Topico Oficial: Sugestões para melhorarmos as JAMS

Autor Mensagem
Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


Originalidade seria uma boa, Pegada tbm, Fraseado idem...

Mas timbre acho q não. É algo pessoal, e provavelmente oq as dicas q dão (põe um delay, diminui o reverb) ficariaa melhor pro timbre DELES, então, eu descartaria timbre..

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Hoje quem esta de má intenção ve apenas os pontos fracos e desce a lenha..

Esse é o problema. O cara que tá a fim de sacanear, vai sacanear e pronto. Aí, o ambiente fica contaminado... e bom, aquilo que vc já sabe.

Talvez seja melhor que os comentários sejam técnicos, mas sem serem chatos. Tipo: "cara, tem um bend desafinado..." ou "não achei o timbre bom...", sei lá. O que ferra é: "cara, tu parece que nunca tocou guitarra na vida meu filho, com esse bend horroroso, tinha quer ser novato..." ou "esse timbre tá bom pra assustar mosquito à meia-noite, vai estudar vai...". Esses comentários excessivos acabam deixando o participante irritado pq não é algo simpático.

Esse cara que comenta assim, não deveria participar pq vai dar m***!

Abs

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, vou dar minha opinião. Prefiro colocar itens gerais do tipo que vejo gente comentando. doq faltar.

Tonanteador
Acho timbre extremamente importante. Nas jam isso ja é "de kei" comentar, e já é claro quanto a subjetividade. A maioria ja entende isso.

Fraseado:
A linguagem usada, fluência do solo, licks inovadores, classicos, clichê, perdido

Pegada/execução:
Pegada é pegada, firmeza na execução, limpeza nas notas, bends, vibratos...Parte técnica do solo...

Timbre:
Timbre é timbre tb...Gostou não gostou, é o seu tipo não é....na sua opinião oq faltou, sobrou..

Criatividade:
Criatividade geral do solo, inovou, foi psicolico e ficou bom, usou 4 guitarras pra gravar, efeitos loucos, usou sons inovadores, timbrou loucamente e ficou bacana...

Adequação a BT:
Esse é complicado, nem todo mundo ve a bt da mesma forma, mas ainda assim acho bacana ter....O cara pode nao ter se adequado a BT mas ainda assim ter mandado bem, logo ele foi criativo.

Difícil isso.

nettoroses
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Bem, nem sempre, às vezes quem comenta pode não ter um bom conhecimento técnico e fala algo errado ou o cara fala algo que o comentado não conseguiu entender, a réplica é muito importante, pelo o menos pra mim.

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
Tá um bom padrão de comentário, só a Adequação a BT que poderia ser "opcional", até pq é algo um pouco mais complexo...

nettoroses
Veterano
# fev/10
· votar


ogner

Acho que assim fica muita coisa. Pra resumir:

Timbre

Execução

Fraseado(criatividade já está incluso aqui)

ricolb
Veterano
# fev/10
· votar


"Falem bem ou falem mal, falem de mim". O que não pode, na minha opinião é deixarem de comentar, pois como já disse em outro tópico, uma das coisas mais importantes nas Jams são os comentários.

É claro que o comentário tem que ter implícito ou explícito a opinião pessoal a respeito do que foi gravado/tocado pelo participante, com toques, dicas e tudo mais que puder ajudar a pessoa a se desenvolver.

Comentários do tipo: "gostei" ou "não curti" sem ter os "porques" e o que pode ser feito(na opinião do comentarista) para melhorar o músico, também não adiantam, na minha opinião.

Se fosse feito do jeito sugerido pelo ogner pode ser um bom ponto de partida, mas como isso seria feito? Seria dado nota em cada quesito?

Mesmo que seja assim, não podemos dispensar o espaço para para comentários!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Tonanteador

Todos "teoricamente são opcionais" pode simplesmente dizer:

"Prefiro nao comentar". E pra ser sincero, tem tanto coment ruim e sem noçao que o "prefiro nao" comentar as vezes é de muito mais serventia.

Por isso eu disse la em em cima, é melhor ter o item doq nao ter e virar lambança na hora do coment.

Quanto mais itens melhor. Fica mais detalhado e mais focado em pontos específicos, ajudando tanto o criador do solo entender a critica quanto o comentarista a expor oq nao agradou.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


nettoroses: Bem, nem sempre, às vezes quem comenta pode não ter um bom conhecimento técnico e fala algo errado ou o cara fala algo que o comentado não conseguiu entender,

Isso aí eu concordo! Na verdade é o modo de falar na réplica.

