Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10


-Eu percebi a muito tempo atrás: "Qual a razão das cordas primas mais grossas? Elas não soam melhor. Elas não sustentam melhor."
Então eu achei que isso era uma estupidez. Já nos bordões, elas têm que ser grossas, de verdade. E eu mantenho a ação das cordas alta porque gosto do timbre melhor."


FONTE

E ai, o que acham disso?

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


interessante...

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


acho que ele está certo. esse negócio de que tem que usar cordas grossas é mais um mito dos foruns da internet. esse é um dos principais motivos que certos guitarristas amadores nunca evoluem. com certeza cordas grossas soam melhores, os profissionais que tocam todos os dias usam sem problema, os calos dos dedos estão sempre em forma. para quem é amador é uma complicação, como diz o rusty cooley, "tocar guitarra já é difícil, para que tornar mais difícil ainda ?"

Headstock invertido
Veterano
# fev/10
· votar


Eu acho que ele deveria emagrecer e parar de imitar o Blackmore

Konk
Veterano
# fev/10 · Editado por: Konk
· votar


Curly
O RC não se referia sobre a musica ?

@ Tópico:
Um dos motivos do malmsteen não usar a ação baixinha é porque as cordas são 0.8 e afinadas em Eb... Daí já viu o trastejamento. Ia soar que nem uma galinha sendo estuprada por um reptiliano.
Na minha próxima guitarra vou por 0.10 em Eb, pois vou usar alavanca... Adoraria uma 0.9 mas daí teria que aumentar a ação das cordas e ela estouraria muito mais fácil nas alavancas.
Mas se ele ele prefere 0.8, beleza. Gosto do som dele, ligar pras cordas do cara é paranóia, haha.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


Konk

não, ele estava dando um conselho para os iniciantes não usarem cordas grossas

ohm777
Veterano
# fev/10
· votar


Já havia lido em uma Guitar Player sobre essa opinião do Malmsteen.
Pra mim faz sentido, porque nas cordas de alto calibre a massa da corda é maior, porém há um contraponto: a tensão da corda também aumenta e ela vibra com menos "facilidade", faz com que ela fique menos "solta".

Eu sempre preferi cordas mais leves e para tocar rápido são as melhores.
Agora estou usando 0.11 afinando um semitom abaixo na minha Schecter, mas pra falar a verdade foi só porque Elixir 0.09 estava em falta aqui na minha cidade.

Gosto de cordas mais espessas somente nos bordões mesmo, acho que não faz tanta diferença por causa que raramente faço bends altos nessas cordas.

Acho muito engraçado alguns metidos a besta do fórum falando que cordas 0.08 e 0.09 são de viado, mas quando vai ouvir... não tocam nada.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# fev/10
· votar


Eu acho isso muito abrangente.

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


Para mim isso é uma questão absolutamente pessoal. Conheço alguns caras que inclusive usam quase o mesmo esquema do Malmsteen - 0.008, meio tom baixo e braço escalopado. Com uma diferença - ação relativamente baixa.

Quando eu toco nessas guitarras, só conseguia tocar ligados, porque a minha palhetada faz a guitarra trastejar. Quando eles tocam, sai perfeito, porque eles estão adpatados a essas guitarras. Só isso.

Eu uso 0.010 porque fica mais confortável para a minha técnica de palheta, não por causa do som. Não consigo identificar ouvindo qual o calibre da corda que alguém usa.

Valeu!

ROo
Veterano
# fev/10
· votar


Eu uso 0.11 porque pra baixo disso arrebenta em 2 semanas

GuitarHome
Veterano
# fev/10 · Editado por: GuitarHome
· votar


Eu uso 0.010 porque fica mais confortável para a minha técnica de palheta[2] mas uso por causa do som também.

Tentei equilibrar som, com minha pegada e com o conforto. Passei anos e anos só usando 0.010 e muitos anos sem tocar em uma 0.009. Depois desses anos, comprei minha guitarra nova que estava com 0.010, usei 0.010 nela também. Porém resolvi comprar 0.009 pra ver qual é, além de ter deixado SIM o timbre da minha guitarra bem mais magrinho, inclusive nas primas eu não consegui me adaptar a elas, cordas muito moles mesmo, não consigo tocar mais com 0.009. 0.010 eu adoro, não são nem moles nem duras, no ponto.
Mas como falaram é tudo questão de gosto, se não todos os guitarristas usariam um calibre só e não é isso que acontece, eu não consegui me adaptar ao timbre e a pegada das cordas 0.009.
Abç

Tomaz.
Veterano
# fev/10
· votar


Minha pegada é pesada pra 0.009, 0.008 então... Uso 0.011 bem feliz.

djvini10
Veterano
# fev/10
· votar


Minha pegada é pesada pra 0.009, 0.008 então... Uso 0.011 bem feliz.


Com 0.011 até minha irmãzinha toca!!!

Tomaz.
Veterano
# fev/10 · Editado por: Tomaz.
· votar


djvini10

Onde quer chegar?

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


ROo

Nunca soube de um caso desses! E olha que trabalho com isso a um tempinho já!


GuitarHome

Tem certeza que o som fica mais magro ou, para a tua pegada o som fica mais magro?

