Ser músico sem ser técnico?

Autor Mensagem
Monsfogueri
Veterano
# fev/10


pô, será q um guitarrista, dakeles q toca hard, sem ter muita técnica ou um amplo conhecimento teórico, consegue ser músico profissional ou sideman de algum cara famoso?

pq eu sempre vejo q são akeles guitarristas q manjam de técnicas q sempre tão no meio profissional da música aí, se dando bem, enquanto os caras q não tem técnicas guitarrísticas, mas q tem uma boa sonoridade, fazem músicas boas, tão aí vivendo qse marginalizados profissionalmente, ou tocando em bandas de baile, ou tentando em alguma banda de rock...


Será q isso é como c fosse um estudo normal de escola? Tipo: o cara é técnico então ele tá ""formado""? Ou os cara q vão contratar músicos, axam q akeles q não tem técnicas, não vão conseguir tocar, etc..


Sei q muitos vão falar:"ah, técnicas pra mim não são nd" ou "prefiro mais o feeling q velocidade", mas não é mto isso q eu vejo acontecer



Acho q isso pode abrir uma boa discussão, ou dar em merd* tb, vmo ver o q vira...

jonas.hetfield
Veterano
# fev/10 · Editado por: jonas.hetfield
· votar


Monsfogueri
pô, será q um guitarrista, dakeles q toca hard, sem ter muita técnica ou um amplo conhecimento teórico,isso não é uma regra geral, ou será que você não sabe que Van Halen era uma banda de hard?

e acho tudo isso muito subjetivo... músicos profissionais geralmente têm carreira garantida, seja com sideman , professor , arranjador e etc , enquanto que os que não tem muita técnica e conhecimento musical tem que compensar com muito talento, ou com um padrinho muito forte pra chegar a algum lugar.

mas como é fato, existem casos e casos ;)

GustGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


os caras q não tem técnicas guitarrísticas, mas q tem uma boa sonoridade, fazem músicas boas, tão aí vivendo qse marginalizados profissionalmente, ou tocando em bandas de baile, ou tentando em alguma banda de rock...
Acho que não, cara.
A maioria dos famosos ultimamente seguem essas caracteristicas que você deu.
Tem tanto cara ruim famoso, e muito cara foda desconhecido..

jonas.hetfield
Veterano
# fev/10
· votar


GustGuitar
concordo, mas ser famoso não é sinonimo de ter sucesso musicalmente.

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


Monsfogueri
Pelo o que eu observo, acho muito difícil um cara sobreviver no mundo da música sem saber técnica e teoria. Mesmo os caras que nasceram como autodidatas em algum momento da vida se depararam com esta barreria e tiveram que superá-la.

Num meio profissional de música, várias vezes o músico é deparado com situações que ele tem que improvisar, ou em outras situações que o conhecimento dele é posto a prova.

Ontem mesmo estava vendo uma banda chamada Almanak. Notoriamente os músicos da banda são excepcionais: a banda não erra praticamente nada, tem um entrosamento perfeito, os músicos têm carisma e dominam seus instrumentos. E numa noite ocorreram pequenas situações em que dava pra se notar todo este conhecimento: uma seçãozinha de jazz enquanto a vocalista conversava com a galera, um instrumental de encerramento, um "Parabéns pra Você" diferente, canja de outros músicos...

Um cara que tem técnica tem muito mais facilidade pra se virar num meio desconhecido do que um cara mais autodidata. O autodidata vai ter que ralar muito, mas muito mesmo pra se encaixar.

Monsfogueri
Veterano
# fev/10
· votar


jonas.hetfield
então cara, mas o Eddie fazia a música do jeito dele, não era como ser pago por alguiém para fazer a música do jeito de outra pessoa, tah ligado?

GustGuitar
Entendi o q vc falou, mas eu não referi exatamente a ser 'famoso', e sim a ser somente um profissional da música...

erico.ascencao
entendi, então é como se fosse pra um guitarrista autodidata fazer a própria música, mais q as dos outros, e o cara técnico os dois, pq assim o autodidata não seria posto em situações em q teria q utilizar de um conhecimento não possui...

jonas.hetfield
Veterano
# fev/10
· votar


Monsfogueri
Sim , também entendo isso velho.
Por isso eu disse que existem casos e casos. Existe muito músico que não se dá bem tocando em banda, ou que não se daria bem em carreira solo, ou tocando algo que não gosta..Enfim é muito dificil mensurar ou quantificar algo tão relativo..

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


Ter técnica e teoria não garante, mas ajuda e MUITO!

DiFonseca
Veterano
# fev/10
· votar


tem o slash,que não tem técnica nem conhecimento teorico.(o analfabeto musical)

Monsfogueri
Veterano
# fev/10
· votar


DiFonseca
então cara, eu pensei nele tb, qdo tava fazendo esse tópico, mas ele tem um cohecimento teórico q é mto básico, tpw, conhece os campos harmônicos, algumas escalas, e como encaixá-las na harmonia..