A verdade é que um comportamento educado e cordial faz toda a diferença. Seja numa jam ou numa mesa de bar.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


E se os padrões do ogner, por exemplo, forem aceitos, como vamos colocar em prática?

Não adianta termos uma metodologia se esta não for colocada em prática. Então acho que deveríamos pensar numa idéia pra que isso funcione e não seja mais um tópico "morto".

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
Realmente, faz sentido...

Outro fator é que tendo mais itens, não vai ser qqr um q vai comentar, vai acabar com a esmagadora maioria de coments inúteis...

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Crie uma Jam uai

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia

Cara, acho que se um cara cria uma Jam, e por algum motivo não colocou nas regras essa formatação, por exemplo. Fazemos como sempre, perguntamos na jam se ele vai usar ou não a formatação. Com por exemplo também fazemos hoje de forma democrática se o organizador vai ou não divulgar os Nicks...isso é decido democraticamente quando na esta claro nas regras iniciais....Podemos fazer isso da mesma forma...Ate que fique mais divulgado e acabe se tornando "regra" ou não....

Nem todo mundo vai ler esse tópico, alias poucos vão, acho!! É dificil acompanhar.....

EDIT: Mas pra formatação dos coments da Jam, espero que mais gente contribua com sugestões de itens, bem como se concordam/acham que é uma boa idéia ou não!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Tonanteador: Crie uma Jam uai

Não entendi...

Abs

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
E se os padrões do ogner, por exemplo, forem aceitos, como vamos colocar em prática?
Crie uma jam ;)

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
A idéia do Ogner tbm serve pra popularizar as novas sugestões, mas acho q uma primeira jam com as mesmas daria o pontapé inicial, algo do tipo:

|Jam ...| - Agora com nova formatação!

ohm777
Veterano
# fev/10
· votar


Essa discussão sobre os comentários vai longe.
Quem me conhece sabe que eu comento os solos com o máximo possível de imparcialidade e explico os detalhes também.
Se o solo está ruim eu falo mesmo, claro mantendo a educação.
Explico o que eu achei do timbre, fraseado, técnica e criatividade.

Agora me desanima receber comentários do tipo: "bom solo gostei timbre ok"...
Dá pra perceber o ânimo e vontade que o sujeito ouve e comenta a jam.
Fora aqueles que se indignam com um comentário de alguém e ficam tentando criar briguinhas pra tentar provar que estão certos.

Há algum tempo teve um caso bem curioso de um usuário aqui do fórum que ficou nervosinho porque outro usuário fez um comentário negativo.
Daí o sujeito (que adora escrever xingamentos e termos ofensivos em seus posts, deveria inclusive ser banido) cisma que não gostou da crítica e não vai comentar mais jam nenhuma.
Mas continuou participando das jams, ou seja deve gostar de receber comentários sobre os solos dele né, claro.

Essas coisas quem tem que regular é o organizador da jam.
Por exemplo, caso eu venha postar outra jam aqui no fcc, não vou receber solos desse usuário. Simples assim.

E sobre limitar o número de jams em andamento, eu acho muito negativo pro fórum. Quanto mais estiverem organizando e de preferência de estilos diferentes melhor.

Rabbit
Veterano
# fev/10
· votar


Eu concordo com o que o tio ogner em relação aos comentários. Acrescento ainda que poderia usar notas, pra ficar mais fácil para aqueles que não sabem dissertar o comentário;

Prazo curto;

Lista negra, pra expor os que não comentaram. Se vai participar então comente, respeite pelo menos o cara que se deu ao trabalho de organizar e aos outros participantes que comentara;

Limite de participante.

Bom, por enquanto é o que tenho a acrescentar.

Pra deixar bem claro que isso são sujestões pra melhorar as jams. Pra não aparecer as margaridas dizendo que tem muita regra e que o fórum é livre. Bla bla bla

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tonanteador: Crie uma jam ;)

ohm777: Essas coisas quem tem que regular é o organizador da jam.
Por exemplo, caso eu venha postar outra jam aqui no fcc, não vou receber solos desse usuário. Simples assim.


É por isso vou tirar férias de organizar Jams. Já dá um trabalho danado receber os solos, verificar, ajustar tudo no tempo certinho, mixar, confirmar, upar, nomear/renomear aquivos, criar mais um tópico com a mix final... E de "bônus", ainda temos que vetar users. Né mole não!

Eu tô que nem o Curly! ehhehe

Abs

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
acho que um ponto que a maioria concorda, e pq nao se tornar regra, é quanto a formatação do coment: Concordam???

Concordo.

