Topico Oficial: Sugestões para melhorarmos as JAMS

Autor Mensagem
Tomaz.
Veterano
# fev/10
· votar


Não li o tópico todo pois não tenho muito tempo... mas acho uma boa uma "jam às escuras", como já foi feita aqui.

Põe Solo 1, Solo 2, Solo 3, Solo 4 e pronto. Não tem um nomezinho com um Veterano ali em baixo pra atrair elogios. Evitaria o puxa-saquismo e a "perseguição". Único problema é fazer uma crítica ao próprio solo. É meio que falar em terceira pessoa, eu acho estranho...

Desculpem se isso já foi sugerido.

E quanto as "regras", acho que é só uma galera se mobilizar e começar a padronizar as jams, que uma hora ou outra o pessoal vai acabar adotando, se as ideias forem boas. É tipo aquele jogo "siga o mestre"... O pessoal vai ver a galera fazendo as jams desse jeito, e vai acabar fazendo igual. Acho que vale por experimento.

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Christhian

EDIT: Em termos gerais, não se pode querer obrigar ninguém a ouvir sua música 'N vezes', quanto mais comentar de acordo com os critérios que você quer. Acho muito mais 'construtivo artísticamente' simplesmente aceitar e compreender TODAS as criticas e elogios.


Cara, lendo seus comentários e sugestões acho que basicamente vc não quer mudar nada para que as jams sejam mais producentes, suas sugestões tangem o lado das picuinhas e brigas, somente...
Talvez antes de tudo é realmente legal decidir qual é a finalidade das jam pois percebo que existem diferentes visoes sobre sua "função"...

Estou errado??

Eu gostaria que as jams contribuíssem mais PRINCIPALMENTE para os NOVATOS (na guitarra), como forma de aprendizado na pratica mesmo.

Acho que mais uma vez não chegaremos a lugar algum, hehehehe!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10
· votar


ogner
Depende do que você considera producente.

Nunca, em toda a minha participação nesse fórum, vi jams com tanta gente. Isso sigifnica que o formato atual está permitindo até que pessoas com pouco conhecimento se arrisquem a gravar e comentar. Acho isso producente!

Quando você considera que 'critérios' preestabelecidos podem edificar mais a pessoa enquanto músicos, você está supondo que todos os comentários serão como os seus e, segundo o nettoroses, que toda a réplica será fundamentada e justa quanto as deles. Chegamos aí exatamente no ponto em que a frase citada pelo Konrad sobre 'bom senso' faz todo o sentido.

No meu ver, é muito mais edificante dar liberdade aos comentários, moderando com bom senso - bom senso esse que é MUITO mais eficaz quando aplicado a si mesmo, para que não seja conflitante com o 'bom senso' alheio.

Simples e eficaz. Só exige uma mudança de atitude.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"Lema das Jams":

"ESTA JAM É UMA REUNIÃO PARA USUÁRIOS DO FCC, EM QUE PRATICAM SUAS HABILIDADES MUSICAIS, EM CONJUNTO, BUSCANDO ENTRETENIMENTO E CONHECIMENTOS TÉCNICOS A PARTIR DE COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS, ONDE O RESPEITO É FUNDAMENTAL."

Bem, quanto ao comportamento, vou ficar de olho, moderando. Não tem jeito, tem que haver o "voto de Minerva". Todo mundo adora essas jams, tenho certeza disso. Só não pode é ser uma disputa, pois é uma "brincadeira", um divertimento.

A metodologia aplicada aos comentários das jams e ao formato é outro papo e acho que este poderia ser o enfoque do debate.

Abs

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


Christhian

Sempre caímos pro papo pseudofilosofico-antropologico do estudo do guitarrista enquanto pessoa, hehehehe.

No meu ver, é muito mais edificante dar liberdade aos comentários, moderando com bom senso - bom senso esse que é MUITO mais eficaz quando aplicado a si mesmo, para que não seja conflitante com o 'bom senso' alheio.

Eu acho que formatando "tecnicamente" e democraticamente, como estamos fazendo aqui e transformando isso em algumas mudanças ( engessando alguns pontos, sim) acho que as jams, alem de diversão possam tb contribuir da forma que expus ae..

Producente no significado de aprendizado. Oq definitivamente, não ha duvidas, que não é.

Temos pontos de vista diferentes quanto a finalidade da jam, ta claro isso. Nem é mais necessário discutirmos pois não vamos chegar num consenso...hehehe.

