Seymour Duncan Seth Lover - SH-55

Autor Mensagem
_deep_
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
cara ja vi uma guitarra que fazia exatamente isso, tinha pickups em forma de "cartucho" entao vc simplesmente sacava um e encaixava o outro, acho ate que por aqui ja foi discutido esse assunto, obviamente foi mais uma inovacao que nao deu certo....

cada vez mais acredito que uma guitarra nao é apenas um otimo captador ligado numa otima madeira por pessoas altamente capacitadas. Nas mesmas condicoes com os mesmos materiais e as mesmas pessoas o resultado é diferente...cada combinacao de materiais, tecnicas e pessoas é unica, as vezes essa combinacao geral um instrumento excepcional as vezes apenas um regular, etc
sao mtas variaveis envolvidas entao creio que um captador pode soar fantastico numa guitarra e nem tao fantastico em outra, ou seja nao resolveria o problema ;o)

acho que ai é q esta um dos grandes baratos da guitarra, a busca pelo instrumento capaz de reproduzir o som que vc tem na sua mente como sendo o timbre sublime...hehheheh

megadeth2612
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Não me diga! auhuhauhahu. :-P E de acordo com o bolso também né... hehe Cara, mas não seria maneiro captadores que encaixassem na sua LP preferida, por exemplo? Seria só trocar, em questão segundos.

Isso já existe, pena que a guitarra em si não é tão bonita além de ser cara. http://www.gibson.com/en-us/divisions/gibson%20usa/products/gotm/lespa ulpush-tone/

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


_deep_: acho que ai é q esta um dos grandes baratos da guitarra, a busca pelo instrumento capaz de reproduzir o som que vc tem na sua mente como sendo o timbre sublime...hehheheh

Também acho velho! Falei dos captadores de forma lúdica. ;-)

megadeth2612

Que legal! Obrigado pela dica.

Abs

Soul Fine
Veterano
# fev/10
· votar


Também acho velho! Falei dos captadores de forma lúdica. ;-)

MauricioBahia

Já que é de forma lúdica vou colocar mais algumas guitarras na minha coleção:

Mais uma stratro
Uma PRS
Uma Fender modelo Robben Ford
Uma Gibson Les Paul

Realmente eu adoraria uma sala com minhas 10 ou 15 guitarras.

Mas com as 3 que tenho procurei abranger as possibilidades sonoras possíveis.

A Strato me dá o som cristalino, aberto, brilhante caracteristico dos singles

Estou preparando esta semiacustica da Ibanez com os futuros Seth Lovers de timbres bastante diferenciados de humbuckers

E tenho outra Ibanz Pro Line 650 (japa) mod. strato que tem Floyd Rose com Humbucker na ponte e 2 singles com todas as combinações possíbeis de combinção porque tem chaves independentes liga e desliga captador e ainda dá para defazar o humbucker com um knob pushpull

O resto das guitarras seria por luxo mesmo.

Excelion
Veterano
# fev/10
· votar


Então amigo, eu acho melhor no seu caso por ser semi-acústica, ir de 57 Classic e 57 Classic Plus, pelo fato de serem parafinados, evitando qualquer microfonia não tão rara em semi-sólidas e hollowbodies.

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


Excelion

Ah se parafina resolvesse microfonia hehehehhehe

Mesmo não sendo parafinados os Seth Lover não dão muita microfonia.

Mas realmente são dois captadores parecidos... eu acho o timbre do Seth Lover um pouco mais nítido e aberto que os Classic 57.

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Bom te ver de volta por essas bandas, amigo Nic.
Eu também prefiro o seth Lover, mas diria que é por uma questão de gosto, não saberia definir direito, porque são praticamente iguais.
E a microfonia numa semi-sólida está longe de ser resolvida com parafina no captador.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Soul Fine

Velho, eu tenho uma LP, 2 Strats e uma Tele. Não preciso de mais nada.... ;-)

Abs

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


MMI

Isso é uma grande verdade, as pessoas tendem a superestimar a capacidade de uma semi-sólida de dar microfonia, uma boa semi-hollow tem menos tendência a microfonia que a maioria das SX e Tagimas sólidas da vida. Sem contar que essa coisa de microfonia em semi-solida é bem dependente do volume que vc toca e da potência do amp.

Aqui, com o canal drive ligado e o Drive a 40-50%, eu consigo pelo menos o volume na metade antes da microfonia começar a ficar incontrolável, isso tocando em um quartinho que é 3m x 3m.

Agora é o tipo da coisa, pra mim que toco em casa, botar metade do volume de amps de 40-60W é um luxo muito raro. Mesmo no Blues Jr, é raro abrir o master acima da metade em casa.

Sobre o Classic 57 e o Seth Lover, realmente são captadores bem parecidos, mas eu realmente acho o Seth Lover mais definido e mais aberto, a diferença é sutil, mas existe.

