Seth Lover, 59, JB. Qual o melhor pra tocar Led Zeppelin?

    Autor Mensagem
    lm_fb
    Veterano
    # set/09


    Qual desses captadores é o mais indicando para tocar Led Zeppelin?? Sou fã daqueles caras e estou procurando algum captador que tenha um som mais parecido possível com o som que o Jimmy Page faz.. minha guitarra é a Sx Les Paul. Efim, qual desses é o qua mais chega perto: Seth Lover, 59 ou JB?? Citem outros modelos tbm!! :D

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Hendrix_ssa
    · votar


    Seth Lover, 59 e JB???

    hmmmm entre esses três????
    escolheria a pegada e uma boa timbragem.

    abraço

    (eu tenho o JB)

    Luqueuris150
    Veterano
    # set/09
    · votar


    eu n sei, mas pelos samples q eu ouvi, eu gostei mais do seth lover.

    nichendrix
    Veterano
    # set/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    lm_fb

    Cara, depende muito. 90% do som do Page vem das mãos, algumas das gravações mais emblemáticas dele, que todo mundo atribui a Les Paul, foram na verdade feitas com uma Telecaster, como é o caso de Stairway to Heaven e praticamente todo o Led Zeppelin I.

    Agora os caps, variam muito, na guitarra Signature dele, lançada pela Gibson uns 10 anos atrás, ela vinha com um 500T e um 496R, mas não é o modelo cópia da antiga, mas o da que ele usava na época.

    Existe uma outra Signature cópia da antiga que vem com Burstbuckers.

    Na boa eu acho muito complicado responder esta pergunta, porque enquanto o Page usava uma Les Paul, como Humbuckers PAF (o equivalente ao Seth Lover e ao '57), os caps dele eram modificados pra ter split coil, série paralelo, fase e fora de fase. Nos modelos signatures dele vc faz isso por meio de pots push-pull na original por meio de chavinhas embaixo do escudo. Esse tipo de ligação é impossível com um Seth Lover ou um '57 do jeito que saem de fabrica, pois eles só tem 2 condutores e não 4, ou seja, vc tem que modificar os caltadores.

    No entanto as outras Les Pauls que ele usou tem combinações de captadores bem diferentes.

    Então é algo bem mais na pegada do que no captador.

    Dos que vc citou, acho que o mais fácil de chegar perto é o '59, ou um set de JB e 59, mas ainda assim não garanto, tem que ter a pegada certa pra eles soarem como Jimi Page.

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    O Page usou alguns captadores, assim como muitas guitarras. Mesmo em shows, usava várias.
    Não recomendo usar nem Seth Lover nem '57 para modificar e deixar com 4 condutores. Mas ele usou desde PAF até 500T.
    Uma alternativa ao Seth Lover/'57 seria o Alnico II Pro, um pouco mais forte mas ainda com sonoridade PAF (mais ou menos...), mas com 4 condutores.
    O Page soava como Page em qualquer guitarra ou captador pela pegada. Aí começa a complicar... Aliás, as músicas do Led são músicas difíceis de se tocar igual. O Page usava muitas afinações diferentes, cada música de um jeito, tem umas que eu nunca vi igual. A maioria dos guitarristas nem costuma experimentar afinações diferentes da padrão ou muito semelhantes à padrão. Também não recomendo mexer tanto em afinação em guitarras comuns, pode torcer o braço ou algo assim.

    lm_fb
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Se eu colocasse o Seth Lover na ponte, e o Gibson Busrtbucker no braço, será que vou conseguir um som parecido?? Só mais uma dúvida: o Seth Lover tem 2 condutores ou 4?? abç

    MauricioGT-
    Veterano
    # set/09 · Editado por: MauricioGT-
    · votar


    aproveitando a boa vontade da galera.. hehe
    Sera que da pra pelo menos 'chutar' os caps que ele usou nesse video?


    nichendrix
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lm_fb
    Se eu colocasse o Seth Lover na ponte, e o Gibson Busrtbucker no braço, será que vou conseguir um som parecido?? Só mais uma dúvida: o Seth Lover tem 2 condutores ou 4??