DiFonseca
Veterano
# fev/10
· votar


Algumas escalas?
Até hoje só vi ele usando uma escala :p
kkkkk

marcos.
Veterano
# fev/10
· votar


DiFonseca
ele é foda, isso bastou.

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


Sinceramente, teoria não é conhecer escalas, modos, campo harmonico e o caramba a quatro, isso tudo só AJUDA no verdadeiro objetivo, que é conhecer o instrumento, saber onde se localiza tais notas, como usá - las e pá. Hendrix é exemplo, não é necessário aprender isso tudo, basta vc conhecer o instrumento, oq de forma alguma é uma tarefa fácil...

Theozim
Veterano
# fev/10 · Editado por: Theozim
· votar


Minha opnião e que tecnica sem feeling é = lixo e feeling sem tecnica também é = lixo. quando vc tem feeling sem tecnica e pensa em frases perfeitas em sua cabeça vc pode até consiguir passar elas para o instrumento, mas nao vai ficar tão bom como vc pensava e quando você tem tecnica é nao tem feeling vc pode ate tocar rapido e ter 1 alto conhecimento musical mais você nao vai agradar ninguem com seu som seu som fica seco resumindo acaba sendo 1 monte de notas sem sentido.O interessante da musica é que ela é sempre nova as pessoas nao enjoam de ouvir musica por que na maioria das vezes tudo que é novo é interessante e se você nao pensar no que quer tocar não é novo.Então frases bonitas e bem pensadas agradam qualquer pessoa de gosta de qualquer estilo.E outra quanto + tecnica e conhecimento + avontade você fica para passar seus pensamentos para guitarra

Monsfogueri
Veterano
# fev/10
· votar


Tonanteador
eu tb penso assim ...

DiFonseca
Veterano
# fev/10
· votar


penso iqual o Theozim

Monsfogueri
Veterano
# fev/10
· votar


Theozim
DiFonseca
sei lá velhos, tem muitos caras com feeling e sem técnica.


mas o foco do tópico e outro: um cara sem técnicas guitarrísticas consegue tem sucesso profissionalmente?

Theozim
Veterano
# fev/10 · Editado por: Theozim
· votar


Monsfogueri

Consiguir... consegue olha o nosso Jimi Hendrix sabia de nadaaaa é consiguia passar seu pensamento para guitarra, o jeito que ele faz é simples de tanto tocar na guitarra aleatoriamente ele consegue passar o som que quer para guitarra.Por exemplo: eu quero tal nota aa tal nota fica ali que fica perto dakela e talz... Era assim que ele pensava(Obs: As drogas ajudavam mto) eu sou 1 exemplo vivo, eu não sei nada de musica e tem musicas que tiro so no ouvido é nao demoro quase nada.
E cara pra fazer sucesso nunca foi preciso ter tecnica + que se slash, jimi hendrix e outros nomes tivessem + tecnica e teoria pode ter certeza as musicas deles poderiam ser bem melhores(NAO SEI COMO NAO ME PERGUNTA)mais poderiam

Monsfogueri
Veterano
# fev/10
· votar


Theozim
véio, mas eu não to falando de ter sucesso pra vender mundialmente, etc. Eu to falando somente em trabalhar como músico, tah ligado..

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


Theozim
Se vc acha q oq o Hendrix fazia era simplesmente jogar um monte de notas na guitarra só pq estava drogado, sugiro pesquisar mais...

E a proposta do tópico nem é essa daí q vc tá falando...

Tou dando esse toque pq senão vira zona :)

Theozim
Veterano
# fev/10
· votar


Monsfogueri
AAA agora vc explico vo fala grosso agora(KKKKKKKKK)Cara se o cara nao tiver tecnica ele não vai sobreviver no ramo da musica pq quando 1 pessoa contrata 1 musico ela pensa que o cara tem total controle do instrumento ai pedi pro cara toca algo complicado ele cai fora...(acontece muito isso + do que vcs pensam)

Theozim
Veterano
# fev/10
· votar


Tonanteador
TA DOIDO cara eu nao quis dizer isso mil perdões vei + na moral vc ja uso drogas? eu nao + conheço quem usa e cara foi tocar 1 improviso pra min 1 dia ele tava noiadão cara coisa de profissional.
E também eu nao disse que hendrix jogava 1 monte de nota eu falei de tanto ele tentar cegamente ele consiguiu ter tal controle do instrumento que acabou nao fazendo diferença ele ter tecnica ou teoria sabe malz ae x.X (Nunca falei que ele joga 1 monte de notas na guitarra so pq ele ta drogado)

Túlio Rock in Roll
Veterano
# fev/10
· votar


Se quer trabalhar como musico profissional, abdicar o livro de teoria por que você quer ser "feelento" é um erro gigantesco.