Que venham mais sugestões!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


minhas sugestões:

-Variedade de backing tracks (pelo menos 3), acrescentando na mixagem introduções, interludios, finalizações, etc etc
-BTs curtas, com no máximo 30 segundos.

Só.

Zero Zen
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
ogner
Christhian

Uns pitacos !

- Pretender limitar os comentários ou réplicas não vai funcionar. Todo mundo vai esperar o comentário dos outros para depois disparar as suas opiniões e, eventualmente, rebater alguma crítica. O número de postagens vai cair.

- Organizar os comentários por matéria, detalhes ou através da atribuição de notas, como forma de evitar ou impossibilitar criticas ou palavras que sejam ofensivas à capacidade guitarrística de alguém só vai transformar as JAMs numa completa inutilidade para quem pode aprender alguma coisa com a crítica e opinião alheia, mais abalizada e capaz. O sujeito ficará sem saber onde errou e como pode melhorar. Prncipalmente pelo fato que certos termos tem significado diferente para os guitarristas. A tal da "pegada", por exemplo, tem zilhões de significados e nenhum conceito definido.

Como o ogner mencionou na primeira página, também acho um saco ficar ouvindo 20 ou 30 minutos da mesma BT, com solos longos sobre o mesmo tema. Não preciso dizer que são poucos os guitarristas profissionais que conseguem fazer algo produtivo, com começo-meio e fim neste tempo, normalmente num tema que comporta variações harmônicas e rítimicas. Imagina o que resta aos pobres mortais que não tem a mesma capacidade.

Acho que parte do erro está no tempo exagerado, seja na duração da BT, seja no tempo disponível ao guitarrista. Ao invés de conceder 45 segundos ou um minuto, dêem ao músico 15, 20 segundos no máximo. O cara vai se esmerar em escolher o trecho mais adequado. Sempre me lembro da música We're Stars do Dio, pois cada um dos exímios guitarristas ali, teve pouco tempo disponível para solar. É verdade que a música tinha vocal, fato que reduz o tempo disponível para solos, mas isso também a tornou menos enfadonha.

No que tange aos desvios de conduta, desavenças e outras cositas más, acho que existem as regras estabelecidas no Forum.

T+.

nettoroses
Veterano
# fev/10
· votar


ogner

Verdade, às vezes o que cara está com uma idéia na cabeça sobre algum assunto e acha que está certo, quando na verdade não está, e a réplica também pode ajudar nesse quesito, claro, tudo com educação.


Christhian

Supõe-se que um comentário construtivo já seja auto-explicativo.


A questão é essa, somos orfãos de comentários assim.


Velho, pior seria se tu tivesse levado isso tão a sério e o cara tivesse esfregado na sua cara todos os seus erros.

E na verdade é o que eu quero, é pra falar tudo que está errado mesmo, pra eu não fazer mais.

Alias, deixa eu te lembrar de uma coisa...

Certa vez li em uma jam, um sujeito maldoso dizendo que 'você não levava o menor jeito pra tocar country'. Eu, assim como boa parte das pessoas que já lhe ouviram tocar, sei que isso é uma mentira - acho que nesse fórum e em outros, vc é um dos caras mais talentosos pra esse tipo de som.

A pergunta é: Isso lhe afetou, ao ponto de você precisar replicar algum comentário dessa pessoa? Ou você simplesmente ignorou?


Realmente não afetou, a vontade que eu tenho de tocar o estilo supera qualquer crítica negativa.

Tu escreve demais poha huahuahu

abç

nettoroses
Veterano
# fev/10
· votar


-Variedade de backing tracks (pelo menos 3), acrescentando na mixagem introduções, interludios, finalizações, etc etc
-BTs curtas, com no máximo 30 segundos.
(2)

Eu concordo, realmente, se deixar a coisa muito "técnica" vai ficar muito cansativo pra todos, visto que tem muitos usuários com pouco tempo de guitarra que não tem tanto conhecimento.

Acho que pode deixar os comentários do jeito que está, o que precisa mudar é a atitude dos usuários, que devem tentar sempre falar algo construtivo.

