Problemas com luthier e outras duvidas

Autor Mensagem
DINO EK
Veterano
# fev/10


Bom, Estou com duas duvidas aqui

1º Ah problemas em minha guitara, como tratejamento na 6º corda 3º casa, e tbm queria fazer uma regulagem...
Mas o problema é que não tem nenhum luthier na cidade aonde eu moro, ai fica dificil, baixo varias apostilas na net mas tnho medo de estragar minha guitarra

Que eu faco agora se não tem nenhum luthier na minha cidade???




2º Tirei as cordas da minha guitarra q possui floyd, todas e tirei a ponte tbm, queria trocar as cordas e trvar a ponte, mas depois q eu tirei as cordas eu senti um tipo de trastejamento na mizona e na la ambas na 3º casa???

Sera q foi pq eu tirei todas as cordas? algm sab me dizer oq aconteceu para q o mesmo nao aconteca devolta?? E alguem sab me dizer como corrigo esse problema, lembrando q nao tm luthier na minha cidade....

Bebum
Veterano
# fev/10
· votar


2º Tirei as cordas da minha guitarra q possui floyd, todas e tirei a ponte tbm, queria trocar as cordas e trvar a ponte, mas depois q eu tirei as cordas eu senti um tipo de trastejamento na mizona e na la ambas na 3º casa???

fez merda hein campeao...
agora seilah...vai te q fala com alguem q sabe

Caio Gomes
Veterano
# fev/10
· votar


Só sei que não é recomendável tirar todas as cordas de uma vez por causa da tensão, uma vez e outra até que vai.

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


DINO EK

Vá em uma cidade que tenha um luthier. Esse procedimento que você fez acabou com toda a regulagem de sua guitarra.

Viics
Veterano
# fev/10
· votar


DINO EK
Infelizmente, você acabou com a guitar,

Cara, conversa com o Bertola, vê quanto fica uma regulagem, e manda sua guitarra pra ele via sedex, é o melhor que você pode fazer.
Ou então, procure um luthier nas redondezas ai ;D

luquinhas12
Veterano
# fev/10
· votar


assino embaixo do Kyuss_Age

Ou então,veja se alguma cidade vizinha que nao seja muito longe tem...

Anderson Grant
Veterano
# fev/10
· votar


Calma, tem solução :p

Não mexa mais, se vira e procure um luthier competente pra arrumar a cagada.

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


e se eu mesmo mexer no tensor???????

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


pq acho q é o tensor o problema, pq se eu dar uma leve forcada no braco com a mao mesmo, como o slash faz com sua lp, o tratejamento desaparece

sera q devo mexer no tensor?? Vndo certo numa apostila como se faz e tals?????

senshi
Veterano
# fev/10
· votar


DINO EK


Na ponte tudo bem, mas no tensor é tenso!

Cuidado com o que você vai fazer, a regulagem do tensor é coisa milimétrica.

MMJr
Veterano
# fev/10 · Editado por: MMJr
· votar


DINO EK

Nao mexa em nada por enquanto...

Vamos por parte....

Voce trocou as cordas da guitara certo???

As cordas novas sao da mesma tensao das cordas antigas???


A ponte foi recolocada corretamente??...Primeiro de tudo tenha certeza disso..


Valeu..

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


sim... mas ja faz uma semana e aquele som metalico ja esta quase saindo...

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


nao acho q o problema eh por causa das cordas novas...

MMJr
Veterano
# fev/10 · Editado por: MMJr
· votar


Vamos com calma....


As cordas novas tem a mesma tensao das antigas???

A ponte foi recolocada corretamente??...Primeiro de tudo tenha certeza disso..

De que guitarra estamos falando mesmo???

O trastejamento acontece quando voce toca as cordas soltas ou em alguma posicao>>>???


Valeu...

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


As cordas novas tem a mesma tensao das antigas???
Nao sei pq as celhas ja vieram com a guita, mas as que eu coloquei foram 0.09 da dario

A ponte foi recolocada corretamente??...Primeiro de tudo tenha certeza disso..

Pelo aspecto posso dizer q sim

De que guitarra estamos falando mesmo???
tagima ja s

O trastejamento acontece quando voce toca as cordas soltas ou em alguma posicao>>>???
Bom elas ocorrem somente na 3º casa na 5º,6 e 2º corda

MMJr
Veterano
# fev/10
· votar


DINO EK

Certo....

Vamos dizer que as cordas originais eram 0.10....
Voce colocou cordas 0.9 que sao de menor tensao....E agora esta trastejando....

Na ponte esta tudo correto....

Entao voce pode "soltar" o tensor um pouquinho.....

Gire o tensor para a esquerda....Um quarto de volta no maximo.....e afine a guitarra novamente.....espere ate amanha para ver o que acontece....

Quando se gira o tensor.. as vezes... o resultado aparece em 15 minutos e as vezes demora alguns dias...

Encaixe a chave do tensor corretamente...e gire com firmeza porem lentamente.....para nao quebrar nada....O tensor talvez ofereca uma resistencia...mas se tiver muito duro para gira nao force muito e vai devagar.....
E lembe-se APENAS1/4 de volta para a esquerda e ESPERE ate o dia seguinte.......

Valeu....

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


essa é minha duvida, esqueda qual????

tnho medo de girar para o esquerda errrado...

Bom, na posicao q toco a guitarra eu giro pra esquerda, ou seja com a ponte da chave girando à direcao de cima, isso???