Agora entre o Classic '57 Plus e o Pearly Gates, não tem pra onde, eu vou de Pearly Gates... o som desse captador na ponte é perfeito... embora os Burstbucker 2 e 3 cheguem perto.

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Exatamente, concordo com você. Apesar do Malcolm Young, uma semi não é exatamente para socar drive e volume. As minhas também custam para microfonar, num quarto um pouco maior que o seu.
Também concordo com a preferência do Seth Lover + Pearly Gates em relação aos Gibson. E que se dane a parafina. O único porém que eu diria é que não existe bem essa de captador que é perfeito. Acho que perfeito fica quando a interação com guitarra fica acertada, e cada guitarra pede uma coisa. Por exemplo, a minha Lucille veio com os 490 e o Varitone, como todas dessa linha. Nela, gosto de usar cordas Flatwound. Apesar de nunca ter experimentado outros captadores (não sou de trocar, fiz raríssimas vezes nas minhas guitarras), acho o som limpo dela fantástico, me agrada muito. Já a PRS pela própria construção é mais aguda o timbre dela é bem mais aberto e tirar aquele som fechadão mais jazzístico não é bem a praia dela, talvez pelos captadores da PRS também. Porém, para bases com o captador do braço e o piezo em estéreo é algo de outro mundo, combinando perfeitamente ao passar para o captador da ponte para um eventual solo. Não imaginaria nunca um Seth Lover + Pearly Gates na PRS, apesar de achá-los excelentes, por outro lado numa Les Paul Standard ou 335 fica muito legal...

nichendrix
Veterano
# fev/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

É, isso aí, tipo até dá pra meter um volume alto e um ganho mais cavalo a lá Clapton, que sempre usa elas com um JCM-800 2203 com ganho quase no talo ou com aqueles Vibro-Kings e '57 Twin Amp também no talo, ou mesmo como na época do Cream com 4 Full Stacks JTM-45 100W com tudo no 10.

Só que pro cara fazer isso tem que ter espaço pra ficar longe do amp, já que a microfonia é proporcional ao tamanho da sala e a distância da guitarra pro amp, acustica do lugar entre outros trocentos fatores.

Em um palco grande eu já consegui pelo menos drive e volume a 70%, sem microfonar descontroladamente (tipo dá microfonia de eu soltar a guitarra, mas na hora que bota a mão nela, para)... mas só consegui essa proza 2x, em geral eu toco em lugares pequenos... hehehehe

Cara os 490 são bem próximos dos Classic 57, só são mais scooped, e por isso meio modernosos. Agora Lucille com flatwounds é foda, eu nunca pensei nessa combinação, embora tenha usado flatwounds numa strato um tempão.

Ah! se eu tivesse 3500 doletas sobrando hehehhehehe

Agora taí um negócio que diminui pra burro a microfonia... tampar as bocas.

Agora as semi-solidas da PRS eu não considero muito, tipo, o corpo é muito pequeno, e por mais que tenha influência no timbre, eu creio que o volume acustico é muito pequeno pra comparar com uma Electric Spanish... eu boto mais ela na praia das Tele Thinline ou Les Pauls semi-solidas e afins.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


nichendrix: Seth Lover no braço e Pearly Gates na ponte ou Burstbucker 1 no braço e Burstbucker 2 na ponte.

Anotado!

Abs. :-)

Alexandre Loks
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Bahia, como é que se comporta o Seth lover em distorções um pouco mais quentes na les paul ? Dá para timbrar estilo ACDC, etc ?

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Alexandre Loks

Certamente. Perfeito som vintage para hard rock!

Abs

Alexandre Loks
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Estou fazendo uma guitarra em mogno, como postei em outro tópico aqui e já comprei o SD jazz model para o braço, e ia comprar um JB para a ponte, mas estou achando que pode ficar com muita saída. Se eu colocar um seth lover na ponte e o jazz será que fica interessante ? MauricioBahia

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alexandre Loks

Cara, não tenh oa menor idéia! :-) Isso é coisa pro Bertola ou Nichendrix.

Gravei um AC/DC básico com a LP e seus Seth Lovers. Desculpe pela execução... Por incrível que pareça, nunca toquei esse som. Aprendi agora pelo glorioso Youtube. :-) Usei os plugins da Softube Vintage Amp Room e Reverb.

Back in Black: http://www.4shared.com/file/231861594/d92029d2/_2__bblackSethLover.htm l

Abs

ps. a BT é essa: http://www.guitarbackingtrack.com/play/ac_dc/back_in_black_(live).htm

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


Alexandre Loks

Acho que o Seth Lover na ponte não vai ficar muito legal com o Jazz. A SD indica o Duncan Custom ou o JB (de preferência) para a ponte com ele no braço. O Seth Lover é bem mais fraco em relação aos recomendados, acho não é a combinação ideal.