E Root, tuas jams são fodas, tu poderia ser o organizador oficial hehe

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Zero Zen

Organizar os comentários por matéria, detalhes ou através da atribuição de notas, como forma de evitar ou impossibilitar criticas ou palavras que sejam ofensivas à capacidade guitarrística de alguém só vai transformar as JAMs numa completa inutilidade para quem pode aprender alguma coisa com a crítica e opinião alheia, mais abalizada e capaz

Poxa, velho. Acho exatemente o contrario. Tenho aimpressão que formatando o modo de coments com itens, fica mais facil comentar e entender. O comentario é dividido por itens. Fica mais detalhado e mais focado em pontos específicos, ajudando tanto o criador do solo entender a critica quanto o comentarista a expor oq nao agradou.
Mas vc não é o primeiro a dizer que essa sugestão nao vai funcionar.....Então talvez a descartemos...

Ao invés de conceder 45 segundos ou um minuto, dêem ao músico 15, 20 segundos no máximo

Aqui, ja descordo como guitarrista, eu prefiro mais tempo pra conseguir desenvolver algo. hehehe. Eu simplesmente, por exemplo odeio as jams de blues que mal passam da I para IV e acabam...

Novamente acho que pra efeito de contribuição na forma de aprendizado, acredito que a melhor formula são menos participantes tendo um tempo não longo, mas tb não reduzido de BT...Uns 40seg de BT. 10 minutos de jam, 15 participantes acho que é o máximo. Talvez menos seja o ideal.

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/10
· votar


O fórum tem uma página de recados. Se alguém faz um comentário na jam que vc julga pertinente e quer que ele aponte com mais exatidão os pontos criticados, qual o problema de ir nos recados e cordialmente pedir a ajuda dessa pessoa, de maneira discreta?

Essa é uma excelente idéia.

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/10
· votar


Sobre essa discussão do tempo das bts. Bem, acho ruim limitar isso aí, visto que bts de tamanhos diferentes geram jams com dinâmicas diferentes...

Acho importante limitar o tempo das JAMs. 10 minutos no máximo.

Bt de 30 segundos = 20 solos
Bt de 1 minuto = 10 solos

E assim por diante, desde que não se passe de 10 minutos. Não vejo problemas nisso.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Poxa, velho. Acho exatemente o contrario. Tenho a impressão que formatando o modo de coments com itens, fica mais facil comentar e entender.

Inclusive essa "fórmula" é usada nos reviews do Harmony Central para que a informação tenha um padrão.

Eu aprovo essa idéia pois acho fácil implementar. Óbviamente algum moderador deverá ficar de olho para avisar ao criador da Jam o formato, caso ele já não saiba.

nettoroses: Eu concordo, realmente, se deixar a coisa muito "técnica" vai ficar muito cansativo pra todos, visto que tem muitos usuários com pouco tempo de guitarra que não tem tanto conhecimento.

Acho que a proposta do ogner não é deixar mais técnico, mas formatar os comentários por itens. Aliás, nada impede que tenha um campo para "observações", caso algum outro comentários seja pertinente.

Abs

Zero Zen
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
MauricioBahia

O problema da formatação é que ela não resolve o drama principal que é a crítica desagradável e os subseqüentes embates. Como guia para os menos hábeis em escrever e expor suas idéias, ela pode ser positiva.

Com relação ao tempo de solo disponível para cada um, acho que isoladamente todo mundo gostaria do maior tempo possível, isso na condição de executante...

Já na posição de ouvinte entendo que fica muito repetitivo e entediante. Dá até preguiça de ouvir.

Outro detalhe. Assim como os guitarristas querem um tempo longo para desenvolver a idéia e atingir o clímax no fim do solo, a JAM deveria ser semelhante... Mas não é ! Normalmente os solos são mixados por ordem de chegada, resultando em alternância de climas dos mais variados, como por exemplo, estilo metal-jazzy-country-rock-psicodélico. Fica muito estranho.

Não dá para exigir do organizador que ainda faça a colagem dos solos desenvolvendo os climas. É pedir demais.

Talvez separando os solos por estilo, sei lá... Mas quanto maior o número de participantes e maior o tempo, vai ficar pior. É bem identificável em determinadas performances que o indivíduo fica fazendo hora para aplicar um "run", um fraseado final ou um "lick". Com menos tempo ele não precisaria ficar de "enrolation".

Sei lá. Estas são apenas as impressões de um "ouvinte" .

T+.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen: O problema da formatação é que ela não resolve o drama principal que é a crítica desagradável e os subseqüentes embates.

E nem seria pra isso, no meu entender.