    Cara, como eu disse antes e o MMI reforçou, eu não recomendo o Seth Lover ou o '57 e talvez nem os Burstbuckers, pois todos são captadores de 2 condutores apenas (apesar de os Burstbuckers usado nas Jimi Page Signature virem modificados de fábrica). Você terá que modificar os captadores o que se não for feito por um tácnico bom pode danificar o captadores, e todos são modelos bem caros (o mais barato desses 3 é o Seth Lover e bate fácil a casa dos 450-500 reais a unidade).

    Se você quer a mesma ligação de captadores do Jimi Page, procure captadores na praia vintage com 4 condutores, aqui vão alguns exemplos:

    Seymour Duncan '59
    Seymour Duncan Alnico II Pro
    Seymour Duncan Pearly Gates
    Gibson 498T
    Gibson 490T e 490R

    ou então tu bota um par de Gibson 500T e 496R, porque é o par que vinha nas signatures do Page.

    E aqui vai o esquema de ligação da Signature dele.
    http://www.gibson.com/Files/schematics/pagewiring.gif

    _deep_
    Veterano
    # set/09
    · votar


    ops, correcao...

    os seth lovers tradicionais tem 2 condutores, porem ja é possivel compra-los de fabrica com 4 condutores e a maioria dos fornecedores tem ambos.

    Acabo de comprar um set de seth lovers para minha recem adquirida epi les paul standard e acabei optando por pickups de 2 condutores apenas por ter sido a forma que o pickup originalmente foi concebido.

    Outro fator importante é que se fala mto de splitar humbucker, o que tambem é possivel nos seth lovers, porem como sao pickups vintage, logo com saida baixa (aprox. 8K na ponte) e se splitados gerariam um single de no maximo 4 K na ponte, ou seja um timbre mto magro....
    nao vejo vantagem nesse procedimento, acho valido p pickups com saida maior... ;o)

    abraco

    nichendrix
    Veterano
    # set/09
    · votar


    _deep_
    os seth lovers tradicionais tem 2 condutores, porem ja é possivel compra-los de fabrica com 4 condutores e a maioria dos fornecedores tem ambos.

    Legal, mod novo, todo dia a Duncan tem uma surpresa nova, mesmo em caps das linhas mais antigas.

    nao vejo vantagem nesse procedimento, acho valido p pickups com saida maior... ;o)

    Na verdade, eu não vejo muita utilidade em split coil é de jeito nenhum, se quero um single eu acho melhor trocar de guitarra.

    Mas se vc quer o som do Jimi Page, aí são outros 500, já que ele usava Split Coil em Humbuckers PAF pra conseguir os sons mais magros em shows e a saída não devia ser muito diferente dos Seth Lover, já que ele copia o Humbucker PAF.

    _deep_
    Veterano
    # set/09
    · votar


    nichendrix

    hahahaha...penso a mesma coisa qto ao split, so nao queria ser tao radical

    nichendrix
    Veterano
    # set/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    _deep_
    hahahaha...penso a mesma coisa qto ao split, so nao queria ser tao radical

    Agora é o tipo da coisa, se eu fosse realmente fazer uma guitarra só pra tocar Led Zeppelin, pra mim a melhor saída é não tentar copiar a Jimi Page original e sim a Signature dele dos anos 90, que vem com um par 500T e 496R, com eles vc pode usar o split coil e a defasagem de forma mais eficaz. Tanto que hoje o Page usa mais é as signatures dos anos 90.

    vó ja pegou meu leite
    Veterano
    # set/09
    · votar


    amp ?

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    nichendrix
    Na verdade, eu não vejo muita utilidade em split coil é de jeito nenhum, se quero um single eu acho melhor trocar de guitarra.

    também acho. A não ser guitarras feitas especificamente para esse fim, senão fica devendo...

    nichendrix
    Veterano
    # set/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    MMI
    também acho. A não ser guitarras feitas especificamente para esse fim, senão fica devendo...

    Dependendo da guitarra, até isso eu acho que fica devendo, na época que tive a JEM, eu achava horrivel os sons de caps splitados dela.

    Tipo eu até entendo, por exemplo no caso de um Jimi Page que tinha que fazer trocentos shows por ano, e as vezes realmente devia ser foda de trocar tantas vezes de som durante as musicas, nesses casos vale a pena essas paradas todas.