Porque esses meus amigos que usam 0.008, quando pegam a minha guitarra, não tiram o mesmo som que eu! E o contrário também acontece, ou seja, quando eu toca na guitarra deles, eu também não consigo o mesmo som deles.

Por isso que não afirmo que "tal espessura de corda" tem mais som. Para a minha mão, a 0.010 tem mais som, mas cada um tem uma pegada diferente e...

Enfim, isso é só a minha opinião!

Abraços!

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


djvini10

Putz, to ficando velho... Não entendi a piada!

GuitarHome
Veterano
# fev/10
· votar



Porque esses meus amigos que usam 0.008, quando pegam a minha guitarra, não tiram o mesmo som que eu! E o contrário também acontece, ou seja, quando eu toca na guitarra deles, eu também não consigo o mesmo som deles.


Mas isso acontece mesmo quando eles pegam a sua guitarra com 0.010 e pluga no equipamento deles?
Cara pode até ser questão de pegada sim, mas ficou tão magro que eu perdia a vontade de tocar para você ter noção, não estava me dando "tesão" em tocar com aquelas cordas, sério mesmo.

É claro que o equipamento ajuda, por exemplo pelo timbre do Malmsteen eu nunca diria que ele usa cordas 0.008 (apesar de que eu já sabia disso). Nem por exemplo o Satriani que usa cordas 0.009 e tira um puta timbre encorpado, então pode ser questão de pegada, equipamentos, regulagens e tudo mais. Só que comigo 0.009 não da mesmo hehehe.

Tomaz.
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que ele quis insinuar que é 0.11

Se for, eu sou muito ignorante, pois escrevi minha vida inteira 0.011

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Eu uso 011 em tudo pq nunca me lembro se coloquei 011 ou 010... Então, compro logo uma penca de encordoamentos iguais e pronto. Vivo feliz assim. hehe.

ROo
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
É foda, deve ser questão de pegada, to treinando outra pra economizar no bolso...
O foda é as dores na mão por usar cordas grossas num braço de strato vintage em U. Tem que alongar toda hora.
Díficil um jogo durar 1 mes :/

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


ROo

Que isso cara. Nunca ouvi falar nisso tb!!! Vc deve ser um ogro!!!
hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Que isso cara. Nunca ouvi falar nisso tb!!! Vc deve ser um ogro!!!

ROogro

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Como o GuitarHome (uiii), eu tb não consigo mais tocar em 0,09....0,10 ou 0,11

Rafa-Ban
Veterano
# fev/10 · Editado por: Rafa-Ban
· votar


eu acho que ele não tem que dar justificativa nenhuma a ninguém sobre quais encordoamentos ele usa,e acho tbm que se alguem usa 0.8 ou.09 nã ha mal nenhum,bestera mesmo é ver aqueles kras que metem uma 011 só pra dizerem que são machos,e saem arregaçando os próprios tendoes,tocnado em instrumentos mal regulados,só pra se mostrarem
eu uso 010,e só não ponho 011,msm pq não tenho acesso a luthier,e nem grana pra ficar mandando regular,sempre que necessário,senão iria colocar,já usei numa memphis que eu tinha a adorei,cordas com mta pegada e som gordo,porém eu não conseguia deixar o instrumento maçio de jeito nehum,dai desisti

ROo
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
ogner
AEAIUEHUIOAHEUIHEOUIHEA
Seria legal se eu tocasse Death Metal, ai ser true a imagem do cara rebentando uma Ré, uma Lá com jogo de 0.011. Pegada de ogro
\m/_

Mas só toco Deep Purple, Rainbow, Led e Pink Floyd... anos 70.
:/

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/10
· votar


Uso 0.10, mas usava 0.09. Um dia resolvi trocar o calibre pra ver qual ia ser... gostei principalmente por que achei que com 0.10 eu tenho mais controle da minha palhetada alternada, senti que com ela a corda fica mais firme (mesmo princípio pelo qual uso palheta 1.14mm) e não se deforma tanto quando eu palheto. Isso me dá mais segurança na hora de palhetar.

guitarclub
Veterano
# fev/10
· votar


é 0,011 mesmo, e não 0,11

http://www.garagemusic.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06 319eda06f020e43594a9c230972d/1/2/12102.jpg
http://www.jogmusic.com.br/produtos/34a.jpg
http://www.jogmusic.com.br/produtos/745a.jpg

como pode ver, é ".011", ".010", ".009"
como o "." vem antes de qualquer algarismo, considera-se que está escrito "0.011", "0.010" e "0.009"

lembrando que em português o correto é usar vírgula, e não ponto

Andreas Miller
Veterano
# fev/10 · Editado por: Andreas Miller
· votar


ele nao justificou porque ele é o rei. ele simplesmente comentou. se alguem quer usar 0.11, vai em frente. mas nao fique se gabando kkk pq é ridiculo.

Netinho Rodriguez
Veterano
# fev/10
· votar


Não curto calibre 0.08 ou 0.09 por que a corda fica bamba o.o

Tem que palhetar como se tivesse masturbando formiga :o

Tem que tocar comprimentando marimbondo =}

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


A coisa mais interessante dessa entrevista é ele dizendo que gosta de blues.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.