Aliás, sendo profissional, você vai se deparar com situações mais inusitadas, vai ter que tirar muitas musicas num curto período de tempo, fazer ensaios longos, gravações em prazos insanos, fazer arranjos diferentes etc.

Se você tiver técnica e conhecimento da teoria musical, vai facilitar o seu trabalho e muito.

Tem casos que o cara não manja muito disso e é bem requisitado? Tem, mas não pense que o caminho dele foi necessariamente fácil. Provavelmente ele acabou aprendendo na marra, por que houve a real necessidade de aprender assim.

Imagine, você é dono da banda e tá pagando musicos para tocar com você, numa turnê. O guitarrista até que toca direitinho, mas as vezes se perde no tempo, come umas notas no solo, tem uma composição limitada e se complica na hora de re-arranjar musicas. E aí? O dono vai querer continuar pagando salário para um cara tecnicamente e teoricamente limitado?

Eu vejo a guitarra como um eterno aprendizado: se você puder aprender uma escala chinesa ancestral, aprenda, mesmo que você nem a use nos seus solos. Se você tiver a oportunidade de aprender qualquer coisa, aprenda.

E continuo me perguntando se nesse fórum só existe dois conceitos de guitarristas: um é o cara fritador sem feeling ou outro é o sem técnica mas com muito feeling. A combinação técnica/teoria/musicalidade é quase uma utopia.

Theozim
Veterano
# fev/10
· votar


Túlio Rock in Roll
Penso igual a vc so que vc é + organizado SKOASksaokASOASKo.
Eu vejo a guitarra como um eterno aprendizado: se você puder aprender uma escala chinesa ancestral, aprenda, mesmo que você nem a use nos seus solos. Se você tiver a oportunidade de aprender qualquer coisa, aprenda.

Então cara por isso que tem 1 monte de guitarrista de muleta que se contenta com poco por isso são limitados guitarristas assim nunca vão consiguir ser considerados musicos ou mesmo guitarristas x.X

Monsfogueri
Veterano
# fev/10
· votar


Túlio Rock in Roll
to ligado..

Theozim
cara, tem vários guitarristas q eu considero mto fodas e q eu nunca vi usando tapping, ou otra escala além da maior/penta...

presta atenção no q fala cara, tah saindo só besteira, primero sobre o hendrix e agr isso...

Theozim
Veterano
# fev/10 · Editado por: Theozim
· votar


Monsfogueri

1 - Lol pela ultima vez eu nao falei mal do Hendrix lêe direito o que eu escrevi vc falando que eu falei mal do hendrix isso sim é besteira

2 - Ja falei vei qnto + tecnica vc tem + avontade vc fica pra compor e tira musica se isso é besteira foi mau então -.-'

3 - Pentatonica tem um som caracteristico de Rock eu assumo que vc gosta de rock e talvez escuta só rock.. resumindo 1 cara que toca certo de tipo de musica vc so vai ver ele na maioria das vez usando a escalas que da 1 som caracteristico. agora me fala imagina akele solo do Crazy Train sem tapping vei ou Hot For Teacher sem a intro o cara uso o conhecimento que tem a favor dele resumindo ele consegue fazer musicas diferentes,melhores pois ele tem maior conhecimento vc vai usar tais tecnicas em tal tipo em tal musica nao de acordo com o que vc quer é sim com o que a musica pede.
Se isso que eu falei e besteira eu nem posto + nesse topico.

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


_hm

marcos.
Veterano
# fev/10
· votar


Theozimhot for teacher tinha tapping porque o cara sempre usava tapping, e não porque a musica pediu tal tecnica .-.

Bog
Veterano
# fev/10
· votar


Monsfogueri

Achei a tua pergunta meio estranha.

Ao meu ver, TODO profissional precisa ter domínio sobre o seu objeto de trabalho. TODO. Qualquer que seja a profissão. Do contrário, será um profissional limitado e sem autonomia, que só consegue existir servindo como degrau para outros, ou pior, usando os outros como degrau. Na primeira tempestade, na primeira ocasião em que o sujeito se vê tendo que resolver algo sozinho, mesmo que dentro das suas atribuições normais, as limitações ficarão evidentes.

Sidemen contratados são escolhidos com base no seu currículo e naquilo que são capazes de fazer. Os que sabem fazer mais E fizeram mais são mais visados. É assim em qualquer profissão.

Lozartan
Veterano
# fev/10
· votar


Olha na minha opinião, depende mto do tipo d música q o cara for fazer e oq realmente significa "ser músico profissional". Por exemplo, c vc quiser ser professor, músico de estúdio, essas coisas, eu realmente acho q teoria é BEM importante, + c vc quer só estar numa banda e tocar oq vc curte e a s suas músicas, aí acho q vc n vai precisar de tanta coisa, principalmente c levarmos em conta aquela maravilhosa coisa chamada punk rock...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ser músico sem ser técnico?