    Mas no geral prefiro levar 2 guitarras, e trocar de guitarra, como não sou musico profissional, dá até quela massagem no ego, tipo Keith Richards por um dia... hehehehhehehe

    Aliás o Keith eu já fi trocar de guitarra 3x numa musica, no show de 69 do Madison Square Garden. O Clapton tb faz isso no show pra Bangladesh do Harrison.

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    nichendrix
    Não me referia a JEM quando falava em guitarras feitas especificamente para splitar e tal. Eu tenho 2 guitarras que "de certa forma", splitam os captadores e foram feitas para isso e ficam com um bom som, uma PRS 513 rosewood e a mais nova da família, uma Gibson Dark Fire. Para falar a verdade, nenhuma delas splitam coisa nenhuma, mas sai um grande som de single. É bem engraçada a Dark Fire, já que dá para tirar som de strato e tele dela, além de som de violão - piração total! A 513 são 5 captadores que tiram 13 sons, seja de humbucker, seja de single - excelente e linda guitarra. Outra que eu tive que tinha sons convicentes de singles e humbuckers era a Music Man Steve Morse, mas que também definitivamente não tem nada de splitar captadores. Honestamente, tirando essas que eu tive, não conheço muitas outras que tiram um som convincente de singles e humbuckers numa guitarra só, porque as Line6 Variax acho razoáveis, não mais que isso. Quem sabe, se tiver tempo eu posto fotos dessas guitarras "best of both worlds". Mas já te comentei que os sons de singles não me deixam muito pirado mais. Além disso, estou numa fase meio Blues, pirando com as guitarras que postei as fotos outro dia, junto com o lap. Mas nisso a Dark Fire tem a acrescentar, o som de Lespa Blues dela, junto com o som de L-5, me deixam alucinado.

    nichendrix
    Veterano
    # set/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    MMI

    Legal, mas aí como que elas fazem com esses sons, algum tipo de EQ interno ou emulação, tipo eu nunca entendi direito a Tona Chamaleon da Gibson, eles falam, falam, mas não dão muitos detalhes?

    Essa PRS é uma que vem com 5 pickups que se ligam de difersas formas entre eles, não é?? Como isso funciona?

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/09
    · votar


    é melhor vc comprar um jimmy page

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    nichendrix
    Então... A 513 são 5 captadores colocados em duas duplas e um single. Atrás tem um circuito eletrônico que seleciona o som desses captadores com 2 humbuckers e 1 single fortes, 2H e 1S fracos (interessante que o som acaba ficando meio que parecido ao de uma semi) e 3 singles relativamente fortes. Portanto essa é mais simples de entender, trata-se de um circuito que combina os captadores e também consegue deixá-los mais fracos, atenuados. Somado a isso tem um excelente trêmolo que segura com eficiência a afinação nas alavancadas e construção e madeiras impecáveis, com o braço inteiro em "brazilian rosewood".
    Já a Dark Fire é viagem total. Tem um novo P-90H no braço e um Burstbucker 3, sendo que esse P-90H tem som de P-90 mas sem o hum de um single, muito legal. É uma Les Paul com uma sistema de afinação eletrônico e as tarrachas motorizadas, aprimoradas em relação às Robot. O braço é um pouquinho mais grosso que das standard comuns, escala em ébano, mas tem tensor de dupla ação e nota-se um capricho grande por parte da Gibson para permanecer firme com as trocas de afinações que ela permite, já que é possível em uma mesma música se fazer a base em, por exemplo, Open E (com uma super tensão no braço) e solar em afinação padrão ou em D, sem o braço mover um fio. Tem apenas 1 controle de tone, onde seria o controle de tone da ponte, tem o botão de controle eletrônico dela, sendo que a placa eletrônica fica somente embaixo desse botão. Nesse botão se controla as afinações, liga/desliga o piezo, e o "Chamaleon tone". É um sistema ativo, alimentado por uma bateria recarregável. Esse sitema trabalha individualmente, corda a corda. Através de equalização interna, além do som passivo dos captadores e do piezo, dá para mudar totalmente o som dela emulando 8 sons, Gibson Classic (tomaram por base uma '58), Texas Blues, Funky (strato), Twang (tele), Acoustic (tomaram por base um JC-200), L-5, Solid Rock e Metal, todos bem convincentes. Pode-se somar o piezo a qualquer um desses sons Chamaleon. Tem 2 caixinhas para se ligar o cabo stereo que vem junto (se ligar um cabo mono comum, ela manda o som dos catadores e piezo normalmente). Com 1 delas pode-se recarregar a bateria da guitarra enquanto se toca, mandando o sinal para qualquer ampli ou se não estiver carregando, mandar o som dos captadores para um ampli de guitarra e o som do piezo para um ampli acústico. A outra caixinha é uma interface firewire para ligar ao computador, aliás, ela vem com um software próprio dela, um Guitar Rig e um Ableton Live para gravar. Dessa caixinha dá para ligar num sistema MIDI, para tirar sons MIDI da guitarra, como um piano, por exemplo, isso sem interferência ou processamento no computador, com sinal melhor do que de um Roland GK. No sinal que vai ao computador, pode-se processar o som corda a corda do jeito que você inventar, com efeitos e simulações para cada corda, MIDI e tudo o que você imaginar, de forma independente ou conjunta para cada corda. Vou tentar por fotos hoje, daí tiro fotos das placas para você vem melhor e entender, apesar de que essa Gibson não é tão fácil de entender não... Ah, ela não é considerada, mas é feita pela equipe da custom shop, inclusive com a numeração própria das custom shop.

