Tocar Baixo é muito diferente de tocar guitarra?

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


É uma zona de convergência.

O baixo é uma guitarra com apenas as 4 cordas mais graves, braço mais longo, cordas mais grossas e afinado uma oitava abaixo.

A guitarra é um baixo com 2 cordas a mais, braço mais curto, cordas mais finas e afinada uma oitava acima.

Devido às diferenças FÍSICAS entre os dois, existem técnicas específicas que foram criadas e aperfeiçoadas para serem utilizadas em um ou outro. Mas excluindo estas técnicas, é a mesma coisa e você precisa apenas de uma adaptação ao formato do instrumento).

Por exemplo: slap é uma técnica própria para o baixo. Dá pra fazer na guitarra? Dá. Mas não é ideal e o propósito do slap é soar bem no baixo. Então quem vem da guitarra provavelmente não domina slap e vai ter que aprender.

Já o tapping é uma técnica mais comum para a guitarra e foi desenvolvida pra ela. Dá pra fazer no baixo? Dá (e, aliás, se faz muito). Se você migra do baixo pra guitarra, provavelmente não domina esta técnica e vai ter que aprender.

Isso, claro, caso queira/precise de tais técnicas pra tocar bem o que você vai se propor a tocar.

Se for descartar as técnicas "avançadas" específicas de cada um dos dois, a transição vai ser meramente física (se acostumar com o novo formato) e intencional (aprender o papel do baixo ou guitarra na música).

No fim, são instrumentos diferentes, mas bem parecidos e quem vem de um vai ter sim uma inegável vantagem pra dominar o outro. Mas quem toca guitarra não "toca baixo" instantaneamente só por tocar guitarra. É necessário o estudo de adaptação e das técnicas específicas. Sem contar o estudo de ouvir pra aprender qual o lugar de cada um na música.

Baixo não é só dum dum e guitarra não é só blublublu.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar




Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


alan.bassplayer

Amo essa música

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Amo essa música
Esta versão do pr. Kléber Ferraz é um clássico exemplo de interpretação do baixo, onde o mesmo faz muito além do dum dum dum porém sem desrespeitar o andamento e a estrutura da música.

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


alan.bassplayer

Tô aprendendo mais sobre isso, ou tentando. AInda preciso de um baixo, mas tá tudo díficil. Vou ver se deixam eu pegar o da igreja pra treinar em casa

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Gulherme Polar
O primeiro passo é:
Esqueça os conceitos que você adquiriu através da guitarra. Se quiser tocar contrabaixo com suas técnicas específicas, e principalmente desenvolvendo suas funções específicas dentro da música, comece de novo, rs

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Gulherme Polar

O que fode com os bassplayers é que geralmente se precisa de muita potência, e os preços praticados são monstruosos. Tem combos de 100W que saem menos de 250 pilas pra fabricar fora de escala, e os caras pedem na cara dura 3k.

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah

Verdade. É muito mais caro ser baixista do que guitarrista, na minha opinião.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


É muito mais caro ser baixista do que guitarrista, na minha opinião.

Isso é fato. Tudo, absolutamente tudo, que leva a palavra "bass" é mais caro do que o mesmo item com a palavra "guitar".

Se comparar um baixo e uma guitarra de mesmo nível, o baixo é bem mais caro. O mesmo serve para amp, pedais, cases, etc, etc, etc.

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Até que pra gente ta facil. Quem sofre mesmo é o pessoal das teclas, que quando vai iniciar direito, tem que comprar um tecladinho que vale um uno mille.

E baixo tambem nao tem tantos apetrechos igual guitarra. Vide a penca de pedais e pedaleiras e efeitos diferentes que tem pra guitarra. Se o cara é bem ecletico, tambem nao gasta pouco.

Mas no bass, se o cara é bem ecletico mesmo, nao gasta mais que um jazz bass, um amp bom e uma pedaleira de baixo (que tem o normal, eq, comp, cabinet simulator) e com alguns efeitos que na guitarra é considerado basico.
Pronto, o cara toca de balão magico a djent. Isso se ele quiser pedaleira. Porque tem pedaiszinho ja resolve 90% de quase tudo que um baixista toca.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Buja
No quesito quantidade de equipamentos realmente guitarristas gastam mais. Mas não há como negar que individualmente os equipamentos de baixo são mais salgados.

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


Eu não sou eclético com guitarra, então economizarei muuuuuuuuito

Mas com toda a sinceridade, não sei porque os lojistas colocam preços exorbitantes nos baixos e equipamentos pra baixo. Será que alguns acham que baixo é tipo uma guitarra diferente e por ser diferente tem que ser mais caro?

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Gulherme Polar
Nos baixos, o preço exorbitante nao tem muita explicação. Nao é tanta diferença de construcao entre uma guitarra e um baixo, e tanto o hardware como o circuito nao sao tao diferentes tambem nao.

Agora quanto aos equipos, depende. Pedais pra mim nao tem o minimo de fundamento ser mais caro que um de guitarra, que faz o mesmo papel.
Tambem pedaleiras, nao faz a minino senso uma de baixo ser mais caro que uma de guitarra. Na verdade até deveria ser mais barata. A de baixo tem menos efeitos, sao faceis de criar (dando pra usar até os mesmos dos das guitarras), e o resto é tudo igual, entrada/saida, conexoes.

Mas amp tem diferença, e muito, muito mesmo. Circuitos sao diferentes, equalização, falantes. O amp é feito para trabalhar bem com baixas frequencias. E isso exige um projeto diferente, e claro, em geral, mais caro até.

Via de regra, o amp de baixo é mais potente, com falantes maiores.
Se um guitarrista está tocando com um amp de 25w, falante de 10', voce dificilmente vai acompanha-lo numa banda tocando com amp de menos de 50w, e o falante vai ser de 12' pra cima (por experiencia propria). Senao o som é mucho e sem peso.

Alem disso, a eq de um amp de baixo tem que ser mais ampla. Um leve toque nos controles tem que dar uma diferença audivel, ja que trabalha bastante nas frequencias graves, e nossos ouvidos não detectam com tanto facilidade a variação de volune de cada frequencia quando ela é mais baixa.

Acredito que isso influencie bastante no valor do amp.

Agora dos outros equipos, a diferença de preços é injustificavel.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Buja
Quem sofre mesmo é o pessoal das teclas

Nem tanto, já que hoje se resolvemos com 1 ou 2 controladores, um notebook e placa de áudio (se facilitar o cara manda 5 canais stéreos pra mesa rs)...

Diz isso pra quem é dos orquestrais... Um sax bom custa na casa dos 10~15mil, um TOP pode sair mais de 50... Uma tuba marromeno, NOVA, sai 30~35mil, uma TOP chega nos 80mil... Nas madeiras, cordas nem vou falar porque já saiu da minha imaginação...

Mas amp tem diferença, e muito, muito mesmo.

Tirando o porte, que é maior, não muda muito... Fonte maior, trafo de saída maior, o pré geralmente é menor. Mas por muito tempo foi tudo igual (tirando o tone stack), tanto que o meu 100B é a mesma cousa do 100G, apenas com uma válvula de pré, sem tremolo e reverb.

A EQ geralmente é o mesmo tone stack, mas sintonizado mais abaixo. O resto é detalhe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar Baixo é muito diferente de tocar guitarra?