Alexandre Loks
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

cara, obrigado por ter feito a gravação. Ficou muito bom. Ótima sonoridade. Agora, talvez o jazz fique com muita diferença de volume se eu colocar o seth lover. Estive dando uma olhada, e talvez o custom 5 da SD fique bom também, mas sem tanta saída como o JB.
Novamente, obrigado pela colaboração !

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Alexandre Loks

Cara, já que tu comprou o Jazz o Custom e o JB são boas pedidas, o Custom 5 também é legal.

Eu falo isso porque o Angus usa um Classic '57 no braço e um captador de saída bem mais alta na ponte, então acho que nisso o JB pode ser uma boa pedida. Afinal é uma das combinações mais matadoras pra sons mais pesados, JB e Jazz, inclusive eu prefiro ela à combinação JB+59.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

Mandou bem no AC/DC modera... hehehehehhe

Bom, já que vc gostou das combinações que falei, eu recomendo dar uma testada se puder, o Burstbucker 1 é como um Seth Lover, só que com um pouco menos de saída, enquanto o Pearly Gates e o Burstbucker 2 são como um Seth Lover com mais saída... o PG tem mais de saída que o BB2 (ao menos foi a impressão que tive), mas no geral se equiparam.

Um outro captador que eu gostei muito foi o Burstbucker 3... é bem nervosão, bem Texas Style mesmo, nesse ponto ele é bem próximo do PG, mas aparentou ter um pouco mais de saída... enfim, só dá pra ter certeza mesmo testando no mesmo equipo, e isso ainda não consegui fazer.

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Tenho um Custom 5 na SG e te recomendaria de olhos fechados. Com o volume no máximo e uma distorção mais pesada ele vai MUITO bem a la black sabbath. Baixando o volume e com uma distorção mais leve, é praticamente um ac/dc (até por sinal, o angus várias vezes usa o volume abaixo do máximo). Combinaria perfeitamente com o jazz. Aqui ele irá fazer par com um 59 em breve.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Estou vendo que minha pergunta inicial já gerou tantas variações e combinações que seria dificil decidir por uma. Mas foi sensacional e concluo que realmente o gosto particular de cada um é o que decide.

Como já falei já comprei 2 seth lovers e estou ancioso para instalar e o ouvir o timbre.

Continuo achando um mistério alguns citarem este captador numa Les Paul e recomendá-lo para as semi acusticas.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
Continuo achando um mistério alguns citarem este captador numa Les Paul e recomendá-lo para as semi acusticas.

Qual é o mistério nisso?

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine

Qual é o mistério nisso? (2)

As Gibson imortalizadas, tipo até as 1959, eram com os PAFs, de onde se originou os Seth Lover e os Gibson Classic 57. A Gibson começou a usar os PAFs em lap steel em 1956, depois passou a para as Les Paul. Em 60 que apareceu as Les Paul com caps cerâmicos e daí para frente apareceu até com EMG. Mas as clássicas são as com captadores fracos, bons para as semis. Engana-se quem pensa que Les Paul é só Zakk Wylde/EMG (que particularmente acho péssimo). Vai ouvir os que tocaram com uma Les Paul com PAF, por exemplo, Billie Gibbons, Gary Moore, Duane Allman, Jeff Beck, Jimmy Page, Keith Richards e por aí vai. Se você considerar que os PAFs são os captadores mais copiados, de onde derivam os Seymour Duncan SH-55 Seth Lover Model, SH-1 '59 Model, Antiquity Humbucker, Gibson 57 Classic e Burstbucker, DiMarzio PAF (tem alguns), e outros como de empresas menores, Jason Lollar, Lindy Fralin, Van Zandt, por exemplo. São tantas empresas que fazem cópias além de outros tantos captadores derivados desses, que não é de se estranhar que se use esse tipo de captador em semis, stratos, lap steel e tudo o mais.
Natural, não vejo mistério nisso.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Sem contar que as Les Pauls foram criadas como guitarras para jazz, embora depois de um tempo não "virando moda" e por isso sairam de linha em 1960, só retornando quando Keith Richards, Eric Clapton e Mike Bloonfield apareceram com suas Les Paul Cherry Sunburst e imortalizaram esse modelo como um dos mais iconicos do Rock and Roll e do Blues Rock.

Outro fator é que até 1958-59 a Gibson não usava Humbuckers nas suas guitarras Semi-Acusticas, usavam apenas P-90s, sendo o primeiro modelo a vir com os PAF de fábrica foi a nova séries "300" da linha Electric Spanish (ES) com os seus 3 modelos, ES-335, ES-345 e ES-355.

Em seguida começaram a ser usados nas ES-175 e nos demais modelos archtop da marca.