MMJr
Veterano
# fev/10 · Editado por: MMJr
· votar


Bom, na posicao q toco a guitarra eu giro pra esquerda, ou seja com a ponte da chave girando à direcao de cima, isso???

Vamos ver....
Onde esta a "ponta" do tensor em que voce vai encaixar a chave??
No lado do headstock ou do lado do corpo da guitarra????

Agora,
Pense em um parafuso....a rosca do tensor e como um parafuso....para direita aperta e para esquerda solta.....

Tipo.. se o tensor for ajustado pelo headstock....

Posicione a guitarra em pe na sua frente...guitarra tambem virada para frente....

Encaixe a chave no tensor e gire para esquerda para soltar ou para direita para apertar....

ou entao.... "deite" a guitarra sobre uma mesa com o headstock virado para voce.... de uma maneira que voce tenha a visao da foto abaixo....encaixe a chave e gire para esquerda para soltar e para direita para apertar....

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0c/Truss_rod_screw.jpg


Sacou????

Seria legal tambem voce marcar a posicao original do do tensor.. se puder.....antes de mexer...

http://www.rockhousemethod.com/News/Images/Wired_2.jpg

Outra coisa brother...antes de fazer alguma mudanca no tensor...acho que voce deveria entender perfeitamente o que e o tensor , para que ele serve, o que acontece quando eu giro para um lado e o que acontece o que eu giro para o outro......


Mais uns desenhos para voce enteder a esquerda e a direita da parada...

com o tensor ajustado no headstock..

http://www.zonguitars.com/zonguitars/online_userguide/images/fig8.jpg


agora com o tensor ajustado no lado do corpo da guitarra...

http://www.zonguitars.com/zonguitars/online_userguide/images/fig9.jpg


Agora analise este figura o que acontece com o tensor e logicamentecom o braco da guitarra quando ser gira o tensor..
Tensor em ingles e truss rod...

http://www.ultimate-guitar-online.com/image-files/trussrodadjustment.g if


Ta sacando brother???

viniciusra
Veterano
# fev/10
· votar


Envie a guita pro Bertola.
É o que estou pensando em fazer quando eu comprar minha nova guita, simplesmente é o cara mais confiável.

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


MMJr


Vlw, vc ajudou muito, vou fazer esse processo e posto aqui se deu boa, blz, teh mais;;;;....

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


MMJr
Ei, tuto muito bom, vo ateh salvarrrrr...
Gostei..

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


acabei de girar, e girei menos q 90º, nao girei muito por ser a minha 1º vez q fasso, vou esperar ateh o reultado e posto aqui.....

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


MMJr
Já faz algum tempo q eu girei, algumas horas, e o problema continua, vendo o braço da visao certa e fazendo o esquema da corda da pra ver em olho nu q nao mudou quase nada, devo esperar até amanhã e girar mais 90º?

MMJr
Veterano
# fev/10 · Editado por: MMJr
· votar


DINO EK

Quando nao se tem experiencia tem que ter paciencia...

Portanto espere ate amanha.....

Com isso voce vai ate ficar mais intimo da sua guitarra e saber o quanto voce tem que girar o tensor e quanto tempo ela demora para responder .....

Valeu....

Rapha.
Veterano
# fev/10
· votar


tnho medo de estragar minha guitarra


isso qe ele tinha medoo...

MMJr
Veterano
# fev/10
· votar


DINO EK

Voce pode ler o texto abaixo para ir entendendo melhor como
o tensor funciona...e qual e a curvatura "ideal" que o braco da guitarra deve ter...

http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regula gem-do-tensor.html

Valeu....

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


eo MMJr, a guitarra respondeu bem ao processo , mas tive que fazer 2x, coisa q deu uns 100º, pois virei 2 vezes com intervalo de 8 horas uns 50º, o tratejamento quase sumiu, queria levantar as cordas, mas se eu levantar as cordas da guita, a floyd vai fica meio desregulada, ai nao vai guentar a afinação, pois não é uma gotoh...

vo esperar até hj detarde pelas 7 horas, ai vo ver com esta, e se nao estiver bom dou mais uns 45º


Vlw vc

MMJr
Veterano
# fev/10
· votar


DINO EK

Legal brother....

Agora veja bem....O braco da guitarra deve ser regulado para ele ficar levemente concavo...levemente mesmo.....no maximo 0.5(meio) milimetro....Essa mediada de meio milimitro no maximo e assim:.....Voce preciona a corda Mizao na primeira casa e na casa onde o braco se encontra com o corpo da guitara simultaneamente....dai, com a corda precionada nesses dois pontos, voce observa a distancia do topo do 6 e 7 trastes ate a parte de baixo da corda........Novamente esta medida nao deve passar de meio milimetro...pode ser ate menor...porem a corda nao deve estar tocando os trastes...sacou?? tem que ter um minimo de espaco entre a corda e o traste......Depois do braco ajustado dessa forma...nao se mexe mais no tensor.....e depois disso se as cordas estiverm muito baixas ou altas a regulagem deve ser feita na ponte....
Eu nao tenho muita experiencia com Floyd Rose...e nao vou poder te orientar nesta questao....Mas vai com calma e use sempre o bom senso que voce consegue resolver o "problema"....

Valeu.......

DINO EK
Veterano
# fev/10
· votar


JA RESOLVEU, JA TA NOVINHA MINHA GUITARRA DENOVO, AHUSHASHUASHUAS
VLW PELAS DICAS...

MMJr
Veterano
# fev/10 · Editado por: MMJr
· votar


Otimo....

Caso encerrado....

Valeu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com luthier e outras duvidas