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    nichendrix
    Ah, esqueci... Na Dark Fire tem isso Também:

    PerfectSetup™ by PLEK.

    Also part of the Dark Fire package is a superfast and comfortable asymmetrical neck design that is rendered to optimum playability with a PerfectSetup™ by the revolutionary, computer-controlled PLEK system, which has been acknowledged as the most precise guitar set-up technology in the world today.

    nichendrix
    Veterano
    # set/09
    · votar


    MMI

    Daqui um dia a guitarra vai tocar sozinha... pq até ensinar a tocar já ensina... hhehehhehehehehehe

    MMI
    Veterano
    # set/09
    · votar


    nichendrix
    Se bobear, ainda toca melhor que eu!

    lm_fb
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Seymour Duncan '59
    Seymour Duncan Alnico II Pro
    Seymour Duncan Pearly Gates
    Gibson 498T
    Gibson 490T e 490R

    Qual desses tem o som mais parecido (com ou sem split)??

    nichendrix
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lm_fb

    Todos se parecem em alguma medida, tipo são variações do Humbucker PAF da Gibson, o problema de indicar é que eu não sei qual tua pegada. Eu tentaria misturar 2 modelos.

    Alnico II + '59
    498T + 490R
    Pearly Gates + Alnico II
    490T + 59
    59 + 490R

    E por aí vai.

    A dica é que o Pearly Gates e o 498T, tem mais saída do que a média dos outros.

    bpv
    Veterano
    # out/09 · Editado por: bpv
    · votar


    lm_fb

    Recomendo o custom 57 ou um burstbucker pro V.

    Uso um JB em uma LP e um Custom 57 (da Malagoli) em outra. Ambos os captadores na ponte.

    Na guita com o JB, agora estou usando cordas 0.09 como dizem que Page usava. Só perdi timbre e não gostei, apesar de ficar bem facinho de tocar. Não fiz por causa do Page, foi pra ter versatilidade mesmo. O timbre do cara vinha do Amp, a guitarra e as mãos. Page tinha um timbre muito difícil de ser alcançado. Equalize do jeito que quiser e veja no que dá, teste variações nos amps e efeitos de distorção.


    Dá uma olhada nesse vídeo que eu gravei esse com a guita antes do JB. Tentei timbrar como o ai vivo com uma Zoom 505 e um amp de 15w (hahaha, isso mesmo).





    Testa as EQs de várias maneiras, a captação é o de menos no final das contas.

    Fato engraçado é que até o Vanderbilly (um guitarra famoso do youtube, faz covers excelentes de Led) apareceu e comentou lá dizendo que achou excelente e gostou da versão não-editada do aúdio com vídeo. Foi uma mega honra pra mim, considerando ainda que foi com feito com uma Zoom 505 e um Peavey 15w.


    Abçs.

    bpv
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Aqui, dá uma olhada nesse:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108445580-captador-humbucker-cu stom-57-dourado-100-vintage-alnico-2-_JM

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Seth Lover, 59, JB. Qual o melhor pra tocar Led Zeppelin?