semi solida apitaria nas mesmas condições, só se voce trouxer ela aqui em casa hehhe

MMI
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Não tenho experiencia com essa Union Jack Supernova, mas só pelo fato de comparar uma Epi com uma Gibson já me mostra que são fábricas diferentes, materiais diferentes, construções diferentes. A aparência pode ser até igual... Não me leve a mal não.
Meu sonho de tocar um full stack já passou, mas confesso que aquilo te empurrando e te fazendo vibrar até os dentes, realmente o bicho pega... Até os tímpanos racham o som! kkkkk
Abç

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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MMI

Cara, se me lembro bem a primeira série das Supernova (tanto a azul quanto a Union Jack) era feita nos USA, se não me engano cada modelo teve uma série limitada de 100 exemplares e foi lançada por idos de 1998/99, a mesma coisa vale pras antigas Cassino USA. Ambas eram fabricadas na mesma planta em que são fabricadas as 335 que se não me engano fica em Memphis e não em Nashville como as demais. Embora elas venham com o logo da Epiphone, elas eram o mesmo preço das Gibson Howard Roberts Fusion III.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
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Galera, outra questãozinha só pra apimentar ainda mais o papo. Sempre quando falam de pickups falam também de relação de potenciômetros.

PERGUNTA:

Qual é esta relação? Prá tal pickup, potenciômetro de 250k para aquele 500k.

Qual a influência do pots, no timbre final ?

Abs.

MMI
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Casino Americana eu já toquei bastante, mas não compraria. A Gibson Memphis faz as ES Custom Shop sim.
Não sabia que a Supernova era americana nem que era da Custom Shop da Gibson.
Valeu.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
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MMI
Casino Americana eu já toquei bastante, mas não compraria. A Gibson Memphis faz as ES Custom Shop sim.
Não sabia que a Supernova era americana nem que era da Custom Shop da Gibson.
Valeu.


Cara, as Supernova de série são todas Made in Korea, mas o caso é bem semelhante aos modelos Cassino do John Lennon e a Riviera signature do Lenny Kravitz, nos 3 modelos o primeiro lote de algumas centenas foi feito como uma série limitada feita nos USA junto com as Gibson, e o resto foi então passou a ser MIK.

Eu sei que a first run desses modelos foram todos lançados no mercado a preço Gibson, mesmo não sendo a preço de Gibson Custom Shop, elas chegavam fácil ao preço dos modelos de entrada da linha de Semi-Acústicas e Semi-Sólidas da Gibson.

As Cassino John Lennon com acabamento natural dessa série limitada inclusive eram pintadas normalmente e depois lixadas, então pintadas de novo e lixadas de novo, para um resultado mais próximo à original, já que a guitarra do John tinha o tampo levemente mais fino por conta de 2 refinishes. Era a maior onda, eu acho que em algum lugar tenho a Guitar Player com o teste dessas séries USA da Epiphone.

Pena que duraram pouco, mas também, pelo preço delas na época não era muita vantagem, vc pagava preço de Gibson, até recebia um produto com a qualidade bem semelhante as Semis mais simples da marca, mas no fim o nome Epiphone no Headstock não compensava tanto quanto uma Gibson.

Eu fico até meio besta de ver que hoje vc consegue tirar em até 1500 dolares nos eBays da vida por uma Union Jack Supernova Made in Korea.

Eu não achei nenhuma Supernova MIA pra vender nos eBays, mas na época ela era mais ou menos o mesmo preço da Cassino John Lennon MIA, que vez por outra aparece por lá na faixa dos 2000 a 2500 dolares, dependendo do estado de conservação. Uma Supernova USA dessas não deve sair por muito menos que isso.

No geral pela minha experiência com essas Epiphones Americanas, eu comprava numa boa uma Cassino ou uma Supernova dessas (as duas que testei e achei muito boas). Mas mesmo sendo um instrumento "Custom" o padrão delas não é o mesmo de uma Gibson Custom, está mais pra o padrão Gibson USA dos anos 90.

Soul Fine
Qual é esta relação? Prá tal pickup, potenciômetro de 250k para aquele 500k.

Qual a influência do pots, no timbre final ?


Humbuckers em geral usam pots de 500k. Eu deixo a explicação técnica pro Bertola, mas via de regra quanto maior o valor mais agudos tem quando os pots estão no máximo.

Symptom
Veterano
# mar/10
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Quanto maior o valor do pot, mais agudo fica o som. Tem algumas pessoas que usam 250k no captador da ponte de uma les paul pra ficar com um som mais grave.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
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ok, obrigado a todos, foi muito boa a interferência de todos

Até+

MauricioBahia
Moderador
# out/10
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Enriquecendo:





Greggio
Veterano
# out/10 · Editado por: Greggio
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Que tópico hein, moçada!!

Obrigado a todos

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/11
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Otimo topico sobre os seth lovers, me ajudou bastante! Minha irma esta nos EUA e ja pedi pra ela comprar o seth lover para minha es-335, posiçao do braço! Estão 100 dolares lá, e pensar q aqui cobram quase 500 com cover nickelado
Em breve espero postar uns sons pra galera!

\o/

Ganzaroli
Veterano
# mar/11
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Ola pessoal,
Sou vidrado num fuzz. Imagino como o Seth Lover soaria num Sun Face ou em um bom fuzz regulado, muita microfonia.
Um Gibson Classic '57 soaria melhor?

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