Uma característica interessante é que até 1962, os PAF embora obedecessem a um projeto padrão (que o Seth Lover e o Classic '57 tentam copiar), o processo de fabricação era muito falho e gerava uma grande variedade de timbres por conta de variações no numero de enrolamentos ou na saída do imã do captador.

Isso fazia com que tanto existissem os captadores padrão: Gibson Classic '57, Seymour Duncan Seth Lover, 59 e Antiquity Humbucker, DiMarzio PAF e PAF Classic, Van Zandt TrueBucker, Lindy Fralin Humbucker (Stock) e Pure PAF, Rio Grande Buffalobucker, Lollar Imperial Humbucker e por aí vai.

Como também fazia com que existissem captadores com maior saída, seja por ter mais enrolamentos ou imãs mais potentes ou os dois: Gibson Classic '57 Plus, Burstbucker 2 e Burstbucker 3, Seymour Duncan Alnico II Pro e Pearly Gates, Lindy Fralin Humbucker (+5% overwind), Lollar High Wind Imperial Humbucker, Rio grande Barbeque Bucker, Genuine Texas Humbucker, Tallboy e Muy Grande.

Igualmente existiam captadores que saiam de fabrica um pouco mais fracos: Gibson Burstbucker 1, Lindy Fralin Humbucker (-5% underwind), Lollar Low Wind Imperial Humbucker.

Os Humbuckers com menos saída em geral eram usados como captadores do braço nas guitarras Gibson, sejam Les Paul, sejam as Semi-Acusticas e Semi-Solidas. No Caso das Semis, em geral eles eram casados com um captador de saída padrão ou com outro captador de baixa saída, mas nas 335, 345 e 355 com Varitone não era raro vir um set com um captador de saída mais alta na ponte.

Como eu gosto dessas combinações onde o captador do braço é bem calmo, enfatizando as características acústicas do instrumento e o da ponte é mais nervoso, permitindo assim solos e bases com mais punch se for preciso, eu sempre considerei um captador de saída mais baixa no braço e um de saída mais alta na ponte uma combinação ideal.

Por isso eu gosto da combinação Gibson Burstbucker 1 e Burstbucker 2, Pearly Gates e Seth Lover, ou se vc tiver afim de investir em marcas Custom Shop, pega um Lindy Fralin Humbucker "customizado" com +5% de overwind na ponte e um com -5% de underwind no braço, ou um Lollar Imperial Humbucker na Ponte e um Low Wind Imperial Humbucker no Braço.

Obvio a combinação par de Classic 57 e par de Seth Lover é maravilhosa e bem equilibrada, mas acho que ela não tem tantas possibilidades sonoras quanto as que eu citei por se tratarem de dois captadores praticamente iguais.

De fato eu ainda acho que esses captadores ficam melhores em pares trocados, Classic 57 na ponte e Seth Lover no Braço ou vice-versa, já que embora sejam captadores quase iguais, há uma pequena diferença entre eles que eu apreciei muito nas duas oportunidades que tive para testá-la, uma numa 335 e a outra numa Ibanez AS103.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


MMI e nichendrix

Sensacional... o mistério foi absolutamente desfeito. Entendi tudo.

Eu tive uma cópia da Les Paul da Orfeo (será que alguém já ouviu falar?) e na época coloquei um par de DiMarzio Steve Morse. Depois vendi a guitarra praticamente pelo preço dos pickups e nunca mais tive contato com Gibson ou semelhantes e isso já faz mais de 10 anos.

Obrigado pela informação e conhecimento profundo da matéria

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Vale lembrar que mesmo se você colocar dois seth lover, o par vem com o da ponte com um pouco mais de saída. Assim é em praticamente todos os pares que se compra: tem modelo neck e bridge.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Soul Fine
Cara, como te disse acima, eu instalei os Seth Lovers na "lemon Drop" do MauricioBahia, e não notei nenhum "feedback". Creio que vc terá uma ótima sonoridade em sua semi com eles, timbre bem "vintage" mesmo, e bem equilibrado. Claro que se vc for tocar com distorção muito forte, em altos volume e ganho de entrada no pré e num local em que seu amp esteja muito próximo da guitarra, a microfonia irá aparecer.
Abç

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Rapaz, essa combinação 335+PAF+Marshall no talo = Cream no Farewell Concert hehehehhehe

Symptom
Tem diferença de saída entre o mesmo modelo de captador para ponte e do braço, mas essa diferença visa só compensar a diferença que existe entre a distância do captador para as cordas, bem maior na ponte que no braço.

Soul Fine
Veterano
# mar/10
· votar


Claro que se vc for tocar com distorção muito forte, em altos volume e ganho de entrada

Quanto a isto não rola não. Eu até uso um sansamp GT 2, mas não em altos ganhos. Minha praia é funk, soul, disco, R&B.

Comprei um par Bridge e Neck e é isso aí. Estou louco para instalar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seymour Duncan Seth Lover - SH-55