Mas não é ! Normalmente os solos são mixados por ordem de chegada,

Eu nunca mixei assim. Eu mixo pelo nível de volume pra não ficar muito discrepante e pelo final do solo (devido as notas que soam além da BT e que fica legal), para casar com o próximo, sem "trepar". Dá trabalho!

Abs

JJJ
Veterano
# fev/10 · Editado por: JJJ
· votar


Galera... Sou novato por aqui, mas tenho bastante experiência de vida... Coisas complicadas não vingam.

Se ficar muito complicado (regra pra todo lado), não vai ter mais jam... (alguém já alertou isso e estou repetindo)

Aqui, nós somos (ou tentamos ser) guitarristas em primeiro lugar (não comentaristas, moderadores, juízes, advogados, whatever...).

Assim sendo, sugiro regras (sejam quais forem) curtas e grossas, poucas, super claras e fáceis de aplicar, para qualquer mané entender e respeitar.

MarcosBorba
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que seria legal uma jam em duas etapas, ETAPA BASE e ETAPA SOLO:

ETAPA DA BASE: bt com baixo e bateria apenas, mas num estilo definido, tipo, baixo e batera blues. Aí o neguim tem que criar sua base, porém, respeitando o tom do baixo e o ritmo da batera, é claro.

feito isso, todo mundo comenta as bases que os outros fizeram.

ETAPA DOS SOLOS: o cara pega a base que ele criou, melhora de acordo com as críticas feitas na etapa da base e faz um solo.

feito isso, todo mundo comenta o resultado final.

Essa seria uma forma de exercitar os dois fundamentos básicos da guitarra: base e solo. E, também, exercitar a teoria musical e percepção na criação de bases e solos.

Bereta
Veterano
# fev/10
· votar


Sinceramente, acho que as jams devem ser como os organizadores quiserem fazer. Ou seja, cada um faz a jam que quer e participa quem quiser.

Penso que cada um que participar tem que se concientizar de que comentar a jam é parte de seu acordo em participar dela. No mais, penso que qualquer tentativa de se regrar jams vão fazer com que elas se tornem escassas e menos produtivas.

De Burocracia já chega a do nosso dia a dia, não?

Bom, é apenas minha humilde opinião!

Abraços a todos!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


JJJ

hauuhuhahaua. Vamos acabar ficando do jeito que está pois, pelo menos, funciona. Por mim, ficaria como sempre foi mesmo, ou seja, o organizador traça as regras e, quem gostar, participa, quem não gostar fica de fora. Simples assim.

Abri o tópico pq muuuita gente reclamou lá na Jam que organizei e achei legal um espaço dedicado a isso.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom tentei fazer um enquete para saber se deveríamos ou não continuar o debate sobre sugestões mas acho que não rolou.

A questão é: vale a pena o esforço para implementarmos o que foi sugerido aqui, ou deixamos as jams do jeito que está?

Por mim, não mudaria.

Eu confesso que não vou tomar frente nisso, se alguém quiser continuar e organizar, será bem legal. ;-)

Abs

Rabbit
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Rapaz o que eu acho é que a turma aqui tá confundindo sujestão com regra.

Os pontos mencionados nesse tópico são sujestões, que se o organizador da jam quiser implementar ele o faz. Assim como já existem as regras que usamos hoje, não alterar o vol da BT, mínimo de qualidade, entre outros.

Ficaria como uma lista de regras, tipo um banco de dados. Cabe ao organizador da jam escolher quais regras ele quer impor, se quiser impor alguma.

Não desanime não velho. A turma sempre reclama da que a moderação é obtusa, dai quando alguém tenta ser mais presente a turma reclama do excesso de presença.

Velho, se você está com uma idéia na cabeça, bola pra frente.