Fica uma crítica mais organizada e evita que picuinhas sejam formadas, de certa forma.

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Rabbit
ista negra, pra expor os que não comentaram. Se vai participar então comente, respeite pelo menos o cara que se deu ao trabalho de organizar e aos outros participantes que comentara;

Eu penso que ignorar o gajo que não comenta é a melhor opção... proibir não.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Eu tô que nem o Curly! ehhehe

por quê ?! porque não participo de nada, rsrs ?! pô, nem quero ficar com essa fama, vou voltar a participar das jams, hehe, abç

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


ohm777
Rabbit

Isso, acho que é claro que isso aqui são apenas sugestpes. ja estamos calejados sobre problemas recorrentes e ja sabemos que REGRAS não são tão faceis de seremn seguidas e mais complicante ainda, nao existe fiscalização pra tal. Mas nao entremos nesses méritos....

Vamos apenas descutir quais seriam as melhorias, otimizaçoes a respeito das Jams, para poderem funcionar de forma mais producente.

ohm777
Essas coisas quem tem que regular é o organizador da jam

Isso, sempre. Oq podemos fazer é se por ventura não constar nas regras inicias alguma formatação que venha a ser considerada valida aqui, é sugerir pro criador se ele gostaria ou vai ou usaria a "decisão" tomada aqui....Bem como fazemos sobre revelar ou não os Nicks..Isso é discutido numa boa durante o andamento da Jam. Cabe ou organizador fazer ou não e ao forista participar ou não daquela jam.

E sobre limitar o número de jams em andamento,
Não vejo pq também.....podem haver varias ao mesmo tempo. Novamente participa quem quer.

Oq acho importante é limitar a quantidade de solos por jam....Novamente acho que esse um dos maiores problemas quanto a qualidade dos coments...É um saco ouvir 20 solos...hehe



Rabbit
Lista negra, pra expor os que não comentaram
Quem vai fiscalizar isso?? Não vejo como!?
Talvez isso poderia ficar por conta do organizador tb...No final listar quem nao comentou e ficaria a cargo de um outro organizador aceitar ou nao o meliante numa proxima jam...Sei lá...

Galera são sugestões....Todos podem optar aqui se tiver algum ponto a acrescentar na melhoria das jams......

Mas a principio: O que acham da formatação dos Coments!?!?!?!?!

É valida...Vamos começar a sugeri-la nas jams a partir de agora?? ou nem vale a pena??

Aqueles itens que sugeri?? São bons?? Existem mais?? São muitos como o Netto sugeriu???

Poderíamos focar nisso e matar esse ponto. Tirar da frente..

Depois partiríamos pra limite de participantes, obrigatoriedade de coment e etc....

EDIT: O papo esta muito bom mais vou pra gandaia...Volto mais tarde...

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Curly

Não, pq tá dando muita briga velho. Tô fora de confusão!

;-)

Rabbit
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad

A lista negra não é pra proibir, apenas pra expor. Pra galera saber quem está comentando e quem tem fama de não comentar. O cara pode participar da jam, mas ai fica a critério de cada um comentar ou não o solo dele.

Abç

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Rabbit
A lista negra não é pra proibir, apenas pra expor. Pra galera saber quem está comentando e quem tem fama de não comentar. O cara pode participar da jam, mas ai fica a critério de cada um comentar ou não o solo dele.


Ah.... minha leitura dinâmica me deixou na mão... hehe. Desculpe!

Abç

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
O que acham da formatação dos Comments!

Acho ideal para um começo.

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad
Ah.... minha leitura dinâmica me deixou na mão... hehe. Desculpe!


Idem.....

Saquei Cuei!!!

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Curly
vou voltar a participar das jams

Volte sim! Acho muito bom ouvir (ler) comentários de alguém do seu nível.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10 · Editado por: Christhian
· votar


nettoroses
ogner

A melhor maneira de crescer a partir de uma critica é exatamente entendê-la e não discuti-la. E a crítica sem uma maldade embutida (as maldosas tem que ser literalmente expurgadas), por mais que não soe como 'construtiva' é edificante. Não acho que caiba discussões do tipo: 'Você não gostou do meu solo por que?' ou 'A nota que TODOS estão dizendo que está fora foi meticulosamente planejada por mim'. Pode até ter sido proposital, mas está fora e não agradou, portanto não tem discussão.

Se alguém, por exemplo, diz numa boa que seu solo ficou ótimo e outros 3 comentam que não acharam tão bom pelos mesmos motivos, não vejo o menor motivo para discutir isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Topico Oficial: Sugestões para melhorarmos as JAMS