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia

Cara, acho que nem vc entendeu, pelo menos oq eu penso quanto a isso tudo....Não acredito na mudança por imposição ou como REGRA, o ponto desse topico qeui que vc abriu EU PENSAVA que era pra discutirmos OQ PODERIA SR FEITO PARA MELHORAR as Jam, se que isso é necessário, pela colaboração das pessoas aqui nesse topico acho muitos nao estão satisfeitos com os resultados da jam, seja por um ou outro motivo. Mas voltando, o ponto seria discutirmos aqui oq poderia ser feito pra melhora-las de forma efetiva e direta. Agora a EXECUÇÃO das sugestões aqui nas jams seria feita por meio de sugestões tb, para os criadores, ou como disseram ae, a coisa vai indo por "aglutinação" se uma jam fizesse alguma mudança e desse certo, logo um outro organizador colocaria nas regras tb....Mas as JAMS SEMPRE VÃO SEGUIR AS REGRAS QUE O CRIADOR DECIDIR, não acho que exista a possibilidade de se criar regras fixas pra toda jam. Por isso acho que aqui, ou fui mal interpretado ou sei lá, o ponto era apenas discutir por meios de sugestões, pq nem eu sei ao certo oq poderia ser melhor ou pior pras jams serem mais producentes, os pontos que fariam as tais mudanças....A implementação, depois ( se conseguíssemos chegar a algum lugar com as sugestoes) seria lenta por meio da propria sugestão ao criador da jam, ou se alguem aqui que sugeriu algum ponto criar um jam, ja cria com a regra escolhida....Não sei se me expliquei claramente, acho difícil, hehehehe.
Resumindo, achei que esse tópico era pra discutir se é possível e quais as sugestões para melhoria das jams...Só isso..

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rabbit: Velho, se você está com uma idéia na cabeça, bola pra frente.

Eu tinha idéia de tocar um "projeto" do tipo. "Vamos melhorar as Jams", só que eu tô com outros projetos pessoais, além do Prêmio FCC e também ficar moderando. O que eu disse ali é que eu opto por deixar como está e se alguém quiser dar continuidade a essas melhorias, beleza. Eu tô fora pois não estarei dando a atenção devida. Como eu criei o tópico me sinto, meio na responsabilidade, de tocá-lo pra frente.

ogner: Cara, acho que nem vc entendeu, pelo menos oq eu penso quanto a isso tudo....

Entendi tudo cara! Perfeitamente. A questão tá lançada aí. É só tocar pra frente. É que acabaram minhas férias e estarei bem ocupado e não quero fica a frente desse "projeto". Isso pra mim é um projeto.

Sempre disse que não sou a favor de regras e pra mim, como está, tá bom. Os comentários ofensivos nem deveriam existir pq isso é falta de educação e as regras do FCC prevêem penas pra esse tipo de comportamento. Eu só tô fora desse papo de Jams pq pra mim já encheu o saco. É muito "bla, bla, bla" e nada, ninguém faz nada (sem generalizar, é claro). Então o que adianta ficamos discutindo se não será praticado? Para botar em prática há de termos algum tipo de esforço pra isso. Quem vai fazer este esforço?

Resumindo, achei que esse tópico era pra discutir se é possível e quais as sugestões para melhoria das jams...Só isso..

É pra isso. :-)

Abs

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


se eu não me engano já teve uma longa discussão dessas sobre JAMS, e após vários comentários, indignações, sugestões, chegou-se a lugar nenhum!

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Como posso te ajudar Maurício?

A partir do momento que as regras forem estabelecidas.

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


Não participo de JAMs (ainda não, me aguardem...), e também não sei se já falaram isso, mas aí vai a sugestão:

Criem um fórum especial para as JAMs. Inclusive este novo fórum poderia estimular JAMs multi-instrumentais, e-recs, etc.

JJJ
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Por mim, ficaria como sempre foi mesmo, ou seja, o organizador traça as regras e, quem gostar, participa, quem não gostar fica de fora

É o que eu penso também...

JJJ
Veterano
# fev/10
· votar


erico.ascencao
estimular JAMs multi-instrumentais

Isso seria bem legal.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Niandra Lades: A partir do momento que as regras forem estabelecidas.

Aí que tá. A idéia não é criar regras! É um tópico para sugestões, quem define as regras é o organizador da jam. Acho que isso talvez não tenha ficado claro durante o tópico, apesar do título conter a palavra "Sugestões". o ogner comentou isso acima logo acima.

erico.ascencao: Criem um fórum especial para as JAMs

Isso aí é com os administradores do FCC. Isso tá na lista que o Konrad preparou.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


JJJ: estimular JAMs multi-instrumentais. Isso seria bem legal.

Pois é, essa era a idéia da Versus Jam, que não vingou, ano passado. Tava ficando muito legal.

É o que eu tenho dito: se não tiver alguém pra botar em prática e atuar, organizando, promovendo, vai ficar só na teoria. ;-)

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Topico Oficial: Sugestões para melhorarmos as JAMS